E.M.Pinto
Apesar de não terem sido mencionadas no aparato militar Russo estacionado na Síria, a presença de uma aeronave Il 20 M comprovada por um vídeo registrado durante a batalha de Idlib, mostra que o aparato russo no local pode ser ainda maior.
Aeronaves de inteligência e escuta aérea da Rússia estão operando no local apesar de não terem chamado a atenção da mídia internacional.
No vídeo divulgado na rede, um Il 20 M executa uma passagem sobre os céus de Idlib. Estas aeronaves de guerra eletrônica, são peças chave no cenário de combate atual, pois delas depende a eficácia do ataque a alvos em terra, no intrincado campo de batalha Sírio, Bem como a proteção para as levas de caças e bombardeiros em direção aos seus alvos.
“Em Idlib e em outros locais da Síria, aeronaves de guerra eletrônica estão rastreando e escutando comunicações dos terroristas, suas posições estão sendo registradas e permitindo a atualização do banco de dados de alvos potenciais. Estas comunicações incluem por vezes o pedido de socorro, apoio de terrerositas e suas bases e até mesmo no exterior, fora do território Sírio, estamos de olhos e ouvidos sobre eles, não há como escapar”. Afirmou pelo Twiter um alegado oficial da inteligência aérea russa referindo-se ao evento.
O Il-20M é uma aeronave derivada do Il-18 e opera nas chamadas missões de contra medidas eletrônicas, escuta de comunicações e apoio aeronaves de ataque e supressão de defesas. Sua função é o reconhecimento inteligência aérea e criação de “corredores eletrônicos seguros” para os aviões de ataque, capacitando-os a efetuar impunimente os ataques coordenados sobre os seus alvos, bloquando os ataques de mísseis hostis.
A aeronave ELINT ( Inteligência Eletrônica ) é equipada com uma grande variedade de sensores Infra vermelho, Sensores ópticos , um Radar SLAR e equipamentos de comunicações via satélite para o compartilhamento de dados em tempo real a aeronave de inteligência Aérea e é apenas um dos modelos de aeronaves que estão operando secretamente sobre o espaço aéreo Sírio.
24 Comments