Ataques com drones alimentam terrorismo, dizem ex-operadores americanos

Drone

Em carta à Casa Branca, ex-militares dizem que uso dos dispositivos aumenta ódio contra o Ocidente e influência de grupos como o EI. “Não podemos ficar em silêncio e testemunhar tragédias como os ataques em Paris.”

Em carta direcionada à Casa Branca, quatro ex-operadores de drones dos Estados Unidos afirmaram que os ataques aéreos contra o grupo “Estado Islâmico” (EI) propagam o ódio contra o Ocidente e alimentam o terrorismo.

Segundo os antigos militares, o uso dos aviões não tripulados é “um dos motores mais potentes para o terrorismo e a desestabilização no mundo”, diz o documento dirigido ao presidente Barack Obama, ao secretário de Defesa, Ashton Carter, e ao diretor da CIA, John Brennan, e publicado no jornal britânicoThe Guardian nesta semana.

“Chegamos à conclusão de que os civis inocentes que nós matamos só aumentaram o sentimento de ódio que move grupos como o EI, servindo como ferramenta fundamental de recrutamento”, diz a carta, solicitando ao governo dos EUA que “reconsidere a sua abordagem”.

Os quatro operadores que deixaram a Força Aérea americana tinham cerca de 20 anos de experiência. Brandon Bryant, Stephen Lewis e Michael Haas eram responsáveis por gerir os sensores e sistemas de alvo dos drones e Cian Westmoreland era técnico em infraestruturas de comunicação.

Em entrevista ao jornal britânico, Bryant contou que numa operação ele e sua equipe mataram cinco pessoas e um camelo que se dirigiam do Paquistão para o Afeganistão, mesmo sem ter certeza de quem eles eram e o que estavam fazendo.

“Esperamos eles se deitarem em suas camas e os matamos enquanto dormiam. Foi um assassinato covarde”, disse.

Quando deixou a Força Aérea, Bryant recebeu uma carta em envelope fechado sobre o número de eliminações para as quais tinha contribuído: 1.626. Ele relata que o remorso o levou a desenvolver a síndrome do estresse pós-traumático.

Programa de drones

O governo de Obama expandiu o programa de drones americano para intensificar os ataques contra a Al-Qaeda e o EI no Oriente Médio, procurando não reenviar tropas terrestres à região depois das guerras no Afeganistão e Iraque.

Uma investigação feita pela plataforma The Intercept, divulgada em outubro, acusa os EUA de subestimar o número de civis mortos em ataques com drones. De acordo com o relatório, num período de cinco meses, cerca de 90% das vítimas não estavam entre os alvos pretendidos.

“Não podemos ficar em silêncio e testemunhar tragédias como os ataques em Paris sabendo dos efeitos devastadores que o programa de drones tem no exterior e nos EUA”, diz a carta.

Fonte: DW

14 Comentários

  1. Mais uma prova de que os atuais estrategistas políticos e operacionais americanos estão só fazendo burrada há anos naquela parte do mundo.

    Para acabar com o terrorismo crescente só mudando a forma de vida de seus formadores. E não lhes alimentando com mais desculpas e ódio.

    A falta de forças de ocupação pacificadoras demoradas, ou até permanentes, na Líbia, Iraque, Afeganistão etc, transformando o jeito de administração das sociedades, comunidades e cidades daquelas terras, foi o maior erro em relação ao fator terrorismo. A solução é modificar o modo de vida daqueles povos… minando suas tradições absurdas para a modernidade.
    Acabar o terrorismo só com tiros e matanças quase que cegas é um circulo vicioso de vinganças. E pior… circulo que só aumenta… com jovens sem coisa melhor para fazer entrando nele em vários países.

  2. É claro que “alimenta o terrorismo”, afinal terrorismo gera terrorismo!

    No Afeganistão, de cada 10 pessoas mortas por drones, 9 são “efeitos colaterais”, inocentes, mulheres, crianças, assassinados juntos com o alvo escolhido…

    Explodir varias pessoas inocentes ao redor de apenas um, que é considerado inimigo dos interesses do “império” , previamente condenado a morte sem julgamento…Equivale ao que fizeram agora os terroristas em Paris…
    Terrorismo da pior espécie!

  3. Pô, o cara pilota drone, volta pra casa no final do dia e ainda tem problema de ficar pensando “nos inimigos”?

    Como se matar eles com uma M4 a queima roupa fosse evitar de criar ódio.

  4. “Em carta à Casa Branca, ex-militares dizem que uso dos dispositivos aumenta ódio contra o Ocidente e influência de grupos como o EI.”
    _
    E mesmo retardados secularistas infiltrados? E o que houve no mali então ontem? os cristãos do mali usam drones?
    Segundo relatos da carnificina no hotel os terroristas separaram muçulmanos de não muçulmanos obrigando a todos a recitarem versos do livro satânico chamado Corão, que não sabia levava bala crianças inclusive.

    estes “analistas” me enojam, hoje de manhã vi em um programa vespertino um “especialistas” (professor de historia de universidade federal, porque não me surpreende?! ) dizendo que
    “Estes terroristas na verdade não são islamicos blah blah blah” e que cristãos também ´perseguem minorias com umbandistas blah blah blah”

    Claro porque vejo centenas de evangelicos invadindo terreiros aqui todos os dia com Kalashnikovs e abrindo fogo geral depois se exprodem entre eles, muito comum (#Sóquenão)

    Malditos vagabundos de esquerda que se infiltrar em tudo para distorcer e desinformar como doenças, acham que soltar a coleira de cachorros loucos como os Jihadistas vai destruir a fé cristã, isto só mostra como vcs são tolos, seus cães morde suas mãos imundas secularistas cedo ou tarde dai vcs vão vir pedindo como “madalenas arrependidas” pela proteção de soldados cristãos que compõe a maior parte das tropas ocidentais.

    E quanto a estes maricas operadores de drones que afirmaram esta besteira(se e que existem mesmo) estão “SERTOS”… Â-hã,
    deve ser melhor mesmo usar bombas burras para dizimar quarteirões, do que usar drones em ataques cirúrgicos para matar terroristas.

    E “a culpa e nossa por eles serem terroristas” segundo a logica desta gente, e como dizer quando você e assaltado
    “A culpa e sua que mandou levar dinheiro na carteira e atender celular em local publico” .
    E assim o rabo vai abanando o cachorro na (i)logica da esquerda ocidental

    Eu disse antes e repito, esta e uma geração de maricas, criados pelo marxismo cultural e pelo feminismo para serem maricas, soldados que tem medo de ir para guerra não e um soldado e um covarde, um bost@ dentro de um coturno, Deus nunca permita que estes Jihadistas tenham massa critica para nos atacar em grande escala, porque se dependermos desta geração para nos defendermos estamos fu…

    • Pérola extraida de recente entrevista concedida pelo ator Antonio Fagundes.

      – Entrevistador: É verdade que mulheres vão mais ao teatro que os homens?

      – Antonio Fagundes: Mas isso é o nosso habitual em teatro, a gente tem de agradecer sempre ao sexo feminino, porque sem elas não haveria arte, o homem realmente não se interessa muito por teatro, dança, música.

      – Entrevistador: Acha que é coisa de veado?! Você não teve essa pressão?

      – Antonio Fagundes: Sabe o que é engraçado? Na minha época tinha até uns grupos de teatro homofóbicos, tinha grupo que você não entrava se você não fosse espada, como se diz hoje. O Teatro de Arena era um grupo assim, era tudo comunista.

      – Entrevistador: Não tem comunista veado (risos)…

      Falou um veterano do teatro!

      Ele tem razão, na verdade é entre os extremistas de direita que se econtram mais pessoas que reprimem suas tendência homossexuais, as encobrindo com uma espécie de “capa preta” de negação…

      Quanto mais estes enrustidos se reprimem, mais sua pulsões homossexuais latem dentro de si!

      E aquilo que os fascistas reprimem dentro de sí mesmos, passam a exteriozar e projetar em terceiros, que muito frequentemente são classsificados como comunistas, esquerdistas, feios, sujos, etc e tal…Contra os quais nutrem raiva irracional, raiva esta, que na verdade nada mais é do que a repressão de suas própria homossexualidade, raiva de si mesmo…

      Há! Não sou comunista,más tb não tenho raivinhas cegas contra eles. Em resumo: sou espada!

      • Desculpe cidadão não acompanho teatro brasileiro, os atores veteranos são bons, mas as peças muito ruins(Tirando Nelson Rodrigues claro) e entendo menos ainda de viadagem, não tenho entendimento do assunto como você que parece ser especialista, me abstenho de comentar.

  5. Dizer que muitos dos operadores desses drones são simples mocinhas ou rapazes até com espinhas de adolescência ainda no rosto, que de forma totalmente ilesa e anônima, tiram a vida de pessoas reais (entre as quais crianças) exatamente como se fossem jogadores de videogame.
    Se trata de uma realidade bélica moderna difícil de digerir. Lembra um pouco aquele antigo ato de envenenar os poços de água do inimigo… ação mortal que acabava matando mesmo aqueles do outro lado que não carregavam armas para lutar.
    Ação covarde? Pois é… Dá para qualificar doutro jeito?
    Mesmo os pilotos que jogaram as bombas atômicas no Japão ainda se expuseram a certo perigo. Coisa que todo combatente, que vai para campo, numa guerra corre dum jeito ou de outro. O que dizer então dos milhares de policiais pelo mundo que enfrentam bandidos cara a cara?
    Existirá alguma atenuante, dentro da consciência, para as mortes de centenas de inocentes sobre os ombros desses invisíveis operadores de drones?

  6. Vou dizer uma coisa para vcs , esse negócio de combater terrorista só por drone é coisa de pamonha igual o sr Barack Obama….melhor colocar aviões Super Tucano pilotados por pessoas com exata ciencia do que esta acontecendo em tempo real , isso reduziria muito a possibilidade de erros.

  7. É claro que alimenta o terrorismo, porque alimenta o ódio… os caras ficam putos da vida vendo os fila da mãe dos EUA só de boa mandando um brinquedinho de controle remoto pilotado por um muleque que nunca meteu na vida, um nerd paspalho que mata os outros pensando que está jogando vídeo game… o cara larga bombas e mísseis, mata um monte de inocentes e vaza fora independente da merda que fez sem nenhuma punição.

    O que será que vai ser a reação da pessoa teve esposa, pai , mãe e filhos mortos por uma bomba jogada por um bosta dessas… o cara vai dedicar o resto da vida dele a matar pelo menos 10 americanos ou 10 de seus ajudantes , a vingança se torna a ultima opção dessa pessoa que teve a sua vida destruída e o resultado é o ataque terrorista mesmo, porque não há outra alternativa de se vingar… e ainda por cima junta a fanatismo religioso totalmente contrário ao pregado pelo ocidente aí junta a fome com a vontade de comer.

    Não estou defendendo os terroristas, só estou colocando os senhores no lugar deles, essa é a dura realidade que vem acontecendo por lá… cada vez que uma bomba explode naquela terra nascem 10 terroristas e um ódio 10 vezes maior floresce , isto nunca irá acabar… e a culpa é dos EUA sim que foi quem mexeu com os caras que estavam quietos resolvendo as broncas deles, na terra deles, por questões deles… quem foi lá querer controlar o destino as leis e a economia a política etc… por pura ganacia, querendo expandir sua democracia na marra no país dos caras, portanto eles são os culpados pelo surgimento do terrorismo.

    E o mais impressionate e mais revoltante é que esses desgraçados ainda tentam usar essa força em seu próprio proveito, como tentaram no caso da síria e foram desmascarados, gerando ali uma geração de terroristas em escala industrial, não existe escala que meça o grau de sem vergonhisse dos Norte Americanos na condução de sua política externa.

    ISSO É UM FATO QUE NÃO ACEITA CONTROVÉRSIAS, PORÉM O CHORO É LIVRE, ESPERNEIEM PUXA SACOS DOS MALDITOS YANKES !

    • Zanguief
      21 de novembro de 2015 at 10:15

      “fila da mãe dos EUA só de boa mandando um brinquedinho de controle remoto pilotado por um muleque que nunca meteu na vida, um nerd paspalho que mata os outros pensando que está jogando vídeo game… ”

      Você descreveu exatamente como é o vadinho kkk

  8. Se fosse eu que dissesse algo tão obvio, a manada reaço nazo fascista yanke dependente certamente fariam listas de criticas dentro suas normais irracionalidades, mas vindo de ex militares, e ainda por cima yankes, já antevejo uma serie de apoios com lambeção de sacos e botas. Rsrsrsrsrs.

  9. Hoje os EUA necessitam do terrorismo para se manter, vender, comprar ..etc ..etc ..em fim .. pra tudo .
    .
    .
    *******************
    .
    Donald Trump defende restabelecimento da tortura por simulação de afogamento
    .
    Donald Trump, candidato às primárias republicanas para as presidenciais dos Estados Unidos de 2016, disse hoje que é favorável ao restabelecimento da simulação de afogamento, um método de interrogatório considerado como tortura.
    .
    (*)fonte: http://www.sapo.pt
    .
    .
    **********************
    .
    Os americanos merecem o Donald Trump para presidente … bem feito para eles.

  10. “FBI incentivou atos terroristas em operações infiltradas

    O FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos americanos para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas, montadas depois dos atentados do 11 de setembro, segundo um relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) divulgado nesta segunda-feira.Em muitos dos 500 casos de terrorismo analisados por tribunais americanos desde 2001, “a promotoria americana e o FBI tiveram como objetivo muçulmanos americanos em operações clandestinas de contraterrorismo abusivas, baseadas na condições religiosa ou étnica”, denuncia o informe da HRW.A conceituada organização estudou 27 casos, com a ajuda da Escola de Direito da Universidade da Columbia. Foram examinados os processos de investigação, acusação e as condições de prisão de dezenas de pessoas. Foram compilados 215 testemunhos, entre acusados, processados, advogados, juízes e promotores.“Em alguns casos, o FBI pode ter criado terroristas a partir de pessoas que respeitavam a lei, ao sugerir a ideia de realizar ações terroristas ou ao encorajar o alvo a agir”, diz o texto, que considera que metade das condenações são resultado de operações infiltradas. Em 30% dessas situações, o agente infiltrado joga um papel ativo na tentativa de atentado.“Muitas das pessoas nunca teriam cometido um crime, se as forças de ordem não as tivessem estimulado, impulsionado e até mesmo pago, para cometer atos terroristas”, explicou Andrea Prasow, uma das autoras do trabalho.O relatório cita o caso de quatro indivíduos de Newburgh (Estado de Nova York) acusados de ter planejado atentados contra sinagogas e uma base militar americana. De acordo com o juiz do caso, o governo “proporcionou a ideia do crime, os meios e lhes abriu o caminho”, transformando em “terroristas” pessoas “de uma bufonaria digna de Shakespeare”.Segundo a ONG, o FBI busca pessoas vulneráveis, com problemas mentais ou intelectuais. Outro do caso apresentado é de Rezwan Ferdaus, de 27 anos, condenado a 17 anos de prisão por pretender atacar o Pentágono com pequenos drones carregados de explosivos. Um agente do FBI reconheceu que Fergus apresentava “claramente” problemas mentais, mas que isso não impediu o policial infiltrado de planejar o atentado.”

    o uso intencional e indiscriminado destes drones sobre populações civis do oriente médio senhores tem como objetivo inflamar a região…insuflar caos, desestabilizações e perturbações…mas principalmente por o mundo contra o oriente médio e vive versa…para criarem o cenário que querem e terem justificativas convincentes para suas movimentações obscuras…por trás disso tudo esta uma guerra velada e de quarta geração do ocidente para conter os Brics em especial Russos e Chineses…impedir aproximações e estabelecimento de relações dos Russos e Chineses com países estratégicos da região como Iran e Síria…os Brics representam ameaça ao ocidente pois atualmente se expandem principalmente pelo o oriente médio e atlântico sul estabelecendo acordos econômicos e estratégicos com os países das regiões…tomando assim áreas de mercados e influencia desta gente pelo o mundo…fazendo-o perder força para este bloco rival e ameaça a sua hegemonia que se constitui hoje os Brics…

    orquestrar um ataque de falsa bandeira como fizeram no 11 de setembro foi uma excelente estratégia para conquistar as mentes e os corações das massas e assim conseguir desculpas para poder grampear telefones, e-mail’s, fax, celulares fixos, telefones móveis, redes sociais, torturar pessoas, invadir outros países e obter informações privilegiadas….Tudo em nome da “SEGURANÇA NACIONAL”…tratam-se senhores de atos perpetrados pelo próprio governo estadunidense para acusar inimigos externos, assim justificando guerras, invasões, repressão militar, revoluções, prisões, cerceamento das liberdades civis…

    SENHORES….vcs já repararam que estes “grupos terroristas” El e Boko Haran nunca realizaram um único ataque contra o estado/povo judeu até hoje?!..qual sempre é o primeiro/principal alvo de qualquer grupo terrorista fundamentalista islâmico?!….rs….

    não se enganem senhores…muito destes grupos terroristas de hoje como o EL e o boko haram não passam de mercenários teleguiados da cia….não lutam por causa alguma e sim para inflamar e instaurar a instabilidade na região…sabotar governos locais que busquem aproximações com os Brics…com nações rivais dos EUA hoje como a China e a Rússia…ingênuos ou alienados aqueles que acham que os eua são os defensores da liberdade e da democracia, vide o estado que se encontra países como líbia, Afeganistão, Iraque entre outros…

    Inúmeras guerras têm sido travadas pelos eua diretamente e por mãos alheias…as forças especiais dos eua operam de forma sigilosa e aberta em mais de 130 países semeando perturbações…

    os eua são hoje os principais fomentadores, financiadores e promotores do terrorismo pelo mundo…são eles que estão por trás das principais ações terroristas da atualidade…

1 Trackback / Pingback

  1. Ataques com drones alimentam terrorismo, dizem ex-operadores americanos | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.