Comunicações de Jihadistas são “Grampeadas” na batalha de Idlib

E.M.Pinto

Apesar de não terem sido mencionadas no aparato militar Russo estacionado na Síria, a presença de uma aeronave Il 20 M comprovada por um vídeo registrado durante a batalha de Idlib, mostra que o aparato russo no local pode ser ainda maior.

Aeronaves de inteligência e escuta aérea da Rússia estão operando no local  apesar de não terem chamado a atenção da mídia internacional.

Il 202

No vídeo divulgado na rede, um Il 20 M executa uma passagem sobre os céus de Idlib. Estas  aeronaves de guerra eletrônica, são peças chave no cenário de combate atual, pois delas depende a eficácia do ataque a alvos em terra, no intrincado campo de batalha Sírio, Bem como a proteção para as levas de caças e bombardeiros em direção aos seus alvos.

“Em Idlib e em outros locais da Síria, aeronaves de guerra eletrônica estão rastreando e escutando comunicações dos terroristas, suas posições estão sendo registradas e permitindo a atualização do banco de dados de alvos potenciais. Estas comunicações incluem por vezes o pedido de socorro, apoio de terrerositas e suas bases  e até mesmo no exterior, fora do território Sírio, estamos de olhos e ouvidos sobre eles, não há como escapar”. Afirmou pelo Twiter um alegado oficial da inteligência aérea russa referindo-se ao  evento.

O Il-20M é uma aeronave derivada do Il-18  e opera nas chamadas missões de contra medidas eletrônicas, escuta de comunicações e apoio aeronaves de ataque e supressão de defesas. Sua função é o reconhecimento inteligência aérea e criação de “corredores eletrônicos seguros” para os aviões de ataque, capacitando-os a efetuar impunimente os ataques coordenados sobre os seus alvos, bloquando os ataques de mísseis hostis.

A aeronave ELINT ( Inteligência Eletrônica ) é equipada com uma grande variedade de sensores Infra vermelho, Sensores ópticos , um Radar  SLAR e equipamentos de comunicações via satélite para o compartilhamento de dados em tempo real a aeronave de inteligência Aérea e é apenas um dos modelos de aeronaves que estão operando secretamente sobre o espaço aéreo Sírio.

Mirage-2000-no-Báltico-primeira-interceptação-real-do-desdobramento-de-2011-foto-3-Armee-de-lair

24 Comentários

  1. Senhores,

    de acordo com informações que tenho sobre a operação iniciada hoje quarta-feira pelo exército Sírio, a mesma é dirigida principalmente a grupos jihadistas na zona rural do norte de Hama, mais especificamente nas cidades de Latamenh e Kafr Zaita.

    Essas áreas têm estado nas mãos dos rebeldes do Jaish al-Fateh, que é uma aliança de vários grupos jihadistas, principalmente, a al-Qaeda -ligada a Frente al-Nusra.

    O exército sírio espera com estes ataques garantir totalmente o controle da estrada entre Hama e Homs.

    A batalha de Hama marca a primeira incursão onde as forças militares terrestres sírias levaram a cabo uma ofensiva ampla no âmbito do apoio aéreo russo direto.

    Ocorrem neste momento pesados ​​ataques aéreos russos em Hama juntamente com intensas batalhas no terreno.

    Ao que sei as tropas sírias desencadearam a ofensiva a partir de suas posições na cidade de Mork em direção às cidades de Sayad e Latmin na zona rural no norte de Hama e em direção à cidade de Khan Shaikhun no norte da província de Idlib, onde os rebeldes do Jaish al-Fateh estão no controle.

    O exército também desencadeia uma ofensiva simultânea na zona rural leste e oeste de Hama.

    Grato.

  2. Tem um triglodipata que se declara: “o ixpefialista isento”, esses dias deu a seguinte declaração: “torço muito para o ABACAXI VOADOR, pois esse avião vai garantir o padrão de vida OCIDENTAL” …. e ainda tem gente que leva serio um comedia desses kkkkk é quase igual levar a serio VADERUXO, não é atoa que os dois se tão bem!!!

  3. Os russos, simplesmente, não estão de brincadeira, querem deixar o terreno mais limpo o possível para o exército sírio tomar conta do território.

    • Já está ocorrendo ontem 27 deles foram executados por deserção e muitos outros estão tentando ir para a Europa.

  4. Eu ví o vídeo postado por Praefectus.
    Desde já, agradeço.

    Percebe-se a silhueta inconfundível dos Mi-24/35. Mais uma vez esta máquina demonstra o seu valor em combate pesado. O vídeo mostra-os em ação, voando muito baixo, rente ao terreno e circulando um determinado ponto.
    Vemos no vídeo, o flanco dos helicópteros, bem como o som de uma metralhadora pesada (percebe-se pelo som e pela cadência). As aeronaves não dão sinal algum de serem atingidas.
    O vídeo é elucidativo. Se por um lado demonstra que o emprego de helicópteros sempre os colocará em uma situação exposta, onde poderá ser abatido por inimigos ocultos no terreno, também mostra que não é como alvo tão fácil de ser atingido. Além do mais, o tom de voz do jihadista aparenta ansiedade e temor…

    A FAB ganhou no Mi-35 um ótimo vetor. Fato.

  5. Os caras não estão pra brincadeira e pelo visto vieram pra Síria com o mesmo apetite que impetraram aos chechenos..

  6. A midia internacional esta dizendo que um desses misseis teria se desviado e caido numa cidade do Iran. Tanto o governo russo quanto o governo iraniano nesta desmentindo que isso teria ocorrido. Porque a midia inventar tal coisa?. Ja ouvi comentaristas dizerem que tecnologia eletronica existe para alguem adquirir controle de um missel no ar e desvia-lo, mesmo faze-lo retornar de onde saiu. Teria os gringos, Israel ou o diabo tentado controlar um desses misseis e envia-lo para o Iran? Aparentemente nao sucederam, mas parece-me que tentaram.

Comentários não permitidos.