Rússia diz que EUA são responsáveis por fortalecimento do EI

Primeiro-ministro da Rússia respondeu às críticas de Obama ao dizer que os Estados Unidos são culpados pelo crescimento do Estado Islâmico
Primeiro-ministro da Rússia respondeu às críticas de Obama ao dizer que os Estados Unidos são culpados pelo crescimento do Estado Islâmico

Moscou, 22 nov (EFE).- O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, respondeu neste domingo às críticas do presidente americano, Barack Obama, ao afirmar que os Estados Unidos são culpados pelo fortalecimento do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

“O fortalecimento do EI foi possível, entre outras coisas, pela irresponsável política dos EUA”, disse à imprensa russa após a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

Medvedev afirmou que “em vez de focar todos os esforços na luta contra o terrorismo, os EUA e seus aliados optaram por lutar contra o legitimamente eleito presidente da Síria, Bashar al Assad”.

 

 

“Uma política razoável para qualquer país, inclusive os EUA, no Oriente Médio, seja a Síria, o Egito ou o Iraque, deve consistir em apoiar as autoridades legítimas capazes de garantir a integridade estatal, e não em colocar tudo a perder”, considerou.

O representante russo declarou que “faz tempo desde que os EUA permitiram o reforço da Al Qaeda, o que resultou a tragédia de 11 de setembro” de 2001, os atentados terroristas contra as torres gêmeas do World Trade Center.

“Essas lições reforçam a ideia que lutar contra a ameaça terrorista só pode ser feita em conjunto, e não dividindo os aliados em bons e maus”, apontou.

Medvedev alertou que a invasão e tomada de reféns na sexta-feira em um hotel na capital do Mali, Bamaco, no qual morreram 19 pessoas, seis deles russos, mostra que o terrorismo jihadista não liga para fronteiras.

Ao se reunir em Kuala Lumpur com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, Medvedev pediu colaboração para criar uma ampla coalizão antiterrorista sob a égide das Nações Unidas.

Obama exigiu hoje que a Rússia mude de estratégia para focar seus bombardeios aéreos na Síria nas posições do Estado Islâmico, e não nas milícias rebeldes que querem derrubar Al Assad.

O líder americano ressaltou que o Kremlin só poderá ser “um parceiro eficaz” junto aos 65 países que já integram a coalizão antiterrorista liderada pelos EUA caso mude de estratégia.

Fonte: Exame

18 Comentários

  1. Os EUA criaram o Estado Islâmico e o fortaleceram!
    Foi uma série de trapalhadas geopolíticas e ações equivocadas dos americanos que nos trouxeram a esta situação de absoluto desastre. Obama está com uma assessoria péssima….

  2. Como todo marginal, agora a nível de país, se garantindo na gangue.
    Os princípios da cosa nostra está tomando conta do mundo sob comando americano.

      • Equivoco seu, os EUA são professores da dissimulação, aqui representada pelo PSDB.

        És um guapo ingênuo, Gabriel.

      • Não é ingenuo não, é só um muleque perdido na orfandade yanke a procura de um substituto. Adotou a Russia por oportunismo, mas curte mesmo, como todo yanke dependente, é os States. É mais um que ficou esquizo com a fracasso do seu norte. Rsrsrs

  3. “Presidente legitimamente eleito” foi ótimo, ahahahaha…

    Em eleições limpas e tão honestas quanto as que ocorrem na Rússia… 🙂

    Não obstante, o governo Barack Obama marca o ponto mais baixo da política externa americana desde a Guerra do Vietnã.

    • Parece até que você não sabe como o Bush se elegeu, Rsrsrsrsrs.
      É cada cínico prestador de serviço que aparece. Rsrsrsrs

      • Querer comparar uma democracia com a dos EUA com um país dominado por um déspota e sua camarilha de oligarcas corruptos apenas mostra seu incrível desconhecimento sobre os fatos Nhonho!

      • Shaves piada pronta, até parece que tua patria mãe é a parria das virtudes. Oh! Intelijumento, lembre-se que a crise mundial vivida até o momento foi um processo que começou com a manipulação dos mercados de lá, lembre-se dos diversos grupos tipo Enron, corruptos, lembre-se que o Obama jogou muita grana do estado americano na GM para não deixa-la quebrar, nesse capitalismo exemplar de vocês. Não é por que vc é um atucando yanke dependente que as pessoas devem ser boçais como você que vive junto com o Gabdenal num castelinho cor de Rosas em Miami. Rsrsrs

    • Encomendem uma pesquisa de popularidade na Rússia se têm duvida que Putin de fato é amado pela Russia…compreender politica é uma coisa que exige muita observação e frieza, é uma arte na qual precisamos ver a realidade como ela é e não como achamos que ela é!

      Foi por causa da visão ideologicamente deturpada da realidade que os maiores erros da humanidade foram cometidos.

  4. O Yankees são engraçados.
    Aceitam aquele regime bestial que é dos tiranos que tem como hobby ter aguias ao inves de cães.
    Patrocinam como bilhões o regime opressor dos militares no egito.
    Esses fatos mostram que não é principio de um estado para o bem sociedade.
    E sim interesses , rede de intrigas , movimento politoc , tipico de adversários de xadrez , onde a vida da sociedade não vale , e sim até um controle de humanos , onde matar é preciso , já diria os rappers do racionais.

    • Mas para a boçalidade dos yanke dependentes, esquizo reaço nazi fascista, essas coisas que você faz referencia, cada vez mais mostradas como um nervo de dentes exposto, é a virtude deles. Por que são esses caras são esquizos, uma catigoria nova de gente, diferentes de tudo que se relaciona a cidadania, patriotismo, humanidade. Eles curte a dor, em geral dos outros, mas também não as rejeitam para si em quantidades menores, rsrsrsrs, e costumam colocar a culpa nas vitimas. Existe uma definição para eles, individuos homosado-mazoquistas. Rsrsrsrs.

  5. O pior cego é aquele que se recusa a ver a verdade, tudo que acontece na síria hoje é por causa da recusa de assad em aceitar que seu país fosse saqueado pelos eua

Comentários não permitidos.