Pike o míssil de 40 mm da Raytheon

 

 

pike1021-1021x483
O Pike usa um buscador semi ativo digital a laser para atingir os alvos lentos e aà média distância . O Motor de foguete do míssil aciona-se de 08 à 10 pés após o lançamento e quase não emite fumaça de modo a reduzida assinatura no lançamento. Foto: Raytheon.

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

“O Pike se tornará mais esperto e mais inteligente à medida que continuarmos a desenvolver as suas capacidades. Esta nova munição guiada pode fornecer o combatente com precisão e capacidade de alcance estendido nunca antes visto em uma arma de mão no campo de batalha.”

A Raytheon disparou com sucesso duas munições guiadas de precisão 40 mm “Pike” a partir de um tubo  lançador de granadas  durante os testes de vôo em Mile, Texas. Ambas os munições atingiram à área de impacto alvejando os alvos depois de voar mais de 2.300 jardas. (2,1 km).

Pesando menos de duas libras (~1kg) e medindo apenas 16,8 polegadas (42,6 cm) de comprimento, o Pike pode ser lançado por um lançador de granadas convencional, tal como o M320 ou EGLM (Módulo Grenade advanced launcher). O alcance máximo do lançador de granadas M320 é 437 jardas (350 metros).

” O Pike usa um, buscador digital a laser semi- ativo para engajar alvos fixos e em movimento lento à meio percurso”,  

disse JR Smith, diretor da Raytheon’s Advanced Land Warfare Systems.

“Esta nova munição guiada pode fornecer ao combatente uma capacidade de precisão, com extensão de autonomia nunca antes visto em uma arma de mão no campo de batalha”. O Pike vai se tornar mais esperto e mais inteligente à medida que continuarmos a desenvolver as suas capacidades “,

disse Smith.

Na configuração atual, o combatente irá introduzir códigos de laser programáveis ​​antes do carregamento do Pike em seu lançador. O Desenvolvimento espiral chama para a programação simultânea de várias cargas e alveja com recursos de link de dados.  O Motor de foguete do Pike é acionado de 08 à 10 pés após o lançamento e é quase não emite fumaça, reduzindo a sua assinatura visual no lançamento.

Atualizações adicionais no Pike incluem a capacidade de disparar a partir de lançadores montados em plataformas em pequenos barcos, veículos todo-terreno e pequenos sistemas de aeronaves não tripuladas.

O míssil vai estender o alcance efetivo dos lançadores de granadas atualmente situado em 1.600 jardas (1,5 km) usando dados de computação balísticos.

Fonte: Defence Update

6 Comentários

  1. Resta saber agora o custo do sistema. A principal vantagem dele certamente é o tamanho diminuto e pequeno peso, ao tempo que garante precisão, grande alcance, e razoável poder de destruição. No entanto, resta ver se consegue bater o custo de um RPG-7, que faz um estrago gigantesco a um preço ridiculamente baixo.

    PS: Uma empresa americana acabou de lançar um RPG-7 “americanizado” para possivelmente equipar no futuro as forças estrangeiras que os americanos tem treinado e que operam o equipamento russo.

    http://defense-update.com/20151014_psrl.html#.Vh_0aMNRFPZ

    • Sim, porém a questão é a relação do tamanho com o custo. Será que o maior preço por algo menor e menos eficiente vale a pena? E um RPG não é tão grande, pode facilmente ser carregado por qualquer soldado, inclusive a versão americanizada pesa apenas 2KG, o que é menos que a maioria dos fuzis de polímero modernos.

  2. *Obs: opinião minha
    Para ser ter tal alcance desejado e descrito aqui um fuzil teria que usar uma mira e designador muito potentes, que obviamente seriam grandes e pesados como as baterias de energia para os mesmos funcionem, além do peso do próprio fuzil, lança granadas e respectivas munições. Então acho uma idéia melhor uma granada guiada, mesmo que com menor alcance, que este

1 Trackback / Pingback

  1. Pike o míssil de 40 mm da Raytheon | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.