Com mais de cem mortos em casa de shows, França vive ataque mais letal de sua história recente

Série de atentados e explosões atingiu a capital francesa e deixou dezenas de mortos e feridos
Série de atentados e explosões atingiu a capital francesa e deixou dezenas de mortos e feridos

Os atentados desta sexta-feira em diversos pontos de Paris foram os mais letais cometidos na França em sua história recente.

Segundo autoridades francesas, cerca de cem pessoas morreram na casa de shows Bataclan, que foi tomada por atiradores e seus frequentadores foram feitos reféns.

Três dos atiradores estariam entre os mortos.

Outras cerca de 40 pessoas foram mortas em outros ataques a tiros ou explosões realizadas em outras partes de Paris, também segundo autoridades.

Antes disso, em janeiro, 17 pessoas morreram ao longo de três dias em Paris, em uma série de ataque que começou com o atentado contra a revista satírica Charlie Hebdo.

Na ocasião, os irmãos Saïd e Chérif Kouachi mataram 12 pessoas no ataque contra o semanário. Pouco depois, uma policial municipal foi morta e, um dia depois, quatro pessoas também foram assassinadas, dessa vez em um supermercado judaico no leste da capital.

Os três suspeitos dos ataques em Paris foram abatidos em cercos policiais na sexta-feira.

Bomba em trem

O mais grave ataque anterior havia ocorrido em 1961, quando 28 pessoas morreram na explosão de uma bomba em um trem ligando Estrasburgo, no leste do país, a Paris.

Em janeiro, ataque ao 'Charlie Hebdo' deixou 17 mortos
Em janeiro, ataque ao ‘Charlie Hebdo’ deixou 17 mortos

Esse ataque teria sido planejado pela chamada “Organização do Exército Secreto” (OAS, na sigla em francês), que defendia a presença francesa na Argélia.

Em 1995, uma onda de atentados na França atribuídos oficialmente a extremistas argelinos do Grupo Islâmico Armado (GIA), entre eles o ocorrido na estação de metrô Saint-Michel, matou oito pessoas e deixou quase 200 feridas.

Outros ataques com explosivos em 1996, na estação de Port Royal, mataram quatro pessoas e deixaram cerca de uma centena de feridos. Estima-se que esse atentado, muito semelhante aos de 1995, também tenha sido cometido pelo GIA, mas nesse caso não houve provas oficiais.

Fonte: BBC Brasil

8 Comentários

  1. Normal , que futuro esperar de na;oes que elegem RUSSOS como inimigos mor e regeitam o fato deque o inimigo real ja estah dentro do seu territorio , escondidos dentro das comunidades primitivas , agora so lhes restam aguardar o empalamento geral , Solu;ao ? Sim ,temos , extrema direita ou extrema esquerda , nao se combate demonios distribuindo rosas e chocolates , deram as costas para o cordeiro e preferiram abra;ar os lobos , agora aguentem !

  2. a própria inteligência francesa esta por trás disso…eles facilitaram e permitiram que estes terroristas entrassem no pais e realizassem estes ataques para o governo conseguir justificativas para estabelecer as leis anti imigração em seu pais…acham mesmo que um pais como a França seria tão relaxada e desorganizada para não identificar e impedir uma coisa dessas?!..os motivos por trás disso tudo são o atual problema da europa com a taxa de natalidade/fertilidade de seus países…que ano após ano cai vertiginosamente enquanto que a de imigrantes, muçulmanos europeus principalmente, aumentam exponencialmente..em vários países da europa hoje programas de incentivos ao aumento da taxa de natalidade de europeus nativos são fomentados como na Alemanha e França..as taxas de natalidade de 28 países europeus estão em queda desde 2008 aponta pesquisa do Instituto Max Planck de Pesquisa Demográfica, na Alemanha, de acordo com a BBC…a Alemanha com a menor taxa de natalidade de todos foi o mais recente país europeu a anunciar incentivos para casais que tenham filhos….o pacote de incentivos inclui dois meses de licença do trabalho, remunerados, e 1.800 euros por mês para pais que queiram tirar mais tempo de licença…em toda a Europa o declínio da natalidade preocupa pois não está havendo reposição da população…diante desse fator aliado à alta natalidade dos imigrantes alguns países já vêem o fantasma do dia em que os descendentes de imigrantes serão mais numerosos do que os locais….outro motivo por trás disso tudo também esta a atual explosão de refugiados vindos da Síria que tem como um dos principais destinos justamente este pais…

    • Eu concordo mas não afirmo… quem afirma tem que provar… então, apenas considero a possibilidade… mas o que importa é que a Europa tá acordando… ou pode ser seus últimos espasmos de vida…

  3. Essa PORQUEIRA desse Charlie Hebdo fez deboche do atentado contra as 224 pessoas mortas na queda de um Airbus A321 da companhia de aviação da Rússia.
    .
    Estou ansioso para ver agora o deboche que eles irão fazer deste atentado na França.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Constata-se que o objetivo da maioria dos neo ateus(Os Militantes Radicais) é não respeitar crença nenhuma mas ficar se fazendo de vítima sem ninguém atacar….São tão proselitistas quanto os religiosos……..Entram nas câmaras legislativas para tentar aprovar leis que criminalizam a religião…Tentando destruir crenças que estão aqui há muito mais tempo que a deles….Querendo que a maioria se dobre ao que eles “querem”…Impor que a sociedade seja como eles….Tudo isso sem o menor respeito…..

      Querem tirar ou marginalizar os professores/cientistas que tem religião do meio acadêmico….Querem abolir as festas religiosas e um monte mais de outras coisas….Na Europa conseguiram até proibir as pessoas de desejarem “feliz natal”….Só porque estes militantes radicais querem……Querem porque querem remover todos os símbolos religiosos de órgãos públicos…Se isto não for intolerância eu não sei o que mais é…..

      O ponto central de toda a história é a maioria dos neo ateus quererem ser aceitos justamente pelo que eles declaram ser….Sem oferecer em contrapartida respeito nenhum à crença dos outros…Por trás da aura de sapiência que tentam exibir tem sempre um ditador sanguinário que tenta reprimir a expressão de ideias e impor sua militância ideológica…
      militantes neo ateus só tem um objetivo…libertinagem e promiscuidade….apenas isso…se não o fosse jamais seriam tão sedentos contra a religião pois REPROVA a imoralidade…..a desconstrução da fé alheia é por demais cultuada por alguns que não desejam que a MAIORIA reprove seus comportamentos….

    • o neo ateísmo é uma forma de religião….enquanto o verdadeiro cristianismo centraliza sua fé em Cristo a militância ateísta(juntamente com o radical marxismo ou feminismo já que são ideologias revolucionarias de cunho também secularista) não adora nada….é uma fé de fábulas na qual todo indivíduo(na prática) fabrica deuses segundo seu próprio feitio….os neo ateus fazem até mesmo proselitismo ..eles forçam comunidades inteiras ou grupos inteiros de pessoas a se curvarem diante de suas crenças..forçar sua descrença sobre os outros parece ser o compromisso sagrado dos ateus…eles não toleram nenhuma oposição …não deixam nenhum espaço para a filosofia “viva e deixe viver” e são determinados a buscar e destruir tudo que tenha alguma ligação com Deus….

      • O que é “liberdade de expressão” e quem tem direito a ela?… Aquela garota que se manifestou contra o goleiro Aranha tinha esse direito?… e o bispo evangélico neopentecostal que ofendeu a imagem de uma santa não usou sua liberdade de expressão?… e o bullying não é uma liberdade de expressão?…

        Liberdade de expressão permite afrontar a liberdade de crença?..Não se pode confundir liberdade com libertinagem….A liberdade de expressão não pressupõe o direito a ofensa….. Temos a obrigação de respeitar a opinião do outro assim como respeitar as religiões….. Fala-se muito em direito mas esquece-se dos deveres…. Se nós queremos respeito devemos primeiro respeitar o outro…..Nojento é ironizar, expor ao ridículo, atentar contra uma crença ou cultura seja ela qual for!!…..

        LIBERDADE DE EXPRESSÃO é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação sem censura….A liberdade de expressão passa PELO RESPEITO AO PRÓXIMO E ÀS SUAS ESCOLHAS….. O limite dessa liberdade vai até o ponto onde começa o direito do outro de igual forma ou maneira… ou seja….. a sua liberdade de expressão termina onde começa a liberdade do semelhante……onde impera o desrespeito…impera a intolerância e a irracionalidade….se vc quer respeito porque então não respeita?…..Não faças aos outros o que não queres que te façam…

1 Trackback / Pingback

  1. Com mais de cem mortos em casa de shows, França vive ataque mais letal de sua história recente | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.