Três atentados em um mês: qual a força atual do ‘Estado Islâmico’?

Estado Islâmico" assumiu autoria de 3 atentados internacionais recentemente
Estado Islâmico” assumiu autoria de 3 atentados internacionais recentemente

O grupo autodenominado “Estado Islâmico”, que assumiu a autoria dos atentados que deixaram pelo menos 129 pessoas mortas em Paris, despontou na cena internacional em 2014, quando conquistou grande parte do território da Síria e do Iraque.

Nas últimas semanas, porém, o grupo aumentou seu escopo de ações e assumiu a autoria de grandes ataques internacionais: a derrubada de um avião no Egito, bombardeios em Beirute e, agora, atentados em Paris.

Os ataques ocorrem no momento em que o grupo está sendo atacado por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, com efeitos sobre os territórios controlados pelo grupo no Oriente Médio.

Veja abaixo cinco questões sobre a atual força do grupo extremista.

Qual o tamanho do território controlado pelo EI?

Em setembro de 2014, o então diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo dos EUA, Matthew Olsen, disse que o EI controlava grande parte da bacia dos rios Tigre e Eufrates – uma área do tamanho do Reino Unido, com cerca de 210 mil quilômetros quadrados.

Sete meses depois, militares americanos disseram que o “Estado Islâmico” perdeu cerca de um quarto de seu território no Iraque – equivalente a entre 13 mil e 15 mil quilômetros quadrados – mas que sua área de influência na Síria continuava a mesma, com perdas em outras áreas compensadas com ganhos em outras.

Mas esses dados não necessariamente refletem a situação em terra. Na verdade, militantes do EI exercem controle absoluto apenas sobre uma pequena parte deste território, que inclui cidades e vilarejos, ruas principais, campos de petróleo e instalações militares.

Inteligência dos EUA diz que EI já controlou área equivalente ao tamanho do Reino Unido
Inteligência dos EUA diz que EI já controlou área equivalente ao tamanho do Reino Unido

Eles têm liberdade de movimento nas vastas áreas inabitadas fora do que o Instituto para Estudos da Guerra chama de “zonas de controle”, mas ele teriam dificuldades se fossem forçados a defendê-las de uma ofensiva.

Também não há informações precisas sobre o número de pessoas que vivem atualmente em áreas sob controle total ou parcial do EI na Síria e no Iraque. Em março de 2015, o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha estimou-as em cerca de 10 milhões.

Nas áreas em que o EI implementou sua rígida interpretação da sharia (lei islâmica), mulheres são forçadas a usar véus completos, decapitações públicas são comuns e não muçulmanos são forçados a escolher entre pagar um imposto especial, se converter ou morrer.

E os alvos fora da Síria?

Nas últimas semanas, o EI começou a reivindicar autoria de ataques fora de seu território. Um grupo egípcio ligado ao EI, a Província do Sinai, disse que derrubou um avião de passageiros na península do Sinai, matando as 228 pessoas a bordo.

Eles não deram detalhes sobre o ataque, mas Reino Unido e Estados Unidos disseram que provavelmente a queda da aeronave foi causada por uma bomba.

O “Estado Islâmico” também diz ser autor de explosões simultâneas na capital do Líbano, Beirute, que deixaram 41 pessoas mortas. Militantes do movimento libanês Hezbollah estão lutando na vizinha Síria ao lado do presidente Bashar al-Assad, inimigo do EI.

E agora, pelo menos 129 pessoas morreram em uma onda de ataques em Paris. O “Estado Islâmico” disse estar por trás da onda de violência, e o presidente da França, François Hollande, descreveu os atentados como um “ato de guerra”.

Mulher se solidariza com vítimas em Paris; pelo menos 129 morreram
Mulher se solidariza com vítimas em Paris; pelo menos 129 morreram

Em fevereiro de 2015, o diretor de Inteligência Nacional dos EUA, James Clapper, disse que o EI poderia reunir “algo entre 20 mil e 32 mil militantes” no Iraque e na Síria.

Mas ele ressaltou que houve uma “desistência substancial” em suas frentes desde o início dos ataques da coalizão liderada pelos EUA em agosto de 2014. Em junho de 2015, o vice-secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que mais de 10 mil combatentes do EI haviam sido mortos.

Para diminuir os efeitos das perdas humanas, o EI teria recorrido à conscrição obrigatória em algumas áreas.

Mas um grande número de combatentes não é nem iraquiano nem sírio. Em outubro de 2014, o diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, Nicholas Rasmussen, disse ao Congresso americano que o grupo havia atraído mais de 28 mil combatentes estrangeiros. Pelo menos 5 mil seriam ocidentais.

Milhares de combatentes estrangeiros se uniram ao EI na Síria e no Iraque
Milhares de combatentes estrangeiros se uniram ao EI na Síria e no Iraque

De onde vem o dinheiro do grupo?

Acredita-se que o “Estado Islâmico” seja o grupo extremista mais rico do mundo. Inicialmente, eles dependiam da riqueza de doadores privados e instituições de caridade islâmicas no Oriente Médio que desejavam retirar Assad do poder. Apesar de este dinheiro ainda ser usado para financiar a ida de combatentes estrangeiros para a Síria, o grupo consegue se financiar sozinho.

Minorias étnicas como os yazidis são alvo do 'Estado Islâmico'
Minorias étnicas como os yazidis são alvo do ‘Estado Islâmico’

O Tesouro americano estimou, em 2014, que o EI poderia ganhar US$ 100 milhões por semana com a venda de petróleo cru e produtos refinados para intermediários que os contrabandeavam para a Turquia e o Irã, ou os vendiam para o governo da Síria.

Mas acredita-se que ataques aéreos contra a infraestrutura petroleira impactaram essa renda.

O pagamento de resgate de sequestros também gerou cerca de US$ 20 milhões para o EI no ano passado. Mas o grupo também arrecada milhões de dólares por mês extorquindo pessoas que vivem em áreas sob seu domínio, além de realizar roubos e saques.

Minorias religiosas são obrigadas a pagar um imposto especial. O EI também lucra com roubos a bancos, venda de antiquidades e ao roubar e controlar a agricultura e criação de animais.

Mulheres e garotas sequestradas também são muitas vezes vendidas como escravas sexuais.

Qual o objetivo do EI?

Em junho de 2014, o EI declarou oficialmente o estabelecimento de um “califado” – um Estado governado segundo a sharia, pelo representante de Deus na Terra, o califa.

O EI pediu que muçulmanos pelo mundo jurassem fidelidade a seu líder – Ibrahim Awad Ibrahim al-Badri al-Samarrai, mais conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi – e migrasse para o território sob seu controle.

O “Estado Islâmico” também disse que outros grupos jihadistas pelo mundo deveriam aceitar sua suprema autoridade. Muitos já o fizeram – entre eles, vários ramos da rival al-Qaeda.

O grupo afirmou que viu com bons olhos a possibilidade de enfrentar diretamente a coalizão liderada pelos EUA, vendo isso como um anúncio do confronto do fim os tempos entre muçulmanos e inimigos descrita em profecias apocalípticas islâmicas.

O grupo afirma que seu objetivo é erradicar obstáculos para restaurar a ordem de Deus na Terra e defender a comunidade muçulmana contra infiéis.

Fonte: BBC Brasil

18 Comentários

  1. A verdadeira força do EI e o secularismo ocidental, que os financia com intenções globalistas escusas,acham que podem controlar e manipular uma força deste tipo mas não podem, só estão sacudindo um vespeiro enquanto se lambuzam de melado.
    .
    Se vocês não falam árabe hoje e não vivem sobre a lei da SHARIA, agradeçam unicamente a este homem: CARLOS MARTEL (Charles Martel).
    Mais importante que compartilhar bandeirinha da França é aprender a história e compartilhá-la. Isso tem um resultado tremendamente maior. Se quiserem compartilhar algo verdadeiramente honrado, compartilhem isso:
    Saibam mais sobre este verdadeiro herói medieval e libertador da Europa aqui:
    http://heroismedievais.blogspot.com.br/…/os-antepassados-de…
    JE SUIS CHARLIE… MARTEL!!!!

    • Perfeito , acrescento apenas que , interesses pessoais movidos pela arrogancia ,ganancia e os grandes desvios de conduta do alto-clero ,acabaram por incentivar e espalhar a ideia da pratica secularista no ocidente , no unico momento em que o clero , monarcas , nobres e o povo pensaram e agiram juntos , surgiu este e outros libertadores , porem tempos depois ,as picuinhas e frescuras habituais retornaram , mas eh como vc disse mesmo , o cristianismo existe apenas por causa de sucessivas situa;oes de SORTE , sorte por ter surgido caras diferentes no momento certo e em lugares certos , SOMOS PRODUTO DA SORTE , a regra seria SHARIA ,kkkkkkkkkkkkk,trevas e tribus ! A China e INDIA tambem tiveram momentos e pessoas iluminadas que os livraram desta desgra;a !

    • Pulguento nazistinha, querendo pregar em pleno século XXI uma cruzada santa .. Hahahahah ….com esse papo da idade medieval .. hahahahah …., já basta os fundamentalista jihadistas agora é mais essa … os fundamentalista sionista … hahahahah
      .
      É bem o estilo da Sociedade Thule …. buscar no passado medieval as bravatas dos heróis daquela época … hahahah … deve ter se inspirado no Rudolf Heß só pode … Hahahahh …
      .
      Cai na real pulguento … Hahahahah
      .

      ****************************
      .
      Vídeo mostra helicóptero Apache dos Estados Unidos escoltando os terroristas do ISIS na Síria.
      .
      “Esse vídeo veio à tona provando de uma vez por todas, que os Estados Unidos não só criou o chamado grupo terrorista”ISIS” mas os militares dos EUA estão agora protegendo-os ativamente”
      Veículos do comboio mostram claramente a bandeira negra do ISIS. . . mas o helicóptero dos EUA sequer sem disparar um único tiro contra eles

      .
      (*)fonte: http://noticia-final.blogspot.com.br/2015/11/helicoptero-dos-eua-protege-comboio-dos.html
      .
      .
      VÍDEO
      .

      .https://www.youtube.com/watch?v=xumgKOggxdU
      .

    • Como sempre, irmão, claro, preciso e profundo conhecedor em suas estupendas colocações… AD SUMUS… e pau na caterva vermelha…

  2. BBC sempre manipula a verdade . Os compradores do petróleo do Estado Islâmico são países Europeus, Turquia e Israel.
    Os EUA sabem muito bem quem são esses países , mas faz vista grossa porque são aliados deles. Compram petróleo do Estado Islâmico a preço de banana.

    A BBC ainda tem coragem de dizer que o petróleo do Estado Islâmico vai pro Irã e governo da Síria.Isso é tremenda desinformação para proteger identidade dos verdadeiros compradores de petróleo de sangue.

    • O Tesouro americano estimou, em 2014, que o EI poderia ganhar US$ 100 milhões por semana com a venda de petróleo cru e produtos refinados para intermediários que os contrabandeavam para a Turquia e o Irã, ou os vendiam para o governo da Síria.

      Mas acredita-se que ataques aéreos contra a infraestrutura petroleira impactaram essa renda.

      Neste lamaçal de palavras laçadas pela imprensa Americana omiti-se multo da verdade. Putin da uma dica, pois para o mesmo não é difícil interceptar petroleiros ou outros meios usados para envio da carga aos seus compradores, e ainda: Pesa fortes suspeitas que os EUA seja dos principais interceptadores do PetroGuerraEI, o que explica a situação de comodidade Americana com a baixa do preço petróleo e sua abundancia, a lorota do Xisto terá nova versão amanhã mas vai dar em pizza como antes.

  3. Virou consenso:
    Até candidato a presidência já está dizendo…

    —————————

    Exército Islâmico é cria dos EUA, diz democrata

    Debate dos candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos, ocorrido na noite de ontem, foi tomado pela discussão sobre terrorismo, depois da sexta-feira 13 em Paris; o ponto alto ocorreu quando o senador Bernie Sanders (esq.), o melhor nome da disputa, responsabilizou os Estados Unidos pela instabilidade atual no Oriente Médio e afirmou que a invasão do Iraque, apoiada por Hillary Clinton, “foi a pior decisão de política externa dos Estados Unidos em toda a sua história”; Sanders disse ainda que a intervenção no Iraque teve como consequências o fortalecimento do Exército Islâmico, responsável pelos ataques em Paris

    15 de Novembro de 2015

    247 – O debate entre os candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos, promovido ontem pela emissora CBS, teve seu ponto alto quando um dos pretendentes, o senador Bernie Sanders, responsabilizou a política externa norte-americana pela tensão no Oriente Médio e pelo terrorismo na Europa, que fez mais de uma centena de vítimas em Paris na última sexta-feira.

    “A invasão desastrosa do Iraque, à qual eu me opus frontalmente, desorganizou toda a região e permitiu a ascensão não apenas da Al-Qaeda como também do Estado Islâmico”, disse ele. “Foi a pior decisão de política externa dos Estados Unidos em toda a sua história”.

    O questionamento de Sanders tocou numa ferida de Hillary, que, como senadora, apoiou a invasão do Iraque em 2003, pelo governo de George W. Bush, motivada pelas falsas acusações de que o regime de Saddam Hussein possuía ligações com o atentado de 11 de Setembro de 2001 e também desenvolvia armas de destruição em massa.

    Desde a queda de Saddam, não houve mais estabilidade política no Iraque e o Exército Islâmico, que assumiu a autoria dos ataques em Paris, hoje controla a região de Mosul, uma das mais importantes áreas petrolíferas do país.

  4. Devidamente confrontados e tratados , nao passam de uns retardados que nao gostam da ideia de serem finitos , por isso se apegam a idiotices que lhes dao garantia dde vida eterna , a unica maneira de lidaar com pessoas que possuem este grau de demencia eh com fogo e ferro , se agir como os baitolas europeus secularistas , eles logo dominam , sao como TIRIRICAS de jardim !

  5. No começo do texto tem a frase “coalizão liderada pelos eua” parei de ler nesse ponto!

    Os EUA foram os reais causadores da instabilidade na região desde a invasão forjada no iraque e por nos ultimos anos alimentando terroristas “moderados” com armas e dinheiro… interessante e como alguém poderia explicar a existencia de terrorista moderado! Enfim, não sou fã da Russia más são os unicos a lutarem com transparencia e o minimo de moralidade, o resto e mi-mi-mi desta tal coalizão!!

    Um abraço.

    • uma verdadeira Hidra onde a fonte de seus recursos são praticamente ilimitadas/inesgotáveis…Arábia Maldita serve apenas de intermediaria para ocultar/encobrir os verdadeiros titereiros deste grupo mercenário…

  6. “Três atentados em um mês”

    A derrubada de um avião russo no Egito pelo EI , não está todavia comprovada…

    Inclusive parece que não foram achados indícios de explosivos no avião e corpos dos passageiros, o que enfraquece bastante a hipótese de um atentado com bomba a bordo.

    • Bem,

      agora está confirmado pelo próprio Kremlin, que foi uma bomba mesmo…Ao contrário do que supus acima, foram encontrado vestígios de explosivos no avião e corpos.

Comentários não permitidos.