França fica em estado de alerta após dia mais violento desde a 2ª Guerra

Paris está tomada por policiais e soldados; moradores são orientados a ficar em casa
Paris está tomada por policiais e soldados; moradores são orientados a ficar em casa

Poucas horas após o mais violento ataque da história francesa desde a Segunda Guerra Mundial, imagens da madrugada deste sábado mostravam uma Paris quase deserta – algo bastante sintomático para aquela que é uma das mais boêmias metrópoles do mundo.

Relatos dão conta de que as poucas pessoas que tentaram sair às ruas foram orientadas pelos mais de 1.500 soldados que tomaram a cidade a se recolherem – mesmo pedido da prefeitura parisiense e da polícia desde o início dos ataques que deixaram mais de 120 mortos e um rastro de feridos na noite desta sexta-feira.

A França amanhece em estado nacional de emergência pela primeira vez desde 2005 – o decreto permite às autoridades a fechar espaços públicos, impor toque de recolher e restrições à circulação de veículos e pessoas.

Embora suas fronteiras tenham sido fechadas, serviços de trem, como o prestado pela Eurostar entre Paris e Londres, devem ser mantidos. Pelo Twitter, a empresa confirmou que as viagens continuarão, mas ofereceu aos passageiros a possibilidade de remarcar seus tickets.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os aeroportos ficarão abertos e operando. Já escolas e universidades da região de Paris amanheceriam fechadas, diziam as agências de notícias.

Pessoas foram retiradas da casa de shows Bataclan em estado de choque
Pessoas foram retiradas da casa de shows Bataclan em estado de choque

Em meio a informações ainda desencontradas sobre o número de vítimas e de autores dos ataques mortos, um promotor afirmou a jornalistas que cúmplices dos atentados ainda poderiam estar à solta.

Até a publicação deste texto, nenhum grupo havia reivindicado os ataques. Relatos apontavam que oito dos autores haviam morrido, sete deles após acionarem cintos suicidas.

O clima de insegurança chegou aos Estados Unidos, onde algumas grandes cidades, como Nova York, afirmaram que reforçariam sua vigilância nos próximos dias. A Bélgica anunciou um aumento no controle de suas fronteiras, especialmente a que a liga com a França.

Ao falar com a imprensa do lado de fora da casa de shows Bataclan, cenário de maior parte das mortes, o presidente francês, François Hollande, classificou os atentados como “uma abominação e um ato bárbaro” e disse que o país travará uma luta “sem misericórdia” contra os “terroristas”. Ele cancelou sua viagem à Turquia, onde participaria do encontro do G20.

Líderes mundiais, como presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, prestaram solidariedade e ofereceram ajuda à França.

O presidente François Hollande foi até o Bataclan após mortes registradas no local
O presidente François Hollande foi até o Bataclan após mortes registradas no local

Sequência de horror

Confira a sequência dos acontecimentos, no horário local, de acordo com os relatos tornados públicos até a publicação deste texto:

21h20: Primeiros ataques foram reportados em áreas boêmias não distantes da praça da República, uma das principais da cidade e palco frequente de manifestações políticas e populares.

21h30: Enquanto a seleção do país jogava contra a Alemanha no estádio Stade de France, no norte da cidade, a primeira de ao menos duas explosões foi ouvida. O presidente francês, que assistia à partida, foi retirado do local às pressas.

Segundo relatos ainda não confirmados, houve a ação de ao menos um homem-bomba e o ataque a restaurantes nos arredores da arena.

Após a partida, torcedores ficaram no gramado à espera de informações. Nos túneis, os jogadores das duas seleções assistiam aos desdobramentos da tragédia pela cidade – os alemães permaneceram no local pelo menos até as 2h30.

om medo, torcedores tomaram o gramado do Stade de France após o fim da partida
Com medo, torcedores tomaram o gramado do Stade de France após o fim da partida

21:50: Disparos foram registrados em um café ao sul do local onde ocorreram os primeiros atentados. Segundo uma testemunha, dois homens abriram fogo em um café.

22:00: A casa de shows Bataclan se tornou palco do pior ataque. Com 1.500 lugares, o espaço estava com todos os ingressos vendidos para a apresentação da banda de rock norte-americana Eagles of Death Metal.

Homens com armas automáticas abriram fogo contra a plateia e fizeram reféns. Duas horas depois, a polícia invadiu o local. Cerca de 80 pessoas morreram.

Também houve relatos de ataques em outras áreas, como a avenida da República e o Boulevard de Beaumarchai, próximo à praça da Bastilha.

Fonte: BBC Brasil

25 Comentários

  1. Onde estão os paspalhos que classificaram como teoria da conspiração a incursão de terroristas em meio aos refugiados? cadê os especialistas em tudo que não se pronunciam?
    SDS
    E.M.Pinto

    • Estão dizendo que é tudo culpa dos “americanófilos” e dos “sionistas” mestre Edilson, e daqui a pouco vão dizer que a solução para os franceses é eleger a neonazi da Marine Le Pen.

      Sds!

      • ‘Sujeito’…

        Aqui está dizendo que a culpa foi do próprio Hollande…

        http://www.orientemidia.org/hollande-admite-que-franca-entregou-armas-a-grupos-armados/

        “Enquanto o Ocidente tenta separar os chamados “moderados” de grupos terroristas, outros países têm alertado para a impossibilidade de fazer essa diferença, porque seus membros mudam frequentemente de lado, dependendo da remuneração recebida.

        Sem citar nomes, esta semana o governo de Damasco criticou alguns países que pretendem “combater o terrorismo”, quando na verdade o patrocinam.”

        Poi é…. 😀

        P.S – mas……quando mesmo que israel putenphinha irá bombardear as usinas nucleares Iranianas? 😀

        P.S – depois do Irã esta Marine Le Pen é o seu segundo fetiche, hem ‘sujeito’? rsrsrs!

    • Meu caro, o mundo parece estar sendo governado por Jumentos os quais só pensam em seus grupos políticos e de interesse sem se preocupar em nada com seus cidadãos ou nações. A leniência com o terrorismo e facções que prestam serviço aos seus interesses derrubando e sabotando nações os cega completamente a ver que o “inimigo do meu inimigo” não é e nunca será meu amigo.
      A Europa está em sério risco hoje e, queiram ou não, os Russos já haviam identificado isso antes.
      Para acabar com isso precisam dar um ultimato à Turquia e AS para parar de intermediar recursos aos tais “moderados” (piada) e deixar que os russos exterminem todos os grupos armados de mercenários na Siria, Libia e Iraque… só assim começarão a ter pelo menos medo… e depois deve-se iniciar uma caçada em toda a Europa.
      Fico só pensando aqui onde não temos controle de nada e o estado parece ter perdido definitivamente o rumo… as Olimpíadas prometem se não nos prepararmos para não sermos usados como bucha de canhão no meio dos interesses mundiais…

    • Áustria construirá muro na fronteira com a Eslovênia
      .
      O governo austríaco anunciou nesta sexta-feira (13) a construção de um muro de cerca de quatro quilômetros na fronteira com a Eslovênia com o propósito de controlar o crescente fluxo migratório.
      .
      (*)fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/272753-9
      .
      .
      (…)No final de agosto, a Áustria anunciou a intensificação da vigilância em zonas limítrofes, depois da descoberta de 71 imigrantes mortos em um caminhão abandonado no estado de Burgenland, perto da fronteira com a Hungria.
      (…)

    • “Onde estão os paspalhos que classificaram como teoria da conspiração a incursão de terroristas em meio aos refugiados?”

      Estão no face fazendo cara de paisagem e perguntando sobre O desastre de Mariana MG chefe (Como se uma tragedia disseminasse outra)

    • “E.M.Pinto
      14 de novembro de 2015 at 8:52

      Onde estão os paspalhos que classificaram como teoria da conspiração a incursão de terroristas em meio aos refugiados?”

      paspalhos não….o termo mais apropriado é Abestados…abestaaadddoosssss.. 😉

      Allahu Akbar… ?

      Allahu Akbar… ?

      https://www.youtube.com/watch?v=4yQYy_TyUes

  2. Milícia fascista não é “suposição”. Está ali, nas barbas do ministro Cardozo
    .
    Os fotógrafos dos jornais, hoje, puderam ver o clima bélico e os apetrechos de guerra – porretes, cassetetes e sprays de pimenta – nas mãos de diversos integrantes do movimento “pró-impeachment” que acampou no gramado diante do Congresso.
    .
    (*) fonte: http://tijolaco.com.br/blog/milicia-fascista-nao-e-suposicao-esta-ali-nas-barbas-do-ministro-cardozo/
    .
    .
    .
    (…)Não são garotos, são marmanjos, gente que não está “no embalo”, mas age de caso pensado e é organizada.
    .
    Porque é um grupo, do contrário não faria sentido o sargento reformado da PM que foi preso ontem ter dez furadores de coco, pontiagudos, capazes de funcionarem como punhais. (…)

    • Defensores de um governo fascistas chamando os adversários de fascismo… típico de PASTÉIS DE VENTO… 🙂

      “QUEM PLANTA PASTEL DE VENTO COLHE IMBECILIDADE”
      by Juju braziguaio… 🙂

  3. E.M.Pinto, meu caro, você como conhecedor de cada um desses deveria citá-los, para não permitir que se passassem por altistas por aqui, fazendo de conta que não se identificam nesse questionamento. Sds.

  4. Povo desarmado é vítima fácil quando temos inimigos em nosso próprio território. Se cada francês carregasse uma arma o número de vítimas teria sido menor pois a resposta seria imediata. Da mesma forma se cada brasileiro puder andar armado, os narco criminosos terroristas e traidores que infestam o país, não teriam tanta liberdade de agir. Deveríamos ter direito a portar armas nos mesmos calibres que os inimigos da sociedade, fuzis por exemplo, criando células de cidadãos voluntários patriotas armados em cada bairro, treinados e sincronizados pelo exército, a nação seria mais capaz de se defender tanto de ameaças externas como de internas. E como voluntário, cada cidadão que se habilite a participar, deve arcar com os custos de seu armamento e treinamento na defesa da sociedade apoiando as forças de segurança quando necessário. E caso ele não queira fazer parte do corpo de patriotas, terá o mesmo direito de armar-se e ser treinado no mesmo padrão dos voluntários, para futura eventualidade.

    • Não tenho a intenção de contrariá-lo, mas as pessoas armadas não impediriam homens bomba, como os que se detonaram no clube da França. Apenas misturariam espalhados partes de corpos e armas.Sds.

      • Isso é relativo. Se os homens bomba seguram uma arma de cano longo usam as duas mãos. A não ser que segurem o gatilho da bomba junto a arma. Antes de entrarem no recinto cidadãos armados próximos poderiam impedi-los sofrendo o risco de explodirem junto, o que é inevitável pois todos sofrem revista antes de entrar, em boates por exemplo, revelando os explosivos, obrigando uma reação dos terroristas, e o estrago seria menor. Um guarda volumes para armas deve ser fornecido aos cidadãos que pretendem entrar, cofres, na entrada. Assim todos poderiam chegar armados, guardar suas armas em um cofre, passar pela revista e entrar. Em bares/restaurantes, que não fazem revista, os terroristas ao entrarem poderiam ser abatidos em tempo hábil por vários cidadãos armados e o estrago é menor. Se mesmo assim explodirem as bombas, fariam mais cedo pois estariam sob fogo dos cidadãos, o tempo para usar armas de mão seria curto pois encontrariam resistência. Se explodirem o artefato sem dar sinal disso só uma revista na entrada garante menor risco. De qualquer forma eles não teriam tanta liberdade de sair atirando em desarmados. E quem se opusesse a eles, se morresse, cairia atirando, o que é melhor que cair morto sem revidar. Só o fato de saber que muitos estarão armados e revidarão já vai dissuadir e diminuir o raio de ação do inimigo, com armas de mão, não com cinturão de bombas. Para combater o uso das bombas só mesmo a revista em áreas de acesso dos perímetros de segurança, camadas de controle onde houver eventos com grande acúmulo de pessoas, o que implica em impedir a entrada de cidadãos armados também. Para tal um serviço de “guarda volumes móvel para armas” na entrada de perímetros protegidos deve ser fornecida pela polícia aos cidadãos. Porém nem todas as regiões da cidade estarão dentro do perímetro de controle e os cidadãos armados são o único meio de defesa. Mesmo que o terrorista exploda e leve pessoas de bem com ele o ato terrorista será mais curto, com menos estrago e possivelmente antes da área de maior acúmulo de pessoas, pois enfrentará resistência mais cedo dos cidadãos armados fora do perímetro de segurança.

      • Meu caro, se fosse fácil assim, Israel não construiria um Muro daquele tamanho. E olha que lá com sabemos os caras estão bem armados e desconfiam até de moscas. Ou por que você acha que fizeram aquele murão?

      • Em Israel, quando acontece um atentado, geralmente é com bomba ou faca, com armas se ouve menos falar. E na maioria das vezes os homens bomba detonam antes de entrar. Tudo isso devido ao controle nas entradas. Não falei em muros mas falei em perímetro de segurança com revistas nas entradas e serviço de cofre para armas em eventos com grande acúmulo de pessoas. Tudo isso é montado e desmontado assim que o evento acaba e as pessoas vão para casa. Fora desse perímetro as pessoas retornam a estar armadas. O perímetro de segurança em casas de show tem entrada usando a mesma lógica. E todos que quiserem estarão armados fora desses perímetros, ou seja, na rua e onde não houver perímetro de segurança, estabelecimentos em geral. Não falei que tudo isso é infalível, é sim uma forma do cidadão resistir, de se manter alerta e equipado para agir em tempo real, de reduzir os danos frustrado os planos dos terroristas disparando contra eles, de não ficar esperando ser sacrificado para as causas dos terroristas. e caso seja inevitável morrer atirando.

  5. A França deve agradecer que o atentado ao Stade de France por alguma razão falhou, posto que seguramente estes homens bombas deveriam acionar seus dispositivos quando da entrada do público e não após o início da partida, caso estas bombas tivessem estourado no meio da multidão hoje estaríamos contabilizando mais algumas centenas de mortos e feridos.

    Quando as autoridades russas informaram que os serviços de inteligência haviam detectato a entrada de milhares de terroristas na Europa em meio a onda de refugiados, muitas vozes apregoaram que era uma jogada política da Rússia para criar um clima de insegurança social, infelizmente esta aia comprovação, e muito provavelmente outros eventos como estes irão acontecer.

    Que o Ocidente continue com seu discurso hipócrita de apoiar os terroristas moderados, continue e armar os grupos rebeldes libaneses, para que o sangue de mais inocentes seja derramado em nome de uma política intervencionista.

1 Trackback / Pingback

  1. França fica em estado de alerta após dia mais violento desde a 2ª Guerra | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.