Forças de Operações Especiais se preparam para as Olímpiadas 2016

12248232_908637179229316_5894851879011245797_o

Marinha, Exército e Aeronáutica e agências públicas de segurança se integram para agir em situações contraterror e de combate urbano

Goiânia, 13/11/2015 – O Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro realiza, até esta sexta-feira (13), treinamento conjunto com as Forças Armadas, visando garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. O adestramento integra as unidades de Operações Especiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e tem como tema o combate urbano e ações contraterrorismo.

Coordenado pelo Ministério da Defesa junto ao Comando de Operações Especiais do Exército (Copesp), o exercício teve inicio, no último domingo (14), e ocorre na sede do Copesp, em Goiânia (GO). Além das Forças Armadas, integrantes da Força Nacional e da Policia Rodoviária Federal também participam do treinamento, que possui dentre os principais objetivos fomentar a integração na atuação conjunta das Forças e das agências públicas de segurança.

12247952_908637019229332_5796835531717064185_o

O coronel Alessandro Visacro, comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), que integra o Copesp, expõe em quais situações o treinamento desempenhado no local é utilizado pelos militares. “Em Operações de Garantia da Lei da Ordem (GLO), operações de patrulhamento faixa de fronteira e operações urbanas”, exemplifica. O BFEsp é um centro de comando operativo da Força Terrestre responsável por planejar e conduzir as operações especiais.

Uma das ações realizadas durante o treinamento foi a entrada tática, que é o momento em que os militares das Forças Especiais adentram em compartilhamentos, simulando ações de combate urbano. Cerca de dez militares percorrem os cômodos mobiliados com objetos e alvos de papelão e entram ação atirando com munição real, conforme as instruções passadas anteriormente pelos orientadores. Estes compartilhamentos fazem parte da estrutura física do Copesp e são usados para oferecer maior realidade a esses tipos de treinamento.

Os integrantes das Forças Especiais possuem nível diferenciado em relação aos outros militares e podem ser considerados a tropa de elite das Forças. O tenente Thiago Pontes de Miranda do Batalhão de Ações de Comando de Operações do Exército conta um pouco sobre a experiência de participar desta equipe. “Para mim tem grande valia porque quando atuava na tropa convencional não adquiria a experiência operacional que estou obtendo aqui”, compara.

importância de treinamentos como o que é realizado em Goiânia foi destacada pelo comandante de Operações Especiais, general Mauro Sinott Lopes. Ele explica que os participantes do curso irão replicar o que aprenderam para as agências públicas de segurança estaduais como as policias estaduais, a defesa civil, entre outros.

O general salienta ainda que o treinamento deve ser concluído até o dia 1⁰ de maio de 2016, quando haverá a chegada da Tocha Olímpica para os Jogos Olímpicos. Sinott ressalta que as Forças Armadas atuam como Comando Conjunto em grandes eventos, unificando os meios da Marinha do Brasil, do Exército e da Força Aérea. “As três Forças vão atuar de forma complementar com os meios de segurança pública durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016”, explica.

12241080_908636602562707_2928093928983988233_o

O comandante de Operações Especiais destaca que este trabalho conjunto não começou neste ano para as Olimpíadas. “Estamos aperfeiçoamento as melhores práticas que ocorreram em outros eventos como Copa das Confederações em 2013, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo”, finaliza.

O adestramento

O treinamento conjunto contraterrorismo e de combate urbano contou com a participação das Forças de Operações Especiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, dentre eles; o Comando de Operações Especiais do Exercito (1º Batalhão de Forças Especiais e 1º Batalhão de Ações de Comandos); o Esquadrão de Aeroterrestre de Salvamento da Força Aérea Brasileira; o Batalhão de Forças Especiais, da Força de Fuzileiros da Esquadra, e o Grupo de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil.

Fonte: Ministério da Defesa

10 Comentários

  1. Em aceitando a realizacao dessa farsa chamada Olimpiada no Brasil, tal qual aceitou a realizacao da Copa do Mundo em 2014, o governo petista revela sua bancarrota. Nunca foi alternative para a classe trabalhadora do Brasil. Fez de tudo para agradar os tubaroes da financa internacional, mas a fome desses e insaciavel.Tal qual Dracula quanto mais sangue humano ele bebe mas ele precisa beber. Agora que eles perceberam que o limao PT esta seco, eles vao descarta-lo.Quando leio noticia sobre as Olimpiadas, eu penso, PT merece o que esta colhendo. Colhe o que plantou.

    • Vc ta errado pastel de vento , o limao nao ta seco , quem estah quase seco e o brasil , seu partidao tem muita grana , 15 anos roubando deixa qualquer um cheio de euros , a unica coisa certa que vc disse foi chamar os empresarios de vampiros insaciaveis , mas errou propositalmente em tentar colocar a caterva esquerdopata como ssendo suas vitimas ,kkkkkk, foram socios , assuma qque sabes disso e que ateh ganha para trollar a favor da quadrilha !

      • vc esta errado teropode. Nunca simpatizei com o PT porque nunca fui social democrata., mas nao posso negar, que foi um partido com bases popular e por isso conseguiu fazer leis contra o povo, que o governo de Cardoso nao conseguiria., Vc pode considerer os banksters de Wall Street e Fundo Monetario Internacional parte do empresariado. Eu os considero parasitas, mafiosos e crim,inosos, um peso no pescoco da humanidade.

  2. PQP , utilizaram uma foto de um afro descendente morador do morro, utilizando uma camiseta velha como uma mascara ,kkkkkkkkkkk, entao a INTELIGENCIA tem como amea;a maior a a;ao de traficantes , se for , estao enganados ao CUBO , em epoca de festejos e potenciais consumidores de poh , dificilmente os chefoes do trafico deixariam seus zumbis criarem problema para os turistas (clientes ) , ja as delega;oes dos paises que combatem contra os capetas , sim ,estas precisam de prote;ao , mas concerteza estas na;oes ja providenciaram suas seguran;as , o IRA”por exemplo conta com a prote;ao de seus agentes e dos membros do hesbolah que ja estao na triplice ! NAO paira duvidas contra as capacidades dos guerreiros , e sim contra o direcionamento das a;oes !

  3. A Escritura Sagrada diz :

    Esforçai-vos pela paz, buscai a paz , trabalhai pela paz ,etc .. mas aos que o Senhor para defender essa mesma paz , cabe :

    Rom 12:18
    18 QUANDO FOR POSSÍVEL,quando depender de vós, tende paz com todos os homens.

    Joel 03:09
    Sendo assim, proclamai isto entre as nações: Preparai-vos para a guerra! Convocai os guerreiros! Juntem-se todos os homens de guerra e ataquem!

    Jer 06:04
    Preparai-vos para enfrentá-la na batalha! Levantai-vos, subamos em pleno meio-dia! Ai de nós, que o dia declina e as sombras da tarde já se estendem! 5Levantai-vos, marchemos durante a noite e destruamos as suas fortalezas!…

    Jer. 38:07
    7Prepara-te; estejas pronto para a batalha, tu e todas as multidões reunidas ao teu redor, e assumas o comando delas.

    Mat 10:34
    Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;

    João 16:1,2
    “Tenho-lhes dito tudo isso para que vocês não venham a se escandalizar.
    Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

    https://www.youtube.com/watch?v=S1LCmZAjKZU

  4. Eu não estou acreditando muito é na Politica de Inteligência, este é o grande calcanhar de aquiles do Brasil.O segundo ponto é equipamento mesmo , estamos defasados.

  5. Isso é o reflexo de nossa sociedade RACISTA,caro Teropode.
    Sendo uma sociedade racista ( quase nazista), suas instituições como filhos dessa sociedade, seguem seus dogmas e valores ( para não dizer, des valores).
    O pior de tudo, é que somos racistas e não aceitamos nosso racismo.
    Aceitamos nossa cultura Branca, Indígena; mas não aceitamos nossa rica e forte cultura Africana.
    Bando de canalhas racistas e falsos.

    • Cultura africana NUNCA foi rica… aliás, vc desconhece até o que vem a significar o termo “cultura”… cultura é TÉCNICA… sociedades tribais não possuem cultura, mas tradições… cultura pressupõe conhecimento técnico, mesmo que empírico, que se possa usar em benefício de sua sociedade… sabe porque no Brasil se alude tanto a cultura africana, porque, assim como a indígena???… é que são culturas tribais fáceis de se dominar… não se engane… a África não se desenvolve porque vive ainda uma cultura tribal… onde as tribos deixaram de existir e surgiram as sociedades nacionais, as nações prosperaram… estude o tema… saudações…

1 Trackback / Pingback

  1. Forças de Operações Especiais se preparam para as Olímpiadas 2016 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.