BOEING AFIRMA TER CRIADO O METAL MAIS LEVE DO MUNDO

Material composto por 99,99% de ar poderá ser usado na fabricação de aeronaves mais leves

O novo metal criado pela Boeing pode ajudar na construção de aviões mais leve (Boeing)

Um metal composto de ar pode soar como algo impossível, mas a Boeing quer provar esse conceito e aplicá-lo na indústria aeronáutica. A maior fabricante de aviões do mundo afirma ter criado o “metal mais leve do mundo”, composto por “99,99% de ar”. A tecnologia foi elaborada em parceria com a Universidade da Califórnia, o HRL Laboratories e o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

Como explica a Boeing, o material é composto de inúmeros microtubos metálicos mais finos que um fio de cabelo entranhados entre si para formar uma malha fina, leve e ultrarresistente – por isso a fabricante diz que seu novo metal é composto na maior parte por ar.

No vídeo divulgado pela fabricante, a pesquisadora Sophia Yang, no HRL Laboratories, explica o conceito utilizando o cenário de um ovo caindo de um prédio de 25 andares para destacar as potencialidades do novo metal. De acordo com Sophia, enquanto normalmente seria necessário envolver o ovo em inúmeros metros quadrados de plástico bolha para ele não quebrar após a queda, bastariam apenas algumas camadas do novo metal para protegê-lo.

A Boeing afirma que o metal, devido a forma de sua composição, é capaz de absorver grandes forças de impacta sem transferi-las para seu interior. Segundo declarações da doutora Yang, usar esse material mais leve na fabricação de aviões pode colaborar consideravelmente para a economia de combustível.

Clique aqui para acessar ao vídeo

Fonte: Airway

56 Comentários

  1. Enquanto isto nas universidades federais da Republica Bananeira, estudantes inventam uma nova teoria de gênero entre um baseado e outro onde afirmam que meninas tem pipi, e meninos tem PPk.

  2. Vai diminuir muito o peso nos novos aviões que vierem a serem fabricados, e consequentemente serão mais econômicos, ou levarem mais carga.
    O princípio é o mesmo do chocolate areado.

    • Fantastica conclusao ,kkkkk, e eu que penava na aciaria ,utilizando argonio para eliminar os gazes causadores de bolhas ,kkkkkk , agora os vitaminados descobrem que bolhas eh bom , nao so no choco areado !

  3. É por isso que são uma potência! (investiram milhões para desenvolver essa tecnologia) daí vem o governo do Brasil e diz : só vou comprar avião de vc se eu ganhar a tecnologia grátis!

      • EXATAMENTE… e o choro do ‘habemus papa’ da caterva capital status quo (EUA/UK/Pupu) é livre…. e divertido 😀

      • Mais divertido ainda é o choro de ver que o Hiper Phodástico Su-30 da Venefavela foi abatido por um “Pajarito” de asas em delta feito pelo tio Jacó lá nos anos 80……a turma do pão com mortadela chora…kkkkk

        E tem pão com mortadela que chora e fica berrando: “Os canhões são fixos porque são fixados”….kkkkkkk

      • Quando esse sujeitinho grunhe, caro S88, eu nem ouço… pra mim é só um montinho de coco, igual aqueles deixados pelos cachorrinhos de madame, tentando ser notado… status quo… status quo… status quo… status quo… status quo… status quo… status quo… status quo… status quo… status quo… status quo… status quo… RSRSRSRSSRSRSRS…

      • Pois é, a vida do cara é picuinha e mimimi com os “americanófilos”.
        E nada mais…

        Se cuida que ele faz nicks falsos e usa os nicknames dos outros para trolar em diversos blogs.

      • “EXATAMENTE… e o choro do ‘habemus papa’ da caterva capital status quo (EUA/UK/Pupu) é livre…. e divertido”

        É mesmo? Então vamos lá. O Gripen, embora produzido na Suécia, tem:

        Motor Made in USA

        Sistemas de Vôo Made in UK

        Na FAB vai usar armas Made in Israel

        E agora seu analfabeto funcional, vai chorar na caminha?

      • Para os vira-latas direitalhas…

        Grupo do ITA consegue destaque internacional com pesquisas sobre semicondutores magnéticos

        http://agencia.fapesp.br/grupo_do_ita_consegue_destaque_internacional_com_pesquisas_sobre_semicondutores_magneticos/16210/

        Professor do grupo de materiais semicondutores e nanotecnologia do ita é premiado em conferência internacional

        http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/6077-not152.html

        “Felizmente, o Brasil encontra-se bem posicionado para entrar no mundo nanotecnológico, apesar de ter figurado como espectador na revolução da microeletrônica. Possui um razoável contingente de pesquisadores bem treinados, trabalhando no Brasil e no exterior, que participa do desenvolvimento do estado da arte nanotecnológica. Os laboratórios, universitários e de centros de pesquisa, são bem equipados e capazes de sedimentarem o desenvolvimento sustentado da área. O mesmo não pode ser afirmado a respeito da indústria nacional, que tradicionalmente não investe em P&D e pode enfrentar dificuldades na absorção dos novos conceitos.”

        http://www.ieav.cta.br/nanoaeroespacial2007/nanotecnologia_07.php

        http://www.gmsn.ita.br/

      • A alma desonesta do Petismo se revela aqui. Querem roubar para si uma pesquisa tecnológica oriunda de uma instituição militar que, mesmo em tempos de vacas magas, nunca deixou de pesquisar.

        E as universidade federais heim meu caro sindicalista alegre? Fora uma ou outra pesquisa relevante, apenas produzem militantes esquerdistas para infestar e atrasar esse país.

        E comparando com as Universidades dos EUA é que nosso atraso e subdesenvolvimento se tornam mais evidentes

      • Primeiro, derrubei o vira-latismo da direitalha que já estava babando de alegria por encontrar um texto que proporcionaria o prazer de falar mal de sua própria pátria de sua gente, além de seu governo, é claro (falariam mal mesmo que fosse de direita).

        Depois, não me apropriei de nada, pois todas as instituições e estatais militares criadas pelos golpistas foi a única coisa boa que fizeram em duas décadas de terror.

        Também mantiveram as estatais criadas pela esquerda de Getúlio e Jango.

        Por isso se enganam os direitalhas que acreditam que nossas forças são dominadas por nazistas e fascistas.

        Décadas se passaram e a maioria dos militares defendem o interesse nacional e não o domínio dos partidos dos bilionários e entreguistas.

        Vai demorar muito tempo para que nossas forças recuperem e voltem a ter uma Embraer e uma Engesa. Por mim seria ontem.

        Aliás, é justamente no campo da pesquisa que a existencia de estatais se mostra mais primordial.

        Imagine o agronegócio brasileiro sem o trabalho de Embrapa e Emater? Se dependesse do investimento de nossos roçeiros teríamos a mesma produtividade da África.

        Como estaria nossa pesquisa no campo da energia e do petróleo sem a Petrobrás?

        Quantas Embraeres nosso setor privado criou?

        Quantas montadoras de automóvel nacionais nossos empresários criaram?

        Quantas fábricas de chips?

        Se dependesse de nossos empresários estaríamos na idade da pedra lascada. Se existe uma pesquisa, pode procurar, atrás tem uma verbinha pública.

      • É mesmo, nessas horas quando lhe são convenientes os petralhas e seus acéfalos seguidores cantam louvores ao militares. Chega a ser patético!!! Uma coisa que a petralhada bolivariana não sabe é que se tem algo que os americanos cuidam com muito carinho são suas universidades e centros de pesquisa, sejam publicas ou privados, é por isso que o país tem tantos prêmios Nobel.

      • Temos muito em comum com os militares, somos nacionalistas. Honramos nossa pátria e nossa gente. Louvamos nossos mínimos progressos.

        Os trouxinhas fazem qualquer coisa por dinheiro, tem por princípio o sucesso pessoal em detrimento de todos os demais.

        Da posse de um segredo de estado ou do controle de uma tecnologia sempre descambam para obter o melhor preço por sua venda, mesmo que isso resulte em imensos prejuízos para seu país.

        São apartidários e apátridas, só são patriotas na hora de brigar por privilégios e pleitear ajuda do Estado.

      • “só são patriotas na hora de brigar por privilégios e pleitear ajuda do Estado.”

        Você acabou de sintetizar o espírito dos petistas e suas franjas espalhadas pela política, pela sociedade e especialmente pelo jornalismo pelego meu caro sindicalista alegre…rs!

      • A direitalha canalha sempre apela para insultos diante da total ausência de argumentos válidos. Apresente os grandes investimentos em pesquisa de nossa digna classe empresarial?

        Quantas Embraeres nosso setor privado criou?

        Quantas montadoras de automóvel nacionais nossos empresários criaram?

        Quantas fábricas de chips?

        Conteste a frase: Se dependesse de nossos empresários estaríamos na idade da pedra lascada. Se existe uma pesquisa, pode procurar, atrás tem uma verbinha pública.

        Desminta: Da posse de um segredo de estado ou do controle de uma tecnologia nossos “empresários” sempre descambam para obter o melhor preço por sua venda, mesmo que isso resulte em imensos prejuízos para seu país.

      • Háá o ITA e outra categoria truta, não compara o ITA com estes antros Federais cheios le lambedores de barriga de sapo não.

      • De onde esses CANALHAS MILITANTES ESQUERDALHAS tiraram a ideia que há patriotismo na esquerda ???… já sei: na TERGIVERSAÇÃO CÍNICA de lobotomizados… se essa malta bovina fossem honestos no discurso saberiam que o MOVIMENTO ESQUERDISTA É IMINENTEMENTE INTERNACIONALISTA… mas os cretinos vem com esse mimimi como se tivesse sentido… tanto não é verdadeiro o patriotismo dos canalhas da esquerda que estão todos unidos pela internacional socialista contra o sentido de nação brasileira… ESQUERDALHAS HIPÓCRITAS MENTIROSOS…

  4. Se inspiraram nos ossos dos pássaros nessa não? Essa configuração parece ter bastante flexibilidade: na torção, no cisalhamento, na tensão de compressão, na tensão de tração e a curva de deformação plástica deve ter uma porcentagem de alongamento bem ampla. Esses espaços vazios podem acumular pequenos grãos de poeira entupindo e afetando suas características, atritando e desgastando, e a entrada de fluidos corrosivos, com a grande área de contato dessa configuração, dependendo da reatividade do material com o corrosivo, faz estragos também. Vai precisar de uma armadura externa, protegendo contra entrada de resíduos, fina o suficiente: para não rasgar, para não aumentar muito o peso, para não afetar as características do metal interior, com características complementares às do metal interior e para facilitar a montagem com abraçadeiras, rebites, soldas ou colagem nas outras partes da estrutura. Com certeza muita coisa será feita em uma peça única em impressoras 3D aumentando bastante a flexibilidade de formatos possíveis para uma montagem bem simples.

    • Mas acredito que essa questão do revestimento não seja a mais complexa.
      Complexo mesmo é desenvolver algo resistente, sendo capaz de absorver o impacto, retirando massa de sua estrutura.

      • Bom, um estudo das tensões dentro do material, através do software rodando o modelo matemático aproximado das tensões, indica onde o metal não é muito exigido pelas forças, sendo portanto desnecessário. Através do mapa tridimensional criado uma impressora 3d constrói a estrutura necessária, de acordo com o estresse sofrido no ponto em que a parte será montada, eliminando o metal extra. Precisamos de um bom modelo matemático que simule todo esforço, dentro da margem de erro exigida, e garanta uma previsão razoavelmente boa do que ocorrerá na realidade.

    • Isso é nanotecnologia, esse modelo da foto não tá em escala, é só pra demonstrar a estrutura cristalina do material. Não há como entrar nada dentro da estrutura.

      • Os microtubos são feitos por nanotecnologia certamente pois são tubos com parede finíssima. Pelo que vi do video anexo a amostra testada tem muito espaço vazio visível a olho nu. A trama formada por arestas de microtúbulos ligados pelos vértices deve ser depositada de maneira precisa. Por isso acho que uma impressora 3D vai construindo a configuração unindo os tubos os vértices. Mas eu só estou supondo, pode ser muito diferente disso. https://www.sciencemag.org/content/334/6058/962/F2.large.jpg

  5. Isso é um exemplo de parceria entre universidades e empresas. Precisamos criar essas parcerias para produzir tecnologia aqui.
    O problema das Federais são os cursos de humanidades que não passam de centros de doutrinação marxista.

    • SÃO VERDADEIROS CENTROS DE EVANGELIZAÇÃO DO DIABO VERMELHO MARXISTA… só isso… TEMOS QUE IMPLODIR TODOS AS UNIVERSIDADES DE HUMANAS NO BRASIL… é um corpo doente em estado terminal… não tem mais solução… só a destruição para evitar mais maus para a nação brasileira…

      • Caro Paradigma, eu fiz ciência humana no Brasil e não fui contaminado pela doença moral e espiritual do esquerdismo ou, pelo menos, me curei a tempo quando recebi de presente o melhor de todos os remédios, chamado CTPS.

        Não generalizemos. Tem muita gente que vai estudar ciências humanas pra progredir na vida, e porque ama o gênero humano.

        O que precisamos fazer é uma limpeza nos corpos docentes das universidades, especialmente as públicas, que se tornaram verdadeiras madrassas do comunismo e do esquerdismo em geral.

        (Na verdade é tanto comunista em tais antros que eles quase se matam entre si. Devemos incentivá-los a se destruírem…)

        Os professores que tiverem inspiração marxista, gramscista ou qualquer coisa que cheire ainda que remotamente a socialismo tem de ser afastados de seus cargos a qualquer custo: se não puderem ser demitidos devem ser, na pior das hipóteses, aposentados compulsoriamente.

        Estaremos pagando para estes vagabundos ficarem em casa, mas ainda isso é melhor do que tolerar a destruição da nossa juventude por estes doentes.

      • A questão é: COMO RETIRAR O pc do b DE DENTRO DOS CAs E DO CORPO DOCENTE ALTAMENTE CONTAMINADO ???… se conseguirem extirpar o CÂNCER do marxismo acadêmico sem matar o paciente, melhor… mas DUVIDO que se possa conseguir sem levar o doente a morte…

  6. pelo que eu entendi a matéria ao invés de ser discutida sobre o material

    acabou trazendo uma par de vira-latas rasgando a cacinha para os estados unidos e falando mau do brasil

    ai os brasileiros tiveram que colocar matérias falando das conquistas feitas pelas universidades brasileiras

    e os vira-latas contra atacaram falando mau do brasil novamente chorando pois não ganham mais eleição

    típico de americanfilo se os estados unidos colocar merd@ em uma lata e vender esses viralartas saem correndo e dormem a te na fila esperando a loja abrir

      • E vem aí a NOVA PARCERIA BRASIL/EUA, para a rasgação de calcinhas dos alienados esquerdopata de plantão… rsrsrsrsrsrsrsss… agora New York ficou mais perto ainda… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. BOEING AFIRMA TER CRIADO O METAL MAIS LEVE DO MUNDO | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.