Otan chama reunião de emergência sobre queda de avião russo

Emblema da Otan: o caso foi tratado como uma "provocação internacional" pelo Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo)
Emblema da Otan: o caso foi tratado como uma “provocação internacional” pelo Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo)

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) convocou hoje (24) uma reunião extraordinária do Conselho do Atlântico Norte, anunciou um representante da aliança.

O motivo da reunião de emergência é a queda do avião russo Su-24, derrubado pela Turquia, na Síria. O Conselho do Atlântico Norte é a mais alta instância política da aliança e a reunião será com embaixadores da organização.

“A reunião do Conselho do Atlântico Norte será realizada nesta terça-feira, às 17h (14h, no horário de Brasília), a pedido da Turquia” – disse o porta-voz, destacando que “até o momento não foi previsto nenhum evento para a imprensa”.

O avião russo Su-24 foi derrubado na manhã de hoje na Síria, próximo à fronteira com a Turquia. O lado turco afirma que a aeronave violou o espaço aéreo de seu país e que foi avisada antes de ser derrubada.

O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, garantiu ter provas objetivas de que o avião não violou o espaço aéreo turco e realizava voo estritamente sobre o território sírio.

O caso foi tratado como uma “provocação internacional” pelo Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo).

Enquanto isso, o Kremlin pediu para que não fossem feitas suposições prematuras antes de uma apuração mais completa dos fatos.

9 Comentários

  1. Essa hora o Erdrogado já está no sentado no colo do Stoltenberg com as calças arriadas e a bunda para cima toda vermelha de tapas !!!

    • Esse mesmo sujeito é o que me pede seriedade e conteúdo em minhas postagens… FALA SÉRIO !!!… larga de ser hipócrita, sujeito…

  2. Apesar de entender a consequência de uma violação de espaço aéreo e a não resposta do piloto, este não é o melhor momento pra se tomar uma atitude tão drástica. Se os F-16s estavam lá, o simples acompanhamento já seria suficiente, tendo em vista a certeza turca de que se tratava se um SU-24. Mesmo assim acredito que isto não vai dar tanto problema assim.

  3. Tá demorando pra sair uma declaração oficial, NÉ! 😀

    A fila para uso do banheiro deve ser a responsável pelo ‘atraso’ da posição oficial da instituição…rsrsrs!

  4. A OTAN tem o compromisso de defesa mútua entre seus membros contra agressões de qualquer natureza.

    Se for provado que o caça russo foi abatido FORA das fronteiras turcas, a agressão partiu da Turquia e não haverá compromisso algum para protege-la de eventual retaliação russa, que pode vir na mesma moeda, com a derrubada de um caça turco.

    Graças a esta burrada turca, os russos passarão a voar com o dedo no gatilho e vão atirar ao menor sinal de ameaça (real ou imaginária).

Comentários não permitidos.