Coalizão contrata centenas de mercenários colombianos para combaterem no Iêmen

798291

Centenas de ex-soldados colombianos estão sendo contratados pela coalizão liderada pela Arábia Saudita como mercenários e agora estão na linha da frente em Aden, no sul do Iêmen.

 Os mercenários colombianos são pagos por um dos membros da coalizão liderada pelos sauditas — o mais provável, pela própria Arábia Saudita ou Emirados Árabes Unidos, de acordo com o canal televisivo TeleSur. Aden, a segunda cidade mais importante do Iémen, está atualmente sob o controle da Arábia Saudita e do seu aliado, o presidente deposto do Iêmen, Abd Rabbuh Mansur Hadi, comunicou o jornal colombiano El Tiempo.

De acordo com o diário, cerca de 100 colombianos chegaram ao país no início de Outubro, havendo mais soldados que se preparam para os seguir. O “chamariz” é, em primeiro lugar, um bom salário, mas as condições oferecidas e os modernos equipamentos também atraíram muitos ex-membros das Forças Armadas da Colômbia. Estes soldados combateram durante décadas contra o grupo rebelde armado FARC, que anunciou o cessar-fogo com o governo neste ano.

“Apesar do calor [no Iêmen], não é a mesma luta [que na Colômbia], porque existe total apoio aéreo, equipamentos e novas armas”, disse um comandante aposentado das forças especiais colombianas ao El Tiempo. “E há a certeza de que, se eles (os soldados) não retornarem, o futuro das suas famílias será garantido”.

“Somos chamados mercenários, traidores, covardes e oportunistas. Nós não somos nada disso”, declarou. “Somos homens que tomaram uma decisão em resposta à falta de garantias [financeiras em casa]”, afirmou o combatente. O salário médio dos soldados da fortuna no Iêmen é de $ 1.000 por semana, o que é muito mais do que no seu país, de acordo com a edição Colombia Reports.

Além disso, para servir no Iêmen, foi alegadamente prometido aos colombianos a cidadania nos Emirados Árabes Unidos. No entanto, o TeleSUR informou que é a Arábia Saudita que contratou os mercenários. Uma das razões possíveis para o recrutamento dos colombianos poderá ser a necessidade de lutar contra os jihadistas salafitas, e antes de tudo, o EI, que é representado pelos muçulmanos sunitas fundamentalistas.

Os combatentes colombianos tinham sido anteriormente contratados por um exército mercenário secreto norte-americano, criado pelo fundador da controversa empresa militar privada Blackwater, Erik Prince, e agindo nos interesses dos Emirados Árabes Unidos, sob o comando do príncipe herdeiro do Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed al Nahyan. O exército estava conduzindo “operações antiterroristas”, entre outras atividades, informou o New York Times em 2011.  No início de outubro, a Arábia Saudita confirmou a chegada de várias centenas de tropas militares sudanesas; se espera que o número total das forças sudanesas alcance os 6.000.

Fonte: sputniknews

24 Comentários

      • “lex
        3 de novembro de 2015 at 15:58

        Melhores soldados do mundo??? Ata tirando os asiáticos (olhos puxados) além de uma dúzia de países europeus”

        só Nelson Rodrigues explica…rs…

        somos considerados os melhores combatentes de selva do mundo…o Brasil tem a melhor escola de guerra na selva do mundo……e quem atesta/admite isso são os próprios estrangeiros mesmo…..referência internacional…o Comando Militar da Amazônia formou mais de 5,5 mil militares ao longo de seus 50 anos de existência….não é a toa que diversos exércitos veem para cá para aprender com o nosso combate na selva……

      • Caro Máquina essa do Nelson rodrigues foi dez kkkkkk com a marca Máquina Troll.
        Eita que esse complexo ta virando epidemia no Brasil.

  1. ,.. por outro lado nem ekipa/ novos ou = ás das grd potencias p fazer frente a um eventual inimigo..( td cuidado é pouco c n irmão Caim do norte e asseclas….afinal, ñ são confiáveis) N baleia Branca só será reali// depois de 2035AD td leva crer em 2035…N VLS e satélite geoestacionário só em 2050AD qdo alguém nos doar o mesmo…é somo a 8ª potencia econômica do planeta, sério?!?!Quem viver verá. Trágico sds.

  2. Um governo que precisa de força mercenária para garantir seus interesses, já está perdido, é tudo uma questão de tempo.

  3. Será que haverá integrantes da FARC ? ……já que a paz e a ordem está voltando na Colômbia.
    .
    Uma coisa é certa, para a extrema direita; esse bico cai como uma luva, faz muito tempo que o Exército de Libertação Nacional da Colômbia – ( ELN ) não sequestram e nem matam ninguém da oposição ao sistema corrupto dos Uribulinos.
    .
    Como Uribe é um velho conhecido da CIA, ele. arranjou um serviço para os desocupados jagunços dele. 😉

    • “Não há chance de intervenção militar”, diz comandante do exército
      .
      O general Villas Bôas reconheceu que “há uma crise ética no País” embora ressalve que a chegada do PT ao poder “não tem responsabilidade nisso”. Disse também que “a corrupção está instalada no Brasil”, mas ressaltou que todas as instituições estão em pleno funcionamento e que “não há chance” de intervenção politica dos militares. Ao falar da crise econômica citou que ela teve forte impacto na Força, que “temos problemas nas fronteiras”, que está faltando munição e a substituição dos 226 mil fuzis FAL, da década de 60, pode demorar 226 anos porque atualmente só há recursos para se comprar mil fuzis por ano.
      .
      (*)fonte: http://www.contextolivre.com.br/2015/11/nao-ha-chance-de-intervencao-militar.html
      .
      .

      (…) Dentro do Exército, não, absolutamente. No Exército, isso não é mérito meu, recebi assim. O Exército nunca esteve tão disciplinado e tão coeso. Não há preocupação neste sentido. Todo e qualquer pronunciamento desta natureza, neste momento tem de ser institucional, por intermédio do seu comandante. Isso que aconteceu, se não se tomasse nenhuma providência, poderia ser um precedente e poderia voltar a acontecer, inclusive com manifestações em outro sentido. A intenção é essa. Fazer um sinal de que este procedimento não pode ser aceito. (…)

  4. Na guerra do iraque 2003…a black water,levou chilenos e peruanos.os chilenos eram mais…requisitados para o Iraque.

  5. Entao fica combinaado o seguinte/ Estah reportagem do sputnik piaadista eh uma verdade daa mesma forma que eh verdade a exporta;ao do norte coreanos famintos para trabbalhar como escravos na russia e china,kkkkkkkkkkk , fa;o duas observa;oes em rela;ao as DUAS grandes noticias pandegas , primeiro =A china nao precisa de escravos NC, ta sobrando chines pra ser escravisado e segundo=Praque arabia saudita pagar mercenas cristaos se ela possui milhoes de maometanos com lavagem celebral realizado na paquistao ,prontos para utilizar supositorios explosivos e doidos para encontrar com 70 virgens ? Nota zero pras duas noticias , somente os paarasitas esqqquerdopatas engolemisto , alias eles engolem tudo qqque a sputinice coloca nas suas bocas !

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Coalizão contrata centenas de mercenários colombianos para combaterem no Iêmen | DFNS.net em Português
  2. Coalizão contrata centenas de mercenários colombianos para combaterem no Iêmen | Desacato

Comentários não permitidos.