Defesa & Geopolítica

BOEING AFIRMA TER CRIADO O METAL MAIS LEVE DO MUNDO

Posted by

Material composto por 99,99% de ar poderá ser usado na fabricação de aeronaves mais leves

O novo metal criado pela Boeing pode ajudar na construção de aviões mais leve (Boeing)

Um metal composto de ar pode soar como algo impossível, mas a Boeing quer provar esse conceito e aplicá-lo na indústria aeronáutica. A maior fabricante de aviões do mundo afirma ter criado o “metal mais leve do mundo”, composto por “99,99% de ar”. A tecnologia foi elaborada em parceria com a Universidade da Califórnia, o HRL Laboratories e o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

Como explica a Boeing, o material é composto de inúmeros microtubos metálicos mais finos que um fio de cabelo entranhados entre si para formar uma malha fina, leve e ultrarresistente – por isso a fabricante diz que seu novo metal é composto na maior parte por ar.

No vídeo divulgado pela fabricante, a pesquisadora Sophia Yang, no HRL Laboratories, explica o conceito utilizando o cenário de um ovo caindo de um prédio de 25 andares para destacar as potencialidades do novo metal. De acordo com Sophia, enquanto normalmente seria necessário envolver o ovo em inúmeros metros quadrados de plástico bolha para ele não quebrar após a queda, bastariam apenas algumas camadas do novo metal para protegê-lo.

A Boeing afirma que o metal, devido a forma de sua composição, é capaz de absorver grandes forças de impacta sem transferi-las para seu interior. Segundo declarações da doutora Yang, usar esse material mais leve na fabricação de aviões pode colaborar consideravelmente para a economia de combustível.

Clique aqui para acessar ao vídeo

Fonte: Airway

shared on wplocker.com