“Abate de caça russo pode ser fator de virada nas relações Rússia-Turquia”

Uma aeronave militar russa foi abatida por jatos turcos após violar o espaço aéreo da Turquia. Can Kasapoglu, especialista turco em estratégia militar e estudos de guerra, afirma que o incidente era previsível.

Turquia abateu caça russo do tipo Sukhoi Su-24

Segundo Can Kasapoglu, pesquisador do Centro de Economia e Política Externa de Istambul, o caça russo abatido pela Força Aérea da Turquia estava a caminho da Síria para bombardear os turcomanos que combatem Assad. “Desde o início, o foco da operação russa não foi o ‘Estado Islâmico’, mas antes a oposição síria moderada.”

Em entrevista à DW, o especialista em estratégia militar e estudos de guerra, afirmou: “As violações russas do espaço aéreo dos Países Bálticos se tornaram, basicamente, algo habitual – nós não queremos ver essa dinâmica no flanco sul da Otan, que inclui o espaço aéreo da Turquia.”

DW: Um jato militar russo foi abatido por forças turcas. Tal incidente era de se esperar?

Can Kasapoglu: Rússia violou espaço aéreo de um dos principais atores da Otan

Can Kasapoglu: A Turquia deixou muito claro que não mudaria suas regras de engajamento segundo a nacionalidade da aeronave violadora. Cerca de um mês atrás, os turcos abateram um drone russo não tripulado. As autoridades da Turquia advertiram a Rússia para que não violasse seu espaço aéreo nacional. Ancara demonstrou que suas regras de engajamento são robustas e não devem ser colocadas à prova nem por sírios nem por russos.

Qual o motivo de um avião russo estar sobrevoando essa área?

Os caças Sukhoi Su-24 são bombardeiros táticos para operações de interdição aérea. São usados principalmente em bombardeios de solo pesados. Quem esse caça estava bombardeando? Os turcomanos, combatentes de origem turca que lutam contra o regime sírio com o apoio da Turquia. Estamos falando de 5 mil a 9 mil combatentes de língua turca. Eles estavam sob ataque pesado por parte das forças sírias, as quais há muito tempo vêm sendo apoiadas pelos russos e pelos iranianos. Isso provocou frustração na Turquia.

Uma das razões é que, em seguida aos atentados de Paris e devido às negociações entre Washington e Ancara durante o encontro do G20 em Antália, os EUA e a Turquia estavam discutindo as perspectivas de uma operação área conjunta reforçada sobre a Síria. Essa operação estava planejada, como entendemos, para servir de apoio a combatentes que lutam em solo contra Assad na Síria, como o Exército Livre Sírio ou as forças turcomanas.

Em contrapartida, os sírios, russos e iranianos se voltaram contra as tropas de solo turcomanas, como forma de “punição por procuração” contra a Turquia. A aeronave russa estava voando para bombardear as forças turcomanas. Basicamente, o avião violou o espaço aéreo da Turquia. Isso é bastante crítico. Não queremos ver, no flanco sul da Otan e no espaço aéreo turco, uma situação como a que acontece no Báltico.

O que isso quer dizer?

As violações russas de espaço aéreo sobre os países Bálticos basicamente se tornaram fato corriqueiro – nós não queremos ver esse desenvolvimento no flanco sul da Otan, que inclui o espaço aéreo da Turquia.

Os russos afirmam que a aeronave ainda estava no espaço aéreo sírio quando foi abatida. O que sabe sobre o local onde o caça foi abatido: estava sobre a Turquia ou sobre a Síria?

O procedimento turco é o seguinte: se os aviões se aproximam a 12 milhas (20 quilômetros) do espaço aéreo do país, a Turquia começa a adverti-los. Se chegam a cinco milhas, Ancara prepara a sua patrulha de jatos F-16 para intercepção e continua a enviar advertências. E se alguma aeronave vinda da Síria violar o espaço aéreo turco, então ela é abatida. De acordo com esse procedimento, e se tivermos em mente as violações russas, podemos concluir que o Sukhoi Su-24 violou o espaço aéreo da Turquia.

Que consequências isso terá para as relações entre a Rússia e a Turquia?

O ministro russo do Exterior, Serguei Lavrov, planejava visitar a Turquia na quarta-feira. Vai ser interessante ver se ele virá ou não [Nota do editor: Pouco após a entrevista, Lavrov cancelou viagem, desaconselhando os russos de qualquer viagem para o país, “para turismo ou por qualquer outra razão”.]

Se a Rússia quiser acirrar a situação, então haverá mais violações do espaço aéreo. Então veremos uma escalada mais significativa não somente entre a Rússia e Turquia, mas também entre a Otan e a Rússia. Autoridades turcas de alto escalão deixaram claro que essas violações não são somente do espaço aéreo turco, mas do espaço aéreo da Otan.

Esta é a primeira vez que um país da Otan abate uma aeronave militar russa. O que isso significa para as relações entre a Rússia e a Aliança Atlântica?

Esta escalada já não envolve Países Bálticos membros da Otan, mas um dos atores mais potentes da Aliança, a Turquia. Ancara tem mantido laços relativamente bons com a Rússia. O presidente Recep Tayyip Erdogan sublinhou que a Rússia poderia perder um amigo, se Moscou continuar a agir dessa forma.

Até agora, a Rússia tem tido relações muito boas com a Turquia, focadas no comércio e na cooperação energética. As últimas ocorrências podem ser um fator de virada adicional para essas relações.

Após os ataques terroristas em Paris, a Rússia está pressionando com vista a uma grande coalizão contra o “Estado Islâmico” (EI). O que esse incidente com o jato significa para tais planos?

Se os russos quiserem realmente fazer parte de uma coalizão anti-EI, eles devem escolher alvos diferentes no campo de batalha sírio. Desde o início, o foco da operação russa não foi o EI, mas antes a oposição síria moderada. Em segundo lugar: em vez de violar o espaço aéreo da Otan, eles devem coordenar seus esforços com os outros atores na coalizão anti-EI.

O senhor acha que a Turquia poderia pedir apoio da Otan agora?

Muito provavelmente. Em todas as crises no Oriente Médio, vimos o apelo turco à Otan. Escutamos agora que o primeiro-ministro turco está lançando uma campanha diplomática para explicar a posição de seu país.

Eu não vejo um recurso ao Artigo 5° [do Tratado do Atlântico Norte], mas o Artigo 4° está sobre a mesa, ou seja: a consulta sobre uma situação grave de defesa e segurança.

Fonte: DW

61 Comentários

  1. Perguntem a este islâmico se ele viu as imagens de caminhões turcos sendo utilizados para transporte de óleo do ISIS para seu país? Pergunte se é legítimo um Estado como a Turquia intervir em outro país para depor seu Presidente? Pergunte também se este estúpido leu sobre a afirmação do coronel Steve Warren porta voz do exército americano que esta é uma questão turca e russa? Pergunte se os rebeldes moderados atitando nos pilotos é algo legítimo, ou utilizarem um míssil TOW para atacar um helicóptero russo?

  2. Resumo: “Socorro OTAN, estamos chamando os russos para briga e precisamos de ajuda!”. Lá no interior tem um ditado que diz:” Galinha come pedra por que sabe o c# que tem!”.

  3. Veio Rússia entrou furada logo Rússia 6 meses vai tá falida monte soldados mortos logo povo russo vao quere cabeça Putin.

    • “Cláudio quadros
      24 de novembro de 2015 at 22:30

      Veio Rússia entrou furada logo Rússia 6 meses vai tá falida monte soldados mortos logo povo russo vao quere cabeça Putin.”

      sim…é verdade……sua gente derrotara os Russos/Chineses e sua coalizão….levarão a terça parte da humanidade junto com eles mas sua gente triunfara no final…galopara vitoriosa pelo o mundo no fim…pois esta profetizado tudo isto….é o destino de sua gente…conquistarão todas as vitórias…triunfarão sobre todos os inimigos…e dominarão sobre todos os reinos da terra….ninguém poderá contra vocês e todos os reinos da terra se curvarão a autoridade de vocês…..pois tudo isso esta predestinado para a sua gente mesmo……“Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.” (Apocalipse 6.2)…..

  4. kkkk perguntaram para um turco se a ação da Turquia contra o caça russo foi correta.
    É o mesmo que perguntar para um chinês se o Tibete merece ser um país livre.

  5. Cadê os fodásticos antiocidentais que vivem denegrindo a imagem dos caças da OTAN ???… agora vão inventar mil desculpas… tipo: “é só uma caça bombardeiro desarmado”… e por ai vai… CHORA BANANEIRA, CHORA… 🙂

    • Que méritos o senhor enxerga em um abate covarde como esse???

      Mas fique tranquilo, a partir de agora o Putin vai provocar bastante, vai ter elementos de SU-30 devidamente ARMADOS fazendo voos supersonicos até sobre o Bósforo… aí eu quero ver o F-16 em ação, aí sim eu quero ver se ele derruba mesmo…

      Ah e vai ter EW na parada também viu, Shoigu já mandou avisar.

      • Mesmo depois de ter um avião abatido continuam o com argumento de que a mãe Rússia vai chutar a bunda de todo mundo e ninguém tem coragem de fazer nada.

        Vai ter EW na parada, mas já não tinha?
        Isso foi piada né, Topol.
        Vai ter AEGIS também?

        Se tá preocupado porque não alertou os outros sobre aquela mentira de “buraco negro” e caças russos “apavorando todo mundo”?

        Já não tinham cegado a OTAN?

        Acha mesmo que o ocidente vai baixar a cabeça para a superioridade russa que você sabe perfeitamente que não existe?

        Esperem, de previsões erradas e bravatas de fan a internet está cheia.

        Eu tenho certeza, que se tivessem os russos abatido um avião europeu vocês estariam tentando o provar como o ocidente não tem coragem de responder a mãe Rússia.

        Inclusive é só isso que eu tenho visto aqui.

        Excluindo as mortes e as possíveis consequências, o incidente foi bom, pelo menos os fans estão aprendendo a racionalizar ao invés do argumento a “Rússia bate em todo mundo”.

        Na boa, peitaram e abateram. A conversinha de ninguém tem coragem de fazer nada se foi.

        Esperem a resposta russa, ficar ameaçando pelos outros não dá cara.

        Você não entendeu, a crise não é na fronteira russa, Tem 10 caças lá e uma base. Se não ampliarem a forças a Rússia perde, filho.
        E perde feio.

        Dez caças com EW mágico, e uns poucos SAMs não dão conta da OTAN, nem pro começo.

        Lógico que terá uma resposta a altura, mas espere antes de vir com as mesmas bravatas da semana passada que se provaram furadas.

        Provavelmente a Rússia não vai te deixar no desespero e vai dar uma boa resposta, mas aguarde para o que está acontecnedo hoje não se repetir amanhã.

      • “”Mesmo depois de ter um avião abatido continuam o com argumento de que a mãe Rússia vai chutar a bunda de todo mundo e ninguém tem coragem de fazer nada.””

        Se vai chutar eu não sei, mas o Erdogan já deu pra trás hahahahahaahahahaha

        “”Erdogan justificou novamente a derrubada do Su-24 russo, que recebeu, segundo ele, 10 advertências em cinco minutos para que se afastasse da fronteira.
        Também afirmou que ao abrir fogo, as forças turcas ignoravam a nacionalidade do avião.
        “Fomos informados da presença de um avião de nacionalidade desconhecida”, disse o chefe de Estado turco.””

        http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/turquia-quer-evitar-escalada-com-moscou-apos-derrubada-de-jato-russo.html

        E a fonte não é da Sputnik 😀

        Afinoooou, afinooooou, afinoooou.

        😀

      • Quén! Quen! Quén! Quen!
        Quén! Quen! Quén! Quen!
        Quén! Quen! Quén! Quen!
        Quén! Quen! Quén! Quen!

        Lá vem o WarPaTo
        Pata aqui, pata acolá
        Lá vem o WarPaTo
        Para ver o que é que há

        Lá vem o WarPaTo
        Pata aqui, pata acolá
        Lá vem o WarPaTo
        Para ver o que é que há

        O WarPaTo PaTeta
        Pintou o caneco
        Surrou a galinha
        Bateu no marreco
        Pulou do poleiro
        No pé do cavalo
        Levou um coice
        Criou um galo

        Comeu um pedaço
        De jenipapo
        Ficou engasgado
        Com dor no papo
        Caiu no poço
        Quebrou a tigela
        Tantas fez o moço
        Que foi pra panela

    • “PARADIGMA
      24 de novembro de 2015 at 22:46

      Cadê os fodásticos antiocidentais que vivem denegrindo a imagem dos caças da OTAN ???… agora vão inventar mil desculpas… tipo: “é só uma caça bombardeiro desarmado”… e por ai vai… CHORA BANANEIRA, CHORA… 🙂 ”

      “Conan
      24 de novembro de 2015 at 22:10

      Procura um sanatório psiquiátrico ai perto da sua casa e pede para se internar. Quanto mais rápido melhor pois o tratamento será longo…muito longo!! Sentiremos sua falta.”

      “Conan

      24 de novembro de 2015 at 19:55

      Isso é guerra maluco, não tem essa de respeito.É a bichada russa levando ferro de turco;É isso ai rebelde e turcaiada,mete ferro na bichada.

      Conan

      24 de novembro de 2015 at 21:08

      Eu também comemoro, adorei ver aquela porcaria explodindo com pedaços de russo voando por todos os lados, congratulo o GUERRILHEIRO, que aliaz, foi muito bem treinado e a arma que funcionou perfeitamente bem”

      Detestamos nossos defeitos…..Principalmente aquele que encontramos nos outros……..

      Os loucos as vezes se curam…..Os imbecis nunca…..

      Saber Quando Não Se Deve Falar É A Maior Vantagem Do Macaco Sobre O Ser Humano……..

      Quem anda em sinceridade anda seguro…..Mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido……..

      O que acena com os olhos causa dores…E o tolo de lábios ficará transtornado……..

      O que encobre o ódio tem lábios falsos..E o que divulga má fama é um insensato……

      A justiça do sincero endireitará o seu caminho….Mas o perverso pela sua falsidade cairá….

      O hipócrita com a boca destrói o seu próximo….Mas os justos se libertam pelo conhecimento………

      O homem prudente encobre o conhecimento….Mas o coração dos tolos proclama a estultícia……

      Na boca do tolo está a punição da soberba…Mas os sábios se conservam pelos próprios lábios………

      O soberbo e presumido…Zombador é o seu nome…Ele procede com insolente orgulho…….

      ASSIM como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador….Assim é para o famoso em sabedoria e em honra um pouco de estultícia…..

      Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção e instrução…..Mas o que guarda a repreensão será honrado…….. Quem ama a pureza do coração pela graça dos seus lábios é amigo do rei…………..

      • lunáticos existem em qualquer lugar ou meio senhores…até mesmo no meio militar…o “lendário general George S. Patton” que o diga ……. 😉

        George S. Patton…George Armstrong Custer….Bush…estes são os grandes heróis da humanidade da caboclada vira lata daqui deste pais…das “ilitis” reaças…pff…

        e assim caminha a humanidade…rs..

      • Olha só como vcs ESQUERDALHAS enxergam o mundo através de espelhos… http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/11/governo-leiloa-29-hidreletricas-com-arrecadacao-de-r-17-bilhoes.html

        Quem é que sempre vivia dizendo que quem gosta de privatizar são os didireita ???… 🙂

        Assim é em todo assunto em que vcs idiotas esquerdalhas teimam em jogar contra a realidade e a verdade dos fatos… esquerdalhas sabem nada de nada… 🙂

        CHORA BANANEIRA, CHORA… 🙂

      • e quem disse que apoio esses petralhas?!..são tão corruptos quanto aqueles vagabundos do psdb/dem mas pelo menos fizeram mais por este pais do que aquela corja tucanalha…

      • E quem disse pra vc que apoio esses tucanos ???!!!… mas pelo menos eles não tentaram acabar com a nação brasileira, desfigurando-a através de ações como o FORO DE SÃO PAULO como fez aquela corja petralha…

  6. senhores…contemplem bem…pois estes podem serem os últimos momentos da Turquia como membro da otan…e da Arábia Saudita como o reino atual….

      • O espaço aéreo deles tá lá, parado e esperando. Junto com a Ucrânia e os rebeldes Sírios. Além outros na lista de serem surrados pela Mãe Rússia.

        Esse é o momento de esperar.

      • Wesley Clark (EUA) ex-comandante da OTAN, comentando o abate do caça russo Su-24 pela Turquia:
        .
        — “Vamos ser muito claros. O Estado Islâmico não é apenas uma organização terrorista, é uma organização terrorista sunita. Isso significa que bloqueia e tem como alvo os xiitas, e isso significa que serve aos interesses da Turquia e da Arábia Saudita, ao mesmo tempo em que representa uma ameaça para eles”.
        .
        Saudações,
        .
        konner

    • não existe mistério algum para o que acontecera senhores……o que ira acontecer é que a Rússia acusara a Turquia e a Arábia saudita de estarem envolvidos com grupos/ações terroristas…e nem precisarão forjar motivos ou provas para isso já que estes países sempre tiveram mesmo por trás de grupos/ações terroristas como a Arábia saudita no incidente da escola de Beslan na Ossétia do Norte…os Russos na época identificaram e acusaram/denunciaram este regime…e logo em seguida… depois de tudo isso …os Russos e os Chineses tomarão estes países como foi tomado o Iraque…se isto não acontecer o que acontecera é que a Turquia no mínimo será arrasada e a Arábia Maldita tomada..esta com toda certeza será tomada..rs..é mais valiosa e estratégica para as “forças ocultas”…e se a otan se colocar no caminho/intervir o que acontecera é que todos se explodirão e a terça parte da humanidade irá para o espaço como eu mostrei…simples…o que acontecera serão estas coisas senhores…

      • a caboclada daqui esta achando que os coitadinhos dos Russos não farão nada com relação a isto…e que sairão com o rabo entre as pernas disso tudo…esta Turquia vera só com quem se meteram…verão só com quantos paus se faz uma canoa…vão atingir esta gente nem que seja através de guerra por procuração..

      • Os Curdos agora levarão através dos Russos o caos, a desestabilização e a guerra civil ao solo Turco…desmantelarão a Turquia como na Ucrânia…como fizeram por lá…..e como os mesmos tentam fazer na Venezuela e por aqui neste pais também….

  7. Segundo dos mapas os aviadores russos estiveram apenas uns 42 segundos em território turco fronteiriço. Os turcos alegam que informaram sobre as transgressão do espaço aéreo 10 vezes em 5 minutos e abriram fogo em espaço aéreo sírio!

    Erdogan é o verdadeiro chefe financiador do EI e os russos acabaram de afirmar isso, provas de contrabando do petróleo escoado pela turquia, agora vem a conta!!

  8. Esse tal de especialista ó falou o que o inglês quer ouvir..

    A Turquia viola espaço aéreo da Síria diariamente. Depois desse episódio como que fica? Se a Turquia invadir espaço aéreo da Síria agora, a tolerância vai ser zero e a Rússia pode derrubar caça da Turquia se invadir espaço aéreo da Síria.

    • Vamos imaginar o que poderia acontecer se os Su – 24 agora voltarem a fronteira
      turca escoltados por caças multifunção Su – 30.O que os pilotos turcos irão fazer?
      Estarão prontos para o combate?

      • Por que não estariam? Os pilotos turcos são muito bons e isso é um fato. E em dogfight vai prevalecer a combinação de melhor piloto, tática e armamento. Ou será que você é mais uma tiete russa histérica que acha que os Flankers são invencíveis?

      • “piloto, tática e armamento.”
        São as três razões que os turcos tem para temer os russos, principalmente o terceiro e último!

      • De igual forma, são três motivos pelos quais os russos devem temer os turcos. E cabe lembrar que havendo deficiência nos dois primeiros itens o terceiro resta muito prejudicado

  9. Faltou um protocolo de abate ou o Erdogam mandou abater o Su-24?
    A FAB tem um rígido protocolo de abate para aeronaves que invadem o território nacional que inclui tiros de advertência e só depois o abate em si.
    Só digo um coisa 90% das pessoas que frequentam sites de aviação reprovam o que os turcos fizeram e há enorme consenso que os Eua perderam a liderança na guerra contra o terror.
    Só digo uma coisa se a Rússia começar a deslocar Su-35 para a região tenham certeza que vai dar merda capitão.

  10. A Turquia pode financiar terroristas, insurgentes, pode comprar petróleo contrabandeado, pode invadir o espaço aéreo Sírio e tentar derrubar seu presidente legítimo etc..etc… Este é um estado que poderia ser varrido do mapa que não faria a menor falta a ninguém!
    Provocaram o Putin mas não o verão dar chilique pois o cara é frio e calculista ao extremos e já deve ter previsto algo deste tipo. Vai ter mais provocação e certamente retaliação pois os russos historicamente não tem medo de consequências… se bobear vai rolar até polônio mas os turcos (melhor dizendo… seu presidente) começaram algo que absolutamente não tem ideia de como irá terminar.
    Só espero que este conflito no norte da África não seja o predecessor para o fim do mundo ..

  11. “E.M.Pinto
    24 de novembro de 2015 at 11:13

    Eu já vejo como covardia e provocação. Todos aqui sabem que o su-24 é uma aeronave de ataque portanto, desprovido de defesas. A turquia mais uma vez prova-se de que lado está. do lado de terroristas genocidas pois o avião foi abatido do lado Sírio, ou como se explica o fato do corpo ser capturado por “Rebeldes”?
    Não vejo motivos pra comemoração,Apenas constatação que turquia e OTAn apoiam e querem ver o inferno criado pelos terroristas.”

    “Guerras são vencidas com espadas e lanças e não com sal e arroz.”

    Kenshin

  12. Infelizmente (O Passado Te Condena), os russos estão fazendo voos provocativos nas fronteiras aéreas de vários países já há muito tempo. Independente até do Capeta que adora o Oriente Médio, esse abate do SU-24 foi pedido.
    Putin querendo fazer drama com a Turquia – OTAN, vai se lascar, é melhor ficar quieto.

  13. A Turquia só entrou na OTAN por causa do estreito da Bósforo e ela sabe que a Russia mais que os Europeus precisa deste canal aberto para suprir sua tropas na síria e ter saída para o mediterrâneo e por isto faz o que faz mas não agiria se não foce em combinação com as cabeças da OTAN que querem ver a Russia Fracassar na Síria e com a Entrada da França se na luta virão uma oportunidade de barrar a Russia criando uma situação de confronto entre Russia e Turquia.
    Dizem que o filho do Recep Tayyip Erdoğan tem negócios com transporte de petróleo,caminhões cisternas,e que o petróleo do exercito de mercenários flui da síria/Iraque para a turquia e vai para a Europa esquentado por empresas sediadas na Inglaterra.
    Muita gente não gosta da politica externa dos EUA mas eu quero ver alguém abrir mão dos produtos de empresas americanas e seus afiliados.
    Se tem um líder que deve ser lembrado nesse momento Histórico do mundo e no Brasil é Gandhi

    • senhores..não vai rolar nada porque se os Russos atacarem a Turquia desencadeara um conflito em escala mundial?!…senhores…não foi a Rússia que atacou a otan…foi a otan que atacou a Rússia….tudo isso foi premeditado e intencional…e a mando direto dos eua…foi um ato de intimidação dos eua contra as ações dos Russos na Síria…se os Russos responderem…..os eua não hesitarão em tirar o seu da reta e não hesitarão em deixar essa Turquia para os leões…eu já disse aqui que deram declaração dando a entender isso…vcs poderão estar contemplando os últimos momentos desta Turquia como membro da otan….porque no fundo este pais de fato nunca foi e nunca será…porque o racismo, a xenofobia e o etnocentrismo faz parte da natureza da maior parte daquela gente do ocidente…é do sangue desta gente…é algo que esta no sangue….e pra esta gente a otan sempre foi e sempre será apenas as nações arianas..eua, europa, austrália e tal….aliados como a Turquia e o Japão nunca serão algo pra esta gente…sempre serão “amarelos e cabeças de trapo”…são um câncer….e os SS-18s são a cura…

      • “Opinião do Leitor: Estado Islâmico Tolerância à Francesa

        Autor: Capa Preta

        Em uma das suratas profeticas do Corão, eles tem a figura do Ya Mahdi ( pronuncia-se Ma Hadi) o 12° Imã, a profecia diz que o Ma hadi vai surgir para liderar o exercito do Islã contra seus inimigos, para o muçulmanos somente Maomé esta acima do Ma Hadi, na profecia Jesus vai voltar não como salvador dos cristãos, mas como um profeta que foi arrebatado como Elias(Eles acreditam em um falso Cristo), para mostrar aos cristãos que eles estavam errados, que ele não é o messias, E o Ma Hadi iria matar todos os infiéis que não se converterem a verdadeira religião de Alá.
        Se você pegar a parte da Biblia refente ao Apocalipse, e comparar com a Surata que se refere ao Má Hadi vão perceber que a similaridade e idêntica ao do anti cristo. Tirando a religiosidade a parte, vocês podem acreditar ou não nesta besteirada islâmica, mas eles acreditam, e estão dispostos a eliminar os “cães infieis” (Judeus e cristãos) da face da terra. Abaixo trecho do Corão onde Maomé manda exterminar seguidores de outras religiões.Eles amam mais a morte, do que nós amamos a vida!”

        Guarda costeira grega é filmada tentando afundar botes com refugiados:

        https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FESY3hcK5Vc

        http://noticias.band.uol.com.br/jornaldanoite/videos/2015/11/20/15684610-guarda-grego-tenta-afundar-bote-com-imigrantes.html

  14. Afinooou, afinooou, afinooou.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/turquia-quer-evitar-escalada-com-moscou-apos-derrubada-de-jato-russo.html

    “”Erdogan justificou novamente a derrubada do Su-24 russo, que recebeu, segundo ele, 10 advertências em cinco minutos para que se afastasse da fronteira.
    Também afirmou que ao abrir fogo, as forças turcas ignoravam a nacionalidade do avião.
    “Fomos informados da presença de um avião de nacionalidade desconhecida”, disse o chefe de Estado turco.””

    Larga de ser C O V A R D E senhor Erdogang hahahahaha. Assuma o que vc fez. Vc não tem a OTANzinha e o tão poderoso EUA do seu lado para te proteger?? 😀

    C O V A R D E S 😀

    E para os fãs, a fonte não é da Sputnik hahahahahaha.

      • “konner
        25 de novembro de 2015 at 10:28

        IHHH…!!!
        .
        Quebrou a agulha…”

        kkkk…é por isso que adoro este blog.. 😀

    • Ué, e o todo poderoso Su-24 que teria cegado o AEGIS foi incapaz de cegar um reles APG-68 do F-16 Néscio? Explica para a gente….

      Ah! antes que eu me esqueça, a sua musiquinha:

      Quén! Quen! Quén! Quen!
      Quén! Quen! Quén! Quen!
      Quén! Quen! Quén! Quen!
      Quén! Quen! Quén! Quen!

      Lá vem o WarPaTo
      Pata aqui, pata acolá
      Lá vem o WarPaTo
      Para ver o que é que há

      Lá vem o WarPaTo
      Pata aqui, pata acolá
      Lá vem o WarPaTo
      Para ver o que é que há

      O WarPaTo PaTeta
      Pintou o caneco
      Surrou a galinha
      Bateu no marreco
      Pulou do poleiro
      No pé do cavalo
      Levou um coice
      Criou um galo

      Comeu um pedaço
      De jenipapo
      Ficou engasgado
      Com dor no papo
      Caiu no poço
      Quebrou a tigela
      Tantas fez o moço
      Que foi pra panela

      “Meu sanduíche de mortadela e meu suco de caixinha eu compro com o meu dinheiro”

    • Warpath…

      E não deveriam saber mesmo…

      Um piloto em ‘scramble’ normalmente não sabe de nada até ver em frente… Pelo que sei, quando no ar, ele tão e somente recebe dados genéricos do alvo ( proa, altitude, velocidade )… E como o combate se deu em BVR, os pilotos turcos provavelmente souberam o que abateram quando chegaram na base e viram o noticiário…

  15. Tem que ser! se a Rússia continuar sendo fornecedor da Turquia o povo russo vai ficar furioso nas ruas e será um Deus nos acuda. Putin tem que suspender as relações diplomáticas e o fornecimento de armas para a turquia o quanto antes!

  16. Putin já tinha cantado esta pedra antes, mas era tudo o que ele queria. Oficializa de uma vez por todas a pata do urso em todo território da Siria. Em outras palavras vai ter conversar com a Russia primeiro, pois a Siria se tornou um pais anexado Russo. Claro que vai fazer uma limpeza na Siria primeiro e botar um monte de terrorista pra correr pra Turquia. E depois fundar bases e armar as fronteiras. E por fim lucrar com os dividendos do petróleo e ditar as regas de preços e até implodir a OPEP.

  17. As relações Russia-Turquia tenderão a se estabilizar. E porque? Simples… A Turquia é vital para a economia russa…

    Se os russos forem confinados no Mar Negro, perdem sua melhor saída para águas quentes… Para um país como a Rússia, cujas saídas para o mar são facilmente bloqueáveis e cujos portos ao norte são de trato delicado no inverno, isso seria catastrófico… Apenas por isso já não vale o conflito…

    A propósito: salvo melhor juízo, os turcos tem em seu território bombas nucleares B-62 americanas. Embora, na teoria, somente poderiam ser utilizadas com permissão da OTAN, o fato é que elas se constituem em fator dissuasório…

    Quando os turcos lançaram suas diretrizes para lidar com a situação, certamente já tinham esses parâmetros calculados.

    E engana-se quem acredita que não haverá lucro para os turcos nessa situação. Podem ter certeza de que, para o mundo obscuro do OM, eles ganharam uns pontinhos…

    • Esqueça o uso de armas nucleares, se os europeus lançarem a primeira
      não vai existir Europa 15 minutos depois e provavelmente vai sobrar até para os yankes.

      “A Turquia é vital para a economia russa…”
      De onde você tirou isso?
      Nesta altura do campeonato o serviço secreto russo deve ter provas que comprovam o vinculo de Erdogan e seu governo com o Estado Islâmico, assim como de quem compra esse petróleo contrabandeado….isso provocaria , muito possivelmente, a expulsão da Turquia da OTAN e uma confusão dos diabos na organização.

      2º ponto – Em meio a esta possibilidade a Turquia poderia reter as armas nucleares americanas para si em uma operação do exército turco. A Turquia viraria uma potencia nuclear da noite para o dia.

      • Gabriel…

        Dei a resposta logo abaixo…

        Se eles perderem aquele acesso, perdem por tabela o melhor acesso que eles tem para exportações marítimas para o Mediterrâneo, Atlântico e Índico… Isso causaria um terrível revés em qualquer pretensão de expansão econômica…

        No mais, basta olhar o mapa… A Rússia tem acessos ao mar muito precários… Não pra menos os russos trabalharam duro nos últimos anos para manter uma boa relação com os turcos… A Turquia é o último país da região com o qual os russos poderiam arrumar conflito…

        Se os russos tem ou não provas contra o governo turco, isso será contestado até o fim… Os americanos ( e OTAN por tabela ) não são do tipo que simplesmente abandonam seus aliados… Daí a uma expulsão turca, vai uma distância muito grande…

        As armas nucleares não poderiam ser simplesmente acionadas… Pelo que sei, o gatilho normalmente está selado por um sistema digital codificado. Considerando que as armas são americanas, então são eles que detém os meios para ativa-las. Em suam, sem código, sem bomba ( a menos, claro, que se aventurem a desmonta-la sem ter o conhecimento técnico para isso )…

      • “Se os russos tem ou não provas contra o governo turco, isso será contestado até o fim… Os americanos ( e OTAN por tabela ) não são do tipo que simplesmente abandonam seus aliados… Daí a uma expulsão turca, vai uma distância muito grande…”

        Os países ocidentais são democracias, deixa o contribuinte americano(principalmente os mormons que compõe a elite americana e mandam em muitos jornais) descobrir que o suado dinheirinho dele é usado para apoiar o homem que apoia o EI, que é o responsável pelo assassinato e tortura de milhares de cristãos…que ameaça Israel e os judeus!

        O povo europeu está com muita raiva dos
        islâmicos, no parlamentarismo os governos podem cair…a indignação popular e a mídia
        podem mover montanhas.

  18. fazia tempo que não comentava,

    a historia ai é complicada, mas acho que a turquia nao pensou muito bem ao fazer isso não, podia ter escoltado o avião para fora de seu espaço aéreo, consequências virão para a turquia isso é fato.

    • so para complementar eu tb quero que a turquia se fod*, porem nao podemos esquecer de como o cenario politico mundial é sujo né, nao tem um que se salve, nao esqueçam do que a russia tb esta fazendo na ucrania, com os “regioes” separatistas.

1 Trackback / Pingback

  1. “Abate de caça russo pode ser fator de virada nas relações Rússia-Turquia” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.