Plano Brasil/Análise: Cooperação técnico-militar entre China e Venezuela

2014072117292172407

Quando o ex presidente da Venezuela Hugo Chaves ( onde governou a Venezuela de fevereiro de 1999 a  março de 2013 )decidiu romper os laços militares e em alguns casos o laço diplomático com os EUA e consolidar  vínculos diplomáticos buscando  alianças com governos de esquerda da América Latina, culminando na formação da ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América). Entre seus principais apoiadores na região, encontram-se os presidentes da Bolívia e do Equador, Evo Morales e Rafael Correa. Chávez também defendeu numerosas vezes o governo do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, além de ter se aproximado da Rússia,  Bielorrússia., China e Cuba. Com a aproximação com a Rússia era sensato de se pensar que os Russos  iriam se converter no fornecedor exclusivo das Forças Armadas Venezuelanas (Fuerza Armada Nacional Bolivariana – FANB). Os primeiros acordos para cooperação Técnico Militar entre a Rússia e a Venezuela começaram em 2001 e tais rumores se intensificaram com a visita de um MiG-29M2 e de um MiG-29UB ao país. As aeronaves chegaram à Venezuela a bordo de um Antonov An-124-200 Condor e foram submetidas a diversos ensaios de voo para avaliação da aeronave pelo pessoal da Fuerza Aérea Venezolana (Aviación Militar Bolivariana – AMB ).  Os primeiros acordos se efetivaram quatro anos mais tarde no qual se tornou um pacote de vendas de armas e acessória militar para as Forças Bolivarianas. Porem a china entrou no  cenário venezuelano em 2006 com a assinatura do um contrato para a venda de radares. Desde então a cooperação técnica militar  com a china vem crescendo .Alem de prover material Bélico e equipamentos a China também conduziu  intercambio militar entre os dois países como por exemplo em 2008 quando foi realizado o primeiro Curso Internacional de Operações Especiais (Curso de Operações Especiais n.º44) realizado em Turiamo, estado de Aragua onde a Brigada de Operaciones Especiales Generalíssimo Francisco de Miranda (BRIOPEM), recebeu dez militares do Corpo de Fuzileiros Navais Chinês (People’s Liberation Army Navy Marine Corps -PLAMC). Alem dos intercâmbios a China realizou diversas cooperações técnicas e de fornecimento de material em diversas aérea para as forças Bolivarianas.

sinobolivar1
Fuzileiros Chineses ((People’s Liberation Army Navy Marine Corps -PLAMC) durante o Curso Internacional de Operações Especiais

Novo Fôlego para a Industrial Militar Venezuelana.

Em 2012  o Governo chinês  e a  Compañía Anónima Venezolana de Industrias Militares (CAVIM) assinaram um acordo de cooperação técnica no qual a estatal venezuelana passaria a produzir Rádios e sistemas de comunicação para aplicações militares e civis. Posteriormente no ano seguinte  foi firmado outro acordo entre a Estatal CAVIM e NORINCO (China North Industries Group Corporation) para a fabricação de Coletes balísticos, uniformes e alem de produtos para segurança pessoal e policial. Esses produtos são produzidos atualmente pela Arsenal Industries . A Venezuela também foi beneficiada com equipamentos de  campanha de diversos tipos

Industria Automotiva

 O setor Automotivo venezuelano também foi beneficiado pelo acordo chinês no qual a China começou a fornecer componentes para os veículos táticos 4×4 Tiuna de concepção e produção Venezuelana no qual são produzidos pela  Empresa Mixta Socialista de Vehículos Venezolanos S.A.EMSOVEN.. Os componentes chineses estão substituindo os componentes de origem americana como, por exemplo, os motores Chevrolet Vortec  5.3L ou Ford Triton V8. Alem disso foi fechado um acordo para a fabricação da nova versão do Tiuna no qual será baseada no veiculo chinês 4×4 Beijing Benz Jeep 2020. Não só o mercado militar foi beneficiado a indústria automotiva civil também recebeu um incremento com a fabricação da Linha Chery X1 e Chery Tiggo 5 este ultimo adquirido como viatura administrativa pela FANB. Os modelos em questão serão fabricados pela  Joint venture  Emsoven Chery.

2ew050g
Nova versão do Veiculo 4×4 Tiuna baseado no veiculo chines Beijing Benz Jeep 2020

A China também ira prover os quatros ramos da Força armada Nacional bolivariana compreendido em Ejército Nacional Bolivariano, Armada Nacional Bolivariana – FANB (Incluindo Infanteria de Marina), Aviación Militar Nacional Bolivariana e Guardia Nacional Bolivariana com veículos táticos e administrativos. A encomenda contempla a aquisição de 2016 veículos táticos e administrativos. O primeiro lote compreendeu cerca de 557 unidades de diversos modelos fabricados na China entre os quais:  Caminhões North Benz 2629 de diversos modelos, Ambulâncias táticas 4×4 SAIC-Iveco Dayli, Caminhões Chevrolet Kodiak. Utilitários Toyota Land Cruiser e Utilitários Hilux todos  4×4. O segundo lote  compreendeu a entrega de 400 caminhões táticos North Benz 2629 6×6, 40 utilitários Toyota Land Cruiser 4×4 e cinco utilitários Chery Rely X-5. A previsão para a entrega do terceiro e último lote de veículos seja realizado no final deste ano ou inicio de 2016.

10603776_10153480758486122_1765010526884416450_n
Entrega do Primeiro lote de Veículos entregues pela China

Aviación Militar Bolivariana (AMB)

Em 2006 Foram adquiridos da  China National Electronics Import & Export Corp. (CEIEC) sete sistema de radares  de longo alcance JLY-11. Em 2010 foi realizada uma nova encomenda dessa vez para três sistemas de radar JY-3B. Posteriormente foi adquirido um lote de 26 sistemas de radares e 11 sistemas de comando e controle de modelos não divulgados. A Primeira compra de aeronaves Chineses foi concretizada em 2009 quando 18 treinadores  Hongdu JL-8 Karakorum no qual foram recebidos ao longo de 2010, Porem  uma aeronave foi perdida em  Julho de 2010,outra em Novembro de 2012,9y e a terceira em Julho   de 2013. Para Recompor essas perdas e complementar a frota a AMB recentemente realizou um pedido para mais 7 aeronaves.  A Capacidade de transporte da Aviación Militar Bolivariana  foi impulsionada com o Fornecimento de 8 Aviões de transporte táticos Shaanxi Y-8. Os aviões foram encomendados em 2011 e as entregas começaram em 2012. Foi também adquirido simuladores e um grande lote de peças de reposição. Nos anos subsequentes foram anunciadas por parte da AMB a compra de novas aeronaves porem sem compra efetivada. A noticia mais recente seria a compra de um lote de 24 aeronaves de treinamento avançado  Hongdu L15  porem sem confirmação. Enquanto isso a China construiu e colocou em orbita dói satélites comprados pela Venezuela (sendo um desses de aplicação militar) e futuramente um terceiro satélite deve ser construído e posto em orbita.

Guarda Nacional  Venezuelana

A Guarda Nacional vem recebendo diversos tipos de material como capacetes, coletes e equipamentos para Controle de distúrbios civis. (Trajes, mascaras de gás, lançadores de granadas e armas de uso não letal). Em 2011 a Norinco (China North Industries Group Corporation)) começo a entregar 141 veículos para a Guarda Nacional.  Os modelos Fornecidos são 121 unidades dos veículos Blindados 4×4 VN-4, 10 veículos anti-motim WCT-1 e 10 veículos ABV-1.

24260_resize_800_600_false_true_null
Veiculo Blindado VN-4 da Guarda Nacional Bolivariana equipado com sistema de interferência eletrônica,capaz de interferir e bloquear comunicações via celulares.

Infanteria de Marina Bolivariana

Estes equipamentos fazem parte de um acordo firmado entre governo da Venezuela e o governo Chinês que foi assinado em 2012 dando inicio ao Projeto de Aquisição de Armamentos para a Atualização e reorganização da Infantaria de Marina Bolivariana. O contrato firmado com o governo chinês  inclui a compra de viaturas blindadas VN-1 (ZBL-09) 8×8, veiculo de combate Anfíbio VN-18 (ZBD-05) armados com canhão 30 mm, carro de combate VN-16 (ZTD05)  equipados com canhão 105 mm Sistemas de lançamento múltiplo de foguetes SR-5 podendo disparar foguetes de 122 e 220 mm, sistemas de morteiros autopropulsados CS / SM4 de  81 mm (montados em viaturas 4X4) e CS/ SM4 120 mm (montados em viaturas blindadas 6×6) além de viaturas CS/VA1 4X4 e caminhões 4×4 e 6×6. Além de todo o material de apoio, peças de reposição, sistemas de comunicação, munição e armamentos.

Venezuela_Infanteria_de_Marina_VN16_AGO15_FAVClub1
Caminhão Taian TA4360 trator transporta em sua carreta um carro de combate leve anfíbio Norinco VN16 logo apos eu desembarque na Base Naval de Puerto Cabello

Infra Estrutura Militar

Empresas Chinesas estão envolvidas em diversos projetos de infra estrutura militar voltados para as FANB. Talvez o Contrato mais importante seja  a construção da nova sede dos comandantes militares da  Fuerza Armada Nacional Bolivariana. O Novo complexo ira possuir cerca de nove prédios  onde se concentrara todo o centro nervoso da FANB. O novo Quartel General esta sendo construído dentro do Forte Tiuna na Capital venezuelana.

Conclusão

Existem vários motivos políticos e econômicos em que Rússia e China travam “uma corrida’ para ver quem se posiciona como primeiro e segundo lugar nos fornecedores de armas para as Forças Armadas Bolivarianas. Porem parece que a China usou sua facilidade de credito onde forneceu Bilhões em empréstimos a Venezuela em troca de Commodity (leia-se Petróleo) . Quanto a questão tecnológica a China tem oferecido equipamentos e sistemas mais modernos que a Rússia e com baixo custo de aquisição e manutenção. No quesito pós venda parece que a lobista Chinesa  e superior em termos de reposição de item como peças sobressalentes, treinamento de pessoal.. Quanto a instalação em território venezuelano de plantas industriais chinesas voltada para a área militar e civil. Como por exemplo a nova Fabrica da Cavim voltada para a produção de sistemas de comunicação se tornou operacional em apenas 15 meses após a assinatura do contrato.; Enquanto  a Planta de produção Russa para Fuzis Kalashnikov no qual teve seu contrato assinado em 2006 e cuja operação deveria começar em 2009. Porem até hoje se encontra inacabada e envolvendo um escândalo de fraudo e corrupção.

Para saber mais:

Venezuela recebe primeiro lote de equipamentos Chineses.

Rapidinhas da Venezuela: Venezuela Realiza Primeiras Provas com novos Blindados recebidos da China

Fuzileiros Venezuelanos recebem novo lote de veiculos da China

Venezuela demonstra viaturas Norinco VN1

Infanteria de Marina da Venezuela Ativa Batalhão de Apoio Anfíbio.

 

 

 

23 Comentários

  1. e assim os Russos e Chineses fincam suas bandeiras no Atlântico Sul…e abrem de vez o caminho para os estabelecimento de seus interesses na região…enquanto isso na grande republica das bananas…

  2. Nessa cooperação estratégica com os Chinese … os venezuelanos estão apostando alto… assim como os russos … não ficarei surpreso se no futuro os russos ou chineses, instalarem uma grande base militar na região … é só uma questão de tempo… Venezuela e a Argentina são as mais prováveis candidatas…. para o desespero dos sionistas da região em especial ….. os tupiniquins.

    • Enquanto a Venezuela se fortalece como o Irã faz atraves de acordos estratégico ….já lá no Israelzinho …. 😉
      .
      .
      ****************
      .
      Forças israelenses ferem repórter de TV libanesa com granada de atordoamento (vídeo)
      .
      Uma repórter do canal de TV libanês Al-Mayadeen foi ferida no rosto pelas forças de segurança israelenses enquanto transmitia ao vivo de um bairro árabe em Jerusalém.

      .
      (*)fonte:: [ br.sputniknews.com/mundo/20151006/2335429.html ]
      .
      .
      (…) A jornalista do Al-Mayadeen vestia um colete à prova de bala azul com a marcação “PRESS” (imprensa). Segundo agência de notícias Maan, “no vídeo do incidente, a repórter de repente para de falar durante a transmissão ao vivo e começa a gritar depois de ser atingida no rosto com granada”. (…)

    • Muitos criticam a Venezuela pela sua postura beligerante na região … a velha política externa beligerante … a mesma empregada pelo Israelzinho, criando inimigos para justificar o status-quo do seu mandatário.
      .
      Assim como Israelzinho faz com os Palestinos e seus vizinhos, corre o risco da Venezuela seguir o mesmo caminho do abismo que segue o Israelzinho…. no caso com a Guiana .
      .
      Fico admirado que alguns hipócritas sionistas que defende a política externa beligerante do Israelzinho são os mesmo que criticam a política externa beligerante da Venezuela …. dá para entender.

  3. Ao que parece a China está plantando para colher, possivelmente o governo “Maduro” encontra guarida para seus anseios de desenvolvimento na China que oferece equipamento militar mais em conta e serviço pós-venda mais adequado, no âmbito civil a China está fazendo uma associação com empresas venezuelanas que necessitam de tecnologia para desenvolvimento de novos produtos, infelizmente o Brasil está perdendo essa oportunidade, pois a Venezuela possui grandes reservas de petróleo e poderia ser importante para o futuro do país devido a proximidade, mas aqui no Brasil tem-se uma visão empresarial vinculada aos USA que muito nos prejudica, pois só investimos naquilo que é de interesse dos empresários ligados ou influenciados pelos americanos, portanto acabamos perdendo oportunidades de futuro como essa, mas os chineses tem visão de futuro por isso estão investindo na venezuela, enquanto aqui é só blá, blá…

  4. Não há mais o que discordar, diante dos passos da Venezuela, fica claro que apesar da fragilidade economica, dentro de uma década um pouco mais eles serão a maior potência militar na América Latina, graças ao nosso governo dividido teremos um inimigo potencial em nossa fronteira amazônica.

    • inimigo em nossa fronteira, fora os traficantes … quais os outros ?
      .
      A Venezuela ? .. seria ela ? … caso fosse porque ela é inimiga ???.
      .
      .
      A Colômbia, tem uma base militar americana e que há muito tempo, algum políticos e militares americano … vivem afirmando que a soberania da amazonas brasileira é questionável e nem por isso, a Colômbia é uma inimiga em potencial do Brasil … porque a Venezuela seria uma inimiga em potencial ??

      • Quando os esfomeados começarem a correr em grandes números para atravessar a fronteira da Venefavela com o Estado de Roraima você, assim como os demais Pães com “mortandela” irão perceber…….

      • É isso para você quem são inimigos ..desde quando os refugiados passaram a ser inimigos …. quando ..??
        .
        Depois que a OTAN e a tua vaca-sagrada bombardearam e dilaceraram as vidas dos habitantes do Oriente Médio e que vão para a Europa … fugindo do inferno que os sonistas patrocinaram no Oriente médio .. é isso ?? .

      • Isso não interessa! O que interessa é saber quando que israel putenphinha irá bombardear as usinas Iranianas e “mandar o Irã para a idade das trevas” (pausa pra risada)….

        😀

      • Lucena, qualquer país que eleve a sua capacidade de dissuasão a níveis acima dos da sua região põe em cheque suas motivações, e a Venezuela hoje não representa uma ameaça, mas se continuar nessa linha representará no futuro, lembre-se de um coisa sempre, “a grama do vizinho é sempre mais verde”, e isso sempre leva países a atitudes e posições expansionistas, veja o caso da Guiana, por muito pouco e com a capacidade dissuasiva moderada a Venezuela já levanta operações nas fronteiras com aquele país, a Colômbia idem, não devemos confiar em ngm, como bem disse Putin, “o que existe entre nações é interesses em comum” não existe amizade entre países, tenha certeza que no dia que enfraquecermos até o Suriname vai querer um pedaço do bolo.

      • Vejo como algo altamente positivo o reaparelhamento da Venezuela, pois obriga um esforço de todo o continente por melhor posicionamento e busca por maior capacidade de defesa, por consequência, de soberania.

        O importante é não trocar um imperialista por outro, ou a dependência do ocidente pela dependência do oriente.

      • Ótima colocação caro Walfredo, de fato o fortalecimento da Venezuela gera um vetor qu espeta o Planalto a reaparelhar nossas forças o que acaba por gerar crescimento bélico, tecnológico, etc, progresso em geral em nosso continente e nosso país.

  5. ,..Maduro deu um bela cartada e seu país só vai ganhar c a experiência dos Sinos, Qto ao BRASIL…só da vexame: Ñ tem caça de 1ª linha, ñ frotilha c uns 17 subs c AIP’s e bem armados e sem VLS e nunca saiu do Chão…o amarrado.Somo inúteism nós somos inúteis….O foguete de hjm e o missil de amanhã…, DEFESA se faz em casa e no período de pax…p Ontem.Sds. 😉

  6. ,..Fazer como o Almirante, o gr almirante Othon, traficar ma´quinas p o avanço do pasís se necesspario , assim q tem q ser,,,/vamos comprar os foguetes, ou seu projetos, dos N.Coreanos e Iranianos p ontem p destes fazer os nossos e p ontem…eu pagaria….p sairmos desta mesmice…,p ontem./Sds. 🙁

  7. A Venezuela só tem a ganhar com uma parceria com os chineses.
    Os venezuelanos deveriam aproveitar para fixar industrias no país e diversificar a economia…aproveitar o acesso ao mercado chinês e ganhar dinheiro!

  8. Venezuela prevê aumentar em 18 % sua produção de alimentos em 2015
    A FAO outorgou por isso “um reconhecimento especial” à chamada “Missão Alimentação”, o programa estandarte do governo da Venezuela nesta matéria.

    TERÇA-FEIRA 18.11.2014

    Foto: EFE/Alejandro Ernesto
    A Venezuela produzirá em 2015 um total de 25 milhões de toneladas de alimentos agrícolas, o que representará um aumento de cerca de 18 % em relação a 2014, segundo anunciou o ministro para a Agricultura e Terra, José Luis Berroterán.

    No entanto, o cumprimento da meta governamental depende das condições meteorológicas, especialmente de “que não se registre uma seca como a deste ano”, advertiu Berroterán em entrevista publicada pelo diário Correio do Orinoco.

    O ministro adiantou que a maioria de colheitas previstas serão de diferentes cultivos tropicais (9,5 milhões de toneladas), cereais (5 milhões), frutas (2,4 milhões), raízes e tubérculos (1,5 milhão) e hortaliças (1,4 milhões).

    Berroterán afirmou ainda que durante a gestão do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013), a quem sucedeu após sua morte há 20 meses Nicolás Maduro, houve um aumento de 43 % na produção de milho, de 35 % na de arroz, de 69 % na de cebola, 64 % na de pimentão, 23 % na de carne de porco, 47,4 % na de frango e 11 % na de leite.

    “Isso indica que há conquistas, o que passa é que a oposição e alguns sindicatos industriais buscavam gerar uma matriz de opinião contrária”, assegurou o ministro.

    No marco do Dia Mundial da Alimentação em 17 de Outubro, o representante da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na Venezuela, Marcelo Resende, elogiou as políticas públicas do governo venezuelano para a erradicação da fome e as qualificou como “excelentes”.

    A FAO outorgou por isso “um reconhecimento especial” à chamada “Missão Alimentação”, o programa estandarte do governo da Venezuela nesta matéria.

    Venezuela já foi reconhecida em 2013 pela FAO por haver conseguido os objetivos do “Desafio da Fome Zero” de reduzir pela metade o número de pessoas desnutridas desde 1996.

    No entanto, a oposição venezuelana desprezou em várias ocasiões o avanço da Venezuela nesta matéria e assegura que no país há problemas de fome por causa de políticas estatais “fracassadas” em matéria econômica e produtiva.

    Nos últimos meses, o país petroleiro sofreu frequentes episódios de desabastecimento em vários linhas escritas ou impressas comerciais, principalmente de consumo básico, remédios e higiene pessoal.

    O governo responsabiliza o que chama de “guerra econômica” opositora da escassez, a especulação e o contrabando que, segundo as autoridades, inclui o desvio à Colômbia de 40 % dos produtos destinados ao mercado interno.

    Já os sindicatos de empresários atribuem este tipo de problemas principalmente ao sistema de controle estatal de câmbio que rege o país sul-americano há 11 anos e que limita o livre acesso às divisas, atualmente administradas pelo governo.

    Marcados com: FAO, fome, Venezuela
    Publicado em Meio ambiente e Tecnologia

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-03/aumento-de-producao-de-alimentos-e-o-desafio-da-venezuela

    • Agrônomos, veterinários e zootecnistas brasileiros estão tendo uma participação especial nesse projeto…graças a Deus estão conseguindo entregar excelentes resultados! Nessa década ainda veremos uma Venezuela com soberania alimentar conquistada e se bobear até exportando.

1 Trackback / Pingback

  1. Plano Brasil/Análise: Cooperação técnico-militar entre China e Venezuela | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.