23 Comentários

  1. O primeiro requisito da Flygvapnet para um caça é que possa operar em pistas curtas e improvisadas, em qualquer clima.

    O segundo é que possa ser reabastecido e remuniciado rapidamente, por equipe de solo reduzida.

    O terceiro é que seja de conceito modular, permitindo atualizações de hardware e software de forma simples, rápida e barata, sem demandar alterações substanciais de projeto.

    O quarto é que integre armas de diversas procedências, permitindo o armamento ainda que em situações de embargo/bloqueio por um fornecedor.

    O quinto é que o caça utilize “spare parts” de uso comum a várias nações/projetos ou que estes spare partes possam ser nacionalizados.

    O sexto é a utilização de motores tecnologicamente avançados, econômicos (baixo consumo específico comparado), com grande disponibilidade no mercado e não sujeitos a restrições de vendas.

    O sétimo é a utilização massiva de eletrônica embarcada, e a capacidade de travar guerra centrada em redes, funcionando ao mesmo tempo tanto como estação de ataque avançada quanto como de vigilância/patrulha.

    O oitavo é a baixa seção cruzada de radar da aeronave desarmada.

    O Gripen possui todas estas características. É o caça perfeito para estes requisitos.

    Requisitos estes que, diga-se de passagem, se assemelham quase que à perfeição com os da Força Aérea Brasileira.

    O T-50, salvo o RCS supostamente baixo (a se provar futuramente), não terá (quando deixar de ser protótipo) nada disso.

    O T-50 jamais voaria na Flygvapnet. Ou na FAB.

    • Dos oito requisitos que você citou o T-50 só não se enquadrará no primeiro… coisa que nenhum caça pesado de superioridade aérea no mundo se enquadrará, portanto se um dia eles almejarem tal capacidade na sua força aérea terão que abrir mão desse requisito… assim o T-50 teria todas as chances de participar do short list, isto se essa sua listinha fosse verdadeira, coisa que também não é.

      • Topol,

        O T-50 é enorme…

        Não se pode esperar que um caça daquele tamanho consiga o mesmo ‘tourn around’ do Gripen…

        Os russos também jamais se deixariam permitir usar logística estrangeira em um vetor de tão grande importância tática e estratégica como o T-50.

        A motorização também tende a ser específica para caças tão grandes e pesados; o que não é necessariamente verdade em se tratando de aeronaves mais leves… Só a título de exemplo, o caça Viggen utilizada uma variante modificada do motor do 727…

        Manutenção também não vai ter como comparar… O Gripen tem todas as partes importantes em fácil acesso. Normalmente, não se precisa de grandes escadas, andaimes ou ferramentas complexas. A maior parte dos componentes está a cerca de 1,5m do chão; e pra acessar, é só destacar o painel da fuselagem. Se troca um motor em cerca de 1 hora…! Um caça imenso como o T-50 dificilmente terá facilidades iguais…

        E tudo isso também implica em custos operacionais…

        Manja só como os suecos operam:

        https://www.youtube.com/watch?v=49L9BlYQSjw

        Enfim… O T-50 jamais atenderia aos requisitos suecos; e muito provavelmente nem os da FAB…

      • Compartilhe para nós então suas fontes…

        O T-50 pode ser reabastecido e remuniciado rapidamente, por equipe de solo reduzida? É modular?

        Integra armas de diversas procedências? (essa deve ser piada…)

        Utiliza “spare parts” de uso comum a várias nações?

        Utiliza motores tecnologicamente avançados e econômicos? (não o fumacinha beberrão que ele usa hoje)

        Utiliza maciçamente eletrônica embarcada, com capacidade de travar guerra em redes?

        Mas quero PROVAS tá? 😉

        Ou seja: não vale notícia do “sputnik news”…

        Quanto à “listinha”, esses são os requisitos que foram levados em consideração quando da construção do Gripen. Não é invenção minha (reclamações com a Flygvapnet/SAAB)…

      • É lógico que ele não pode ser preparado em igualdade de condições que um Gripen mas o T-50 não só pode como será reabastecido e remuniciado por equipe de solo reduzida, visto que isto está relacionado com o treinamento e todos sabemos que o pessoal da VKS é um dos mais bem treinados do mundo além de possuírem vasto aparato de apoio para facilitar as operações desse tipo, isso é ser racional Vader… todas as forças aérea treinam para isso.

        Quanto a utilizar armas de procedencia de varias nações realmente não utilizara mas tenha certeza que varias nações utilizarão as armas de procedencia dele!

        Se o termo spare parts englobar também componentes e sistemas então sim o T-50 utiliza e utilizará ainda mais quando a HAL começar a fabricar na Índia , inclusive fuselagem… você se esqueceu da índia, porque você acha que Modi chutou o rabo do Hollande e daquele Rafale ?

        O novo motor já está sendo implantado no sétimo protótipo que voará agora em 2016 e em 2017 começarão a sair da Sukhoi já com esse que é o motor definitivo, inclusive com a cobertura definitiva que vocês palhaços tanto denegriram lá no poder aéreo, onde podem falar mal sem chance de defesa, mas aqui vai ter que se explicar direitinho.

        Quanto a guerra eletrônica (rsrsrsrsrs) quer mesmo que eu fale ??? kkkkkkkk

        Se quiser provas vai procurar cara, leia mais abra essa sua cabeça e pare de comer tanto hamburger e beber coca cola e assistir seção da tarde todo dia, dá nisso.

        saudações a você “milord”

        PS;

        Os requisitos que você descreveu como sendo da força aérea sueca são requisitos para o Gripen portanto se eles quiserem um autentico caça de superioridade aérea igual ao T-50 vão ter obrigatoriamente que abrir mão desses requisitos.

      • Pois é, mas os suecos não querem. Estão satisfeitos com os requisitos deles.

        Cara, vc acha mesmo que um monstrengo que nem esse vai pousar e decolar de estradas como o Gripen, e ser reabastecido por 2 homens num caminhão tanque de 2,5 ton? Acorda cidadão, seja racional, rs…

        De resto, vá você se informar. Fez mimimi, falou um monte de bosta, mas prova mesmo que é bom não apresentou nenhuma, só “wish to be”.

        Ah, vá caçar sapos…

      • Não tem como travar um diálogo com um troll igual a você… não posso te ensinar alguma coisa se a sua mente já está cheia de merda, não entra mais nada…

        Se não acredita, foda-se… não estou nem aí para o que você pensa e se você pensa.

      • O F-22 Raptor também não se enquadra em muitos desses requisitos. Mas é uma maravilha por ser dos EUA.
        Já o T-50 é ruim por ser da Rússia.
        Raciocínio distorcido e parcial, típico do Viader, o cara cujo sonho é casar com um americano. Continua assim, em breve tu consegue.

  2. Eh cumpanheirada ,um T50 utilizando camuflagem M90 e com cocar sueco eh ruim de acontecer , ta mais facil vermos um J21 azul marinho com o cocar japones , isto eh serio !

  3. Para minha tristeza, falar de Suécia e de Russia (neste quesito em específico), não é a mesma coisa que falar de Brasil. A imagem, guardadas certas observações, está ‘fantástica’ (sem ironia).

    Grande abraço.

1 Trackback / Pingback

  1. Humor: T- Cinquentasson | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.