Falta de recursos pode forçar a USAF a comprar 72 novos caças F-15 ou F-16

ILA 2008 - Boeing F-15, US Air Force

 Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O F-35 Joint Strike Fighter pode não ser produzido em números suficientes para manter as atuais capacidades operacionais da Força Aérea os EUA devido a restrições orçamentais, foi o que relatou o Aerospace Daily & Defense Report.  Como resultado, a USAF está considerando preencher a lacuna com cerca de 72 caças Boeing F-15 ou Lockheed-Martin F-16, ou até mesmo Boeing  aeronaves F / A-18 E / F Super Hornet.

” Os F-15 e F-16 devem servir até 2045,  um avião totalmente novo estará pronto até lá, por hora, e os planos para modernizar os caças F-16 com radares de varredura eletrônica ativa e outras melhorias estão sendo revividas”, afirma o artigo .

Oficiais da Força Aérea dos EUA e funcionários da indústria revelaram no Defense IQ International Fighter Conference, que teve lugar 17-19 novembro, em Londres que a Força Aérea dos EUA

“está lutando para pagar  48 F-35 por ano”

Isto para manter os primeiros anos de produção em plena capacidade, revelou um oficial Sênior da Força Aérea sênior ao Aerospace Daily & Defense Report.

A taxa de plena produção está prevista para começar em 2019 e a Força Aérea dos EUA quer comprar cerca de 60 aviões em 2020, e  80 F-35 em 2021. Este ano, a Força Aérea receberá 28 F-35, ao passo que em 2016 o número está previsto para aumentar para 44.

Em 2038, a USAF pretende ter em serviço 1.763 F-35 aeronaves. No entanto, este esquema de aquisição pode não ser financeiramente viável para a Força Aérea.

“Conseqüentemente, caças F-15 e F-16 devem servir em complementaridade aos F-35 e F-22 até o final da década de 2020,”

Destaca o artigo:

A USAF está olhando para uma força baseada em três camadas, com 300 caças F-16 e alguns F-15 que estão sendo modernizados

“Cobrindo funções e disponibilizando s F-35 e F-22 em uma cenário  high-end, enquanto  o low-end, fica destinado aos F-15- F-16 que seriam completados pela  compra de 72 aeronaves (uma ala da Força Aérea) fornecendo a USAF aeronaves mais atualizadas de modo a sustentar números mínimos necessários a USAF.”

Curiosamente, um alto oficial da Força Aérea dos EUA revelou que

“A última vez que nos deparamos para esta hipótese esta era inegavelmente mais cara do que a compra em massa dos F-35. No entanto, a opção de compra de 72 aeronaves está, contudo, ainda na mesa.”

A Força Aérea dos Estados Unidos já solicitou estimativas de custos sobre a aquisição de novos caças F-15 e extensão de vida / opções de atualização.

“Também está sob consideração um plano para aumentar as capacidades de ataque eletrônico da USAF convertendo alguns F-15E com uma versão do pod Raytheon Next Generation Jammer”, afirma o artigo.

No geral, o Pentágono está planejando adquirir 2.457 aeronaves até 2038. Os custos de aquisição totais são estimados em mais de US$ 400 bilhões o que o torna o programa de aquisição mais caro da história dos Estados Unidos. Os custos de operação e de apoio durante toda a vida das aeronaves são estimados em mais de US $ 1 trilhão.

f35

O supersônico de quinta geração F-35 Joint Strike Fighter possui três variantes: a variante a de decolagem e a aterrissagem convencional F-35A para a Força Aérea dos EUA; a de decolagem curta F-35B e pouso verticais  para o US Marine Corps, e a variante de operação a partir dos porta aviões, F-35C para a Marinha dos EUA.

Fonte: Defence Blog

38 Comentários

  1. Só pressão pra baratear custos. O Programa Joint Strike Fighter é grande demais e está avançado demais para parar ou mesmo diminuir.

  2. O F-15 SE é muito melhor que o F-35 , o F-15 assim como os F-16 podem fazer frente a qualquer ameaça a superioridade aérea americana ….é melhor gastar mais tempo no F-35 e fazer o dinheiro gasto até agora pelo contribuinte valer apena do que
    lançar esse abacaxi voador (O PIOR PROJETO MILITAR AMERICANO DE TODOS OS TEMPOS)

  3. Aliás eu considero o F-35 como sendo a maior sacanagem que já fizeram com o contribuinte americano na história do EUA independente.

  4. kkkkkkkk
    rapaz…

    o Vaderuxo recebe $$ pra falar essas besteiras… só pode
    ninguem passa tanta vergonha de graça

    e o curso de piloto?

  5. A crise é mundial, não um privilégio nosso.

    E vai piorar para os estadunidenses, deixa o FMI reconhecer a moeda chinesa como moeda de reserva que aí sim a coisa vai ficar preta.

    Será o golpe de misericórdia no dólar. Segundo o próprio FMI isso deve acontecer até o final do ano. É a decadência do império terrorista.

    La como cá a água ta batendo na bunda. Nós pelo menos não estamos provocando o Dragão nem cutucando Urso com vara curta.

  6. Pelo inventário de caças ativos que a USAF tem 72 aeronaves a mais ou a menos não fazem muita diferença, seus concorrentes diretos ainda tem uma fração disso tudo.

    F-15C – 159
    F-15D – 34
    F-15E – 219
    F-16C/D – 1,017
    F-35A – 47
    F-22A – 186.
    F-35A – 47 (para avaliação)

  7. Então a conta é de cerca de 2000 caças para a Defesa Aérea americana manter apenas a sua operacionalidade…

    …Me digam como que a 8º economia do mundo, e com uma área gigantesca, pode pleitear soberania com apenas alguns míseros e antiquados caças?
    Pois nos últimos anos…
    Já tivemos bombardeiro russo voando livremente na nossa costa atlântica.
    Já tivemos navios de guerra americanos navegando a vontade nas nossas águas.
    E toda essa invasão sem o mínimo aviso, quanto mais uma simples, mas devida, autorização brasileira.
    Será que alguma vez mandamos uma dubla de caças modernos, armados, dar uma dura nesses invasores arrogantes? Claro que não.

    Culpa de quem essa vergonha de gigante inofensivo e bobão?
    Classe política profissional, que só vive disso… aposentam-se como políticos re-re-eleitos.
    Pôhh!… Chega de dar voto para esses vampiros incompetentes e pilantras.

    Agora mesmo o gigante bobão está cheio de planos para montar uma nova e poderosa FAB, entretanto com insignificantes três dúzias de novos caças, e que vão chegar ainda por cima a conta gotas… só rindo mesmo rsrsrs…
    Pois chorar não vale a pena.

  8. Poxa, quem nos dera ter que nos virar com umas dezenas de F-16 e F-15, não seria nada ruim, mas….breve nosso “Gripe H1N1” deve chegar pra acabar com essa defasagem.

  9. ééé caboclada…parece que a situação do programa abacaxi é pior do que imaginávamos mesmo …nunca antes na historia daquele pais se viu tanta bandalheira com o erário publico… e como estão ganhando dinheiro com estas “guerras contra o terror” hein caboclada?!…ta servindo bem essa “guerra ao terror”…mas ta servindo muito bem pra uma coisa…pra justificar tanto gastos e fazer a indústria de armas de lá faturar adoidado….cheguei a ver um vídeo no YouTube onde um apache usava um míssil para cada terrorista…o negocio é fazer dinheiro..e tocar o horror/terror no povo pra convencer e justificar as coisas……. 😉

  10. O F-35 e o F-22. quebraram a U.S Air Force. Se a moeda chinesa se tornar moeda de reserva internacional é que a coisa vai pegar. Hoje os Estados Unidos estão pagando dividas com dolar sem lastro. Quem não aceita apanha pela frente misseis e bombardeios. O que teve de corrupção no programa desses dois caças é muitas vezes pior que a lava jato

  11. Que baita problemao , a USAF corre o risco de ser for;ada a COMPRAR 72 F15SE ou F16block 60, isto a deixaria apenas 10 anos na frente dos principais concorrentes ,kkkkk, que peninha ! Prefiro a novela FX2 , o NG ta saindo da forma e em 10 anos ele chega na fab !

  12. o que mais me preoculpa nao e o probleminha financeiro americano,,, e sim que ate la quando os eua estiverem com este projeto finalizado , por volta de 2038 como disse ai na materia ,, o brasil corre risco de ainda estar re- modernisando ( pela milesima vez ) os f5 … nao duvidem… ???!!!!!

1 Trackback / Pingback

  1. Falta de recursos pode forçar a USAF a comprar 72 novos caças F-15 ou F-16 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.