Em meio a controvérsia, Lokheed inicia contatos para o programa KFX

kfx14Tradução e  adaptação: E.M.Pinto
Sugetsão: Dragão Vermelho

Funcionários da Lockheed Martin e do departamento de defesa americano visitarão a Coréia esta semana. A vista destina-se a iniciar as discussões acerca da transferência de tecnologias relacionadas ao projeto KF-X.

A visita considerada de alto nível pela DAPA ( agência Sul- Coreana) será devotada a avaliação do progresso e inspeção do governo dos EUA à transferência de 21 tecnologias sensíveis para a Coréia.

No centro da discussões esá o progresso do programa KF-X que se destina ao desenvolvimento de aviões de combate de 4,5 Geração a ser incorporado em 2025. em substituição da frota combalida de caças F-4 e F-5 da Força Aérea Sul Coreana.

Ao longo do seu desenvolvimento, o programa enfrentou um grande revés depois que o governo dos EUA se recusou a permitir à Lockheed a transferencia de quatro principais tecnologias relacionadas ao F-35,  as quais, incluiam o radar AESA, ECM e outras tecnologias de furtividade. Segundo a DAPA o KF-X não será uma aeronave plenamente “Furtiva”, mas a tecnologia para reduzir a secção transversal de radares (RCS) será aplicada e esta tecnologia faz parte do pacote solicitado a Lockheed.

Estas tecnologias haviam sido acordadadas como forma de compensação no contrato de aquisição de 40 caças F 35 para a Força Aérea da Coréia do Sul.  Em meio as crescentes críticas na época, o ministro diretor da DAPA, Chang Myoung-jin, afirmou que o governo dos EUA prometeu aprovar a exportação das restantes 21 tecnologias. 

images (1)Nesta quarta feira, dia 18.11, o discurso coreano tomou outra conotação através de uma mudança sutil de sua posição, especialmente quanto às 21 tecnologias .

Autoridades Sul Coreanas não se refutam no entanto em destacar a obrigação contratual da Lockheed Martin em transferir as tecnologias, observando que, embora a empresa apresente novos itens a serem entregues a Coreia, os quais, não constavam na lista original, a Lockheed deve cumprir o contrato de compensações no montante acordado.

A observação foi interpretada pelos analistas internacionais como uma clara indicação de que a lista de tecnologias a serem transferidas pode ser alterada após a inspeção por parte do governo dos EUA.

10 Comentários

  1. Uma das muitas amostras da “seriedade” do EUA no que tange ACORDOS/CONTRATOS na área de defesa.

    .
    Quem Mandou Acreditar…
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Muito bem apontado meu caro Konner. Muito bem apontado.
      Costumo dizer, aqui, por causa desses vira latas, costumamos ser os soldadinhos do passo certo, sempre contra nós. Os States fazem tudo que censuram nos outros. Inclusive criam ONGs para lhes prestarem serviços internacionais, que no seu território não tem poder algum, Mas aqui damos um valor enorme a esse cartório que eles montaram no mundo, e que através de seu controle permitem única e exclusivamente a eles quebras de regras. Por isso cercam todos aqueles países que ostentam independência e um sentido de sobrevivência e soberania como uma força que suplanta o poder de seus vira latas. Sds.

    • O negocio desta gente é só Clientelismo senhor konner…O clientelismo é uma ferramenta utilizada para enfraquecer o capital social e humano de uma determinada localidade, ou de uma nação por inteiro…Ao se privilegiar a obtenção de benefícios oriundos de entes externos a uma localidade, ocorre o enfraquecimento das relações horizontais, homem a homem; cidadão a cidadão, diminuindo a capacidade de colaboração destes indivíduos e ampliando a competição por mais recursos exógenos, e que não geram riquezas locais. Este processo gera um círculo vicioso que ao longo do tempo é capaz de desmobilizar completamente uma comunidade..Como nota característica o cliente fica em total submissão ao patrão….

      A guerra de propaganda, o lobismo e os esquemas de sabotagem aqui neste pais para mantê-lo como uma republica de bananas estará sempre em movimentação enquanto a maior parte do povo deste pais for maldito & vira lata…..REPITO, REITERO E RATIFICO…A Corrupção não é um privilegio de políticos….Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…. Representante real daqueles que o colocaram no poder!.. Um governo consiste no reflexo de seu Povo….Se ha aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…Cada povo tem o pais que merece:

      http://www.opopular.com.br/editorias/politica/pf-descobre-macumba-na-casa-de-collor-revela-jornalista-1.980174?ref=yfp

      http://videos.bol.uol.com.br/video/collor-posta-video-com-carros-voltando-para-a-casa-da-dinda-04024C9C3860D8B15326

      • e ainda falam de pós venda Russo e não sei o que…mas é isto que eu não entendo…..porque são e inexplicavelmente ainda continuam sendo o segundo maior exportador do mundo de material de defesa….perdendo apenas pra esta gente dos eua cuja maior parte de seus negócios só se dão assim…através de joguetes e manobras sujas..como no caso ai da Coreia do Sul e recentemente Turquia e França…mas eu realmente não entendo como estes Russos continuam vendendo…eu não consigo entender porque que esta gente que compra deles ainda continua comprando…mesmo com este pós venda tão alardeado pelo o ocidente…rs……

  2. Até quando essa gente vai acreditar em transferência de tecnologia? Tecnologia se desenvolve. Custa caro, leva tempo e exige vontade política e projeto de nação. O resto é balela…

  3. Um detalhe pouco noticiado: as 4 tecnologias recusadas não se referem à tecnologia em si mas apenas aos dados necessários para fazer a integração dessas 4 tecnologias aos equipamentos coreanos livremente. Uma vez construído o avião a Coréia não queria depender da assistência e permissão dos eua para modificar e integrar armamentos coreanos a tais equipamentos pois isso limitaria a autonomia estratégica do país além de revelar dados de suas armas aos gringos. Pelos planos a primeira leva de avião utilizaria radar e outros equipamentos estrangeiros enquanto desenvolve seus próprios equipamentos a tempo para serem instalados na segunda leva. Com a recusa dos gringos o país modifica seus planos e acelera o desenvolvimento dos equipamentos previstos para a segunda leva para serem instalados na primeira leva.

1 Trackback / Pingback

  1. EM meio a controvérsia, Lokheed inicia contatos para o programa KFX | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.