Guerra de Rússia contra EI será longa, diz embaixador sírio

size_810_16_9_estado-islamico

Moscou – A guerra da Síria e da Rússia contra as posições do Estado Islâmico (EI) no país árabe será longa, afirmou nesta quinta-feira em entrevista coletiva o embaixador sírio em Moscou, Riad Haddad.

“Não esperamos que a guerra termine em questão de dias. A guerra será dura. O Estado Islâmico é uma organização terrorista internacional com membros procedentes de 80 países. A guerra continua agora junto a nossos amigos russos, que estão nos ajudando”, disse Haddad.

Ele afirmou que os aviões russos bombardeiam desde ontem “exclusivamente” as posições dos terroristas de EI e Al Qaeda nas regiões de Homs e Hama, e falou em cinco ataques realizados hoje contra os terroristas.

“Nós (Síria e Rússia) não fazemos ataques contra civis e zonas povoadas, mas contra os grupos terroristas que se encontram nos arredores das cidades e longe dos bairros residenciais”, disse.

Haddad ressaltou que Damasco dispõe de “coordenadas precisas” sobre as posições dos terroristas em todo o território nacional, por isso que não há possibilidade de erro e de efeitos colaterais civis.

“Na Síria encontramos grupos terroristas armados independentemente de como sejam chamados. Todos perseguem os alvos do EI. Todos têm a mesma ideologia: o terror e a submissão”, assinalou.

Ressaltou que todo guerrilheiro que combate contra o Exército sírio é um terrorista – “já que os opositores não têm posições militares em território sírio” -, por isso que é um alvo potencial dos ataques do Exército sírio e da aviação russa.

O embaixador sírio reconheceu que Moscou e Damasco negociaram “durante meses” uma possível intervenção militar russa no país árabe e garantiu que a operação aérea russa conta com o respaldo do direito internacional.

A esse respeito, lembrou que na Síria “há dezenas de milhares de terroristas”, entre eles várias centenas procedentes da república russa da Chechênia e do Cáucaso.

O diplomata acusou as “potências regionais e mundiais de ajudar aos terroristas com armas, dinheiro e jihadistas, que entram na Síria desde território turco”.

Haddad afirmou que os EUA, como líder da coalizão ocidental que combate desde 2014 os jihadistas, “demonstrou sua incapacidade e ineficácia na luta contra o EI” tanto na Síria como no vizinho Iraque.

“Não conseguiram praticamente nenhum resultado. Essa coalizão existe há mais de um ano. Durante esse período o território onde reina o EI não fez mais que aumentar”, disse, acusando os ocidentais de destruir infraestruturas civis e energéticas com seus bombardeios “imprecisos”.

Bombardeios da Rússia na Síria devem durar de 3 a 4 meses

A campanha de bombardeios aéreos russos na Síria deve durar de três a quatro meses vai se tornar mais intensa, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Comissão das Relações Exteriores da Duma (Câmara dos Deputados) do Parlamento russo, Alexei Pushkov.

“Sempre existe um risco de ficar atolado, mas em Moscou estão falando de entre três e quatro meses de operações”, afirmou Pushkov à rádio francesa Europe 1.

Ao ser questionado se os ataques se tornarão mais intensos, respondeu: “Absolutamente”.

Pushkov afirmou ainda que os bombardeios da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos não eram suficientemente eficazes e era necessário passar para outra etapa na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria.

“Acredito que o importante é a intensidade. A coalizão americana fingiu bombardear o Daesh (acrônimo em árabe do EI) durante um ano, sem resultado. Se você fizer isto de forma mais eficiente, acredito que verá os resultados”, disse o deputado russo.

“Apenas 20% das operações (da coalizão internacional) apresentaram resultados. Em 80% nem sequer bombardearam”, afirmou Pushkov.

O presidente da Câmara russa rebateu as acusações de países ocidentais de que os caças de Moscou não apontam contra alvos do EI, ou não apenas contra alvos do grupo.

“Os objetivos principais são os grupos do Daesh mais próximos de Damasco”, declarou Pushkov.

Os países ocidentais afirmam que a Rússia bombardeia áreas afastadas das bases do EI, situadas na região leste da Síria.

“Temos que solucionar o tema Daesh, eliminar ou neutralizar o grupo e depois veremos”, completou o parlamentar.

Fonte Exame.com

39 Comentários

  1. E a guerra de informação entre os meios de comunicação já estão acirrado .. se depender da CNN,FOX … é bem provável que os próximos consagrados ao premio nobel da paz .. será para a ISIS … não duvide … Hahahah ….. tudo pode acontecer, basta vê como alguns sionistas já se posicionaram com relação ao ataque dos russos contra o ISIS. … Hipocrisia pura !!! .. digna de um fariseus, aqueles que jogaram pedra na cruz 😉
    .
    .
    **************
    .
    EUA lidera guerra midiática contra ação russa na Síria
    .
    Seis países, com os Estados Unidos na liderança, desencadeiam agora uma escalada na guerra midiática contra a Rússia, ao acusar a aviação do Kremlin de bombardear posições da oposição síria e exigir o fim dos ataques.
    .
    .
    (*)fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/270983-9

    .

    • Parece que os EUA mandaram mais um por-avião para aquela bandas .. com certeza os russos já deve ter mandado alguns assassinos de porta-avião também para aquelas bandas … parece que aquelas bandas vai pegar fogo !!!

      • OTAN não descarta que possa ter bombardeado hospital no Afeganistão
        .
        A OTAN não descarta a possibilidade de que um hospital da organização Médicos Sem Fronteiras na cidade afegã de Kunduz tenha sido bombardeado pela força aérea dos Estados Unidos.
        .
        .
        (*)fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20151003/2314735/OTAN-bombardeio-hospital-afeganistao.html
        .
        .
        (…)”Estamos profundamente chocados com o ataque, a morte de nossos funcionários e pacientes”, disse Bart Janssens, Diretor de Operações da MSF. (…)
        .
        .
        *******************
        .
        A OTAN e o EUA mais as suas bombas inteligentes … rsrsrs..

      • Nao e a primeira vez que tal fato ocorreu. Acabo de ouvir um comentario do site Truthnews que diz que pilotos norte Americanos identificaram mais de 50 posicoes do ISIS na siria e Iraque mas foram informados para nao bombardea-los, Mas eles podem bombarfdear feira commercial cheia de pessoas civis vendendo e fazendo compras, bombardear pontes, escolas, hospitais e outras infraestrutura que pertence a parte da Siria nao ocupadas pelos terroristas.

      • Porta avioes? Nao houve o caso de um submarine atomico chines emergir no meio de uma manobra naval norte Americana no Mar da China, Pelo que li, o aparecimnto desse submarino que nao havia sido detectado, causou apreensao nos circulos navais gringo, porque ele poderiam ter afundado uns porta avioes se assim o desejasse.Levantou-se levantou-se a questao, estaria os porta-avioes destinado seguir o mesmo caminho seguido pelos grandes couracados pesados da Segunda Guerra Mundial, o caminho rumo ao deposito de ferro velho?

    • mae russa? vc pode chamar Russia sua mae, talvez vc e descendente de judeus ashkenasis, isto e europeus do Caucasus que se converteram ao judaismo e que conquistou Palestina e criou o Estado de Israel, Ou voce pode ser descendente de russos, isto e povo europeu do Caucasus que se converteram a religiao catolica ortodoxa, Em qualquer dos caos Russia pode ser sua mae. Mas o caso nao se aplica a mim, O fato que rejeito os imperialistas ocidentais nao me faz um russofilo, pela simples razao que mantenho contacto pessoal com pessoas do leste europeus, russo inclusive. E eles sao em sua maioria racistas, Nao gostam de pretos.Estou com eles quando eles golpeian os paises imperialistas, mas nao confio neles, como nao confio em chines, japones nem em gringos ou europeus.Eles procuram os interesses deles. Nao creio que eles veem o resto do mundo como filhos, veem como meios para certos fins. E nisso eles estao corretos. Devemos fazer o mesmo.

      • PARABÉNS CARO JOJO COMUNISTA… vc é um iluminado perante a boçalidade reinante na esquerda latina… não mistura as estações como alguns tolos quer frequentam esse espaço o fazem… o cara acha que porque a Rússia foi um dia comunista hoje é amparo moral para todos os antiocidentalistas, em especial os americanofóbicos (me desculpe o neologismo… rsssrsrsrssrssss) que odeiam o capitalismo liberal… ter posição político/ideológica não significa se tornar um conduzido pelo senso comum… deu uma lição novamente sobre os reais interesses que movem as nações… um tapa na cara dos russófilos tupiniquins… saudações…

      • “Estou com eles quando eles golpeian os paises imperialistas, mas nao confio neles, como nao confio em chines, japones nem em gringos ou europeus.Eles procuram os interesses deles. Nao creio que eles veem o resto do mundo como filhos, veem como meios para certos fins. E nisso eles estao corretos. Devemos fazer o mesmo.”

        perfeito….

  2. ,..Se real/ os Russos decidirem dar ao país uma calma, p q ñ fikem como o Irak e ou Líbia, terão de caçar por anos, talvez uns 3 anos , td os guerreiros os ISISLK/DAESH q fugiram vivos do extermínio q vai ocorrer, c mt perdas de vidas Russa, Síria, Persa e dos loucos do DAESH…Quem iver verá.Sds. 🙁

  3. Concretizou-se o que eu previa… os russos engoliram a isca com anzol e tudo mais… vai lhes custar caro essa “pequena” excursão ao OM… mas eles não tinham saída… era isso ou receber os islâmicos em Moscou… se o INCOMPETENTE do stalin tivesse feito isso com os nazi, não teria perdido tantos soldados na 2GM… certo Putin, porém o preço não será baixo… aguardemos o desenrolar dos fatos… só para constar… me parece perfeitamente plausível que os russos tenham se alinhado com os ocidentais numa “new cruzada” preventiva… para manter o equilíbrio de forças entre os três eixos geopolíticos atuais, ocidental, oriental e islâmico, o tal do une/desune vai ser constante… uma ora os russos se unem aos islâmicos outra com os ocidentais e vice versa… é esperar e constatar…

    • É mesmo né Neo-Nazista Anglo-sionista,os Ruissos morderam a isca.Foram la fazer o trabalho sujo do teu patrãqo e depois vão se ferrarem todinhos e sairem como os homens maus.
      Espera mais um pouquinho quando as operações se intensificarem e entrarem Iraquianos,Irãnianos,Chineses e Russos varrendo por terra todo esse lixo imundo implantado por teu patrão.
      Todos ficarão bé caladinhos e pago pra ver se os Nazistas Judeus vão ter coragem de botarem a cara na cena.Quero ver se os Nazistinhas Judeus terão coragem de ameaçarem a Russia com suas armas bostomicas.
      kkkkkkkkkkkk

      • “JPC3/Deagol
        3 de outubro de 2015 at 22:08

        O maluquinho chamando o cara de Neo Nazista?

        “Os russos vão invadir israel”

        Cada vez mais sem noção…”

        porra senhor Deagol eu peço pra vc voltar aqui com um avatar/nick mais decente em vez daquele de personagem de escolinha do professor Raimundo e agora vc me aparece aqui com essa esculhambação xifópaga?!…sem noção é vc senhor Deagol…

      • Atenção, a mídia calou-se: caças russos perseguiram F-15 israelenses no espaço aéreo sírio que fugiram para o Líbano

        O assunto ainda é tabu no meios oficiais, mas já está circulando em alguns sites e blogs que tratam do assunto, todavia, abaixo vai a descrição da notícia resumida.

        A rigor, não parece ser totalmente inventado, pois a Rússia aos poucos irá fechar virtualmente o espaço aéreo sírio, impedindo que qualquer nave sobrevoe sem autorização.

        Isso ficou claro quando autoridades russas disseram ser contra as leis internacionais a invasão do espaço aéreo de uma país soberano, sem prévia autorização…

        E o fato da coalizão russa contra o E.I., (Irã, Síria e Hezbollah), já dá ideia que as Colinas de Golã vão entrar no projeto russo sobre a Síria.

        http://navalbrasil.com/atencao-a-midia-calou-se-cacas-russos-interceptaram-cacas-f-15-israelenses-que-fugiram-para-o-espaco-aereo-do-libano/

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

      • Eu fico tranquilo porque suas previsões NUNCA se concretizam… no seu mundo de Alice o coelho não usa cartola… usa um penico na cabeça… 🙂

    • Interessante, isso mata minha dúvida sobre a disponibilidade dos caças sírios, mas creio que devem estar sofrendo agora manutenção de russos. Ótimo vídeo caro Praefectus.

  4. Senhores,
    de acordo cpm informações recentemente, a Marinha russa posicionou três navios de guerra ao largo da costa de Latakia na expectativa de iniciar ataques com mísseis de cruzeiro que é provável que ocorra nos próximos dias.

    Grato.

    • Putz, se confirmada essa informação, vão começar os bombardeios de grande envergadura, não tenho de cabeça a potência dos mísseis de cruzeiro russos, mas são bem destrutivas, alguns arrasam quarteirões inteiros.

  5. Enquanto isso, num outro front ideológico…

    A REFORMA MINISTERIAL

    Escrito por Nivaldo Cordeiro

    “O socialismo assim permanecerá como ameaça permanente contra os brasileiros, a cada momento camuflado em uma sigla.”

    “A reforma ministerial empreendida pela presidente Dilma Rousseff foi a esperada. Entregou sete pastas ao PMDB e a Casa Civil a alguém de confiança do ex-presidente Lula. Pouco sobrou da composição do seu ministério original, pois quando ganhou o segundo turno das eleições achou que finalmente estava livre de Lula e que poderia diminuir o poderio do PMDB. Tudo deu errado e ela realisticamente agora fez prevalecer a verdade política dentro do seu ministério.

    É um ministério de transição, o de agora, prova cabal de que a presidente está enfraquecida e pode ser removida do poder. Ela só procedeu às mudanças porque a alternativa seria renunciar. O movimento em pinça feito pelo PMDB e pelo PT de Lula esvaziaram de vez o que restava de sua liderança. Na melhor das hipóteses terá um final de governo bisonho; na pior, será removida do poder pelo impeachment. O PMDB provou que tem poder para tal.

    Já o PT está se esvaziando com a fuga dos seus quadros para outras agremiações, principalmente para o PSB e o Rede. Estamos assistindo ao raro fenômeno da morte de uma marca partidária de peso, igualmente como vimos acontecer com a velha marca PCB. As investigações da Justiça sobre a corrupção sistêmica implantada pelo partido na condução dos negócios do Estado, bem como as respectivas condenações, desmascararam seu modo de governar e o descredenciaram diante da opinião pública. A pesquisa do Ibope divulgada hoje, de que o governo de Dilma Rousseff é considerado bom por apenas 10% dos brasileiros, revela o estado terminal de sua popularidade. Está na antessala da sua cassação.

    O problema que se apresenta é que o PSDB tem tido como aliado preferencial o PSB, agora reforçado pelos quadros fugidos do PT. A se manter essa aliança nas eleições presidenciais veremos o eixo de poder se deslocar em direção à esquerda. Durante o governo de FHC o PFL fazia o contraponto à direita do governo socialdemocrata. O PMDB tem feito contraponto ao PT. Uma eventual vitória de uma aliança assim deslocará o eixo político perigosamente. A pergunta importante é saber se tal aliança poderá sair vitoriosa nas eleições, uma questão em aberto, em face do grande lapso de tempo até o pleito.

    Estamos vendo o ocaso político e eleitoral do PT, que deverá se tornar um partido nanico e sem ter condições de voltar ao poder por longo tempo. O fato é que suas ideias políticas, contudo, continuarão em outras legendas e o socialismo assim permanecerá como ameaça permanente contra os brasileiros, a cada momento camuflado em uma sigla. É como no filme Homens de Preto: a esquerda parece ter uma maquininha capaz de apagar a memória das pessoas e, pior, de inocular nelas a falsa memória de que os tempos de governo da esquerda foram os melhores.

    Quem viver verá.”

    http://www.nivaldocordeiro.net/

    • Dados macroeconômicos mostram que a crise não é econômica, é política

      A situação cambial e a relação entre a dívida externa brasileira e o PIB do país em 2015 escancaram a superioridade dos governos Lula e Dilma sobre o governo FHC e desmontam a falácia de que o país esteja atravessando hoje uma crise pior do que há 13 anos.

      Nesta quinta-feira (1/10), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou que as exportações brasileiras superaram as importações em US$ 2,944 bilhões em setembro. E que, com isso, a balança comercial teve o melhor mês de setembro desde 2011, quando somou US$ 3,074 bilhões.

      Mais: no saldo acumulado de janeiro a setembro, as exportações superam as importações em US$ 10,246 bilhões, o maior valor para o período desde 2012, quando foi de US$ 15,695 bilhões.

      Os dados recentes, aliados ao montante de reservas cambiais que o país tem, geram uma situação de tranquilidade. O Brasil, hoje, dispõe de um “colchão cambial” de 370 bilhões de dólares, que, combinado com forte redução do peso da dívida externa ao longo dos governos Lula e Dilma, desestimulam ataques especulativos contra a nossa economia.

      Para começar a entender a diferença de situação da economia sob Dilma Rousseff e sob Fernando Henrique Cardoso, há que começar pelo nível de reservas cambiais que o país tinha há 12 anos e o que tem hoje.

      Abaixo, dados do Banco Central sob a situação das reservas cambiais deixadas por FHC e as que o país tem hoje.

      A nova situação das reservas de divisas do país desestimula ataques especulativos. Mas o que é um ataque especulativo? Basicamente, é uma tentativa do mercado de elevar o valor da moeda americana ante o real através de forte aumento de compradores.

      Sem reservas, o país não pode oferecer ao mercado a quantidade de dólares que está requerendo e, assim, a busca pela moeda aumenta geometricamente, de modo que a lei da oferta e da procura faz o preço do dólar disparar.

      Sem reservas, o país não tem como dar garantia de que quem colocar dinheiro no país consiga tirar. Desse modo, o país passa a ter dificuldades para importar – fornecedores do exterior passam a só aceitar pagamentos antecipados – e não consegue financiar suas exportações.

      É um círculo vicioso.

      Além disso, outro fator contribui para a credibilidade e a solidez econômica do país: o peso da dívida externa sobre a economia.

      O leitor pode conferir a evolução do PIB e a importância de nossa economia no cenário internacional. Em 1995, quando FHC assumiu a Presidência, o Brasil era a 8ª economia do mundo; em 2002, quando deixou o governo, era a 13ª. Hoje, é a 7ª.

      A dívida externa brasileira cresceu ao longo dos últimos doze anos e tanto porque a economia como um todo cresceu, mas essa dívida cresceu muito menos nesse período, enquanto o país construía seu “colchão cambial”.

      Segundo dados do Banco Central, o país tinha uma dívida externa bruta de US$ 235 bilhões ao fim do governo FHC e, hoje, tem uma dívida de US$ 714 bilhões. Porém, por estranho que pareça, a dívida externa, hoje, pesa muito menos do que a de 12 anos e pouco atrás.

      O problema é que o valor nominal da dívida e do dólar permite à grande mídia enganar o público ao divulgar que os US$ 235 bi de dívida em 2002 pesam tanto quanto os US$ 714 bi de hoje e que o dólar a 4 reais de hoje equivale ao de 3,99 reais de 2002.

      O economista Alexandre Cabral, da NeoValue Investimentos, fez um cálculo de quanto seriam hoje os 3.99 reais que custavam um dólar em 2002 e concluiu que, se for considerado o IGP-M (índice de inflação calculado pela FGV) e o CPI (índice de preços norte-americano), o valor nominal do dólar hoje teria que ser equivalente a R$ 7,46 para ser igual ao de 12 anos e tanto atrás.

      Usando os parâmetros desse economista, fica interessante fazer um cálculo sobre a solidez da economia brasileira hoje em relação à situação de 2002.

      conclusão

      Como se vê, a dívida externa legada por FHC batia em 118,03% do PIB enquanto que, hoje, e só após as recentes altas do dólar, ela subiu a meros 51,74% do PIB. Ou seja, é como se você ganhasse R$ 1.000,00 reais e devesse R$ 1.180,30 em 2002 e, hoje, ganhasse R$ 1.000,00 mas devesse R$ 510,74.

      Some-se a tudo isso a notícia sobre o avanço das exportações e à volta do acumulo de reservas possibilitado pela balança comercial positiva e o que se obtém é que não há maiores motivos para a economia brasileira não voltar a avançar.

      O problema, basicamente, é uma crise de confiança por conta da situação política. Se o país equilibrar receita e despesa e puser fim a delírios golpistas, nossa economia tende a retomar o ritmo em breve, com efeitos positivos inevitáveis sobre nível de emprego e valor dos salários.

      Trocando em miúdos: se pararem de sabotar o Brasil, tudo se ajeita.

      http://www.blogdacidadania.com.br/2015/10/dados-macroeconomicos-mostram-que-a-crise-nao-e-economica-e-politica/

    • fala para o Nivaldo cordeiro que nada mudou rsrs

      agora sobrou para os derrotados acharem que a dilma ficou mais fraca pois acatou o comando do lula rsrsrs

      a dilma esta na presidência por causa do lula e de todos que votaram nela

      chora chora la no Cantareira

      e falar que o pt vai acabar pois alguns políticos igual na época do mensalão saíram do pt

      o pt é tao forte que saindo políticos do pt fundou uns dois partidos , e mesmo assim depois do mensalão o pt ganhou mais prefeituras e duas vezes a presidência de governadores permaneceu igual

      então zoinho azul tenta ler textos que estejam condizentes com a realidade por isso que você vive a errar

      e para colocar mais uma pa de cal em cima de você , nesse período todo em que eu falei o pt foi o que teve mais FILIAÇAO partidária

      entendeu zoinho azul , e olha eu não sou filiado a nenhum partido apenas te mostro que não adianta tampar o sol com a peneira

  6. COITADOS DOS RUSSOS ,NÃO TEM NEM IDÉIA ONDE ESTÃO SE METENDO.ELES ESTÃO APOIANDO DIRETAMENTE ASSAD E PARA ISSO ATACARÃO TODOS OS INIMIGOS DESTE E NÃO SÓ O EL.MAIS ADIANTE ELES VÃO SE DAR CONTA QUE NÃO VENCERÃO SÓ ATACANDO PELO AR E AÍ VÃO TER QUE ESCOLHER ENTRE ENVIAR MILHARES DE COMBATENTES PARA OPERAÇÕES TERRESTRES E ISSO NATURALMENTE VAI TER UM GRANDE CUSTO EM VIDAS E EQUIPAMENTOS,OU TERÃO QUE SE RETIRAR DA SÍRIA AMARGURANDO UMA DERROTA.EM BREVE VEREMOS OS PRIMEIROS AVIÕES SEREM DERRUBADOS.ALIÁS EU NÃO ENTENDO TANTOS AVIÕES RUSSOS ATUANDO,SE A SÍRIA TEM AINDA UMA FORÇA AÉREA COM UM PODER DE FOGO MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA ATACAR SEUS INIMIGOS.ESSA FOI A ÚNICA MANEIRA QUE OS RUSSOS ACHARAM PARA APOIAR ASSAD,SÓ QUE ATAQUES AÉREOS NÃO VÃO RESOLVER NADA.

  7. necess ria uma compreens o de toda a profundidade dos problemas que o Oriente M dio hoje enfrenta. Sem isso, as tentativas para resolver esses problemas n o obter o resultados e o estado de guerra ser permanente nessa regi o.

1 Trackback / Pingback

  1. Guerra de Rússia contra EI será longa, diz embaixador sírio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.