Invasão do Iraque contribuiu para criação do “Estado Islâmico”, diz Tony Blair

Em entrevista, ex-premiê britânico Tony Blair admite parcela de responsabilidade política na ascensão do grupo terrorista “Estado Islâmico”. Em 2003, o Reino Unido se aliou aos EUA na invasão do Iraque.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair afirmou em entrevista transmitida pela emissora de TV americana CNN, neste domingo (25/10), que países que participaram da invasão do Iraque em 2003, como o Reino Unido, têm uma parcela de responsabilidade na ascensão do grupo terrorista “Estado Islâmico” (EI).

“É claro que não se pode afirmar que aqueles de nós, que tiraram Saddam [Hussein] do poder em 2003, não carregam nenhuma responsabilidade pela situação em 2015”, admitiu Blair.

Vácuo de poder e oposição sunita

Os críticos veem na Guerra do Iraque e no subsequente vácuo de poder uma das principais causas do crescimento da milícia terrorista. Além da má situação de segurança após a queda do ditador, a discriminação dos sunitas por parte do governo xiita, apoiado pelo Ocidente e que sucedeu a Saddam, também exerceu um papel importante para o fortalecimento do grupo extremista sunita, afirmam críticos. Muitos ex-militares de Saddam se aliaram ao EI, tornando-se importantes estrategistas.

Em entrevista à CNN, Blair disse ainda que esses argumentos dos críticos possuem “elementos de verdade”. Por outro lado, o ex-premiê afirmou que a Primavera Árabe também desempenhou um papel importante na atual situação no Iraque. Além disso, a real ascensão do EI não aconteceu no Iraque, mas na Síria, ressaltou.

Desculpas por informações de inteligência falsas

Durante o governo do trabalhista Blair, o Reino Unido participou em 2003 da invasão do Iraque liderada pelos EUA – ao contrário, por exemplo, da Alemanha. A intervenção levou à queda do ditador Saddam Hussein.

Em seguida, relatórios de inteligência foram utilizados para justificar oficialmente a invasão. Segundo tais informações do serviço secreto, Bagdá estaria fabricando armas de destruição em massa. Mais tarde, foi descoberto que esses relatórios eram falsos.

“Peço desculpas pelo fato de as informações de inteligência que recebemos terem sido falsas”, afirmou Blair. Segundo o ex-primeiro-ministro britânico, embora Saddam Hussein tivesse utilizado armas químicas contra o seu próprio povo e contra outros, nunca existiu um programa de armas, como se acreditou na ocasião.

Mais desculpas

Blair também se desculpou pelos erros de planejamento da guerra. As suposições de como o país iria se desenvolver, após a queda de Saddam Hussein, teriam sido errôneas, reconheceu o ex-premiê.

No entanto, Blair não lamentou a guerra em si: “Mesmo que a nossa política não tenha sido bem-sucedida, não se sabe se estratégias posteriores teriam funcionado melhor”, disse, dando como exemplo, a intervenção na Líbia em 2011, que, diferentemente da Guerra do Iraque, transcorreu sem a utilização de tropas de solo, como o conflito na Síria.

“Acho difícil ter que me desculpar pela derrubada de Saddam Hussein. Mesmo do ponto de vista de hoje, acredito que é melhor que ele não esteja mais lá”, concluiu Blair.

CA/rtp/ap/dpa

Fonte: DW

18 Comentários

  1. Até minha filha, que só nasceria dois anos depois :), já sabia que esses relatórios eram no mínimo estranhos. Todo mundo sabia que eram falsos. O Colin Powell já havia alertado que a “aucáida” não estava no Iraque.
    E o mundo todo ficou assistindo quase que passivamente.

    • O mundo “ASSISTINDO” é uma expressão correta,

      porque o que se viu, foi uma prolongada ( anos) de massiva campanha da “mídia ocidental”, pregando o medo e vendendo a “ameaça terrorista”, para um público que engoliu tudo passivamente…E o que se viu na época, foi um grande apoio da população estadunidense à invasão do Iraque.

      Inclusive o atentado das Torres Gêmeas (11/09), foi marco zero da atual campanha militar que se estendeu no OM, desde a invasão do Afeganistão em 2001, do Iraque em 2003, Líbia 2011 e Síria até os dias de hoje…Tudo antecipadamente planejado.

  2. Por que será que todo canastrão começou abrir o BICO ultimamente ??? .. rsrsrsr .. antes mentiu pra cachorro …., disse que não sabia de nada e que não foi bem assim .. agora escreve até um livro contando tim-por-tim como foram as negociatas .. Hahahahah
    .
    Vocês pensam que estou de falando de qual mentiroso ? ….. quem ? .. é…AHHH !! ..sim …é também …. o Tony Blair é outro mentiroso

    • Documento: O pacto Bush-Blair contra o Iraque
      .
      O Daily Mail, de 18 de outubro de 2015, publicou documentos encontrados entre os “e-mails” privados de Hillary Clinton, que esta foi forçada a remeter a um tribunal norte-americano [1].
      .
      (*)fonte:voltairenet.org/article189095.
      .
      .
      (…)A 3 de fevereiro de 2003, Blair tinha publicado um documento que pretendia atestar a existência de um programa militar iraquiano que jamais existiu [2]. Depois, a 5 de fevereiro de 2003, Colin Powell realizava um “show” diante do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Com base no relatório de Tony Blair, e em outras informações da CIA, ele anunciava a mudança de regime no Iraque. Blair, mais tarde, confessou a falsidade do seu relatório [3]. O documento publicado pelo Daily Mail demonstra a coordenação dos Srs. Bush e Blair para enrolar a opinião pública internacional. (…)

      • Lucena eu so vou preocupar em ouvir o que Lier Blair tem a dizer, o dia que ele estiver em julgamento num tribunal como criminoso de Guerra. Ate la, eu sei que da sua boca so sai mentiras e falsidades.

  3. É um traira, como um de nossos representantes não deveria, nunca se retratar, principalmente assumindo esses comprometimentos, devia atribuir tudo a Russia, assim facilitando nossa vida para atribuirmos essa ligação por afinidade aos petralhas, por que temos o dever de convencer os brasileiros que por detrás de cada pedra de cascavel se esconde um Petralha. Esse merece ser exemplado, e com muito choque eletrico e muito afogamento, pra deixar de ser traira, é o minimo que pode desejar um reacionario nacional empedernido.

  4. Pois é

    E ai Vaderuxo?
    Quero ver oq os TRILOGIOPATAS tem a dizer…. Já que alguns daqueles dementes criticam a moral da Russia pra conduzir as operações na Síria

  5. Pois é

    E ai Vaderuxo?
    Quero ver oq os TRILOGIOPATAS tem a dizer…. Já que alguns daqueles dementes criticam a moral da Russia pra conduzir as operações na Síria

    • “Paty 19 de outubro de 2015 at 15:14

      Buá, buá, us hómi mau das direita tão atropelando a gente cum fatus e argumentus e a gente não pode responder com baixaria! Buá, buá!”

      🙂

  6. O pior é a imprensa brasileira que sempre endossou as mentiras dos USA. Tudo o que vem lá da matriz é divulgado como se fosse a mais pura verdade aqui na colônia.
    è o eteno complexo de vira latas que também atinge as forças armadas brasileiras.

  7. Esse Tony Blair é um grande assassino. Ele e George Bush mataram milhões de pessoas inocentes no Iraque. Uma guerra baseada no interesse por petróleo e mentiras repetidas mil vezes.

  8. Pois bem… destruíram o Iraque matando milhares de pessoas, assassinando o Saddam e arruinando completamente a infraestrutura do país sem contar que abriram a caixa de Pandora do terrorismo naquela região…
    O tal Tribunal Internacional irá se manifestar quando? Nunca não é mesmo?

Comentários não permitidos.