Tradução e adaptação : E.M.Pinto
Fonte: Iran Press TV
Segundo o Global Secutrity referindo-se a uma matéria do Iran Press TV, França e Kuwait assima acordo bilionário para compra de armas.
21 de outubro de 2015 15:31
O Kuwait assinou uma série de grandes acordos militares com a França, todos impulsionados em meio a preocupações no reino árabe sobre potenciais ataques terroristas pelos militantes do Daesh (ISIS) e Takfiri.
De acordo com o governo francês, as promoções, que incluem montantes fixos e acordos provisórios somam-se ao valor de US $ 2,8 bilhões (cerca de 2,5 bilhões de euros) que foram assinados na quarta-feira na capital, Paris, por uma série de ministros.
Os negócios abrangem a aquisição de 24 helicópteros de transporte e operações especiais Airbus Helicopters H225M Caracal por um bilhão de euros, com uma opção por mais seis aeronaves semelhantes.
O Caracal é equipado com proteção e blindagem, sistemas eletrônicos e mísseis ar-terra e ar-mar. O helicóptero destina-se as missões de resgate de combate (COMBAT-SAR) e transporte de tropas à longa distância.
O estado rico em petróleo concordou em adquirir no mês passado, cerca de 28 aviões de combate Eurofighter Typhoon do consórcio europeu.
Sob estes novos acordos e ofertas, há também contratos envolvendo veículos blindados leves e manutenção de barcos de patrulha. Fontes afirmam que em se tratando dos barcos de patrulha, os acordos incluem a renovação de oito embarcações P 37 adquirirdos à França após a invasão iraquiana de 1990.
O País árabe está em busca de melhorar o seu poder de fogo em meio as crescentes preocupações sobre a segurança no Oriente Médio, especialmente devido à presença de grupos militantes como o Takfiri e Daesh.
No início deste ano, a explosão de uma bomba em uma mesquita xiita no leste da Cidade do Kuwait deixou mais de duas dezenas de pessoas mortas e mais de 200 ficaram feridas. Terroristas do Daesh reivindicaram a responsabilidade pelo ataque. O incidente levou o governo do Kuwait à declarar guerra aos terroristas, dizendo que o Daesh visa semear a discórdia e atiçar a luta sectária no Kuwait.
50 Comments