Como a presença russa já muda o conflito sírio

Bombardeios ameaçam mexer com frágil equilíbrio de forças no Oriente Médio, afastando a Turquia e tornando Hisbolá e Irã mais ativos. Alvos de ataques aéreos russos, rebeldes moderados se afastam de solução política.

Destruição causada por bombas russas em Idlib, no noroeste da Síria

Os bombardeios russos na Síria chegaram ao sexto dia nesta terça-feira (06/10), dando sinais de que já alteram as bases de uma guerra que, desde 2011, já deixou mais de 250 mil mortos e deslocou um quarto da população local.

Que o conflito passaria a espelhar, em outro campo, as diferenças de longa data de Rússia e Estados Unidos sobre o Oriente Médio, já se esperava. É a primeira vez, desde a Segunda Guerra Mundial, que ambos realizam missões de combate num mesmo país.

Mas a intervenção russa já demonstra também potencial para aumentar a distância entre atores locais e regionais do conflito. E parece deixar uma solução diplomática cada vez mais distante, numa evidência dos riscos de um acirramento internacional da guerra civil síria.

Moscou e Ancara mais distantes

Nesta terça-feira, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse duvidar da explicação de Moscou de que foi por erro que o espaço aéreo da Turquia, país-membro da Aliança Atlântica, foi violado por caças russos na fronteira com a Síria no fim de semana.

“Não vou especular sobre os motivos, mas esse não parece ser um acidente, e vimos dois deles”, afirmou Stoltenberg sobre as incursões aéreas na região de Hatay.

Erdogan durante visita a Bruxelas: “É muito difícil manter a paciência diante das atuações russas”

Os incidentes, descritos pela Otan como “extremamente perigosos” e “inaceitáveis”, ameaçam minar as relações entre Turquia e Rússia, antes fortes, mas que se viram arranhadas por diferenças sobre a guerra civil e a passagem de um gasoduto russo por território turco.

A Turquia, país que mais recebe refugiados da Síria, defende a instalação de uma “zona de segurança” na fronteira, onde sírios em fuga poderiam esperar para voltar a seu país após a guerra.

“É muito difícil manter a paciência diante das atuações russas. A Rússia deveria entender que perderá muito se perder um amigo como a Turquia”, afirmou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Moscou, atualmente, não tem bases de confiança no Mediterrâneo para acomodar sua Marinha – tudo precisa passar pelo estreito de Bósforo, na Turquia. A Rússia possui, além disso, aviões e militares em um aeroporto na cidade síria de Latakia.

Aliança xiita em alerta

O que poderia alterar de forma fundamental o conflito seria uma intervenção armada russa em solo. O presidente Vladimir Putin nega a possibilidade, mas os indícios – reforçados pela Otan nesta terça-feira – apontam para o contrário.

A Otan obteve relatos de um substancial acúmulo militar russo no país, incluindo tropas terrestres e navios na costa síria, no Mediterrâneo. Segundo fontes do Exército americano, mais de 600 soldados russos, não fardados, já estariam em território sírio. E mais de 2 mil estariam sendo esperados na base próxima a Lataki, no noroeste sírio, perto da fronteira com a Turquia.

Assad com o ministro do Exterior do Irã, Mohammed Zarif: países são aliados regionais

A estratégia parece similar à atuação russa nos meses que antecederam a ocupação da Crimeia, em março de 2014, e durante o conflito com rebeldes pró-Moscou no Leste ucraniano, que teriam recebido auxílio militar diretamente do Kremlin.

Uma atuação russa em solo sírio, porém, iria além do simples apoio às tropas do presidente Bashar al-Assad. Ela poderia envolver uma mobilização sem precedentes entre os aliados xiitas do Oriente Médio, com participação do Irã e do Hisbolá, que há anos já atua na Síria em apoio ao regime de Assad.

A queda de Assad representaria um pesadelo para o Hisbolá e para a aliança xiita que engloba ainda a Síria e o Irã. O grupo radical libanês tem interesse em ajudar o ditador porque, sem ele, perderia sua principal fonte de subsistência. É Assad que abre caminho para o Hisbolá ter armas, dinheiro e se manter em operação.

Um enfraquecimento do presidente sírio, além disso, acabaria com o mais valioso ponto de apoio de Teerã no mundo árabe – a elite no poder em Damasco é alauita, uma ramificação do xiismo, que, por sua vez, é o ramo do islã predominante entre os iranianos.

Rebeldes na mira

Desde seu início, na última quarta-feira, os bombardeios russos vêm sendo vistos pelo Ocidente mais como uma tentativa de assegurar a sobrevivência de Assad, maior aliado russo no Oriente Médio, do que de combater o “Estado Islâmico”.

“A Rússia busca garantir a permanência de Assad. A luta contra o ‘Estado Islâmico’ é algo secundário”, afirma a analista política britânica Emile Hokayem.

Rebeldes do Exército Livre da Síria: grupos anti-Assad também estariam sendo alvos de bombas russas

A Rússia lançou dezenas de bombardeios contra bases da Jaysh al-Fatah (Exército da Conquista), a poderosa coalizão rebelde que inclui a Frente al-Nusra, uma afiliada da Al Qaeda na Síria, e uma série de organizações islamistas menos radicais.

Nos últimos meses, o Exército da Conquista foi responsável por impor sérios reveses às forças de Assad, ocupando a cidade de Idlib e, mais tarde, a província homônima – numa clara ameaça às áreas costeiras, tidas como reduto do ditador. E é justamente nessa região que a Rússia vem concentrando parte de seus bombardeios.

Como consequência, grupos rebeldes opositores tanto a Assad quanto ao “Estado Islâmico”, incluindo alguns apoiados pelos EUA, já declararam não terem a intenção de participar de qualquer processo de paz que envolva os russos.

Em comunicado, 41 grupos rebeldes disseram que “a ocupação brutal russa bloqueou o caminho para qualquer solução política”. O texto, assinado por organizações de várias regiões do país, ainda conclama à formação de uma frente que lute não só contra o regime sírio, mas também contra os aliados Irã e Rússia.

RPR/dpa/rtr/afp

Fonte: DW

27 Comentários

  1. Resta saber se os americanos colocariam soldados no terreno para enfrentar o exército russo,já que não tiveram coragem nem mesmo de se arriscar contra os terroristas do EI. A Rússia junto com o Irã, a Síria e o Hezbollah exterminaram os ratos treinados pela CIA, sejam os moderados ou os do EI. Agora veremos a disposição do todo poderoso estado de Israel, chegou a hora de bater em cachorro VIVO.

  2. a “soluçao” politica, segundo a dw, seria o trinamenito de milicias para atacar damasco? pois a soluçao politica da russia eh primeiro destruir todos os gripos armados que atacam o governo legitimo de damasco e pronto! E podem chorar a vontade macacada!

  3. “A Rússia busca garantir a permanência de Assad. A luta contra o ‘Estado Islâmico’ é algo secundário”, afirma a analista política britânica Emile Hokayem

    “EUA / Europa buscam garantir a saída de Assad. A luta contra o ‘Estado Islâmico’ é algo secundário”, deduz o resto do mundo.

    O presidente americano declarou que a saída de Assad é fundamental para se derrotar o EI. Heim?Como é que é? Qual é a lógica por trás disso? (atenção aos lobotomados de plantão: isso é uma pergunta retórica).

    Será que a Rússia quis mandar um recado para a Turquia sobre o que anda cruzando sua fronteira? (retórica)
    Por enquando o Erdogan estava quietinho deixando o EI fazer o trabalho sujo de lutar contra os guerrilheiros do PKK, mas agora a figura mudou.

    Das profundezas de minha ignorância eu vejo os seguintes cenários:
    1. Tentaram tomar a Ucrânia, perderam a Criméria e podem perder Donetsk e Luhans’ka.
    2. Tentaram tomar a Síria, vão acabar perdendo o Iraque e fortalecendo o Irã e Hisbolá.
    3. Egito está na fila de socorro, e Rússia vai acabar desembarcando por lá também. Convite não falta.
    4. Israel, que está dando uma de Lula, pode ficar sobre mais pressão.

    Ou seja, o redesenho das fronteiras no Oriente Médio pode não sair como planejado.
    E vocês devem lembrar que há pouco tempo o Putin mandou um recado para o Ali Babá na Arábia. Mexer com esse é mais complicado, mas o recado foi dado.

    • A Arábia Saudita está em pânico, tem uma guerra proxy na fronteira sul e só basta o irã continuar a despejar armas que os Houtis tocam o terror em Jizan que é a província mais populosa do reino.

    • Fora que o Paquistão que era o Elemento que segurava a onda dos Sauditas por muitas vezes, dessa vez estão neutros, pois a Índia está alerta e realizando cada vez mais treinamentos na zona de fronteira.

  4. Acabei de ler no O Globo que os EUA vão dar armas para os Rebeldes e Tentar Isolar Raqqa com o uso de Tropas, isso significa que os EUA vão proteger sua cria mais selvagem e famosa que é o Estado Islâmico. O EI irá ganhar novas armas.

    • mas falando serio agora senhores….sem brincadeiras….devemos lidar com prudência e cautela em relação a este “El”…pois grande parte dos “combatentes” recrutados deste grupo são constituídos de adolescentes e jovens aliciados….que sofrem lavagem cerebral pelos recrutadores para fazerem acreditarem que lutam por alguma causa religiosa…

      http://oglobo.globo.com/mundo/a-saga-para-resgatar-seus-filhos-que-se-tornaram-jihadistas-na-siria-14694938

      http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/europa-como-se-perde-um-filho-para-o-terror-islamico/

      infelizmente cometem atrocidades muito graves e devem ser impedidos pois não pararão…..mas as verdadeiras almas sebosas por detrás disso tudo são os recrutadores e principalmente o grande Titereiro destes recrutadores…o que estou tentando dizer é que não devemos desejar a morte e a desgraça de ninguém em circunstância alguma pois assim estaremos sendo igual…da mesma laia…pelo menos esta é minha posição pessoal verdadeira….

      E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
      E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
      Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
      Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
      Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
      Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
      Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
      Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
      Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
      Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

      Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

      Mateus 5:1-11

      Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

      Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

      Mateus 5:21,22

      Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
      Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
      Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
      Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
      E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

      Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

      Mateus 5:43-48

      Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

      Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

      Mateus 6:14,15

      Não julgueis, para que não sejais julgados.
      Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
      E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
      Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
      Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

      Mateus 7:1-5

      E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
      E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
      E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
      Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.

      Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

      Mateus 9:9-13

      https://www.bibliaonline.com.br/acf/jn/3

      https://www.bibliaonline.com.br/acf/jn/4

  5. Ficar bombardeando deserto e galpão com merreca de munição não vai torna-los diferentes dos yankes( que se acovardaram sob a administração Obamis), quero ver por os coturnos na terra enfileirando centenas de membros do EI em paredões e os fuzilando.

    • Na hora da faxina eles vão fazer como a história do Black Pershing.

      Que fez o seguinte:

      Antes da primeira guerra mundial os Estados Unidos tinham o dominio das Filipinas, mas no sul das Filipinas tinha esse lixo islâmico como há hoje com a existência do EI. Quase todos os dias tinha jihadista fazendo besteira e atentados.

      O General Black Pershing sabia que eles tem de evitar o porco sob pena de ir para o inferno serem humilhados pela eternidade. Então o General Americano conseguiu pegar 50 muçulmanos jihadistas e os obrigou a abrir a sua cova coletiva e depois de amarrá-los trouxe 2 ou 3 porcos e os matou na frente dos muçulmanos e aparou o sangue dos porcos em baldes e mergulhou as balas neste sangue. Carregou as armas dos combatentes com estas balas e viu o terror brotar no rosto de cada um deles e começou a execução, porém só matou 49 deles e deixou um vivo para contar história e não houve nenhum outro problema com esses jihadistas e nem atentados durante 40 anos.

  6. Os russos devem ter estudado muito bem todo o cenário do conflito na Síria e sabem exatamente onde tem que bater. Se depender de estilo de ação como foi na Georgia, Crimeia e mesmo historicamente … não vai sobrar nada de rebeldes, EI, mercenários etc…
    O bicho vai pegar e como postou um colega em outro post (muito engraçado por sinal) … os “ursinhos carinhosos” chegaram … 🙂

  7. (…) “Como consequência, grupos rebeldes opositores tanto a Assad quanto ao “Estado Islâmico”, incluindo alguns apoiados pelos EUA, já declararam não terem a intenção de participar de qualquer processo de paz que envolva os russos.” (…) – WD
    .
    Não é possível…, aquele pessoal de lá são mais abestados do que alguns que comentam aqui no Plano Brasil.
    .
    Eles não perceberam ainda. O Putin já está negociando com eles, (todos os grupos que estão contra Assad), do ponto de vista do Putin, já estão na mesa de negociação.
    .
    A proposta do Putin é bem clara:
    .
    — Proposta (1): — Se optarem por ficar na Síria…, serão conduzidos para o Paraiso para usufruírem todas as suas virgens ao lado de Alá.
    .
    — Proposta (2): — Se optarem por ficar na Terra por mais um tempo, poderão ir para a Jordânia, Turquia, Europa e quem sabe até para os EUA.
    .
    E…, se forem bem rápido, pode haver até um lugarzinho “ainda”, no Iraque, mas…, vão ter que ir rápido.
    .
    Pensando bem…, melhor não. A — “paz que eles tanto procuram” — parasse que não vai durar muito lá por aquelas bandas também, já andam falando muito por lá que o Putin deve começar negociações por lá também.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Se forem para o Iraque vão ser varridos e Alá não vai ajudar ninguém, pois vai estar comendo mortadela com cerveja.

  8. Não existe oposição moderada na Síria. Eu já assisti vídeos da Guerra Civil Síria no youtube antes do surgimento do EI, em 2014, e os chamados moderados gritavam “Allah Akbar!!”. Moderados fazem isso?
    A única força secular é o governo do Asad.
    https://www.youtube.com/watch?v=T_Evag1I64g
    https://www.youtube.com/watch?v=WXxx4173qKs&list=PL11C248C3D7F54833&index=40
    https://www.youtube.com/watch?v=gZGOqrgvkFA&index=39&list=PL11C248C3D7F54833
    https://www.youtube.com/watch?v=udvZjsljrkw&index=41&list=PL11C248C3D7F54833

  9. (…) Moscou e Ancara mais distantes (…) — WD
    .
    Outro comentário totalmente fora de contexto.
    .
    Ancara é OTAN – isso por se só já esclarece alguma coisa.
    .
    Desde que Tayyip Erdogan mamava no peito, que ele já pedia a cabeça de Assad em uma bandeja.
    Dede o inicio de conflito na Síria que Erdogan dava apoio aos opositores de Assad, enquanto Putin claro defendia seu aliado.
    .
    Se hoje, pode existir alguma afinidade entre o Kremlin e Ancara, esta é puramente comercial e por sua vez nada de extraordinário que não possa ser contornada por outros meios.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  10. A Rússia lançou dezenas de bombardeios contra bases da Jaysh al-Fatah (Exército da Conquista), a poderosa coalizão rebelde que inclui a Frente al-Nusra, uma afiliada da Al Qaeda na Síria

    moderados que fazem parte de um grupo terrorista, francamente não foram esse grupo que idealizou o 11/9 ou foi o próprio tio satã o mentor dessa carnificina contra civis inocentes

1 Trackback / Pingback

  1. Como a presença russa já muda o conflito sírio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.