O dia em que a NATO ficou atascada numa praia portuguesa

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1GwPpoC” standard=”http://www.youtube.com/v/mC3Lh-smsmM?fs=1″ vars=”ytid=mC3Lh-smsmM&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3034″ /]
Era o maior exercício militar dos últimos vinte anos em Portugal. Um assalto anfíbio que simulava a intervenção num país instável. Mas, em Grândola, marines americanos e fuzileiros portugueses tiveram de enfrentar um duro inimigo: as areias finas da praia da Raposa

Passam trinta minutos do meio-dia quando surgem no horizonte dois pontos quase imperceptíveis. Tratam-se dos hovercraft da Marinha Americana – veículos que se deslocam sobre almofadas de ar por terra e água. Partiram ambos do USS Arlington, um navio polivalente que dá apoio também aos helicópteros CH- 33 que sobrevoam a praia em Grândola. Está em marcha assalto no âmbito do Trident Juncture 2015, um dos maiores exercícios militares feito em Portugal.

Reivindicado em tempos para se realizar junto à fronteira com a Rússia, o exercício é uma demonstração de força da NATO num contexto internacional cada vez mais complexo. Mas na praia da Raposa, onde acabou por se realizar a vertente marítima do exercício, os dois hovercrafts tiveram uma falsa partida: a aproximação ao areal foi feita a baixa velocidade e os aparelhos tiveram de voltar para trás para ganhar balanço.

Fotogaleria. Era o maior exercício militar em solo nacional dos últimos dez anos: um desembarque rápido com Marines e Fuzileiros para mostrar a força e eficácia da NATO. Mas nem tudo correu bem

Sob o comando da STRIKFORNATO – a força marítima de reacção rápida da Aliança Atlântica que junta 500 militares portugueses e norte-americanos, – na praia da Raposa estiveram 140 fuzileiros e 180 marines. O exercício, que teve início a 3 de outubro e que termina a 6 de novembro, tem como cenário a intervenção num país instável e ajuda às forças de segurança locais no sentido de recuperarem a autoridade no terreno, explicaram dois oficiais de operações antes do exercício ter início.

Combinado com três helicópteros e três tanques e um veículo blindado humvee, o assalto descurou um pormenor: a finíssima areia portuguesa. Depois de conseguirem estacionar na praia, os dois hovercrafts começaram o desembarque, mas a acção-relâmpago tornou-se num calvário para os militares no areal. Um a um, todos os veículos ficaram atascados e foi preciso os fuzileiros empurrarem para desbloquear o equipamento.

Vídeo. Realizado em Portugal, Espanha e Itália, o Trident Juncture 2015 junta mais de 36 mil militares de 30 nações. No dia 20 de Outubro, marines americanos e fuzileiros portugueses mostraram como actuam quando há necessidade de uma intervenção por via marítima

“Parece que temos alguns desafios no areal”, diz um militar americano, enquanto passa deliberadamente em frente às câmaras da televisão. Sendo o dia destinado a mostrar a máquina de guerra aos meios de comunicação social, o programa acabou por ser encurtado.  “Vamos avançar para a conferência de imprensa”, diz o militar para os mais de um quinze jornalistas convidados para a demonstração. Estava previsto que, ao longo de duas horas, os dois hovercraft realizassem várias viagens entre o navioUSS Arlington, que estava a oito milhas de terra, e a praia para descarregar mais equipamento, porém os militares apenas conseguiram tirar da areia três tanques.

“Na minha perspectiva, como se tratava de um treino, tudo correu bem (…). Como foi possível ver, existem sempre desafios ao trazer as forças para terra na praia, mas os fuzileiros e os ‘marines’ ultrapassam-nos”, sublinhou o almirante Roy Kitchener, que participou e chefiou as operações, acrescentando que as equipas “estão a aprender e aprenderam muito”.

Também o embaixador dos EUA em Portugal, Robert Sherman, acompanhou de perto o exercício, tendo desembarcado na praia da Raposa a bordo de uma das embarcações. “Considerando que vivemos em tempos perigosos, a habilidade de participar em exercícios como este, que resulta na multiplicação de forças e na capacidade de responder em conjunto é importante”, frisou.

Realizado em Portugal, Espanha e Itália, o ‘Trident Juncture’ 2015 junta mais de 36 mil militares de 30 nações. Até ao final do exercício, Portugal vai receber mais de 10 mil efectivos de 14 países. Além dos militares que participam directamente no exercício (940 integrados na Força de Resposta da NATO e 2.016 e 2.220 nos meios complementares), Portugal disponibiliza ainda mais 3000 militares para funcionarem como forças de apoio, totalizando em cerca de 6.000 os efectivos portugueses envolvidos neste exercício. Questionado sobre o que diria ao inimigo, Roy Kitchener respondeu assim: “a nossa aliança é forte, a relação dos EUA com Portugal é forte, e quando trabalhamos juntos… cuidado, somos muito fortes.”

Fonte: Revista Sábado

27 Comentários

  1. KKKKKKKKKK , vergonhoso, patético. Imagine se desembarcarem numa praia russa, viram carne moída. Acho que nem precisa ser russa, na Coreia do Norte já seriam destroçados.

    Aqui no Pantanal costumamos usar uma calibragem menor nos pneus para aumentar a aderência nos areais muito comuns em determinadas áreas do Pantanal.

    Sugestão de um velho pantaneiro, com mais de 50 anos, beirando os 60, peçam emprestados as Toyotas Hilux do El, essas já foram testadas e aprovadas. Desculpem KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • O Pão com Mortadela nunca desperdiça uma oportunidade de falar besteira…..

      Mas eu lanço um desafio ao ilustre comedor de sanduíche de embutido barato, se ele pode discorrer acerca da expertise russa acerca de operações anfíbias, mormente quando comparada à do USMC

      Ps: Os EUA já fizeram um desembarque anfíbio na Coréia, o que mostra o incrível grau de desinformação e ignorância dos integrantes da seita de São Bernardo:

      https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Inchon

  2. (◠゚̲̅◠) … ♪ ♫ ♩ ♫ ♭ ♪ ♯ ♬ ♮ ♫ ♩ ♫ ♭ ♪ ♯ ♬ ♮ ♬
    .
    .
    .
    É uma praia portuguesa com certeza
    É com certeza uma praia portuguesa (bis)

    😀

    É uma piada portuguesa com certeza
    É com certeza uma piada na praia portuguesa ( bis)

    • E por falar em piada na paria portuguesa …
      .
      ***********************
      .
      Chanceler da Rússia comenta suposto acordo sobre saída de Assad do poder
      .
      O ministro das Relações Exteriores russo; Sergei Lavrov , chamou de especulação as declarações surgidas na mídia a respeito de supostos acordos, relativos à saída de Bashar Assad do cargo de presidente da Síria, que teriam sido alcançados pelos chanceleres da Rússia, Turquia, Arábia Saudita e o secretário de Estado dos EUA.
      .
      (*)fonte : [ br.sputniknews.com ]
      .
      *****************
      .
      Se caso realmente for verdade … que essa ida de Assad a Moscou teve uma relação da sua saída, mesmo que o Sergei Lavrov negue .. vai ser mais um ponto positivo ao Putim e de uma certa forma … para o Assd pois, os termos deste será levado em conta pelos russos .. afinal seria os russos que fizeram a diferencia no contexto na questão Síria… caso o Assad renunciasse.
      .
      Quem não vai sair bem na foto…. seria a diplomacia americana … mais uma vez, vai pagar o Mico … como até aqui vem acontecendo .. rsrsrsr … quem não se lembra daquele King Kong que os americanos fizeram quando o Brasil ( grande LULA ) e a Turquia conseguiram aquilo que os americanos não conseguiram com relação a questão do acordo nuclear iraniano … lembram ??? ….. isso sem falar do mico que o anãozinho valente de sião … sempre faz lá na ONU para explicar do porque o Irã não pode ter direito a produzir energia via nuclear… Hahahah
      .
      O que tinha de corno coXinha dando cabeçada na parede por conta do exito da diplomacia do atabaque .. do Lula …Hahahah … os boçais como sempre … Hahahaha.. apostaram que a diplomacia do Brasil não tivesse exito … Hahahahaha … mais uma vez perderam … como sempre acontece … Hahahahah..
      .
      A frustração dos vira-lata entrou para o roll das piadas de salão como a “piada de paneleiro de cabeça-de-vento” .. Hahahahah .. e por falar em piada de paneleiro … as piadas de bichinas do costinha e do Ari toledo .. são ótimas .. hahahahahaah..
      .
      .

    • Organizações nacionais de Portugal protestam contra exercícios da OTAN
      .
      A manifestação é uma iniciativa de várias organizações nacionais: a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses — Intersindical Nacional (CGTP-IN), o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), a Associação de Amizade Portugal-Cuba (AMPC), entre outras.
      .
      (*)fonte:br.sputniknews.com
      .
      ********************
      .
      Meu amigo depois dessa palhaçada nas praias portuguesa… até parece uns bandos de “boçais do bugre” … aqueles que andam com seus jipões na praia entre os banhistas .. Hahahahah … são umas comedias esses tipos de paneleiros.
      .
      Sei que lá em Portugal tem problemas de corrupção.. qual pais que não tem menos nos EUA ou em qualquer pais que fale “ingreis” .. rsrsr .. com certeza em Zimbabwe não tem corrupto pois, lá … fora colonizado pelos “ingresis” se fosse pelos latinos lusitanos tinha. 😉
      .
      .
      Lá em Portugal será que tem coxinha proto-fascista como aqui tem ?? …ora pois..pois.. rsrsr .. sei que lá tem muitos paneleiros .. os zé-ruelas.. os morde a fronha de lá . 😉

  3. Sinceramente, não sei porque tanta celeuma por isso…

    Eis um desembarque “a lá” USMC, realizado em Setembro desse ano. Envolveu basicamente os mesmos equipamentos:

    https://www.youtube.com/watch?v=n6eCRJ2ROJA

    Pra mim, pode ter ocorrido falha dos controladores na praia, que não checaram o terreno ou erraram na avaliação. Os hovercrafts poderiam ter atravessado a areia mais fofa ou escolhido outras partes da praia e desembarcado as unidades em terreno mais firme, se fosse preciso.

    Quando se desembarca, a prioridade é consolidar a cabeça de praia e avançar para o interior o mais rápido possível, o que não pode ser feito somente por CLAnfs… E não é sempre que dá tempo de preparar o terreno para desembarcar reforços ( aliás, pelo que sei, uma razão de ser do hovercraft é justamente minimizar a necessidade desse tipo de serviço ). Carros de combate, IFVs e veículos sobre rodas devem desembarcar e roçar areia. E não é sempre que se tem o luxo de escolher uma praia menos “fofinha”…

    https://www.youtube.com/watch?v=Aj5o4AC5i88

    Enfim, esse tipo de incidente é mais normal do que parece; principalmente se as unidades são muito “verdes”… Qualquer pessoa que estudar os desembarques aliados no Pacífico vai se aperceber disso…

    Por fim… Não é só americano que atola…

    https://www.youtube.com/watch?v=4VsmnxM8288

  4. Conhecendo os EUA como conheço e sabendo como os mesmos são perfeccionistas, tenho certeza que dentro de aluns anos uma nova tecnoclogia deverá ser desenvolvida para solucionar tais problemas.

    País que leva a sua defesa a sério, esse tipo de acontecimento não deve ser encarado como um fato vergonhoso e sim uma oportunidade para melhorar os seus meios de desembarque.

    Abs.

      • Há algumas décadas os norte-americanos criaram os Hunvees, compraram aprox 25.000 desses veículos. Foram para o Iraque e Afeganistão e viram que a blindagem era insuficiente para proteger seus soldados. Desenvolveram então veículos mais robustos, altos, etc. Aprenderam a lição.
        Hoje, 30 anos depois do lançamento do modelo norte-americano, o EB está desenvolvendo um veículo similar (30 anos depois), depois de provada sua ineficiência no campo.
        Então, eu acho que os russos devem ter dado algumas risadas disso, mas nós ainda temos muito que chorar antes de rir.

  5. eu gostei da fo4rma que o repórter fala , ele descreve o fato com ironia sem precisar depreciar uma operação feita por BIZONHOS

    COM um humor peculiar ele coloca essa nato otan bem no lugar dela que é apenas um grupo paramilitar formado para acuar a europa e deixa-los poodles europeus , pois ele serve apenas aos interesses dos norte americanos que tem misseis nucleares apontados para a russia e esses misseis servem sim primeiro como um modo de intimidação dos próprios países europeus é como se fosse uma bomba relógio dentro do seu território controlado pelas mãos de quem la esta a ocupar militarmente a europa depois da segunda guerra mundial

    quem gosta das missões da otan tan os tan tan rsrs , é o deaguela aquele que usa uns 12 Nicks diferentes e acha que ninguém percebeu ainda também ele é o típico cytizem poodles pingns da zoropa dominada e pelos yankes

    missão de mocorongo ainda tentaram dizer que estavam treinando afundar o chapéu na lama ops as hummer na areia

    otan tan !!! chapéu atolado !!!!

    • Além de “Ixpefialisfta” em geopolítica o aviãozinho do PCC também ataca de entendedor de táticas militares.

      E a gente pensando que ele só entendia de como atacar os territórios das facções rivais……

  6. Não se preocupem vira-latas pró USA, brevemente Hollywood faz um filme onde tudo dá certo, não haverá falhas dos equipamentos e somente um marine elimina centenas de inimigos. Mas não esqueçam a superioridade dos USA é só no cinema.

    • Não se preocupe meu caro Pão com “mortandela” fazendo bico como tiete russa rasga calcinha! A Sputnik existe para isso ou seja, para criar esse mundo encantado de faz de conta onde o Ocidente inteiro tem medo da Rússia, onde os EUA irão falir amanhã e entrar em guerra civil, onde o Putin é perfeito e até o Brasil é “Putênfia”….

      Só tem um problema: No calendário da Sputnik todo dia é primeiro de abril…rs!

      • Shaves (ou seria Shiquinha) assim vc vai forçar um dissidencia com o mano Gab. Ele já confessou que é “mais simpatico” a Russia. Vamos falar sempe em amenidades sem demonstras preferencias entreguistas, senão podemos atingir irmãos facistas reaças, e precisamos manter a tropa coesa.

1 Trackback / Pingback

  1. O dia em que a NATO ficou atascada numa praia portuguesa | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.