Cuba envia militares à Síria em apoio à operação da Rússia contra Estado Islâmico

Cuba-Siria-Versión-Final-730x410

A Fox News revelou nesta quinta-feira, 15, que militares cubanos estão combatendo terroristas do Estado Islâmico na Síria ao lado das tropas do governo de Bashar Assad. Além disso, segundo informou um alto funcionário do governo dos EUA, a maioria desses homens participa de ações militares em tanques russos.

 A informação, que havia sido publicada de forma inédita num relatório do Instituto de Pesquisas Cubanas e Cubano-Americanas da Universidade de Miami, foi confirmada pelo porta-voz oficial da Casa Branca, Josh Earnest, em entrevista à Fox.
Ele revelou que, segundo tudo indica, forças especiais cubanas estariam combatendo ao lado de tropas sírias para fornecer um maior apoio terrestre à operação aérea promovida pela Rússia contra o Estado Islâmico.

Segundo o relatório do instituto da Universidade de Miami, recentemente o chefe das Forças Armadas de Cuba visitou a Síria junto a um grupo de militares para prestar apoio à operação russa. O documento destacou ainda que a maioria das forças cubanas estaria operando tanques de fabricação russa em cooperação com as forças de Assad.

Na quarta-feira, 14, Josh Earnest advertiu contra quaisquer comparações ou paralelos com a Guerra Fria. Em entrevista à Fox, no entanto, ele comparou o fato com a intervenção cubana em Angola, o que, por sua vez, é por si só uma referência a um dos episódios da antiga rivalidade entre Rússia e EUA, quando, na década de 1970, tropas cubanas lutaram ao lado da União Soviética em vários países da África Central.

Earnest acrescentou ainda que, possivelmente, essas forças de Cuba passaram por um treinamento militar na Rússia antes de desembarcar na Síria em aviões cubanos vindos diretamente do território russo.

Fonte: .sputniknews

29 Comentários

  1. Essa noticia saiu ontem no Fox, um orgao pertencente a cabala de corporacoes midiatica que opera como agente de publicidade da Cia, isto e opera transmitindo desinformacao para o Pentagono, para o Complexo Industrial Militar. Cia e uma divisao do Complexo Industrial Militar ianque.E o president e fantoche do Complexo, se agir independente e assassinado. O governo cubano ja desmentiu essa “noticia” A questao e saber porque a CIA, atraves de seus agentes cubanos, decidiu plantar essa “noticia” agora. Sera que desmoralizados por terem suas maquinacoes na Siria exposta pela acao russa, os neoconservatives, no momento na defensiva dentro da administracao de Obamas e tendo muito que explicar para o povo norte Americano decidiram invocar a assombracao “cuba espalhando comunimo mundo a fora) como manobra para reconquistarem um pouco de sua credencialidades politicas um pouco abaladas nos ultimos dias? Se este for o caso, nao me surpreendera se ocorrer uma recrudescencia nas agitacoes anti Castro em Cuba nos proximos dias, ou uma crise entre o EUA e Cuba, Aguardamos!

    • É muito engraço ler estas teorias. Realmente vale a pena entrar neste blog, garante muitas gargalhadas.

      Agora, a capacidade de colocar a CIA ligada a qualquer tragédia ou fato que ocorra no mundo se iguala a capacidade de colocar o PT em qualquer fato que aconteça no Brasil. No final das contas, tudo que acontece no mundo, ou é culpa da CIA, ou é do PT. E quando não for nem um e nem outro? Ahh… Ai é coisa do FHC… Rsrs…

      • Não fale assim, ele é um dos nossos novos reacionários anonimos, e como tal será bem recebido no time. Nos reacionários anônimos te declaramos comunista. God save the United States of América, do norte, nosso norte.

    • Eu vasculhei duas dezenas de sites e agências de notícias russos para ver se achava alguma coisa sobre o assunto, mas, curiosamente todos, com excessão do TASS, citam a notícia da Fox News, parece que eles, assim como nós, não tem fonte própria de notícia.

      • Se a notícia não for verídica, resta saber quem passou isso para a Fox e qual a intenção do tal Instituto, ou talvez nem dele, mas de alguém no Instituto.
        Mas, sabe-se que há mercenários de todo lugar lutando por lá.

  2. Segundo o site de notícias Reuters, Josh Earnest disse quarta feira que o governo americano não vê qualquer evidência de que a notícia vinculada no Fox News seja verdade. Quem disse que cubanos foram treinados na Russia e chegaram na Síria de avião para tripular tanques russos foi o Fox News, citando uma fonte de dentro do governo Obama que não quis se identificar. Dizem que onde há fumaça, há fogo! Acho que nesse caso é só vapor!!!

  3. vcs viram q a trilogia dos bonzoes esta as moscas ? abandonado ! logo lah q se achavam os top dos top ! fui na banca e o jornalero me diz q nao tem mais a revista
    alguem sabe eh verdade ?

    • Ilya, só acredito no desmentido se vier do NY times, se não vier serve o da Globo mesmo. o da Veja, da Folha, quem sabe do Estadão. Do financial times? De qual a gente pode acreditar censor?

  4. Hehehe, no mínimo foram filar umas rações russas na Síria, que devem ser melhores que a bóia na Ilha-Prisão dos homicidas Castro…

    🙂

  5. Mas acho importante ressaltar que dada a natureza do conflito, é bem provável que mercenários e soldados regulares provenientes de todas as partes do mundo estejam por lá. Não me assustaria saber que soldados descaracterizados estejam no terreno.

    • Nos dia de hoje, todo melancia… quer dizer, todo gato é pardo… também não me assustaria encontrar infiltrados simpatizantes cubanos em fileiras pró Assad… saudações… 🙂

      • Concordo chefe, e vou mais longe (se o sr. me permitir humildemente essa opinião reforçando a sua, logico), estão lutando junto com ISIS também, esses Cubanos, comunistas querem e criar revoluções. Mas os States vão vencer, abaixo a URSS.

  6. a noticia mais interessante que o plano brasil tem que colocar aqui é aquela que esta no assuntos militares

    em que diz que agentes do DEA americano desembarcaram no rio de janeiro a pedido do governo estadual secretario de segurança beltrame

    ele chamou a DEA para monitorar por onde vieram os fuzis que estão chegando ao rio de janeiro e de procedência americana

    mas se lembrarmos que o DEA americano foi comprovado que estava fornecendo armas aos traficantes mexicanos
    isso talvez seja o beltrame colocando a raposa para monitorar o galinheiro

    essa notica tem que ser debatida aqui no plano brasil ,a matéria que esta la parece que é tudo uma maravilha essa presença ,mas por tudo que já aconteceu eu vejo como uma quinta coluna infiltrada no rio de janeiro para monitorar algo que eles já foram acusados de fazer ao inverso

  7. Mas o Brasil poderia ter encontrado uma forma de colaborar com o esforço. O estado islâmico é um problema global, independentemente de quem possa ser responsável pela sua criação.

    • Ainda não. Vamos esperar quando a gente for yanke para ir. Não graças a vocês petralhas. Mas nós vamos conseguir. Seremos todos Yankes um dia, esse é nosso grande sonho. Intervir em paisecos como o Brasil, jogar bombas a revelia, criar um lindo caos, e eliminar essa petralhada toda, só ficando gente honesta, nosso clube, nossos reacionários anônimos, somos muitos mais de 1000 e menos de 10 mil, mas fazemos um estardalhaço louco. Perdemos no voto, mas somos maioria no cheque. E você ainda vai se alistar, querendo ou não. Nós já juramos a bandeira God Save the United States of America.

  8. Senhores…o porquê deste factoide da Fox News é simples….a Fox News representa republicanos radicais de extrema direita que radicalmente não apoiam aproximações mesmo que por motivos estratégicos dos eua com Cuba….este factoide foi motivado meramente apenas por questões políticas partidárias…

1 Trackback / Pingback

  1. Cuba envia militares à Síria em apoio à operação da Rússia contra Estado Islâmico | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.