Após incidente Rússia desloca unidades S-400 para Síria

S-400_Triumf

E.M.Pinto

Em resposta aos incidentes envolvendo o abate do caça bombardeiro Russo Su-24 na manhã de terça feira 24.11.15 o Ministro da defesa Russo Sergei Shoigu declarou que a força de Defesa Aeroespacial russa deslocará para a  Base Aérea de “Hmeymim” na Síria, unidades de defesa aeroespacial  S-400 Triumph.

S-400-infographic

O S-400 Triumph é um sistema de defesa Anti Aérea de médio grande alcance  e foi desenvolvido para contrapor todas as ameaças de ataques aéreos efetuados por aeronaves tripuladas e não tripuladas além de mísseis de cruzeiro e  armas stand off.
O sistema pode engajar e atacar alvos a uma distância de 400 km, podendo rastrear e acompanhar até 60 alvos como mísseis balísticos entre outros.

As baterias S -400 podem operar diversos tipos de mísseis inclusive mísseis de alta velocidade e energia cinética para destruição direta de alvos. O sistema de radar e controle pode operar autonomamente mesmo que uma das estações de detecção tenha sido avariadas. A estação de radar fornece  alerta de detecção a distâncias de até 600 km.

É notório o aumento do envolvimento russo no território Sírio. Previsível também é o aumento das operações russas justificadas pelo incidente, pelo menos nos argumentos russos para tal. A presença de sistemas de defesa mais sofisticados como as baterias S-400 demonstram que Moscou de certa forma busca “lucrar” com o incidente reforçando a sua posição no território Sírio e encrudescendo ainda mais a sua posição política e diplomatica frente aos demais países da região e seus aliados.

93 Comentários

  1. S-400 é um nível complexo de batalha, seria bom os pilotos turcos planejarem muito, mas muito bem suas rotas, ou “sem querer querendo” podem ser enviados para suas virgens e aquelas coisas mais.

  2. Os turcos agiram pensando com o fígado,eu pensei que o Putin fosse ter uma reação infantil,mas não calculista e frio deslocou caso confirmada a informação um fantastico sistema de defesa e agora tem o precedente de abater caças que violem o espaço aéreo Sírio.
    Lembrando que a luz do Direito Internacional Assad é o governante Legítimo da Síria,e qualquer caça Turco que viole 1m do espaço aéreo Sírio poder ser legalmente abatido e os russos jogaram na conta do Assad e esse dizer que tem o direito de abater caças que violem sua soberania,ou seja os turcos deram um motivo para os Russos criarem em teoria uma Zona de Exclusão aérea,basta os russos quererem.

  3. No jogo de xadrez russo, a Russia ganha maior liberdade de operação. Ao invés de provocar uma vingança direta contra os turcos, poderá continuar os bombardeios às refinarias de petróleo sob controle terrorista, intensificando-os, em especial, aos caminhões turcos que transportam o ouro negro. Se quiser, poderá, ainda, arrasar às áreas de oposição turcomenas, tão querida aos turcos, e avaliar possíveis reações de Ankara, ou seja, chamar para uma briga grande e ver se haverá coragem suficiente para tanto, sem falar que, com o S-400, grande parte do território turco passa a ser diretamente controlado por Moscou. Será que o governo turco soube movimentar corretamente as peças do tabuleiro?

  4. A coisa está ficando de fato temerária… os russos não são bons de blefe (não blefam por melhor dizer) e qualquer novo movimento errado da Turquia poderá puxar todos os envolvidos em um conflito generalizado naquela região …
    Espero que os lideres mundiais tenham a cabeça no lugar pois a existência de nosso planeta pode estar com a contagem regressiva já iniciada..

    • A coisa tá pegando na Europa: O governo francês anunciou ontem que elevou o nível de alerta antiterrorismo, de “corra” para “esconda-se.” Só há mais dois níveis superiores de alerta antiterrorismo na França: “queremos colaborar” e “nos rendemos”. O nível mais alto de alerta antiterrorismo na França tornou-se necessário, por causa de recente incêndio que destruiu a fábrica francesa de bandeiras brancas, o que paralisou a capacidade militar do país.
      Os escoceses elevaram o nível de ameaça local à segurança, de “Tô puto”, para “Vampegá esses felasdaputa.” Eles só têm esses dois níveis. Por isso, precisamente, os escoceses são postos na linha de frente do exército britânico há 300 anos.
      Na Alemanha, o alerta subiu de “desdenhosa arrogância” para “vestir o uniforme e entoar marchas militares”.
      Os espanhóis estão excitadíssimos com seus submarinos novos. Os submarinos espanhóis, de design arrojado, têm fundo de vidro transparente, para que a nova Marinha espanhola possa ver, in loco, a beleza da velha Marinha espanhola.
      A Itália também subiu o nível de alerta para “Atenção à pose de militar para a fotografia”. Acima desse, só resta “Mudar de lado”.
      Os belgas, por sua vez, fizeram feriado, como sempre. A única ameaça que preocupa os belgas é que a OTAN mude-se de Bruxelas.
      A Austrália, (uma espécie de ingleses) subiu o nível de alarme de “Tudo bem” para “Vai ficar tudo bem, cara”. Restam mais dois níveis: “Acho que vamos adiar o churrasco no weekend” e “O churrasco foi adiado” (até hoje, jamais decretaram esse nível extremo de ameaça. (John Cleese, 21st century, wire).

  5. A Turquia basicamente deu a Síria e os rebeldes no colo da Rússia. Isso que dá agir feito criança e sem pensar. Agora vão ter muito mais efetivos russos pela região e a OTAN vai ter que engolir calada.

  6. Ué, não entendi essa, porque mandar sistemas antiaéreos para a área? De mais a mais, a Rússia vai deslocar sistemas para cobrir todo o espaço aéreo sírio (nem devem ter tantos sistemas assim) ou ficarão restritos à sua base?

    Que eu saiba a Turquia não ameaçou atacar a Síria e, da última vez que um avião turco invadiu o espaço aéreo sírio (F-4 Phantom) foi derrubado (com justiça, diga-se) pela Força Aérea Síria. E faz mais de dois anos.

    Sistema antiaéreo num TO com espaço aéreo não contestado é tão útil quanto baioneta num revólver…

    Isso pra mim é o primeiro sinal de desespero e despreparo do Putin. Ele está fazendo exatamente o que todos queriam: “escalar” a guerra. Imaginem quanto custa a manutenção de um único sistema desses no exterior…

    Isso aí Putin, manda bala! Se envolva mesmo! 🙂

    Só falta agora botar as tropas no chão pra mostrar pra todo mundo que seu Exército é o mais poderoso da Galáxia, hehehehe…

      • Salve Vader,me permita fazer uma observação,sobre o seu comentário,acho que comecei a entender qual é a estratégia do Putin,confirmada a notícia esses S400 ficarão na Base Aérea síria de Hmeimim,30km da fronteira Turca,com o sistema S400,mais os SU 30,seria praticamente uma zona dominada pela Rússia,imagine um ataque russo aos membros do ISIS ou seja lá quem for,os caças e bombardeiros sairam dessa base e antes que avistassem os russos esses poderiam já mandar reforços ou recuar para uma area protejida pelo sistema S400,fora a vantagem de monitorar 240km com capacidade de abate,pois o S400 a uma distancia se não me engano tem capacidade de abate de alvos a 270km e 60km de mísseis balísticos.
        É algo intimidador,me parece até que os próprios membros da Otan condenaram esse arroubo do Sultaão Turco de arraque,pois sua situação política está complicada,apesar da sua vitória.

      • Eh simples igual dedo no tob., estes s-400 impedirao os turcos dde darem apoio aos seus terroristas (aereo), por outro lado os atacantes russos poderao jogar bombas na cabe;a daqqueles turcomanos malditos !

      • e mesmo ne vader para que levar baterias antiaéreas para um local como o oriente médio

        deveriam levar um rede e uns coco pra tomar ou então um guarda sol rsrs

        cada uma que parece duas !!! rsrs

        para que aumentar o poder que eles apenas tinham uma base naval agora parece que já estão indo para uma base militar completa

        e com a diferença que eles não desobedeceram a onu igual os estados unidos fizeram

        para poder roubar o petróleo do povo iraquiano com a desculpa umas deles mas essa foi pela democracia e armas de destruição em massa

        foi um dueto rsrs

    • Sem falar Vader que o Sultão colocou o OBAMA num problema sem tamanho,pois ele e Putin combinaram um protocolo de segurança para se evitar casos como esse,e me parece que até com a Otan,mas o Sultão resolveu dar uma das suas e deu no que deu,agora Putin pode jogar para a opinião pública mundial que a Turquia proteje o Isis,Putin é um homem formado como diziam os Gregos,forjado no calor das batalhas ou seja na Guerra Fria,aonde existam estrategistas Geo-Políticos brilhantes de ambos os lados,e não esses aloprados que assesoram o Obama,que sairam das faculdades e querem colocar em prática suas teorias mirabolantes.

    • Concordo Milorde! Está ficando muito claro que Putin está trocando uma abordagem do conflito que até agora era coerente com uma desproporcional que irá inevitavelmente resultar em uma escalada do conflito com o potencial de converter-se em uma armadilha perigosa visto que além do deslocamento do referido sistema SAM está prevista a chegada de 150.000 soldados russos

      http://br.blastingnews.com/mundo/2015/11/vladimir-putin-enviara-150-mil-soldados-russos-para-combater-o-estado-islamico-na-siria-00662493.html

      E um contigente desse tamanho, equvalente a quase 10 divisões, certamente trará muito equipamento pesado como caminhões, veículos BTR, etc. E a progressão dos mesmos em território sírio dará oportunidades para muitas emboscadas. Vamos ver como Putin irá se portar quando os caixões começarem a chegar na Rússia….

      • E esses soldados irão ficar em Latakia?
        Não acredito em Boots On the ground

        no mais, o Putin não é um menino… não é criança…. a resposta virá, com certeza

        mas no momento e na forma adequados

      • 150.000 soldados apenas em Latakia, para proteger a a base de onde a VKS opera e eventualmente a região, que é um reduto alauita? É um número bastante exagerado você não concorda?

      • Se for verdade, é uma ótima notícia a “conquista” da Síria pelo Vlad Putin: acho que a Síria vai ser um atoleiro tão ruim ou pior para a Rússia do que foi o Afeganistão para a finada URSS.

        150.000 soldados dá mais ou menos umas 6 divisões. É tropa pra car., e equipamento pra car.

        E isso custa uma grana do car. Vai fazer um bem enorme à recessão de -3% pela qual a Rússia passa.

        😉

    • Vader, esse sistema já estava à caminho a pedido da Síria. Inclusive com interesse de compra do equipamento. São baterias S-300 e S-400.

    • “Só falta agora botar as tropas no chão pra mostrar pra todo mundo que seu Exército é o mais poderoso da Galáxia, hehehehe…”

      esta função esta com os Iranianos e Sírios… e os grupos apoiados por eles…não é apenas contra a Rússia que este EL luta…é contra Russos, Chineses, Iranianos, Curdos…onde cada um assume um papel…uma função…pra que a Rússia faria tudo sozinha tendo o apoio de países e facções a disposição/serviço deles?!…cadê que os estadunidenses mobilizaram seus soldados para Síria ou para Ucrânia?!… onde esta o apoio aos moderados que lutam contra o Assado?!… 😀

    • Vader: você passou para o lado negro da força e emburreceu completamente…seu comentário é típico de um descerebrado que não compreende a extensão e a profundidade da brilhante estratégia de Putin que está destruindo o EI e colocando a OTAN e o governo homicida dos EUA em polvorosa…

      • Michel, você adotou a russofilia histérica e rasga calcinha e emburreceu completamente. Seu comentário é típico de um descerebrado que não compreende a extensão do risco da estratégia que Putin está adotando ao escalar o conflito, algo que pode não apenas impor um desgaste político como também um rude golpe na já combalida economia russa.

    • O S-400 na fronteira com a Turquia vai afastar os F-16 de meterem o nariz nas operações de bombardeio no Norte da Síria… assim como o Moskvá na costa da Síria com mo S-300…

      Se algum F-16 por a ponta do radome que seja para dentro da Síria está morto

      Sem contar que agora os Russos vão atiçar com força os Turcos já que Erdogan fez o favor de dar aos russos tudo que eles precisavam : A razão na troca de farpas entre os dois.

    • como assim?
      Se o equipamento existe, é para ser utilizado

      Q tipo de informação a OTAN terá de um missil q se choca com um chaça?

      não faz sentido essa sua afirmação

      • Basta um RC-135 voando em espaço aéreo turco, perto da fronteira com a CIA, para que se possa obter informações valiosas sobre o S-400

      • Não existem crianças ali
        Ninguém da um passo maior que a perna (exceção da Turquia)

        Ainda mais um estrategistas do serviço secreto como o Putin

        As opções foram todas colocadas…. Os riscos foram avaliados….

        Com certeza a estratégia tbm foi pensada

        Tudo que falamos ou supomos aqui com ctza já foi objeto de análise pelas FFAA da federação russa

  7. Para os ‘entendidos’ que não entenderam, é simples:

    A Rússia enviou para a Síria, aviões de ataque ao solo (exceção aos Su-30) para combater terroristas. Após o ‘equívoco’ cometido pelo governo Turco (equívoco sim, pois segundo Erdogan, eles não sabiam qual era a nacionalidade do avião….pausa pra risada! 😀 ), os Russos simplesmente estão deslocando sistemas que lhes garantam seguridade para suas operações aérea (que diga-se de passagem, continuam a todo vapor na mesma área em que o Su-24 foi abatido ontem, ou seja, dentro do território Sírio)

    😀

    Agora se precisarem de desenho, sugiro que contactem o dirigente da nação israelense, sr. BiBiltre, este sim, um exímio artista plástico. E pode apostar que ele ficará bastante contente com tal reconhecimento…rsrsrs!!

    😀

    • Falou o nosso “Isfpefialisfta” em defesa e geopolítica, o Sr. WarPaTo, A.K.A Carolzita surtada, aquele que diz que “Os canhões são fixos porque são fixados”, “Meu sanduíche de mortadela e meu suco de caixinha sou eu quem compro”, “O trabalho ‘trás’ dignidade” e “você inventou essa história do UNASUR 1 para denegrir o governo da tia Dilminha” e claro, a minha preferida “Buáááá….buáááá….o JPC3está me caluniando e difamando porque eu penso diferente…buááá…buááaá”

      Contudo, o nosso dileto “intindido” não consegue explicar o seguinte:

      Qual a utilidade desse sistema grande e pesado em um espaço aéreo que não é contestado, como bem asseverou o Vader? Ou será que os russos irão abater aviões turcos em espaço aéreo turco, violando a soberania do país?

      De igual forma, ao enviar 150.000 soldados ao território sírio, será que o nosso “exisperti” não consegue vislumbrar que os russos podem estar caindo em uma armadilha colossal?

      Para terminar, a musiquinha do WarPaTo

      Quén! Quen! Quén! Quen!
      Quén! Quen! Quén! Quen!
      Quén! Quen! Quén! Quen!
      Quén! Quen! Quén! Quen!

      Lá vem o WarPaTo
      Pata aqui, pata acolá
      Lá vem o WarPaTo
      Para ver o que é que há

      Lá vem o WarPaTo
      Pata aqui, pata acolá
      Lá vem o WarPaTo
      Para ver o que é que há

      O WarPaTo PaTeta
      Pintou o caneco
      Surrou a galinha
      Bateu no marreco
      Pulou do poleiro
      No pé do cavalo
      Levou um coice
      Criou um galo

      Comeu um pedaço
      De jenipapo
      Ficou engasgado
      Com dor no papo
      Caiu no poço
      Quebrou a tigela
      Tantas fez o moço
      Que foi pra panela (Aposto que foi WarPaTo no tucupi)

    • “Warpath
      25 de novembro de 2015 at 16:26

      Agora se precisarem de desenho, sugiro que contactem o dirigente da nação israelense, sr. BiBiltre, este sim, um exímio artista plástico. E pode apostar que ele ficará bastante contente com tal reconhecimento…rsrsrs!!”

      hahahahaha…. 😛

    • mas o vader e o sionista 88 eles acham que os russos vao para guerra apenas com espingarda de chumbinho igual a eles rsrsrs

      com uns especialists igual a esses ai ate um mocotreva com uma faca de pao puma invade a casa deles

    • Claro que já estavam, os Turcos só deram a legitimidade que faltava.
      Os Russos ja sabiam do envolvimento Turco com o EI, acredito que só não esperavam uma rateada dessa que fazia a Russia até trabalhar a hipotese de um governo sem Assad. Agora se não for com Assad, vai ser com quem ele indicar. Quanto a Turquia, anos de isolamento virão. Os Russos vão procurar chutá-los de todas as formas possiveis dentro das possibilidades legais, e seus parceiros europeus também afinal não vão apoiar cachorto louco. Só vai sobrar os States, natural formador de terrorristas para multiplos propositos. Rsrsrsrs

  8. Pessoal vcs estão esquecendo que a Rússia ea Turquia teve um comércio de mais de 30 bilhões de dólares ano passado por isso acho muito difícil começa um pega pra capar entre os dois

  9. Agora sr erdogasmos ,toda vez que virar a bunda pra lua na hora de rezar , aproveite e treine chupar utilizando um abacaxi , seu vicio em idiotices acaba de dar aos russos motivos para criar uma grande zona excludente na regiao e irao fazer chover fogo nos seus moderadinhos filhos de puta !

  10. como diz o povo do interior agora a vaca vai para o brejo pois o S-400 é um sistema de Defesa avançado me desculpa o que eu vou dizer mas nem um avião vai escapar da mira desse míssil uma vez lançado não tem como fugir mas uma coisa que eu não entendo como os Pilotos do S-24 deixaram ser abatidos por um F-16 pois pelo que sei toda aeronave tem sistema de defesa ante-míssil para fugir da inimigo

    • Pois é, como é que o Su-24 foi mesmo abatido pelo F-16?

      Não recebeu aviso nenhum via rádio? Não recebeu alerta de radar nenhum? Não ouviu o RWR sendo acionado? Não recebeu iluminação infravermelha alguma? Simplesmente não viu um F-16 armado e travado em sua traseira?

      Conclusão: ou o F-16 turco virou stealth, ou esse avião russo é uma bela duma PORCARIA!

      • O F-16 tem seus méritos… apesar deste caso específico ser um exemplo da mais pura covardia

        Não houve sequer combate, foi uma execução à traição.

        Quero ver o SU-24 escoltado por dois SU-30 armado com R-27… podem vir três elementos de Falcons que vais pro saco todo mundo… meia dúzia de presuntos turcos.

      • De igual forma, os F-16 turcos armados com os AIM-120 e AIM-9 podem derrubar os dois Su-30. E teremos 4 aviadores russos ejetando amigo Topol…..

      • Ta…. acredito
        então pq os F16 não atacaram os Su 30?

        né assim não, filhão

        atacar um caça de superioridade aerea como o Su 30 SM não é a mesma coisa q botar um Su 24 pra baixo

      • Haviam Su-30 em vôo no momento do incidente? Tudo leva a crer que não, tanto que os russos depois do mesmo decidiram por colocar os mesmos para escoltar os Su-24.

        E porque o F-16 não poderia derrubar o Su-30? O Viper é uma aparelho plenamente capaz de sobrepujar o Su-30. E ainda tem a vantagem de ter um RCS menor..

      • “iluminação infra-vermelha”:::
        Só fala besteira.

        Iluminação, cara-pálida, é laser, ou eletromagnética.

        Ô dó…

      • As “dezenas de Merkavas incendiados, a despeito do APS Trophy” durante a operação Protective Edge é uma besteira muitíssimo maior que a eventualmente dita pelo Vader e até hoje o Sr. não se retratou.

        Coerência, a gente vê por aqui…..

  11. ………….ao que parece os russos vão deslocar o sistema Krasukha-4 para a Síria…é um sistema multicanal de interferência com um alcance de 300 quilõmetros com capacidade para desorientar notificações e contrôle de aviões além de radares………..

  12. Este sistema s400 vai acaba na mão do estado islâmico como deslocar bateria míssil perto rebelde e vão tomar estes si tema com ajuda dos americanos vão acabar analisar s400 vão vê .

  13. amigos ….eu em particular nao torço nem pros eua nem pros russos,,,,mas penso o seguinte ; dizem que o sirio assad e ruim para o seu povo , eu nao sei se e verdade , o que eu vejo e que antes de os eua invadirem indiretamente a siria mandando e armando rebeldes , nao se via tanta gente fugindo da siria como agora ,,, entao sera que o assad era ruim pro povo ou para os eua ??? misterio,,, agora vou agreditar que o asad era realmente tao ruim pro seu pais ,,, entao sendo assim o putin e que esta errado de apoiar um ditador assacino como dizem… entao por ser um pobre ser humano que nao sabe nem nunca vai saber a verdade,, pois a verdade nao se conta em livros de escola que sao enfiados guela abaixo nas escolas ( do jeito que querem nos contar) eu prefiro ficar en cima do muro e assistir com muita tristeza o desenrolar desta guerra de gigantes ,,,triste sim pos segundo materia da rede globo exibida no jornal nacional, ja morreram 250 000 inocentes , destes 60 000 crianças la na siria ,,. eu tenho uma ideia ; a partir de hoje vamos mudar o esquema de uma guerra; nao e o presidente que nos representa ??? entao quando um pais se estranhar com o outro daremos uma faca afiada pra cada um , soltamos os dois dentro de um cercado e os dois descidem na porrada quem ganhou ,,, o que sais menos rasgado venceu a guerra pro seu pais. imaginem o obama e o putim numa luta dessas ,,,, mellor ainda , imagina a dilma defendendo o brasil numa briga dessas ,,, ai sim eu queria ver os presidentes , reis ,ditadores ,, procurarem brigas e provarem que AMAM SEU PAISES…KKKK QUE IDEIA A MINHA.KKK

  14. Duas interpretações possíveis. A Turquia abateu o jato Russo para chamá-la para dentro do conflito e assim estimular o interesse denunciado pela Rússia que a Otan quer uma guerra com eles para solucionar os problemas da crise mundial, fato que no passado ensejou a 2a Guerra Mundial. Ou houve um “engano” turco e a Rússia está reforçando sua defesa anti aérea para evitar novos desdobramentos. De fato, parece que hoje o regime de Assad está mais seguro que antes e o EI já não conta com todo o poderio que tinha. As tropas terrestres serão sírias, ou no máximo árabes, turcas e persas. Não creio em que ocorra utilização de soldados russos ou americanos no conflito. A presença russa é incômoda ao atual panorama político sírio e mais incômoda ainda para os turcos que não poderão instalar um regime aliado a ela no país em que já gastaram tanto dinheiro.

  15. …………os turcos não vão lucrar com esse ataque se as baterias S-400 deslocarem-se pra fronteira justo no local da queda do caça….deram sôco em ponta de faca…uma oportunidade pra Russia ferrar de vez a bandidagem do EI………….

  16. Muito estranho o avião atingido cair na Síria a 4 km da Turquia… Ora, se o avião russo estava (como tudo indica) em território sírio, cabia-lhe ignorar os avisos dos turcos, o que lhes custou caro… Duas possibilidades: A mais provável é que a Turquia, compradora do petróleo barato do ISIS atacou o jato russo em represália pois é sabido que aviões russos destruíram centenas de caminhões tanque do ISIS. A segunda, mais improvável, é atacar para se fazer notar no cenário geopolítico numa região conflagrada contígua ao seu território. Seja o que for, o ataque turco dá ao presidente russo Vladimir Putin a chance ideal de militarizar ainda mais fortemente a presença russa na Síria, garantindo a provável vitória das forças regulares e fiéis a Assad, fato que desagrada profundamente os EUA. Concluindo, cuidado com os turcos. Em 1915 dizimaram 1 milhão e meio de civis armênios indefesos. Descaradamente negam o segundo maior genocídio da história. Dissimular, fingir e negar faz parte do DNA deles.

1 Trackback / Pingback

  1. Após incidente Rússia desloca unidades S-400 para Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.