Por Erich Saumeth
A Marinha Colombiana (Armada Colombiana- ARC) assinou no final de setembro o contrato para a compra de um canhão naval Oto Melara 76/62 Compact Naval Gun Mount com características stealth Este canhão de 76mm será a arma principal do terceiro Navio de Patrulha Oceânica do tipo OPV-80 que no momento se encontra em construção nos estaleiros da empresa colombiana Cotecmar onde sua entrada em serviço e esperada para 2017.
Embora não se confirmou o preço final do contrato de aquisição o custo estimado de uma peça deste tipo e de cerca de cinco milhões de dólares. A peça encomendada se trata de uma arma de segunda mão no qual pertencia a Marinha Italiana onde a mesma foi modernizada antes da venda para a Colômbia.
Vale ressaltar que o domo do canhão possui características stealth que segundo o fabricante contribui notavelmente para a redução da RCS da peça.
Esse valor de 5 milhões de dólares é para um SUPER RAPID novo ou o usado em questão?
Aliás, alguém saberia informar se a Colômbia pretende empregar ou emprega a munição DART e seu sistema de guiagem nos SUPER RAPID já existentes?
,..Nós compramos ele produzem…grd país…sds;;
o que houve com os estaleiros contratados para manutenção nos anos 90 .