Defesa & Geopolítica

Após incidente Rússia desloca unidades S-400 para Síria

Posted by

S-400_Triumf

E.M.Pinto

Em resposta aos incidentes envolvendo o abate do caça bombardeiro Russo Su-24 na manhã de terça feira 24.11.15 o Ministro da defesa Russo Sergei Shoigu declarou que a força de Defesa Aeroespacial russa deslocará para a  Base Aérea de “Hmeymim” na Síria, unidades de defesa aeroespacial  S-400 Triumph.

S-400-infographic

O S-400 Triumph é um sistema de defesa Anti Aérea de médio grande alcance  e foi desenvolvido para contrapor todas as ameaças de ataques aéreos efetuados por aeronaves tripuladas e não tripuladas além de mísseis de cruzeiro e  armas stand off.
O sistema pode engajar e atacar alvos a uma distância de 400 km, podendo rastrear e acompanhar até 60 alvos como mísseis balísticos entre outros.

As baterias S -400 podem operar diversos tipos de mísseis inclusive mísseis de alta velocidade e energia cinética para destruição direta de alvos. O sistema de radar e controle pode operar autonomamente mesmo que uma das estações de detecção tenha sido avariadas. A estação de radar fornece  alerta de detecção a distâncias de até 600 km.

É notório o aumento do envolvimento russo no território Sírio. Previsível também é o aumento das operações russas justificadas pelo incidente, pelo menos nos argumentos russos para tal. A presença de sistemas de defesa mais sofisticados como as baterias S-400 demonstram que Moscou de certa forma busca “lucrar” com o incidente reforçando a sua posição no território Sírio e encrudescendo ainda mais a sua posição política e diplomatica frente aos demais países da região e seus aliados.

shared on wplocker.com