Forças do governo rompem cerco imposto por jihadistas a aeroporto militar. Vitória é a mais importante para tropas de presidente Bashar al-Assad, desde o início da ofensiva aérea russa, em setembro.
As tropas do presidente Bashar al-Assad romperam nesta terça-feira (10/11) o cerco imposto pelo grupo extremista “Estado Islâmico” (EI) ao aeroporto militar em Aleppo, na Síria. A base aérea foi cercada pelos jihadistas há quase dois.
Um grupo de soldados conseguiu entrar no aeroporto pelo oeste e alcançar tropas sírias que estavam dentro da base aérea. Em comemoração, os militares dispararam para o ar.
A televisão estatal transmitiu o avanço do governo ao vivo do lado de fora do aeroporto e afirmou que “um grande número de terroristas do EI” foi morto na ação. Uma fonte militar disse ainda que o Exército está trabalho para garantir a segurança da base aérea.
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1kMlGOE” standard=”http://www.youtube.com/v/2pULujtqoHE?fs=1″ vars=”ytid=2pULujtqoHE&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep1700″ /]
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos ressaltou, porém, que combates entre o EI e forças de segurança do governo prosseguiram ao redor do aeroporto. Segundo a ONG, se a base aérea estiver completamente segura, ela poderá ser usada pela Rússia na ofensiva, em Aleppo, contra os extremistas que detém metade do controle da cidade.
A base aérea foi cercada por combatentes do “Estado Islâmico” no início de 2014, após os jihadistas assumirem o cerco que havia começado em 2013 por uma coalizão formada por diferentes grupos rebeldes. A vitória é mais significativa sobre os extremistas desde o início da intervenção russa.
A ofensiva para quebrar o cerco no aeroporto começou no final de setembro e foi apoiada por ataques aéreos russos, além de tropas do Irã e combatentes do Hisbolá.
A vitória veio no mesmo dia em que pelos menos 22 pessoas morreram e 62 ficaram feridas na explosão de dois morteiros em Latakkia, um reduto do regime sírio. Esse foi um dos piores bombardeios ocorrido na cidade.
A guerra civil na Síria já dura quatro anos e deixou mais de 250 mil mortos, sendo que 74 mil eram civis, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
CN/rtr/afp/lusa
senhores…estes grupos “moderados” que atuam na Síria foram criados para um único propósito..servir de atravessador de armas, equipamentos, suprimentos e orientações dos eua para aquele grupo de mercenários a serviço da Cia…o EL…é o estratagema que adotam para encobrir suas ações atrozes e criminosas…
Serah que irao agradecer aos russos ou a ALAH ? gratidao nao habita o cora;ao deste povo !
O que 1 (um) pequeno regimento aéreo russo não faz hein…imagine se levassem uns três.
essa guerra o putin só ganha se usar uns 20 topol.
Sr Felix;
.
.
Não só armas Topol más também, uns S-400….. que provavelmente estes S-400, já estejam na Síria como destino final a USAF ….os tipo F-22 e F-15 .. rsrss
.
As noites síria, prometem ser uma daquelas inesquecíveis para os pilotos americanos naquela região .. 😉
.
****************
.
Especialista: Sistema de defesa antiaérea S-400 Triumf não tem paralelo
.
O especialista em defesa Konstantin Sivkov se mostrou impressionado com o sistema antiaéreo russo S-400 Triumf. Ele afirmou que o complexo não tem paralelos em todo o mundo em termos de capacidades de combate.
.
(*) fonte: http://br.sputniknews.com/defesa/20151111/2717390/S-400-nao-tem-paralelo.html
Cada passo que a coalizão comandada pela Russia dá para ocupar as áreas que antes era ocupada pela ISIS; é um avanço da diplomacia russa no Oriente médio e o retrocesso do poder americano por lá.
.
Hoje os americanos tem que buscar no terrorismo mundial, nos aloprados e nos golpistas de plantão, a manutenção do seu Status quo, deve ser o desespero de uma elite global que se vê sem mais serventia neste novo milênio .. desespero esse que se vê em outras elites ultrapassada e Anacronismo como todos conservadorismo tem .. rsrsr
.
Aos poucos se vê o desenho de uma nova era onde os EUA não terá mais a sua supremacia como era antes,
.
A instituição petrodólares, vai terminar mais cedo que se podia esperar, a determinação dos russos em atingir em cheio o poder financeiro americano ( o Dollar ) … a cada dia está sendo dilapidado pelas bombas dos aviões russos e pelo exército de sarracenos xiitas e sírio.
.
Guerra de nervos EUA vs China
.
Os Estados Unidos estão aparentemente furiosos ao longo dos últimos golpes ao dólar, como um reforço yuan está despertando uma resposta intensificada. O mundo está acompanhando em vídeo a partir de uma exibição de mísseis balísticos deslumbrantes sobre a Costa Oeste dos EUA que foi programado com o último anúncio a moeda da China
.
(*)fonte: [ undhorizontenews2.blogspot.com.br/2015/11/guerra-de-nervos-eua-vs-china.html ]
.
.
(…)China deu mais um passo para impulsionar o uso global do yuan, dizendo que vai começar a negociação direta com o franco suíço, como a nação empurra o seu caso para o status de reserva em moeda do Fundo Monetário Internacional (…)
Banco do Brics pode se contrapor ao FMI
.
Na noite desta segunda (9), o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães ressaltou a importância do Banco do Brics como contraponto ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional, “que são instrumento das grandes potências para impor políticas econômicas”, defendeu. O economista Luiz Gonzaga Belluzzo não só destacou o papel do banco, como propôs que ele seja utilizado para capitalizar a Petrobras.
.
(*)fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/272604-2
Em direção a uma inversão da situação no Oriente próximo
.
Os dias da «Primavera árabe» estão quase no fim. A partir de agora, a Casa Branca e o Kremlin estão redesenhando os contornos do «Grande Oriente Médio ». No entanto, o seu acordo, que foi celebrado antes da intervenção militar russa na Síria, ainda pode ser modificado pelas alterações no equilíbrio do poder. Não há nenhuma prova de que Moscou irá aceitar a estabilização da Síria ou ignorar a partição da Turquia e da Arábia Saudita, que estão prestes a começar. Em qualquer caso, a agitação futura irá modificar o status quo que tem estado em vigor nos últimos cinco anos. A maioria dos poderes implicados, portanto, está lutando para mudar de lado antes dos outros jogadores.
.
(*)fonte:http://www.voltairenet.org/article189163.html
Enquanto isso,
os sauditas e os Emirados Árabes Unidos estão retirando suas forças terrestres do Iêmen e estão terceirizando sua guerra com soldados/mercenários do Sudão, Mauritânia, Senegal e da Eritreia, bem como mercenários da Colômbia…
Após a retirada dos Emirados Árabes Unidos, os Houthis recuperaram várias cidades do sul do Iêmen e estão planejando para recapturar a base aérea de Al-Anad, perto de Aden.
O fato da Rússia ter aceitado eleições na Síria, pode ter certeza que é porque eles sabem que Asaad vai ganhar, democraticamente falando. Assim como na Criméia a Rússia pode ter feito pesquisas secretas de campo e constatado a popularidade de Asaad.
E essa noticia de que a TV transmitiu tudo ao vivo.
Eu tenho conversado também com alguns refugiados sírios e com pessoas que ainda estão em Aleppo, e eles morrem de amor por Asaad, dizem que ele foi o melhor presidente da Síria e que ele iniciou uma abertura no pais, e que era provável que acontecesse eleições mesmo sem o inicio das revoltas.
Eu caredito na coalisão pro Siria.
Sr. Cabeça de Jarro,
Não é os “amigos-da-Síria” ?…. ou é ? …. rsrsrs .. este grupo de altruísta e filantrópico de escorpiões … que tem como figuras de ações ilibadas como; John McCain,Hillary Clinton,George Soros, e todo o sultanado saudita como mecenas que ajuda um grupo de coitados e indefesos contra a tirania do Assd e que hoje é conhecido por ISIS . 😉
Eu acredito que se continuar assim o EI vai ser varrido da Siria e de muitos Paises,meu medo é que vem se esconder no Brasil,com estes politicos bandidos daqui que aceitam tudo para ficar no poder nos roubando,ai estamos nós aqui criando cobras para nos morder.
Sr. Vilson Fadell;
Fundamentalistas já estão aqui … por exemplo,os jihadistas que tem por alcunha “bancada da bala” ? … isso sem falar dos messiânicos, como os Cunhas da vida ….. que usam a Bíblia como se fosse tijolos para emparedar a liberdade individual.
.
Olha que nem estamos falando dos “homens-bombas” que adoram explodir bombas em diretório ParTidários com Coquetel Molotov e inundam os sites com ameaças de morte contra autoridades constituídas ou então, perseguem pessoas só pela suas posições políticas, em especial nas churrascarias,shops, livrarias , . etc ..etc.
E o que falar daqueles que assaltaram bancos e mataram prefeitos por ai hein pelego?… rsrsr tem que rir de tanta bobagem que vc defeca no teclado.
terrorista igual a bomba no rio centro .
Ué, mas eles estão no governo? rsrsrsr…. Diferente de vcs pelegos eu não defendo bandido ou corrupto como vcs adoram fazer….
Muito bom indagação.
Sr. Vilson Fadell não precisa temer, pois como dizia o deputado Tiririca, pior do que está não fica. Se os celerados do EI vierem para cá serão apenas “fichinhas” perto do plantel de cobras, estas sim, criadas e bem nutridas que tem o seu covil no Congresso Nacional.
Quando os Estados Unidos falam que vão aumentar ajuda para os terroristas moderados em centenas de milhões isso é desculpa para enviar armas para Estado Islâmico e outros grupos terroristas na Síria. Logo que os EUA entregam essas armas para os considerados moderados, rapidamente eles repassam essas essas armas para EI, Al Nusura e outros. Essa papo de moderados apenas desculpa que os EUA inventam para não dizer que enviam armas para Estado Islâmico e outros grupos. De moderado não tem nada, são bandidos ,criminosos e decepadores de cabeças.
A estratégia dos EUA é usar esse grupo para derrotar Assad, fornecendo dinheiros, armas e comunicação, só que a entrada da Rússia está estragando essa festa dos EUA, pois antes da entrada da Rússia falavam orgulhosamente que Assad já mais recuperaria as áreas perdidas para EI.
Paises como Russia, EUA,etc,etc não possuem ämigos”‘ mas sim interesses e o resto é resto! sds
Por isso sao respeitados ,ja a banania eh tolerada por causa de suas terras , minerios e mulherada apimentada ,tem tambem a cacha;a !
Depois que acabar essa guerra a brica vai ser quem vai reconstruir a Síria
Engraçado e divertido de se ver é que em determinados assuntos comprometedores para seu país, a manada reacionária não costuma dar as caras. Rsrsrsrsrsrs.
Parece que os russos estudaram bem o terreno antes de entrar com o suporte ao exército sírio. As ações de retomada de cidades e áreas estratégica parece ser coordenada diretamente pelos russos e a efetividade das ações estão aparecendo claramente.
Espero que tanto os terroristas como os tais “rebeldes moderados – (piada)” sejam definitivamente varridos do mapa.
E os S-300 já estão em solo Sírio. Os céus tem dono!