Após encontro, Putin e ministro saudita prometem cooperação na Síria

Vladimir_Putin_in_Saudi_Arabia_11-12_February_2007-5

SÃO PAULO  –  O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou neste domingo com o ministro da Defesa da Arábia Saudita no balneário russo de Sochi, no mar Negro. A reunião é a maior aproximação entre Moscou, que apoia o ditador Bashar al-Assad na Síria, e um inimigo do regime sírio na região desde o início dos ataques aéreos russos no país, há duas semanas. Putin recebeu Mohamed bin Salman Al Saud pouco após o GP da Rússia de Fórmula 1 – o presidente russo assistiu à corrida e entregou o troféu ao vencedor, Lewis Hamilton. O ministro da Defesa saudita também é vice-primeiro-ministro e filho do rei Salman, ditador do país. Após o encontro, o ministro das Relações Exteriores russo, Seguei Lavrov, afirmou que os dois países estão dispostos a cooperar para evitar a formação de um “califado terrorista” na Síria – uma relação à atuação da facção radical Estado Islâmico.

Lavrov mencionou que a Arábia Saudita tem “preocupações” relacionadas aos objetivos da ação na Síria, mas reiterou que os ataques aéreos têm como alvo apenas extremistas, como o Estado Islâmico e a Jabhat al-Nusra, milícia vinculada à Al Qaeda.
Ele disse também que Moscou e Riad têm como objetivo comum a conquista da paz na Síria e o início de um “processo político que faça com que todos os sírios, independentemente de sua filiação étnica e religiosa, se sintam donos de seu país”.

“O presidente da Rússia e o príncipe da Arábia Saudita falaram hoje dos passos que podem agilizar o começo deste processo político”, disse o ministro russo. Potências ocidentais veem com desconfiança as ações militares russas na Síria, afirmando que elas não almejam apenas terroristas, como também setores moderados da oposição a Assad.

Assad Lavrov admitiu que a parte saudita, diferentemente de Moscou, insiste que Assad abandone o poder. “O importante é que isso não é um obstáculo para que avancemos, junto com outros países, rumo à criação das condições para o início do processo político”, acrescentou o ministro russo.

“Nós expressamos nossas preocupações de que essas operações sejam vistas como uma aliança entre o Irã e a Rússia”, afirmou o chanceler saudita, Adel al-Jubeir, também presente ao encontro. O Irã, xiita, é o principal rival da Arábia Saudita, sunita, na região. “Mas, na conversa, nossos amigos russos nos explicaram que seu principal objetivo é a luta contra o Estado Islâmico e o terrorismo”, completou Jubeir. (Folhapress)

Fonte: Valor Econômico 

24 Comentários

    • A diplomacia das garras e dentes , morder e dilacerar , depois assoprar , a banania jamais alcan;ara estah condi;ao pois aqui so ha vermes sociopatas ladroes , e pelo que consta , a evolu;ao nao equipou os parasitas com dentina e queratina !

  1. É quem te viu e quem te ver. Como diz o ditado, não há diplomacia tão persuasiva quanto o poderio militar. Falem isso pra essa cambada de incompetentes de Brasilia.

    • A diplomacia brasileira morreu com o rio branco, se fosse hoje o brasil perderia o acre e todo o estado da amazonia pros bolivianos

      • Por isso mantemos um dos maiores exércitos do mundo e temos uns 50 milhões de reservistas. Fraquinho de mais da conta né.

      • Se depender dos bolivarianus locais, JÁ PERDEMOS… aliás, já perdemos até refinaria para os bolivianos… GENTE ENTREGUISTA ESQUERDALHA É OUTRA COISA… que “cathiguria” para o ENTREGUISMO… 🙂

      • de lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra cá, de cá pra lá…..rsrsrsrs

    • O ocidente age como uma puta muito ddoida e viciada , sem pregas e sem orgulho , nao pode ver um saudi qque agacha para lamber suas botas , o socialismo europeu eh o maior exemplo deque os nacionalistas do passado estavam corretos , cada um no seu quadrado !

    • O ocidente age como uma puta muito ddoida e viciada , sem pregas e sem orgulho , nao pode ver um saud qque agacha para lamber suas botas , o socialismo europeu eh o maior exemplo deque os nacionalistas do passado estavam corretos , cada um no seu quadrado !

  2. Moderados….

    Se você for nos USA e montar um grupo armado pra lutar contra o poder instituído você será tratado como terrorista… terrorista é sempre terrorista não tem essa de moderado não, afinal usa as armas pra combater e gerar mortes e destruição!

    Eu quase vomitei lendo esse texto… no fim vai ficar tudo como está, EI e Al-Nusra devem ser liquidados junto com os tais “Moderados” do FSA.. mas no fim são todos terroristas iguais, sem outra interpretação possível!

    Valeu!

  3. Se caso houve um entendimento nesse encontro entre a Rússia e a Arábia Saudita o que foi colocado na mesa para haver a negociação ??
    .
    Os interesses russos e saudita faram a prioridade isso é obvio … real política estratégica entre dois que pode colocar fogo em tudo ali
    .
    Da parte dos russos vou arriscar ; a cabeça do Assad,o programa nuclear iraniano, e o gasoduto que os russos querem colocar naquela região que passaria pela Síria,Turquia em direção da Europa , com uma provável participação dos sauditas.
    .
    Da parte dos Sauditas- uma coisa é certa os EUA mais precisamente o petrodólares, com o Dollar enfraquecido sem o lastro do petróleo a hegemonia financeira americana no mundo ficaria mais susceptível a ataque especulativo na Ásia e se tratando em ataque especulativo a economia americana os russos são mestre e os chineses … nem se fala . 😉
    .
    Isso sem falar que pode haver o aumento do preço do petróleo bruto, pois os Sauditas até aqui não ganharam em nada com as sanções russas devido ao preço do petróleo em baixa .. alás quem ganhou com as sanções aos russos ? .. nem o tio Sam …. quem mais saiu perdendo nessa foram os europeus … a população europeia … o povão pois, os barões da Europa nunca perde, só quem perde é o povão.

    • MH17: fabricante de armas russo apresenta seu relatório sobre queda do avião na Ucrânia
      .
      O Boeing que fazia o voo MH17 de Amsterdã a Kuala Lumpur, em 2014, foi abatido a partir do território ucraniano, apontam os resultados da investigação realizada pela empresa russa Almaz-Antey.
      .
      (*)fonte: [ br.sputniknews.com ]
      .
      .
      (…)“Nós provamos que o míssil antiaéreo que abateu o Boeing no céu sobre a Ucrânia, só podia ter sido um míssil 9M38 do complexo Buk, lançado a partir dos arredores da povoação de Zaroshenskoye [controlada pelo exército ucraniano].
      .
      O último míssil deste tipo foi produzido na União Soviética em 1986”, disse o diretor-geral da Almaz-Antey, Yan Novikov. Além disso, segundo ele, os holandeses não apresentaram provas de que o míssil que abateu o voo MH17 foi disparado a partir da povoação de Snezhnoe, que no momento da tragédia era controlada pelas milícias. (…)

      • Assista AO VIVO à apresentação da versão holandesa da queda do MH17 no leste da Ucrânia
        .
        A investigação concluiu que o míssil atingiu o lado esquerdo do cockpit. O míssil que abateu o Boeing malaio foi identificado como um Buk produzido na Rússia, mas o lado holandês não especificou quem disparou o míssil e o lugar exato de lançamento do míssil.
        .
        A investigação exclui as versões segundo as quais a aeronave teria sido atingida por um míssil ar-ar ou teria caído em resultado de condições meteorológicas.

        .
        (*)fonte: [ br.sputniknews.com ]
        .
        .
        (…)Segundo os holandeses, os riscos de a aviação civil operar no espaço aéreo do leste da Ucrânia, sacudido por um conflito armado, foram subestimados tanto pelas autoridades ucranianas como pelos operadores aéreos cujas aeronaves estavam no ar na zona do conflito. As autoridades ucranianas deveriam ter fechado o espaço aéreo na zona do conflito mas não o fizeram, embora estivessem cientes da ameaça, resumiu o Conselho de Investigação sobre Segurança. (…)

      • Embaixador: Austrália exige não politizar relatório do MH17
        .
        O embaixador da Austrália na Rússia, Paul Myler, conclama a evitar tirar conclusões políticas após da apresentação do relatório sobre as causas da queda do Boeing MH17 da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia em 2014.
        .
        (*)fonte: [ br.sputniknews.com ]
        .
        .
        (…) “Este é um documento técnico, estou certo de que ele será suficientemente abrangente, estou certo de que o profissionalismo dos especialistas permitiu avaliar completamente todos os detalhes. No fim, deveremos ter uma visão clara do que aconteceu com o avião. Todos devem encarar com respeito a informação publicada”, disse ele em entrevista à agência RIA Novosti.(…)

  4. Assad, ditador? Como assim? Ele foi eleito presidente. Na Arábia não tem eleição, é uma monarquia. Isto sim parece uma ditadura.

  5. “O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou neste domingo com o ministro da Defesa da Arábia Saudita no balneário russo de Sochi, no mar Negro.”
    ——————

    Observar que neste caso o protocolo diplomático diz que o adequado seria um encontro do ministro da Defesa da Arábia Saudita com seu homólogo russo.

    Putin deveria se encontrar com seu equivalente, o Rei saudita, porém isto é impossível, já que o mesmo esta mentalmente incapacitado, com demência ou Alzheimer, talvez ambos…

  6. Um presidente precisa ter poder de persuasão e habilidade politica , Putin tem os dois! já Dilma….é o nosso maldito azar!

    • Dilma não sabe juntar duas palavras para fazer uma frase.

      “Sempre que vc olha uma criança, tem alguém oculto atras que e um cachorro”

  7. A margem de superioridade econômica/influencia dos Estados Unidos se reduz mais e mais.
    .
    A região Ásia-Pacífico, onde os Estados Unidos tem planos de conter a China, tem desviado o foco e os recursos destinados até então ao Oriente Médio.
    .
    A Rússia contra ataca os EUA na Geopolítica, tentando e já começando a ter êxito, no aumento de sua influência na abertura deixa por Washington no Oriente Médio.
    .
    A Rússia é um guerreiro experiente, e todo guerreiro experiente sabe que…, A MELHOR DEFESA É O ATAQUE.
    .
    Quem mandou tentar acuar o Urso.
    .
    Saudações,
    .
    konner

1 Trackback / Pingback

  1. Após encontro, Putin e ministro saudita prometem cooperação na Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.