Turquia derruba avião militar russo perto de fronteira com a Síria

Sukhoi_Su-24_inflight_Mishin-2

A Força aérea turca derrubou um Bombardeiro Tático Su-24M da Força Aeroespacial Russa (VKS   perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira (24), informou a presidência do país. Segundo a Turquia, o avião havia violado o seu espaço aéreo. De acordo com a agência russa Interfax, o Ministério da Defesa russo confirmou que um de seus jatos foi derrubado na Síria, aparentemente após ser atingido por disparos do solo.

A autoridade disse, entretanto, que o jato Su-24 não havia violado o espaço aéreo turco. O ministério afirmou que os pilotos conseguiram se ejetar e chegaram ao solo de paraquedas. O governo de Moscou afirmou que pode provar que seu avião não deixou o espaço aéreo sírio.

“Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria, como ficou registrado nos radares”, declarou o Ministério da Defesa da Rússia.

O porta-voz do Kremlin chamou a queda de “um incidente muito sério”, mas disse ser muito cedo para chegar a conclusões. A emissora “CNNTÜRK”, porém, afirma que um deles acabou morrendo. O outro teria sido capturado por milícias turcomanas, de oposição ao regime de Bashar al-Assad, na região onde estão os helicópteros. Segundo o Exército turco, o avião derrubado foi alertado dez vezes em um intervalo de cinco minutos sobre a violação do espaço aéreo. Dois jatos F-16 turcos que faziam patrulha na fronteira se envolveram na derrubada da aeronave.

Um oficial turco disse à Reuters que havia dois aviões de guerra foram alertados após entrarem no espaço aéreo do país antes de um deles ser derrubado.Após o ocorrido, helicópteros russos começaram a sobrevoar a região no norte da Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.Em comunicado, a ONG afirmou que os helicópteros estão sobrevoando Jabal al Turkoman, vizinha à região turca de Iskenderún, onde um dos pilotos caiu.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1N5GHKI” standard=”http://www.youtube.com/v/KPBkaWeXP-w?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=KPBkaWeXP-w&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5172″ /]

Autoridades
As televisões difundiram imagens da queda do avião em chamas nas montanhas perto da fronteira turca, na província de Hatay. Imagens da agência turca Anadolu mostraram os dois pilotos deixando a aeronave derrubada utilizando paraquedas. O gabinete do primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, disse que ele falou com o chefe das Forças Armadas e com o Ministro das Relações Exteriores sobre acontecimentos na fronteira. O comunicado não mencionava a queda do jato.

aif

O premiê ordenou que o ministro das Relações Exteriores entre em contato com a Otan, a ONU e países relacionados aos acontecimentos na região sobre o que aconteceu na fronteira. O presidente do país Recep Erdogan, foi avisado sobre os acontecimentos e irá conversar com o primeiro-ministro. Trata-se do primeiro avião perdido pelo grupo da Força Aérea da Rússia que bombardeia posições de organizações terroristas na Síria desde o último dia 30 de setembro.

A Turquia denunciou várias violações russas de seu espaço aéreo e alertou que derrubaria os aviões que voltassem a entrar sem autorização no território turco. Na época, a Rússia reconheceu os incidentes e os atribuiu às más condições meteorológicas na região da base aérea de Jmeimim, usada pela Força Aérea do país na operação na Síria. Além disso, afirmou que o local está a apenas 30 quilômetros da fronteira sírio-turca. A Turquia, que se opõe à intervenção militar russa na Síria, pediu o estabelecimento de uma área de exclusão aérea na fronteira entre os dois países.

https://twitter.com/anasanas84/status/669095300984909824

Fonte: G1

Imagens e videos Plano Brasil

36 Comentários

  1. Esse fato é muito sério.
    .
    O abate de um caça da Rússia por um caça da OTAN/Turquia, é um evento sem precedentes em décadas de muitos “empurrões” que Rússia e OTAN vem trocando neste período.
    .
    É pouco provável que este fato passe como um incidente, e fique só por isso mesmo.
    .
    Recep Erdogan está envolvido até o pescoço com o EI/Daesh, isto está evidenciado pelas centenas de caminhões da Turquia, flagrados transportando petróleo para o EI/Daesh recentemente.
    .
    Deus queira que eu esteja enganado, mas, minha opinião é que, se este caça da Rússia não invadiu de fato o espaço aéreo da Turquia, o incidente ocorrido vai provocar uma escalada significativa do conflito na síria.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Mesmo Erdogan sendo um populista islâmico desprezível, ele jamais iria dar a ordem de abater um aparelho russo que estivesse do lado de lá da fronteira afinal, ele não é louco e isso daria aos russos legitimidade para retaliar. Se ordenou o abate é porque o aparelho russo de fato invadiu espaço aéreo turco.

      Vamos ver as cenas dos próximos capítulos….

      • — Não estou afirmando nada quanto ao fato em si ocorrido.
        .
        Mas…, tenho um pensamento (coisa minha) quanto a certas coisas que acontecem na geopolítica.
        .
        ‘Quando a coisa — tem de acontecer, porque está dentro de um escopo muito maior, que nos não dominamos’; a lógica e a racionalidade de seres humanos, simplesmente, não prevalecem.
        .
        — Que o leitor use de discernimento…
        .
        Saudações,
        .
        konner

    • Realmente, foi algo que ainda não dá nem pra medir, é algo que precisa ser mensurado, pois tem muitas variáveis a se somar a essa função, mas com certeza o Kremlim responderá de forma categórica não duvido, creio que a Turquia atirou na própria perna, e em cima da veia femural, é questão de tempo até vermos ela sangrar.

    • O Senho está certíssimo Sr. Konner, agora com isso os turcos entraram em uma espiral e provavelmente a OTAN vai ter que ajudá-los nessa nova empreitada contra os russos … vamos vê se não será é com a Ucrânia .. rsrsrs
      .
      .
      O que me deixa intrigado… é o quê ganha alguns paspalhos que soltam fogos toda vez que algo que aconteça e venha favorecer o terrorismo internacional , como se pode vê … a incrível satisfação de certos vira-latas pelo avanço do ISIS naquela região … é patético .. Hahahah…
      .
      Será porque o ISIS assim como a Al-Quaeda, ambos foram criadas pelo EUA ?

  2. Vocês viajam muito..

    Não vai haver revide e nem IIIGM.

    PUBLICAMENTE os russos nunca irão admitir que invadiram coisa alguma.

    PUBLICAMENTE os americanos vão apoiar os Turcos.

    RESERVADAMENTE os russos vão avisar que serão mais cuidadosos e “rever” os protocolos de interceptação.

    RESERVADAMENTE os americanos vão chamar os turcos no cantinho e dar aquela comida de rabo.

    FIM DO INCIDENTE.

    Mas expliquem ai…

    Como is mega intergaláticos foderásticos yankess killers sistemasde EW russos que causam caganeira na tripulação de uma Arleigh Burke permitem ser travados pelo velho F16…

    • Trollbuster

      Concordo com suas projeções…

      Mas que foi uma sacanagem isso foi… invadiram só 1km e por 5 minitos, isso não justifica um abate, ainda mais sabendo que a Turquia não seria alvo do SU-24…

      De qualquer forma a Turquia vai ressarcer a Rússia um belo valor “por baixo dos panos” pelo incidente , vai tomar uma catracada dos EUA e depois vai tomar mais umas 50 catracadas da Rússia pelas costas com apoio aos Curdos, estão fudidos agora.

    • Lembra que os franceses entraram na dança, recentemente? Os russos devem ter desligado alguns sistemas para que aqueles possam operar.

    • “”Mas expliquem ai…
      Como is mega intergaláticos foderásticos yankess killers sistemasde EW russos que causam caganeira na tripulação de uma Arleigh Burke permitem ser travados pelo velho F16…””

      Fácil: os sistemas não foram instalados no Su-24 em questão por este não estar realizando missão naval. Simples! 😀

      Agora minha vez: explica aí pra mim, ou melhor, fala pra mim quando que os helicópteros Mil Mi-35 da FAB serão “sumariamente devolvidos” à Rússia? 😀

      Boa sorte! rsrsrsrsrs

      😀

    • Trollbuster
      O Su-24 é mais velho que o F-16 além de ser um jato bombardeiro , possivelmente não havia nenhum pod de EW havia somente bombas que é a configuração usualmente vista em todos os vídeos divulgados.
      Pra mim pra russos irão atacar os rebeldes em solo turco e nas próximas incursões as escoltas de Su-30 irão dar cabo dos F-16, tenha certeza que os pilotos russos na Síria estão com sangue nos olhos e com os dedos nervosos se um deles nos próximos dias abater um F-16 Putin irá dizer cinicamente que não é capaz de controlar seus rapazes.

      • O Su24 é a nave mega power blaster com EW do Império Galático e da Federação Romulana que consegue sozinho bugar um Arleigh Burke e ao mesmo tempo fazer toda a tripulação cagar nas calças segundo notícias deste site mesmo..

        Não fui eu quem disse isto..

        São vocês aqui!

        Vai sonhando que os russos vão invadir território turco com escolta..

        Dançam elas também, os russos tem poucas naves no teatro e a Turquia uma país todo.

        Já pensou nisto ?

  3. Eita turcos retardados , derrubaram um caça russo .
    E agora , o que será de nós ?
    provável que a Russia de uma respostas com ataque há alguma base militar turca com mão pesada.
    Fudeu !
    Ainda bem que já comemorei o hexa do Timão e gozei esta madrugada.
    Foi bom conhecer vcs , até.

    • Consequência deste ato , uma forte ocupação militar na fronteira siria com a turquia.
      Seria uma forma de fazer pressão , sem precisar responder com um ataque.

      • Na linguagem dos jogadores de RPG, creio que os rebeldes da Turquia vão “upar” agora, muitos brindes e aumento de nível ofertado por Mr.Putin no server da Rússia rs.

  4. Fato extremamente grave, eu pessoalmente acredito que os russos andaram provocando os Turcos mas não tenho certeza se houve violação do espaço aéreo, já que é sabido que os turcos estão armando e treinando os ” rebeldes moderados” e ainda há relatos qur os mesmos refinam e vendem petróleo do Isis.
    Como disse acho que os russos estavam querendo mostrar os turcos que estavam cientes dos fatos e efetivamente voavam perto do território turco.
    Sobre o abate o F-16 fez o que é esperado dele um caça multifunctional mas com excelente capacidade de interceptação, já o Su-24 um jato bombardeiro poucas chances tinha perante uma ave de rapina.
    Penso eu que haverá revide já nessa semana e as próximas incursões os Su-24 estarão escoltados por Su-30 e talvez até por F-14 iranianos como já foi visto escoltando os Tupolev Bear e Backfire, só espero que ambas as partes tenham bom senso.

  5. De acordo com informações fortes que eu tenho lá dentro do Kremlin, o verdadeiro motivo da queda do Su-24 não foi f-16 nenhum.
    O real motivo foi um vazamento de “gasosa” que em contato com as turbinas quentes gerou uma explosão inicial fazendo parecer que foram atingidos por um míssil.
    Falhas técnicas só isso. Acontece nas melhores famílias.

    • Seguindo o protocolo direitinho Urssinha. Negar publicamente, não importa o quanto haja evidências.

      Só que o Putin já admitiu em cadeia de TV que foi abate. O adido militar não te avisou?

      🙂

  6. Duvido muito que os pilotos turcos de F-16 não conheçam direitinho seu espaço aéreo.
    Provavelmente culpa dos russos que a anos vem provocando vários países da Europa e até aqui nosso Brasil (no litoral) com voos na beirada das fronteiras.
    Quem brinca com fogo uma hora se queima.

  7. Abate totalmente desnecessário… só nos demonstra de que lado Erdogan está.

    Os Curdos Pershmergas agora não terão do que reclamar quanto a apoio logístico e fornecimento de armas por parte dos russos.

    Putin deverá usar a mesma tática dos EUA contra os Turcos.

  8. A Turquia compra 60% de seu gás da Rússia.

    As russinhas chorosas e as viúvas comunistinhas acham mesmo que vai haver guerra entre os dois, uma precisando do gás, a outra (desesperadamente) do cascalho?

    Ou, refinando:

    Porque será que a Rússia apenas recentemente passou a destruir os caminhões do EI, supostamente com destino à Turquia?

    Porque que a Rússia não fazia o que os aliados já faziam na Europa em 1944 com os alemães?

    Será que era porque não tinha capacidade? Será?

    Ou será que é porque até bem pouco tempo atrás (antes do EI derrubar um avião russo) os russos estavam pouco se lixando pro EI, na verdade se preocupando apenas em manter o Assad no poder?

    😉

  9. Recep Erdoğan é um idiota, um imbecil, mas é um cretino eleito democraticamente pelo povo turco.

    Vai no máximo tomar uma chamada da Rússia e dos EUA, ninguém, especialmente o Putin vai querer uma guerra por causa disto. A questão é os russos, como os EUA estarão dispostos a apoiar os curdos nesta história?

    EUA e Rússia resolveram destruir os caminhões de transporte de petróleo do EL. Claramente tem alguém comprando o petróleo e é pelo lado turco que a coisa acontece.

1 Trackback / Pingback

  1. Turquia derruba avião militar russo perto de fronteira com a Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.