Helicóptero Sírio atingido por Míssil retorna a base: Guerra Síria na era dos MANPADS?

Mi 17

E.M.Pinto

FN-6 MANPADS 3
Membros do estado Islâmico exibem o FN-6 míssil de origem Chinesa, provavelmente fornecido pela Jordânia.

No atual conflito Sírio, o uso extenso de armas MANPADS ( Man Portable Air-Defense System) impedem e por vezes, limitam as operações da força terrestre Síria na luta contra os Rebeldes e os integrantes do Estado Islâmico.

Em sua maioria os mísseis empregados neste teatro são de procedência Soviética e, são armas fornecidas aos ditos “Rebeldes Moderados” a partir dos programas de apoio recebidos dos membros da OTAN especialmente, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia e França.

Há também armas de origem soviética e até chinesas, advindas do mercado negro de armas como países do antigo bloco soviético (Polônia, República Tcheca e Ukrania). Outras, são oriundas de estoques de armas apreendidas por rebeldes e mercenários após a queda do regime de Khadafi e da “Primavera Árabe”.

An Islamist Syrian rebel group Jabhat al-Nusra fighter talks on a walkie-talkie while carrying his weapon on Al-Khazan frontline of Khan Sheikhoun, northern Idlib province May 17, 2014. REUTERS/Hamid Khatib (SYRIA - Tags: CIVIL UNREST MILITARY POLITICS CONFLICT)
Na imagem um rebelde sírio do  Jabhat al-Nusra conversa pelo rádio  em Al-Khazan na linha de frente de Khan Sheikhoun, norte da provincia de  Idlib  a imagem é de Maio de  17, 2014. REUTERS/Hamid Khatib 

Outra fonte de fornecimento destas armas tem sido a Jordânia  que abastece os Rebeldes financiados pelos Suaditas e pela aliança Árabe na luta para derrubar o regime de Bashar Al Assad.

Porém, não são só os rebeldes que utilzam estas armas, pela internet são exibidas inúmeras imagens e vídeos de membros do Daesh, o Estado Islâmico, portando tais mísseis, alegadamente capturados de seus adversários rebeldes e do próprio regime Sírio. De qualquer forma a variedade de armas é extensa :

China:  FN-6

França: Mistral

Irã: Misagh-1

Polônia: Grom

Ex- URSS: 9K32M ‘Strela-2’ (SA-7), 9K36 ‘Strela-3’ (SA-14), 9K38 ‘Igla’ (SA-18),

Estados Unidos: FIM-92 ‘Stinger’

Na foto em destaque, uma aeronave Mil-mi 8  do Exército Sírio expõe os danos do ataque mortal de um MANPAD  disparado por rebeldes Sírios. Provando a sua robustez, a aeronave conseguiu retornar apesar de possuir consideráveis danos à fuzelagem e até emsmo a peças móveis e engrenagens.

O Mil mi 8 consgeuiu retornar à sua Base  e os membros da sua tripulação apresentaram apenas ferimentos leves,  sorte?

O exército Sírio perdeu algumas aeronaves vítimas do fogo dos MANPADS, entretanto destaca-se que igualmente, muitas outras aeronaves atingidas por estes mísseis, retornaram ao abrigo de suas bases apesar de apresentarem danos sérios como o caso do vídeo que segue e que não se refere ao helicóptero da foto supra exibida.

https://www.youtube.com/watch?v=MccNZpkANks

 

52 Comentários

  1. (…)Em sua maioria os mísseis empregados neste teatro são de procedência Soviética e, são armas fornecidas aos ditos “Rebeldes Moderados” a partir dos programas de apoio recebidos dos membros da OTAN especialmente, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia e França. (…)
    .
    Avelha tática dos “heróis” da liberdade e da democracia
    .
    .
    E por falar em velhas táticas de terrorismo de estado.
    .
    **************
    .
    A vez dos DroneLeaks

    Novo vazamento do Pentágono traz revelações assustadoras sobre o uso de drones
    .
    (*)fonte: http://www.cartacapital.com.br/internacional/a-vez-dos-droneleaks-7716.html
    .
    .
    (…) Para identificar, caçar e matar pessoas, os militares dependem de sinais de inteligência, ou “SIGINT”, baseados em comunicações interceptadas e metadados sobre uso de computadores e celulares, de caráter reconhecidamente pouco confiável. “Isso exige uma fé cega na tecnologia”, diz a fonte anônima. “Há inúmeros casos em que eu me deparei com inteligência falha. É impressionante o número de casos em que identificadores são mal atribuídos a certas pessoas. Depois de seguir alguém por meses ou anos pensando estar perto de um alvo realmente quente, você descobre que era o tempo todo o telefone da mãe dele.”(…)
    .
    ***************
    .
    Os EUA ao termino do seu império vai entra na história como o império mais sanguinário… nem o império da Babilônia,da Mongólia e o império de Davi juntos em carnificina se compara com o império americano. ….( ͡ʘ ͜ʖ ͡ʘ )

      • Os governos dos países ocidentais não representam os povos destes países, o governo alimenta o conflito e quem sofre com os “refugiados” é o povo. Muitos imigrantes nem são refugiados e sim migrantes econômicos.

  2. Hehehe, arma soviética fornecida pelos EUA é o que há, rsrsrs…

    Os senhores vejam pois que os EUA fizeram um grande favor ao Assad/russos, porque como se pode constatar pela imagem, a porcaria do MANPAD russo falhou no cumprimento da missão, hehehehe…

    Esse Tio Sam é bonzinho demais, tsc tsc tsc…

    🙂

    • Vader, leia sobre o Iran-contra e atualize-se com informações dos anos 70.
      Sim os EUA fornecem estas comprando-as das ex-repúblicas soviéticas faz tempo. Rep tcheca é uma de suas fontes e não é de hoje.
      O mercado negro semrpe existiu, aliás. os Talibãs e os grupos anti Soviéticos que atuavam no afeganistão foram abastecidos de AK-47 da URSS? não, igualmente o mercado paralelo de armas saiu da europa central e leste e foi parar lá por intermédio dos EUA e das potências ocidentais.
      Rússia e China fazem o mesmo e isso não é novidade pra ninguém.

      • Edilson, não tô duvidando não, sei que isso existe.

        Aliás, nada mais natural; como você bem lembrou todas as potências fazem isso, algumas com armas de seu próprio arsenal, outras com armas de outras.

        O que é curioso é o Tio Sam supostamente “armar” os rebeldes sírios, moderados ou radicais, com armas russo-soviéticas.

        Que como se pode ver não cumprem com a missão a contento… 🙂

        O que nos leva inevitavelmente ao questionamento de se os EUA (US Government) estavam de fato empenhados em derrubar o Assad ou se apenas estavam querendo dar uma satisfação a seu público interno…

        Saudações

      • Concordo com você que a grande maioria destas armas já está obsoleta e com seus sistemas vencidos sem manutenção. Mas note, qual helicóptero permaneceria voando com as engrenagens no estado desse ai?
        Lembre-se o mesmo Strela que abate Mi 8 na Síria é o strela que abate Mi 8 na Ucrânia e lá a aviação Ucraniana perdeu bem mais aeronaves para os MANPADS sendo todos eles de procedência soviética ou Russa.
        Pessoalmente acho que na ucrãnia as armas eram russas já que a VDV e a Gru estavam pulverizadas no território auxiliando os separatistas.

    • A nacionalidade da arma MANPADS que tentou abater o helicóptero Mil Mi-8 é mera especulação, assim como o seu estado para emprego.
      .
      Mas…, a origem do helicóptero Mil Mi-8 é bem conhecida. É Maquina de fabricação russa.
      .
      Quero ver um helicóptero de origem ocidental sofrer um impacto direto assim, em voo, e ainda trazer sua tripulação viva para base, voando nestas condições em que está este da imagem que abre o post…? Quero ver… Quero ver…
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • O Mi-8 apenas logrou voltar à base pelo fato de o MANPADS de fabricação russa ter falhado. Fosse um Stinger em bom estado esse Mi-8 teria virado burras o junto com a tripulação, algo que acontecia com frequência no Afeganistão nos anos 80….

        No mais, sua birra infantil com ocidente já deu né sujeito!?

      • Já sei…!!!!
        .
        Posso apostar…, este impacto direto foi bem em cima da cabeça daquele danado do — parafuso alienígena — que a Rússia usa em suas aeronaves…, só pode.
        .
        Saudações…, rsrsr
        .
        konner

      • Se fosse um Stinger, o Mi-8 lograria do mesmo jeito, pois o míssil poderia estar com defeito como qlq outro equipamento.

        Agora supondo que “a birra infantil” do Konner não “tenha dado”… 😀

        O que vc irá fzr? Mudar de nick? Reclamar e contar mentira lá no outro lado? Chamar o menininho do pé peludo pra “vencer em argumentos”? rsrsrsrsrs 😀

        Hm… já sei… vai desenhar (como faz o seu grande e corajoso ídolo BiBiltre)…rsrsrsrs

        P.S. – No mais, sua birra infantil com a Rússia e com aqueles que não confraternizam com as atitudes de Israel, OTAN e EUA já deu né sujeito!?

      • Curioso também que na guerra da Síria armas russas tem sido frequentemente usadas contra armas russas…

        É o helicóptero que é bom? O MANPAD que é ruim? Os dois? Nenhum?

        Uma coisa é fato: o MANPAD em questão não derrubou o helicóptero.

        Como este é russo, e supondo-se que os fabricantes (mui provavelmente russos) do MANPAD conhecem a fundo o helicóptero, que aliás é pra lá de antigo, só se pode chegar à conclusão que o MANPAD não funciona.

        A menos que se assuma que o MANPAD em questão só funciona para aeronaves ocidentais, o que aí sim seria uma especulação da grossa…

        De resto, helis ocidentais não precisam receber tiro de MANPAD:

        https://www.youtube.com/watch?v=Qi3yjEQkL-I

      • Se a sua dúvida é sobre o funcionamento do míssil ‘soviético’, simples: pergunta lá pros árabes que tiveram seu glorioso F-15 derrubado por um… Ah mas o modelo é diferente mimimimimimi… Eh, mas funcionou e era antigo, com certeza bem mais velho que o todo poderoso F-15 aguiazinha

        No mais, sua birra infantil com os Russos já deu né sujeito!?

      • Até onde sei apenas um F-15 foi abatido até hoje, e por fogo antiaéreo (SAM) na Guerra do Iraque, não por MANPAD.

        E mais, não houve confirmação de que a aeronave abatida no Yemen fosse um F-15. E ainda que tenha sido verdade, a provável causa foi um SA-6, não um MANPAD.

        Aliás, MANPAD não serve para abater aeronave supersônica a jato, que regularmente voa em regime de vôo muito alto e rápido para tal armamento. Se houve alguma vez um caça abatido por um MANPAD pode ter certeza de que ou foi muita sorte ou foi uma tremenda duma cagada do piloto.

        Ou seja: o senhor está errado em sua tese e mais ainda em sua conclusão.

        __________

        No mais, e você? Tem procuração pra defender russo?

        Ou é só (mais uma) tiete antiamericanalha desvairada?

      • Deve estar acabando a mortadela… eles tão ficando fraquinhos fraquinhos nas mentiras e conformações fajutas… o tal de konner toma uma atrás da outra e não vira o disco… é o mal dos MILITONTOS… não sabem a hora de se retirar…

      • Não se trata de “robustez”… e sim de onde o helicóptero é atingido.

        Neste caso específico, da foto, foi somente uma turbina, que é um dos poucos dispositivos redundantes no MI-17 e parte da fuselagem, e não a transmissão como dito. Não há helicóptero no mundo que resista a um impacto direto em sua transmissão.

        Se o MI-17 fosse tão resistente e robusto quanto alegam, não teria sido abatido tantas vezes ou não teria sua farta lista de acidentes. Helicóptero, quando atingido, só sobrevive em raros casos, ai o que conta é o quanto estes podem prover de resistência a seus tripulantes em um impacto com o solo.

        A respeito da eficiência dos MANPADS russos… Este cumpriram a missão de tirar o alvo de combate, porém momentaneamente, e cabe lembrar que estes amamentos russos já acertaram muita coisa mas, que não destruiu por completo, como: A-10, F-18, SU-25, F-16… Equipamentos que sobreviveram por serem em sua esmagadora maioria aeronaves com dois propulsores.

      • [“Não se trata de “robustez”… e sim de onde o helicóptero é atingido.] (…) => Comentário Bardini => 19 de outubro de 2015 at 18:12
        .
        Então o MANPADS (?) não é só FRACO/RUIM…
        .

        O MANPADS do vídeo é de fato…, – BURRO…!!
        .
        Bem diz o ditado: — Uma imagem vale mais que mil palavras….
        .
        — Quantas palavras para tentar mudar uma imagem.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Senhor,

        Deixe sua paixão de lado, ela esta lhe segando…

        Não se trata de robustez. O MANPAD poderia fácilmente ter atingido a parte debaixo do helicóptero, porém, provavelmente a aeronave estaria em uma tal “inclinação” que somente uma de suas duas turbinas foi atingida. Se a transmissão o fosse, estraria em colapso. E por fim, cairia, assim como muitos outros foram abatidos na Síria.

        Cabe lembrar que o objetivo mor dos MANPADS é uma fonte de calor. Logo, o impacto contra a turbina é evidente e justificado. Assim como ocorrido em outras várias aeronaves ao longo da história.

        Para seu divertimento, conte as baixas:

        http://www.ejection-history.org.uk/CONFLICTS/SYRIA_2011_2012/Syrian_Conflict.htm

        Saudações.

  3. Logico que o manpad em questao entrega o que promete, acertou o alvo e causou um grande estrago, a questao e a robustez do helicoptero, com certeza se fosse um heli ocidental teria sido detonado no ar.

    • Deixa de ser ingênuo “Bologna Sandwich” o helicóptero só escapou porque o míssil (russo) falhou. Fosse um Stinger ele tinha virado churrasco

      • explica isso,falhou e tirou o heli de operação??????kkkkkkkk falha pra mim,eh igual um video que eu assisti,se nw me engano era americano,foram disparar um manpad e o missil caiu logo a frente,fazendo todos pularem para tras do “bunker”

      • “Vc tem certeza” que o míssil falhou? Vc estava lá? Atirou com os rebeldes? Ou recebeu esta informação dos seus patrões? “E vc tem certeza” tbm que o se fosse o Stinger, o helicóptero teria virado churrasco?

        “Pq pra ter certeza” vc teria que estar lá participando, assessorando, reportando, vendo….rsrsrsrs

        😀

        P.S – Vc viu quem está apertando a mão do Ahmadinejad ?

        https://www.youtube.com/watch?v=Q0Uro9gp850

      • Então seu eu comprar um posso comer também seu S? Faz tempo que não como nenhum, sabe como é, os meus ídolos vivem dizendo que comer pão com mortadela é coisa de Petralha, agora só como Potatos, Hot Dog, Hambúrguer, que ficar igual a turma, quero ser um reacionário anônimo com relações figadais com os States, God Save the States. Se depender de nós, reacionários, ainda viveremos sob essa bandeira, numa grande América num só States. Sonhamos grande.

      • Faz o seguinte mane, pega um teco teco de teus patroes e voa por cima de mim armado com um manpad Russo, depois do disparo tu vem me dizer que nao presta, isso em outra vida e claro, porque vc nao vai sobreviver pra contar.

  4. Gente, por gentileza, uma pergunta de leigo.
    Dá para salvar algo no helicóptero atingido da foto? O que seria mais barato, concertá-lo ou desmontá-lo (aproveitando as peças que ainda estariam aptas a funcionar em outros helis) e construir um novo em folha?
    Agradeço de antemão quem souber me responder essa questão.

    • Clistenes,

      Depende, e muito, dos danos sofridos em sua estrutura… Não é incomum que situações assim terminem em é perda total…

      Quanto a utilizar as peças, isso também depende… Não é tudo que se pode usar, pois há o risco desses itens estarem comprometidos. Também não é incomum que o material termine fragilizado por causa das tensões sofridas com o impacto, o que poderia comprometer a segurança em utilizações posteriores.

  5. O fato de a tripulação ter sobrevivido já valeu a pena. Os que tentam ridicularizar armamento Russo é por pura inveja…

  6. O heli sobreviveu ao impacto , não se sabe a origem muito menos se é equipamento da antiga geração nova geração.
    Desde do Afeganistão ,onde os EUA distriburiam Stingers à rodo para turma do Osama , os russos aprenderam de forma amarga o quão perigoso é esse tipo de arma e tenhão certeza que os novos helis são projetados para minimizar ao máximo o impacto de um MANPAD seja de que diabo de país for.
    O equipamento bélico está em constante evolução e é um eterno jogo de caça e caçador e nesse caso foi o dia da caça.

  7. Alguem nesse heli,devia ter um trevo de 4 folhas kkkkk, pura sorte! n^ao acontece com frequencia…. o homem la em cima deu uma chance. sds

  8. Essa imagem é pra abrir a semana com chave de ouro para os nossos coleguinhas pró-“país historicamente pacifista e comprometido com a paz mundial”….rsrsrs

    No mais, ainda bem que o míssil “falhou” ou não “cumpriu a missão” do jeito que alguns aqui queriam. E que usamericanubobofeio continuem gastando dinheiro com sucata soviética vencida, enquanto os Russos e Sírios vão tirando o soninho da americatervada revoltada e enraivecida!

    E vale lembrar que muito provavelmente foi uma sucata (ou cópia) soviética usada pelos rebeldes do Iêmen que pulverizou e fez churrasco do glorioso, imbatível e ultra fodástico F-15 da Força Aérea Real Saudita.

    😀

    • Ah sim! E enquanto rolam as especulações sobre a qualidade do MANPAD ‘soviético’ feio, ruim e bobo, a tripulação do Mi-8 agradece por estar dentro desta fantástica aeronave, pau pra toda obra!

      E que o (a)ocidente aprenda a fzr helis como os Russos!! rsrsrsrsrs

      😀

    • Até onde sei apenas um F-15 foi abatido até hoje, e por fogo antiaéreo (SAM) na Guerra do Iraque, não por MANPAD.

      E mais, não houve confirmação de que a aeronave abatida no Yemen fosse um F-15. E ainda que tenha sido verdade, a provável causa foi um SA-6, não um MANPAD.

      Aliás, MANPAD não serve para abater aeronave supersônica a jato, que regularmente voa em regime de vôo muito alto e rápido para tal armamento. Se houve alguma vez um caça abatido por um MANPAD pode ter certeza de que ou foi muita sorte ou foi uma tremenda duma cagada do piloto.

      Ou seja: o senhor está errado em sua tese e mais ainda em sua conclusão.

    • Warpath…

      Quanto ao caso do F-15 no Yemem…

      A única aeronave perdida pelos sauditas caiu no Golfo de Adem… Logo, é no mínimo improvável que um MAMPAD seja o responsável…

      Fora isso, houve um caso peculiar no qual foram encontrados um tanque subalar e mísseis que provavelmente pertenciam a um F-15 saudita. Mas não há registro de perda de aeronave nessa ocasião…

  9. Pra qualquer um que tenha bom senso e lucidez, verá que pelo menos no caso do helicóptero fotografado o Míssil explodiu e o impacto foi a pouca distância.
    Quem quiser desviar a idéia usa qualquer argumento, mas fatos são fatos. Mostrem impactos semelhantes no qual o helicóptero retornou pra casa.
    Mostre Pás de rotores que tenham resistido assim a impactos próximos. Estão reclamando da queda de um 777 cujo míssil explodiu metros da cabine e já era O efeito dos fragmentos é semlhante. Daí, tratam como se o Helicóptero tivesse tido uma “gripe”. Admitam e mostrem evidências de engrenagens, rotores e peças móveis que resistam a tal impacto tal como o da foto. O resto é recalque e desinformação.
    Saudações
    E.M.Pinto

      • Não se trata de comparar o BUK com o MANPAD, BUK só é bom pra abater avião civil? porque no mais o equipamento não presta, correto?

        Mais uma vez, tiro direto é pouco provável que qualquer aeronave de asa rotativa sobreviva. O que se trata é que os danos são evidentes em ambos os casos vê-se claramente que um dos motores foi pro brejo logo após a explosão, isso porque o míssil explodiu a uma distancia da aeronave, a fuzelagem está cravada de fragmentos e comprova isso.
        Sem um motor e com as angrenagens dele funcionando ele ainda voa e o mais interessenate é que as pás resistem apesar de danificadas pelos mesmos fraguimentos que causam danos a fuselagem. Note que o impacto é próximo a tomada de ar e portanto as pás deveriam ter sofrido mais, ou estou errado?

  10. Não tenho nada contra o BUK… E não o menosprezei como o senhor da a entender.

    Olha, eu não sei como você deduziu que houve uma explosão por proximidade, mas pra mim é mais que obvio perceber que foi impacto direto (ainda mais depois de ver o vídeo, e o estrago causado pela alta temperatura que a cabeça de guerra gerou no impacto com a turbina mostrado na foto, da pra ver a quantidade de material que fundiu) com a turbina e esta absorveu grande parte do choque. Mas que por muita “sorte” (sorte não existe, mas define o ocorrido) preservou as transmissão, haja visto que se você olhar bem ainda verá o “eixo” da mesma no lugar. Se fose uma explosão por proximidade, a fuselagem estaria mais “furada” e apresentaria um certo padrão, sem apresentar o grande ponto de impacto que apresenta.

  11. Cara…,
    .
    Eu vou achar o jihadista que disparou este MANPADS: — soviético, comunista, vermelho, fraco, frouxo, cabra de peia, que foi “a migué” até ao Mil Mi-8 e indagar desse “afolozado” sobre a plaqueta com o código serial, e ooooo…, se aparecer a “marca” – Maid In the USA…, “eu vô dizer uma coisa pro ceis”…:
    .
    — Eu vou querer as minhas dez virgens…, a se vou…
    .
    Saudações, rsrs
    .
    konner

1 Trackback / Pingback

  1. Helicóptero Sírio atingido por Míssil retorna a base: Guerra Síria na era dos MANPADS? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.