Após ditadura, caos assola a Líbia

3a9ac29c-9109-4341-8b90-b797ed9720d3.jpg_story_detail
O governo da Líbia tem o apoio do general Khalifa Hifter, cujas tropas controlam parte de Benghazi (Abdullah Doma/Agence France-Presse — Getty Images)

TÚNIS — Há mais de um ano, os líbios observam seus políticos se deslocando entre capitais estrangeiras em rodadas de negociações de paz, workshops e conferências, em busca de uma solução para o caos crescente no país.

Em um recente evento na capital da Tunísia, a frustração diante do lento avanço das discussões se evidenciou nas perguntas e afirmações feitas por refugiados líbios. “Somos um país pequeno e precisamos de ajuda”, disse ao embaixador americano o empresário e ativista Ahmed Werfalli. “Nós nos unimos contra a ditadura. Agora estamos matando uns aos outros.”

Os líbios lutam para descobrir como reerguer o país, depois de seu governo frágil, autocrático e repressor ter sido fraturado e ter dado lugar a facções em disputa.

Muitos líbios se refugiaram na Tunísia. Eles duvidam que a luta pelo poder se encerre, mesmo que um acordo de paz seja assinado em pouco tempo sob a égide das Nações Unidas. Pedem um envolvimento internacional maior para ajudar a por fim ao conflito.

O representante especial da ONU para a Líbia, o espanhol Bernardino León, está trabalhando por um acordo de partilha de poder entre os dois principais lados em conflito: o governo internacionalmente reconhecido, apoiado pelo general independente Khalifa Hifter, e a coalizão Aurora Líbia, que reúne revolucionários e milícias islâmicas.

O acordo prevê um cessar-fogo e o desarmamento das milícias e dos grupos armados enquanto se constroem forças de segurança nacionais. Porém, permanecem dúvidas quanto a como o plano poderia ser implementado.

Sucessivos oradores no evento em Túnis falaram da necessidade de assistência internacional para assegurar o cumprimento do acordo. Representantes das Nações Unidas dizem que seria necessária uma força de manutenção da paz. Os EUA e o Reino Unido prometeram assistência técnica e assessores para ajudar a treinar forças nacionais.

No entanto, muitos na região querem mais do que isso.

As autoridades da Tunísia querem uma coalizão liderada pelos EUA para combater a facção terrorista Estado Islâmico, que domina partes da Líbia. Um analista de segurança citou um plano para a criação de uma “zona verde” protegida na capital, Trípoli.

Os líbios avessos a uma força internacional de intervenção querem uma resolução do Conselho de Segurança e um compromisso global de que as partes em conflito serão obrigadas a cumprir o acordo. “Tememos as armas”, explicou Mahmud Shammam, editor e executivo-chefe da agência líbia de notícias Alwasat.

“Queremos uma garantia por parte das pessoas que estão nos conduzindo a esse acordo.”

Werfalli, o empresário e ativista, disse que tentou fazer a mediação entre grupos conflitantes nos meses que se seguiram ao levante contra o coronel Muammar Gaddafi, em 2011.

Ele teria tentado acabar com os choques entre legisladores e líderes milicianos que dominavam Trípoli e, por outro lado, líderes de Bani Walid, cidade que tinha sido um reduto de apoio a Gaddafi.

Werfalli contou que em 2012 conseguiu mediar um acordo, mas que os legisladores de linha dura não mantiveram a palavra e, em vez disso, lançaram um ataque contra Bani Walid.

“Eles me agradeceram por ter impedido um derramamento de sangue, mas estiveram por trás do ataque e estão por trás da disputa atual”, disse.

Quanto ao cumprimento de um acordo de paz, o empresário opinou: “Não vai funcionar”.

Werfalli, que se refugiou na Tunísia, defende que sejam lançados ataques aéreos contra as milícias mais renitentes e, em seguida, que seja enviada uma força de paz com soldados da Liga Árabe, que encontrariam aceitação entre os líbios. “O povo receberia uma força desse tipo de braços abertos”, disse, opinando que os líbios combateriam o Estado Islâmico.

A linha de frente no conflito passa pela segunda maior cidade da Líbia, Benghazi. Segundo a professora Amal S. El-Obeidi, da Universidade de Benghazi, depois de um ano de combates pesados na cidade que reduziram alguns bairros a escombros, a guerra civil deixou a população amargamente dividida.

Obeidi abandonou Benghazi depois de dois de seus irmãos terem sido sequestrados (um deles continua desaparecido), mas retornou recentemente para ajudar seus alunos a se prepararem para os exames que deveriam ter acontecido em abril de 2014, mas foram adiados por 18 meses em função dos combates.

O campus da universidade está inacessível, tendo sido ocupado por revolucionários e milícias islâmicas. Outras partes da cidade, controladas pelas forças do general Hifter, estão abarrotadas de famílias deslocadas. “À noite dá para ouvir os morteiros dos dois lados”, contou.

Obeidi defende uma reforma do Exército e das forças policiais de Gaddafi, em que os ocupantes dos postos mais altos fossem aposentados e oficiais mais jovens fossem promovidos.

O sul da Líbia, dominado pelo tráfico e por bandos islâmicos, também está dominado por conflitos étnicos. Membros da minoria tebu, no sul do país, se queixam de estar vivendo assediados em suas próprias cidades, ameaçados pelas forças do governo e por milícias e acusados de serem migrantes ou usurpadores.

Em protesto pelo desrespeito aos seus direitos como minoria, eles se retiraram do processo constitucional, unindo-se a outro grupo, o dos amazighs, que boicotou o processo desde o início.

O esforço para redigir uma nova Constituição vem sendo uma tarefa árdua e turbulenta. “A Assembleia Constituinte tornou-se vítima da desintegração do Estado”, comentou Abdulsalam Hamtoun, um dos 56 deputados que compõem a Assembleia.

O presidente da Assembleia, Ali al-Tarhouni, diz que são os líderes que disputam o poder, não o povo.

“Não tenho dúvida alguma de que o povo nunca perdeu a fé na unidade do país”, disse Tarhouni. “O povo —não a elite, os militares, as milícias ou os órgãos de mídia, mas o povo comum.”

Fonte: NY Times

30 Comentários

    • Não adianta, kadafi,saddam,mubarak eram tiranos mais mantinham a ordem publica e seus países,aquele povo não esta acostumado com a democracia,nunca tiveram, o brasil foi ter democracia de verdade só nos anos 90, isso em um país de 500 anos, agora imagina naquelas bandas, pra eles é melhor uma ditadura com ordem do que um caos completo, quero ver quando a hora da arabia saudita chegar

      • A hora da Arábia está chegando, o Irã está esfregando as mãos.Se a casa de Saud se desmanchar acabou a península arábica como a conhecemos, pois o Paquistão que a Arábia saudita depende militarmente virou as costas e o Egito não tem poder para segurar a onda.

      • Aonde estão os xiitas da Arabia Saudita e aonde está o petróleo da Arabia Saudita? acho que isso pode ajudar a responder a sua pergunta

  1. Com a morte de Gaddafi eles acharam que tinham resolvido o problema mais acabaram criando outro maior países com a Líbia , síria , Iraque tem que ser governados com mãos de ferro são muitas etnias dentro de um só pais e cada uma puxando a sardinha para o seu lado eles não gostam uns dos outros como esses países podem da certo.

  2. Bah cadê aquele cidadão que falou dos tomahawk ingleses, foi para isso que eles funcionaram, belo exemplo de empregabilidade, destruíram um país para entregarem para os terroristas

  3. A Líbia esta pior do que estava nos tempos de Kadafi, isso é um fato,oque adiantou todo aquele auê para deixar o povo pior ainda, o mesmo se deu com o Iraque e iria se repetir na Síria caso a Rússia não viesse a interceder !

    • A libia do kadafi tinha um IDH de 0,779, muito mais alto que o do brasil e muitos países paises da america latina, era o país mais desenvolvido da africa, bem mais que a africa do sul que todo mundo admira no continente, agora virou um caos belico, se você derruba o lobo chefe da matilha e não tem nehum para substitui-lo os demais lobos vão brigar entre si para chegar ao comando.

      • Foi o que li. Os filhos do Gaddafi estavam dominando os radicais no centro-sul do país. O próprio Gaddafi negociava uma aproximação com a França e Inglaterra como nunca se tinha visto antes. As relações comerciais estavam progredindo.
        De repente alguém achou que isso não seria bom para a economia “global”, e mataram o cara.
        Ele não era santo, mas estava pondo um país potencialmente rico nos trilhos, aí já viu.
        Na verdade, ninguém cria caos em países islâmicos, o caos já está lá, é uma questão de liberá-lo.

  4. Por bem ou por mal, era o Gaddafi que mantinha esses tarados sob controle. Esse caos já era esperado, e acho que até desejado.
    Essa cultura medieval de líderes tribais, senhores feudais em pleno século XXI, olho por olho, dente por dente, etc, etc, etc, onde para piorar, cada grupo tem sua própria interpretação do Alcorão de acordo com o que lhe convenha, cada uma querendo ser mais assassina que outra, só poderia terminar nesse caos e disputa pelo poder.
    Exemplos estão aos montes por aí, basta ver que onde a comunidade islâmica atinge uma certa magnitude eles logo querem proclamar um estado independente, e lutar pelo poder.

    • Voce acha? Se voce le ingles tenta ouvir uma entrevista do General Wesley Clark, ex comandante da OTAN no You Tube, Google General Wesley Clark: WAR WERE PLANNED. Ele diz que as guerras no Oriente Medio, ja foram decida em 1991, apos a primeira guerra do Iraque, quando os EUA perceberam que a entao Uniao Sovietica, nao interviu para proteger seu aliado sadan Hussein. Foi quando os neoconservadore decidiram que havia chegado a hora dos EUA deporem todos aqueles governantes que eram aliados ou simpatizantes da Uniao Sovietica. Mas Clinto foi eleito, logo depois e esse plano foi deixado de lado, Com a eleicao de Bush Junior em 2001, imediatamente no cao provocado pelo ato terrorista dew 9 de Setembro, General Clark recebeu um memorando secreto do Pentagono, que descrevia o objetivo dos EUA conquistarem 7 paises em 5 anos no Norte da Africa e Oriente Medio. Esses paises segundo General Clark eram: Libano, Iraque, Sudao, Siria, Libia, Somalia e Iran.

  5. libia mais da metade do povo tinha faculdade era o melhor e mais rico pais da africa

    e o estados unidos e sua ganancia fizeram isso

    usaram o fcebook primeiro para cooptar o ze povinho de la e depois usaram a oposição para rachar o pais de vez

    e aqui nobrasil o mesmo modo operante

    a oposição e esses vermes que acham que são de direita mas na verdade não querem é pagar imposto não querem estado

    acham que os estados unidos apenas fortalece a oposição do pais

    ao contrario ele fortalece é o estado islâmico aqui seria o pcc e o comando vermelho

    e fortaleceria separatistas , anarquistas e tudo que pudesse engrossar as fileiras de uma guerra civil que duraria anos igual na síria

    mas vai entender os vira latas conseguem ate perceber o que fizeram na síria e na libia e iraque

    pois estão de fora observando

    aqui um juiz quebra o segredo de justiça para tentar falir uma empresa multinacional como a petrobras para eles o bolinha de papel vender a preço de banana ,prende o pai da energia nuclear brasileira para atrasar a construção tanto de subs como de usinas nucleares

    e os mesmos que percebem que os estados unidos fizeram isso aos árabes não percebem no caso do brasil o mesmo modo operante

    então ou é um ameba intelectual ou um idiota utilizável mesmo

    brasil acima de tudo !!!

    • Deixa de ser tonto aviãozinho do PCC! o marinheiro atômico foi preso preventivamente pelo fato de existirem fundados indícios de cometimento dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. E ele ainda ameaçou os agentes da PF que foram efetuar a prisão. Ninguém está acima da Lei. Se cometeu malfeitos deve responder por isso, masmo que seja o Eduardo Cunha.

      E quanto à sua Governanta, tomou uma chinelada do TCU!

      http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/200051/Por-unanimidade-TCU-reprova-contas-de-Dilma.htm

      • então você vem me falar do tcu

        eu não sei o que significa talvez SEJA TRIBUNAL CONTRA A UNIAO

        rsrs

        mas o que eu sei é que a ZELOTES coloca o presidente do tcu e seu filho bem no olho do furação dessa operação

        então é aquilo querem derrubar a mulher para continuar o roubo !!!!!

        e sobre o cunha aquele que você comemorou quando assumiu a presidencia da câmara ele antes desses processos ele já tinha 35 rolando na justiça

        mas mesmo assim aquela oposição como Agripino denunciado , aebrio neves aeroporto , furnas e agora viagens além de que foi o seu partido que mais ganhou doações das incorporadoras eram aliados desses ai tcu cunha etc e tal Paulinho da forca rsrs

        mas o engraçado disso tudo é que so prenderam o tesoureiro do pt sendo que o psdb e depois pmdb e depois pt

        por essa ordem foram os que mais ganharam

        você quer tampar o sol com a peneira apenas isso sua piscina esta cheia de ratos rsrsr

        quem manda votar em ladrão metido a puritano com ajuda da imprensa sionista para passar um pano para eles

      • Ué, tá me criticando por eu supostamente votar em político ladrão? Esqueceu que você vota no ParTido mais corrupto da história?

  6. Pé de cão caramba não sabia então quem roubou toda grana e quebrou a Petrobras foi os Americanos e mentiu na eleição para enganar os massa de manobra que vivem de bolsa família e etc foi o Obama kkkkkkkkkkkkkklkllkkkkkk é um acéfalo mesmo

  7. Kadaffi foi deposto porque contrariou a França do “amigo e irmão” do Lula da Silva, Sr. Nicolas Sarkozy.

    Foi a França quem iniciou a pressão pública e os bombardeios, porque o Kadaffi se recusou a lhes comprar o Dassault Rafale (que – até ele – achou caríssimo) e outras armas.

    Os ingleses então viram que a vaca já tinha ido pro brejo e foram atrás com seus Tomahawk´s. O resto dos eurobambis seguiu depois e os EUA só ficaram na retaguarda por um bom tempo (depois entraram na dança também).

    No entanto quem matou o sempre “adorado por alguns” Muamar Kadaffi foram os próprios líbios.

    E quem tem que resolver os problemas dos líbios são eles mesmos. A Líbia não é um país pobre: possui petróleo aos montes e sua infraestrutura não foi tão destruída quanto, por exemplo, a Síria do Czar Vlad Putin.

    Os líbios tem total condições de se tornar uma democracia plena e um país desenvolvido em pouquíssimo tempo, utilizando seu petróleo para impulsionar seu comércio com a Europa. Ou de se entregar às lutas fratricidas e ao Estado Islâmico.

    A escolha é deles e a transição para a democracia nunca é fácil. É sempre um processo frágil e tortuoso, sujeito a erros e desenganos. De fato, “a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos” (Winston Churchill).

    Por isso que nós, que desfrutamos de uma democracia plena (ainda que cheia de falhas e capenga) devemos SEMPRE lutar para protegê-la contra os arroubos ditatoriais do PT e das esquerdas (ex: Plano “Nacional-Socialista” de Direitos Humanos, tentativas de cerceamento da liberdade de imprensa, de manietação do Judiciário, “Lei da Mordaça” no MP, etc.).

  8. O Caso Líbia é mais um feito do clube de palermas que é a OTAN, os caras só fazem bobagem …igual ou pior que eles só o atual governo do Brasil !

1 Trackback / Pingback

  1. Após ditadura, caos assola a Líbia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.