Brasil pode acabar comprando apenas 40 Gripen E / F

gripenTradução e adaptação: E.M.Pinto

Os problemas econômicos do Brasil parecem estar amortecendo as esperanças da Força Aérea Brasileira de recapitalização toda a sua força de caças desatualizada. A afirmação veio de um funcionário do Ministério da Defesa afirmando que o número final de Saab Gripen NG (E/F?) pode estar mais perto de 40 do que a meta do programa F-X2 original de 108 novos caças.

O Maj Brig Waldeísio Ferreira Campos, vice-diretor Vice-Diretor do Departamento de Ensino da força aérea, tem suas dúvidas de que o governo brasileiro será capaz de obter o número total esperado de Gripens. “Eu não sei. Talvez iremos para 40, mas não 100 “, disse ele à Flightglobal na Conferência dos Chefes do ar  em 7 de Novembro no Dubai.

Campos disse que a seleção do Gripen NG foi um “bom negócio para o Brasil”, e quando o programa estiver totalmente implementado a indústria do país estará produzindo cerca de 70% dos aviões. Ele confirma que a primeira aeronave deve chegar em 2019 e que os pilotos brasileiros já começaram seu programa de treinamento na Suécia. Ele deseja a criação de um esquadrão inicial de 12 aeronaves no Brasil posicionando na região central (Anápoles), perto da capital, e as entregas das aeronaves continuarão a uma taxa de dois por ano depois disso. A localização do segundo esquadrão ainda não foi definida, diz ele.

O Gripen NG foi escolhido em detrimento ao Boeing F / A-18E / F Super Hornet e Dassault Rafale F3+ devido aos termos favoráveis ​​e transferência de tecnologia, e o requisito mínimo foi de 36 aeronaves, incluindo oito bipostos. Campos disse que a exigência de um novo caça se alastra pelos últimos 20 anos, e que pessoalmente estava contente em ver o negócio com a Saab. No entanto,segundo ele a nação pode não ter condições de dar-se ao luxo de recapitalizar toda a sua força de caças legacy da Embraer / Alenia AMXs e Northrop F-5 em meio à crise nos gastos de defesa e a desvalorização do real brasileiro.

A Embraer é uma parceria com a Saab na produção dos Gripen, além do desenvolvimento de uma versão de dois lugares com potencial de exportação. Quase 50 empregados da Embraer e AEL Sistemas já estão em Linköping, Suécia, apoiando o programa Gripen. Campos está otimista sobre a frota de Embraer A-29 Super Tucano, aeronaves de ataque leve e com a introdução do Embraer KC-390, planejado para 2018. Ele diz que o programa do avião de transporte é um dos mais importantes para o Brasil e está progredindo.

Fonte: Asian defence News

58 Comentários

  1. Mais uma vez. .. mostra que o Brasil, não é um país sério.40 caça pra vigiar um território do tamanho do Brasil. Vergonhoso!!!!

    • o brasil está agindo certo nessa escolha do caças suecos. temos de ter calma e procurar incorporar tecnologia. não adianta ter avião de ponta,se não fabricamos o armamento.é um leão sem garras, lembram da argentina nas Malvinas.? A líbia tinha 450 caças MIG- russos de alta tecnologia, um porta avião dos EUA , aproximou-se do golfo de sidra e destruiu os radares . resultado: todos foram destruídos em terra. vejam, eram 450 caças, imaginem, 36 caças do brasil.exemplo; o chile tem uma capacidade aérea bem superior a nossa com seus F-14, F-15- ,F-16 i aquele que nossos oficias queriam, o super F-18, mas, mas, dependente de fornecimento de armamento e peças,em um combate estão nas mãos dos EUA.

    • 2 por ano? Quase quinze anos para entrar o restante isso a partir de quando? Digamos que a partir de um improvável 2025, então os 40 estão entregues somente em 2040. Esses caras são uma piada. Em quantos meses os chilenos receberam os seus F-16? Em quantos meses os favelizados venezuelanos receberam os Su-30?
      E olha que não estamos falando de nenhum super caça, é o Moquito II, não é pesado, não é stealth, não será nem em grande quantidade.
      2040. Esse mosquito era para ano 2000. Em 2040, quanto tivermos a dotação “completa” ele será verdadeiramente um F-5 mono-turbina.
      E como dizem por aí, “nunca antes (se disse que) se investiu tanto nas FA”.
      Algumas pessoas vem acompanhando isso há 20 anos, outros a 15, outros a 10 anos, e vai terminar nisso? É decepcionante, não é?
      Eu venho tentando manter as esperanças de que um dia esse pais será sério, mas a cada ano fica mais difícil.
      Pra mim vai morrer nos 24. Anápolis e Santa Cruz. Afinal “não temos inimigos imediatos”.

      • com 70% fabricado no brasil,se os 40 forem entregues ate 2040 esta otimo kkkkkkk tem que acabar com os avioes pequenos,que servem somente para ficar levando politicos pra la e pra ca,ficarmos somente com cargueiros,avioes tanque,etc….enfim,tem que fazer uma limpa nos quarteis,afundar o Nae,cortar pensao dos filhos dos militares que ja morreram(pq tem q ser diferente dos demais brasileiros?)e o mais importante,regalias dessa corja de politicos!!Se nw fizerem uma limpa,como nacao,vamos afundar tambem!

      • Silvio, concordo com quase tudo que você escreveu. Só a questão da pensão é que tem que ser vista com cuidado, deve ser revisada, com certeza, mas com cuidado. A pensão militar não é como salário de político, que cai do “céu”, os militares pagam mensalmente para que tenham direito a esta pensão. E se não estou enganado, continuam pagando mesmo depois de irem para a reserva ou se aposentarem. No mais 100% de acordo.
        Observação, não tenho nada com pensão não, viu? Vivo de meu salariozinho mesmo.

      • Isso está na área das suposições. Acho muito dificil não chegarmos aos 108. A tecnologia será repassada. A Embraer e a SAAB vão projetar o modelo F.A Embraer vai poder comercializar na America Latina e na Africa.

      • Quem vai comprar na AL? Quem vai comprar na África?
        O Gripen está no mercado desde a década de 90, mesmo com a ajuda da Inglaterra, só alguns punhados foram vendidos. Hoje tem equipamento melhor pelo mesmo preço.
        Qualquer buraco na África está falando em Flanker hoje em dia.
        Na AL, só os hermanos falaram em comprar. Mas mesmo que os ingleses permitissem, quem pagaria a conta?
        Esse caça está 20 anos atrasado. Quando chegar já será tarde.

    • Pra mim não deveria comprar nenhum pois este avião é uma furada tem peças de vários países principalmente membros da OTAN.o Brasil deveria partir do zero e fazer como países grandes fazem. copiar e investir em tecnologia com empresas 100% nacionais e de Brasileiros

      • Ce jura !!!???… nós, da PÁTRIA ESQUERDALHA DESEDUCADORA guiada pelo méqui petralha, conseguirmos sozinhos construir um caça no estado da arte !!!???… tais brincando ???… 🙂

  2. A novela FX-2 ainda esta rendendo,mas só o tempo dirá até onde realmente vamos,acredito que os militares e demais membros do programa deveriam ser mais profissionais e parar com achismos, se não tem certeza então não fala,pois isso não ajuda em nada,só causa desânimo nos envolvidos !

    Se pronunciem quando tiverem certeza,e arrumem um assessor de impressa oficial para falar pelo programa,pois toda hora tem um não sei quem falando isso e aquilo outro do desenvolvimento do programa !

    • amigo o programa F-2 foi bom,aprendemos a fabricar avião reformando nossos F-5 um avião excepcional do ponto de vista da interceptação e do combate.fizemos o KC -390 e ainda aprimoramos nossos tucanos; AT- 27 e AT-29 um super- coin. de ár -terra- brasileiros, estamos no caminho certo. o brasil não é um país belicoso. nossa geografia nos ajuda. todavia, temos de nos preparar para dissuasão de aventureiros.lembramos aos brasileiros; somos um continente cheio de riquezas e temos de defender nossa soberania.

      • José orlando bento, o programa FX-2 ainda não esta gerando frutos,gerara mais adiante, com certeza sera de grande valor quando for empreendido em sua totalidade !

        Mas há a necessidade de se criar um assessor de impressa oficial, para que mentiras não venham a ser veiculadas, hoje é muito comum a imprensa falar que ”especialistas” disseram isso e aquilo,somente para tumultuar o processo !

  3. Amigos, de “garantido” (e isso entre aspas) só os 36. O resto é apenas sonho da FAB.

    Se vierem os 36 dentro do cronograma teremos todos de acender velas ao papai do céu.

    Treze anos de má-gestão e desvio de dinheiro pela quadrilha PeTralha deram nisso aí. Acabou o dinheiro. O “Bravphil-PuThânphia” faliu.

    Como diz um amigo: “Lacra 13 e confirma”

    🙂

    PS: pelo menos de 2017 a 2019 ficaremos em inferioridade tecnológica em relação à Argentina, se confirmada a compra dos KFIR Block 60.

  4. Acho interessante que os comandantes estão sempre reclamando do orçamento, mas eles nunca tocam no assunto das superpenções que consomem pelo menos metade desse orçamento. A ecônomia está ruim, mas vai melhorar, é questão de se adaptar as adversidades e planejar a longo prazo. Se as maiores forças armadas do mundo tem atrasos e problemas de orçamento por que a do Brasil espera que tudo saia sempre como espera?

    • ”…mas eles nunca tocam no assunto das superpenções que consomem pelo menos metade desse orçamento”

      Você disse bem meu caro IB, são tantos benefícios !

    • caros compatriotas, pelas nossa extensão geográfica, fizemos o lógico, primeiro,a defesa de nosso territória,com forças terrestres bem adestrada,depois, a interceptação de forças que em um conflito poderiam nos atacar com armamento sofisticado. isto, é feito em etapas, no mar estamos com nossos submarinos ticunas em ação, e o de propulsão nuclear está praticamente pronto. como disse em terra com os tanques que possuímos temos a supremacia militar absoluta na America latina.

      • José, não me leve a mal, mas creio que você esteja desinformado. O Sub Nuc está longe de estár pronto, e o PROSUB está sofrendo atraso atraz de atraso. Nossa Marinha está uma sucata. Nossas forças armadas estão longe de estarem bem equipadas e com condições de defender a soberania do nosso país. Longe, longe mesmo.

    • IB, perfeito… deverá haver uma reforma nas três forças para que as verbas destinadas possam gerar resultados, quase 90% do montante é gasto com pagamentos de pessoal (soldos, aposentadorias e pensões)

      Fim das pensões vitalícias para filhas, reservistas serem repassados ao sistema do INSS e enxugamento de quadro com redução do número de oficiais.

  5. Nossa “Soberania-Independência” precisa é de 400 caças para ontem.
    A guerra moderna é de supremacia aérea, sem ela é derrota total. (WW2 já provou isso). O que nossos políticos e militares têm na cabeça?

    Se isso, esses números de redução de caças, se confirmarem então realmente nossa classe de políticos ATUAIS de Brasília, que são os responsáveis pelo país e sua soberania, provam de A a Z sua grande incompetência de cuidar da nação.
    Uma coisa são os corruptos e bandidos de toda espécie roubando por meio de seus cargos eletivos e de confiança e sendo pegos pela justiça. Outra, são aqueles que ainda damos uma nota de confiança, mas que mesmo assim pecam pela total falta de noção pela coisa PÁTRIA. Assim não dá!…
    …Serão, uma parte, todos vendidos à bandidagem? Outra parte, todos reféns da incompetência? Não se salva então nenhum?

    Será que vamos ter eternamente um país gigante e bobão, sem nenhuma noção do que seja Soberania e Independência e suas reais necessidades?

    Se é assim, então:
    URGENTE: Não reelejam nenhum desses atuais políticos farsantes.

    • Realmente. Bom é o PSDB que comprou tudo o que as Forças Armadas quiseram e pediram. Inclusive um porta aviões que só tem dado despesas.

    • nós faremos do brasil uma grande nação. ultimato de Joaquim José da Silva Xavier e nosso patrono, maior, Luis Alvares de Lima e Silva, um gigante, que doou sua vida ao Brasil.

  6. Off Topic:

    Rômulo Bini Pereira
    General-de-Exército R/1,
    foi chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa
    Publicado na seção de Opinião de OESP 08 NOV 2015

    “A farda não abafa o cidadão no peito do soldado!”,
    General Osório

    Vem sendo veiculada com frequência pela mídia a afirmação de que “as instituições de nosso país estão consolidadas e funcionando corretamente”. E está sempre presente em debates de TV, artigos e reportagens porque é dita ou escrita num contexto de temas sobre o grave e vergonhoso momento por que passa o País. Trata-se de verdadeiro paradoxo, pois, se consolidadas e funcionando corretamente, a Nação não estaria convivendo com o que tem sido considerado o pior período da História nacional, em que se nota visível e crescente decadência moral e ética no campo interno e preocupante descrença externa quanto ao futuro do Brasil.

    Talvez a afirmativa seja uma advertência para possíveis atitudes extremas e aventureiras, como golpes e intervenções de qualquer natureza. Entretanto, o estudo das instituições quanto ao seu funcionamento e à sua consolidação carece de uma análise de respostas. Para quem e para que funcionam? Estão realmente consolidadas?

    No campo militar – razão maior deste artigo –, os chefes militares vêm sendo questionados por líderes políticos, empresariais, religiosos, sociais e outros segmentos da sociedade civil. Querem saber qual a posição das Forças Armadas caso ocorra uma grave crise institucional e que soluções teriam para impedir que ela instale o caos no País. Não são “vivandeiras de quartel”, mas, sim, personalidades que consideram as Forças Armadas um verdadeiro esteio do regime democrático a ser preservado no Brasil

    Sem exceção, os chefes militares insistem que a solução deve vir das lideranças civis e estar consoante com os princípios constitucionais. Tal atitude vem sendo adotada desde o início dos governos da Nova República. Nestas mais de três décadas, elas acompanharam a vida política do País sem nenhuma interferência no processo institucional. Cumpriram e cumprem ainda um papel imprescindível.

    Em todos estes anos as Forças Armadas ouviram em silêncio críticas, ofensas e inverdades de toda ordem. Ainda hoje, atribuir ao regime militar todos os males que afligem o povo brasileiro é praxe constante. Foi essa atitude crônica e repetitiva das esquerdas brasileiras que contribuiu para que contraíssem uma doença mental diagnosticada como esquerdopatia.

    Recentemente os costumeiros esquerdopatas voltaram a se manifestar. Um general de quatro estrelas, integrante do Alto-Comando do Exército, altamente conceituado na Força, de moral e integridade inatacáveis, enumerou e analisou possíveis cenários que poderiam concretizar-se em curto prazo no País. Um estudo de Estado-Maior, oportuno e de veracidade inquestionável, apresentado a jovens militares em ambiente reservado.

    Com sua análise o general cumpriu um dos maiores deveres que o chefe militar tem obrigação de cumprir: o de manter seus comandados bem informados, principalmente nestas horas de total escuridão, desacertos, mentiras e degeneração política e moral do País. Em nenhum momento de seu estudo e de sua apresentação foi observada qualquer proposta concreta ou uma simples sugestão com o objetivo de intervenção nos Poderes constituídos.

    No último cenário apresentado, o general, com muita propriedade, alertou que o agravamento de uma crise institucional poderia conduzir o País a uma caótica conjuntura; nesse caso as Forças Armadas teriam de ser empenhadas e, por isso, deveriam estar adestradas.

    Foi o bastante para que esquerdopatas de plantão, a maioria conhecida por seu ranço ideológico e aversão aos militares, considerassem sua análise como uma real proposta de golpe militar. Deveriam, sim, ler com mais atenção os artigos 136, 137 e 142 da Carta Magna, pois neles estão previstas as atribuições de diversos órgãos públicos caso uma grave instabilidade institucional ocorra.

    Não serão nossas frágeis e desacreditadas instituições que atuarão, mas, indubitavelmente, as Forças Armadas, que para tal missão devem estar preparadas. É bom lembrar palavras de Barack Obama em saudação a militares dos EUA: “O que mantém o nosso sistema democrático são as nossas Forças Armadas”. No Brasil, uma declaração desse teor é impossível. Os esquerdopatas considerariam um incentivo à intervenção militar.

    O general foi exonerado do comando, por orientação ministerial, por ter feito críticas à incompetência, má gestão e corrupção do Poder Executivo. O ministro da Defesa, de formação comunista e no presente um “democrata”, bem que poderia, com essa evolução de princípios políticos, orientar os integrantes de seu partido (PCdoB). Este, sim, um partido que apoia e defende organizações e falsos movimentos sociais que ainda pregam a derrubada de regimes democráticos “adolescentes”, até se necessário com o uso da força. Tal qual o PT, também segue a cartilha do Foro de São Paulo.

    Seus intelectuais gramscistas e ideólogos esquerdopatas sabem que as Forças Armadas brasileiras são a instituição que precisa ser denegrida ou cooptada para a instalação de um regime espúrio e bolivariano no País. Este silêncio agora imposto aos militares da ativa se enquadra nesse propósito. Segundo o Foro, os militares são seres amorfos, sem personalidade, desprovidos de inteligência, alienados e cidadãos de segunda classe, que não poderão manifestar suas inconformidades com o atual estado de calamidade política, econômica e social do País.

    Felizmente, existe a esperança de que os estudos de Estado-Maior sobre a realidade brasileira, idênticos ao do general agora exonerado, continuem a ser realizados, como uma sólida armadura contra os que desejam regimes espúrios e esdrúxulos para o Brasil. Que sejam um alerta à sociedade brasileira quanto ao crítico estado de iminente ingovernabilidade do País.

    Por outro lado, vê-se com imensa decepção e tristeza a incapacidade de nossas lideranças políticas de gerir os destinos e interesses da brava Nação brasileira. Para elas, os seus interesses – individuais e de seus grupos – são prioritários e estão acima dos anseios do povo. Por isso, alertar é preciso!

    • Quem segue a carreira militar tem que esquecer da política. Enquanto os comandante não se desvincularem de seus ideais políticos, não teremos um exército, marinha e aeronáutica fortes. A falta de verbas também tem origem neste fato, isto é na desconfiança dos civis em relação aos militares.
      Além do mais, é bom lembrar que o exército perdeu muito mais com a ditadura do que ganhou. O povo gosta das forças armadas, mas não tolera ditaduras.

    • parabéns meu general, com essas elucidações vou dormir mais tranquilo. amo o brasil e fico de prontidão 24 horas para defender meu brasil.

  7. Serão várias centenas de caças, a grande maioria fabricados aqui. Se reduzir os juros públicos para 7% serão milhares.

    • Varias centenas?…. vc garante isso com base em quê? Será que o colega não percebeu que nossas forças armadas SEMPRE foram fake (lembra quando um tal ministro da fazenda aboliu a compra dos Sea Harriers para o NAeL-11 e comprou helicópteros inúteis sem sequer haver reclamação dos militares), … e que isso não vai mudar tão cedo…

    • Milhares?!!

      Bota um óculos meu filho, que você não está vendo caças não.

      Pelo número, devem ser mosquitos da dengue.

    • Caro Walfredo, porque você não falar para seu adorado governo PeTista fazê-lo então?

      Porque será que ele não faz, se isso é assim, como dizes, tão óbvio?

      Cara, acorda pra realidade: se o governo baixar juros não tem dinheiro pra rolar a TRILIONÁRIA dívida pública que, se você não sabe, está em ENTROPIA (pegando empréstimo para pagar os juros) há ANOS! E não pagamento de juros é CALOTE, e aí sim viveríamos o CAOS (“argentinização”) durante mais uma década.

      Essa é a calamidade que o PT causou ao Brasil, e que vai demorar 20 anos pra consertar!

  8. Materia muito estranha, como assim 2 por ano?? vamos esperar 18 anos para receber todos eles???o emprestimo ja foi assinado pelo Brasil com um Banco Sueco, logicamente o dinheiro destes 36 cacas ja foi repassado para a SAAB, pelo contrato so teremos que pagar apos o ultimo caca ser entregue, entao os Suecos sao burros??? vao atrasar o programa e esperarem sentados pelo inicio do pagamento. Falta combinar isso com o Banco sueco que disponibilizou 4,5 bi de dolares a vista neste negocio.
    Muita especulacao neste tema, mas acho que pelo menos outro lote de 36 cacas sera encomendado ate 2025, simplesmente nao faz sentido se abrir uma fabrica no Brasil para fabricar apenas 15 cacas.

    • Pois é caro Alexandre, o Major quis aparecer e, em parte, falou besteira.

      Os 36 Gripens serão pagos pelo banco à SAAB e os pagamentos que o Brasil deverá efetuar ao banco sueco se dará ainda na próxima década. A menos que o banco dê um calote na SAAB, os 36 caças serão entregues ao Brasil até 2025.

      Não faz nenhum sentido o Major falar nessa cadência de produção medíocre,

      Agora, não precisa ter alta patente da FAB pra saber que 108 aeronaves é um sonho da FAB, um sonho justíssimo, mas que por enquanto não passa disso. Daqui a dez anos, a depender da situação econômica do nosso país, veremos no que dará.

    • Cara tente pensar um pouco

      Desatrele toda e qualquer notícia ruim como algo merecedor de comemoração… é óbvio que o oficial da FAB falou merda… só consome esse veneno e se lambuza com ele quem é muito mal intencionado.

  9. caramba quanta desinformação

    e o pior é ver uns acreditando na noticia

    primeiro o que foi assinado é os 36 pronto acabou

    ate completar isso por que devemos continuar com o gripen já esta bom

    eu mesmo quero caças russos como o T50

    e hoje tem uma noticia no sputinic que o brasil esta interessado em caças russos

    então nada mais justo que os 36 gripen e depois ir comprando aos poucos esse ai e ir para o t50 logo

    já estaria ótimo

    o contrato já esta assinado pode chorar a vontade

    esses mesmos falaram que não iria comparar nada agora vem falar que acertaram a vai enganar o diabo

    ate entregar os 36 o brasil já deve ir vendo um caça de força e alcance maior

    chupa que é de uva sempre tentando com matérias que so enganam conscritos a dificultar o entendimento básico das pessoas

  10. Isto cheiro F 16 e f18 do Kuwait na fab logo teremos compra oportunidade Boeing tem escritório no Brasil sabia americanos vão vendê F18 usado p Fab logo teremos substituto Amx será outro caça barato treinamento .

  11. Agora a venefavela vai sentir a pressão…agora os pilotos do SU-30s estão perdiiidddooosss…..hihihihi… 😀

  12. “Nickless
    9 de novembro de 2015 at 17:07

    Tudo culpa do Cunha, aquele ladrão…. do FHC, da CIA e do FBI….”

    O Caça
    Compositor: Vinicius De Moraes E Toquinho
    Era um caça muito engraçado
    Não tinha asa, não tinha nada
    Ninguém podia entrar nele não
    Porque no caça não tinha chão
    Mas era feito com muito esmero
    No pais dos bobos, número zero 😛

    senhor Nickless…o senhor ficou feliz com esta noticia? …hihhihi…. 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=SgCbegtw0JM

  13. Amigos

    A carência do contrato prevê que o pagamento comece a ser feito a partir da entrega da última aeronave, ou seja, daqui a dez anos ainda.

    Não é possível fazer nenhuma conjectura de como estará a economia do país até lá… eu particularmente aposto que a tal “crise” terá passado e com certeza um novo governo estará no poder e a situação será totalmente outra.

    Esse brigadeiro que deu essa entrevista perdeu uma excelente oportunidade de ficar com a boca fechada. Como serão só 40 se toda a frota da FAB estará caindo aos pedaços daqui a 10 anos? Amigos pensem um pouco, com a linha de produção instalada aqui, vocês acham que não haverá novas encomendas, pelo menos para substituir a atual frota de F-5 e A1 ???

    Para quem gosta de “quanto pior melhor” (e tenho percebido que por conta de alguns , esse número só aumenta) é um prato cheio…portanto divirtam-se e destilem seu veneno a vontade

    PS: Antes que alguém me chame de petista, MAV e não sei mais o que que importaram lá das fossas aérea, naval e terrestre saibam que sou apartidário

  14. O Brasil quem sabe, o Brasil talvez, o Brasil estuda, quanta informação de araque. Rsrsrsrs. É muita especulação depreciativa para alimentar a manada (de muitos manos) reacionária. Rsrsrsrsrsrs.

1 Trackback / Pingback

  1. Brasil pode acabar comprando apenas 40 Gripen E / F | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.