Quem luta contra quem na guerra da Síria

AFPImage copyrightAFP
Image captionSegundo a ONU, conflito na Síria matou mais de 200 mil pessoas desde 2011

Desde o início da guerra civil na Síria, em março de 2011, o conflito escalou a ponto de se transformar em uma complexa situação em que todos parecem lutar entre si. Forças leais ao presidente Bashar al-Assad, rebeldes, extremistas muçulmanos e potências estrangeiras são peças de um intrincado jogo que ficou ainda mais complicado com o início dos bombardeios por aviões russos.

Segundo estimativas da ONU, mais de 200 mil pessoas já morreram nos mais de quatro anos de conflito e há pelo menos 4 milhões de pessoas deslocadas internamente, com alguns milhares chegando diariamente à Europa em busca de refúgio.

As tropas leais a Assad lutam contra uma infinidade de grupos rebeldes cujo efetivo total é calculado em 100 mil homens. Muitos destes grupos contam com combatentes islâmicos estrangeiros. Mas há informações de que grupos libaneses e iranianos engrossaram as fileiras do governo.

Leia também: Saga síria: o drama dos refugiados que vivem como sem-teto em SP

No início do ano passado, entrou em cena o “Estado Islâmico”, enfrentando tanto o governo quanto os rebeldes, fossem eles jihadistas ou moderados.

Entre as forças estrangeiras estão os EUA e seus aliados ocidentais, além de forças regionais como Irã, Turquia e países do Golfo Pérsico.

E a este cenário se adiciona a Rússia, que esta semana começou um campanha de bombardeios contra o que o Kremlin classificou como posições do “Estado Islâmico”.

APImage copyrightAP
Image captionVladimir Putin e Barack Obama divergem sobre o regime de Bashar al-Assad

Mas de que lado estão esses atores internacionais? Veja abaixo:

EUA

Opõe-se a Assad e ao “EI” e apoia grupos rebeldes moderados. Em setembro do ano passado, o presidente Barack Obama fez um discurso em que prometeu destruir o grupo radical islâmico.

Leia também: EUA veem indício de fabricação e uso de armas químicas pelo ‘EI’ na Síria e no Iraque

Após vários esforços diplomáticos, foi formada uma coalizão anti-EI, que, liderada pelos EUA, começou uma campanha aérea no Iraque e na Síria. Participam Canadá, Austrália, França, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Turquia e vários países árabes.

Em pronunciamento recente, Obama defendeu a saída do presidente sírio como medida imprescindível para derrotar o “EI”.

“É necessário um novo líder e um governo inclusivo, que una o povo sírio na luta contra os grupos terroristas”, disse Obama.

Rússia

BBC

Opõe-se ao “EI” e outros rebeldes, mas apoia Assad. O Kremlin tem sido um aliado constante do regime sírio, mesmo antes do início do conflito. Além de um comprador importante para sua indústria bélica, a Rússia tem um interesse estratégico na Síria: mantém a base naval de Tartus, sua única no Mar Mediterrâneo.

A mediação russa foi fundamental para convencer o regime sírio a destruir estoques de armas químicas, no final de 2013. Na época, EUA e França discutiam no Conselho de Segurança da ONU a possibilidade de atacar posições do governo sírio, o que foi vetado pela Rússia.

Os ataques aéreos russos na Síria pegaram de surpresa os países ocidentais envolvidos. E ainda que Moscou insista que seus ataques têm como alvo “os mesmos terroristas” visados pelos americanos, há suspeitas de que os russos também estejam atacando posições rebeldes. Segundo a Casa Branca, os ataques russos tem sido “indiscriminados”.

Leia também: ‘Espetáculo de cadáveres em praias europeias’ era previsto, diz brasileiro da ONU

Irã

ReutersImage copyrightReuters
Image captionO Irã, do Aiatolá Khamenei, é aliado da Síria

Opõe-se ao “Estado Islâmico” e militantes islâmicos de orientação sunita. Apoia o governo de Assad.

Uma das potências da Região, o Irã também tem um histórico de aliança com o regime sírio, a quem já deu apoio militar e financeiro. O Irã tem na Síria um aliado para frear a influência de seu principal rival no Oriente Médio, a Arábia Saudita. Mas o país, que segue a tradição xiita do Islã, tem um inimigo comum com EUA e Rússia: o “EI” na Síria e no Iraque, que veem xiitas como hereges.

Arábia Saudita

Opõe-se a Assad. Apoia os rebeldes sunitas.

ReutersImage copyrightReuters
Image captionO saudita Adel al Jubeir defende intervenção militar na Síria

Grande rival do Irã no Oriente Médio, a Arábia Saudita é parte da coalizão liderada pelos EUA para atacar o “EI”. Em recente encontro de líderes em Nova York, o governo saudita reiterou seu desejo de ver Assad deposto. O ministro das Relações Exteriores, Adel al Jubeir, defendeu uma intervenção militar na Síria ou um armamento mais ostensivo dos rebeldes.

Leia também: EUA gastam US$ 9 milhões ao dia para combater ‘Estado Islâmico’

A Arábia Saudita é um dos principais financiadores de rebeldes de orientação sunita, incluindo alguns mais radicais. Porém, rechaçou acusações do Irã de que também teria dado dinheiro e armas para o “EI”. Autoridades sauditas até expressaram publicamente preocupação com a possibilidade de as atividades do grupo extremista inspirar movimentos rebeldes em solo saudita.

No entanto, diversos sauditas mais ricos já doaram dinheiro à causa jihadista do “EI” e se estima que 2.500 homens do país tenham viajado para Síria e Iraque e se juntado às fileiras do grupo extremista.

ReutersImage copyrightReuters
Image captionO premiê turco, Recep Erdogan

Outros países árabes que fazem parte da coalizão liderada pelos EUA são Catar, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Jordânia.

Turquia

Apoia a coalizão liderada pelos EUA e também grupos rebeldes. Opõe-se ao regime de Assad e a separatistas curdos.

Turquia, país muçulmano também de maioria sunita, é outra potência regional envolvida no conflito sírio. Inicialmente, financiou as atividades do Exército Livre Sírio, o então principal movimento rebelde. O país também deu asilo a ativistas da oposição ao governo de Assad. Também atacou posições curdas na Síria, o que provocou polêmica diante do fato de os curdos estarem lutando contra o “Estado Islâmico”.

Fonte: BBC Brasil

43 Comentários

  1. Ou seja, o famoso “balaio de gatos”. Pobre Síria. Não vai sobrar nada dela.

    Que o sangue do povo sírio caia na cabeça dos russos e de seu Czar: se eles não tivessem apoiado o Assad este teria sido deposto há muito tempo, os moderados teriam assumido, a Síria não estaria destruída e o EI não teria surgido.

    • Deixa de ser cínico rapaz, quem fez essa caca toda foram os teus amados americanos, basta olhar para ao lado da Síria e ver o Iraque em uma situação não muito diferente da Síria.

      • Nao e so a Libia, Iraque e Siria, Segundo o General Wesley Clark, ex Comandante Supremo da OTAN, em 2003 ele recebeu um document secreto elaborado pelo Pentagono que informava que os EUA iria atacar militarmente 7 paises em 5 anos no Oriente Medio e Norte da Africa.Esses paises eram Iraque, Libano, Siria, Somalia, Sudan, Libia e Iran.

    • Acredite, a coisa é bem mais complexa.
      .
      Porque os EUA e a Europa investem tanto dinheiro e energia a fim de ter o controle da Síria?
      .
      Porque a Rússia, desde os tempos Soviéticos, já atribuindo importância, se mobilizou em estabelecer uma “base naval” na Síria, e de certa forma, já fincando uma “bandeira” por lá?
      .
      Existe na Síria muito mais do que controle politico regional.
      .
      Há na Síria, ao contrario do que muitos costumam afirmar, muito ($$$) em jogo também, associado ao controle politico regional e de ENERGIA. A Síria é peça central de dois importantes corredores de energia.
      .
      O primeiro liga a Turquia e o Cáspio a Israel e ao Mar Vermelho, e o segundo liga o Iraque ao Mediterrâneo.
      .
      A rendição da Síria pode significar que Washington e seus aliados irão controlar estas rotas.
      .
      Isto também pode significar que os grandes campos de gás natural da costa libanesa e síria do leste do mediterrâneo podem ficar fora do alcance da China e passem a se dirigir para a União Europeia, Israel e Estados Unidos.
      .
      Os campos de gás do Leste do Mediterrâneo tem sido ponto de negociação entre a União Europeia, a Turquia, o Irã, a Síria e o Líbano.
      .
      Além do gasoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan (BTC), a ainda os campos de gás levantinos, estes também são o motivo pelo qual o Kremlin criou uma “base militar” na Síria para a Federação Russa.
      .
      Isto foi feito com a justificativa de melhoria da base naval na Síria da era soviética. Além disso, o Irã se comprometeu a explorar e ajudar a desenvolver estes campos de gás naturais levantinos na costa para “Beirute” e “Damasco”.
      .
      Beirute é outra peça tão importante quanto à Síria, à hora do Líbano ainda vai chegar, entendeu, porque a família al-Sud anda financiando armas para o Líbano? Mas…, vamos resolver primeiro a questão da Síria. Entendeu também a relação quase umbilical entre Irã e Síria?
      .
      Acredite, a coisa é bem mais complexa. Para citar a penas, uma das joias da coroa, e olha que eu não falei das outras joias da coroa que a Síris tem.
      .
      Saudações,
      .
      konner

    • Vader/Joseph Goebbels,
      .
      Por favor, — DESISTA.
      .
      Sujeito…, você não percebeu ainda que o BLANO BRASIL é diferente.
      .
      Aquela turma de jovens de cérebros lavados que você disse respondendo meu comentário em outro poste, não se cria aqui no PLANO BRASIL veio.
      .
      Aqueles jovens abestados, que segundo você é maioria hoje em dia, e que estão dispostos a morrer, para que o “TIO SAN” continue controlando o mundo.
      .
      Não sei se você já percebeu, mas…, tem uma turma da “velha guarda” aqui, que sai chutando o traseiro destes merdas quando eles aparecem.
      .
      Ai velho…, na boa.
      .
      Volta lá pra aquela turminha que te dá credito, lá…, naqueles dois…, sê sabe a quem eu estou me referindo, porque os abestado que você disse que têm no mundo, eles estão fazendo conferência lá direto cara.
      .
      Vai por mim, aqui você não se cria velho. Tem uma turminha boa de cérebro aqui. Eles não aceitaram essa de lavarem seus cérebros.
      .
      Saudações,
      .
      konner

    • Larga de ser babaca, o EI está exterminando todos os “moderados” financiados pela seu amado Tio Sam, os EUA mesmo admitiram que só sobraram cinco homens em campo, aliás, hoje já devem estar sem cabeça.

      • Empalador, vc da impressao que acredita nessa estoria propagada pela midia que que diz estar o EI exterminando “moderados” terroristas. Isso e engodo. Esses moderados simplesmente trocam de uniformes, entregam o armament recebidos do gringos aos seus superiors no EI. Foram parte de um grupo so, todos organizados pelo EUA, e seus comparsas.

  2. A luta vai demorar,mas espero que ao final,Os russos,iranianos e chineses expulsem os Jagunços dos americanos…

  3. Vader você e suas teses de botequim não percebe o quanto ridículo é você tentar defender a todo custo o status quo americano colocando a culpa na Rússia, quem criou o caos foi os EUA, ou você também vai negar isso.

  4. Que o sangue do povo líbio caia na cabeça dos americanos e de seu ganhador do Nobel da Paz: se eles não tivessem apoiado os radicais estes teriam sido eliminados há muito tempo, o governo estaria funcionando, a Líbia não estaria destruída e o EI não teria surgido.

  5. Vader….é de causar pena ver voce repetindo mil vezes a mesma mentira na tentativa de torna-la em uma verdade…patetico..

  6. Vader manipulando os leitores como sempre.

    Com certeza você deve ser um sionista que a apoia destruição da Síria para que Israel possa reinar absolutamente na região, a Rússia não vai deixar isso acontecer. Não existe oposição moderada na Síria.

    Está vindo a tona o que sabemos há alguns tempos de que os EUA, Israel estavam financiando terroristas na Síria para destruir o país e os EUA fingindo que estavam combatendo EI.
    A Rússia vai destruir esses tal de oposições terroristas para abrir caminho para Exército Sírio e logo mirar no Estado Islâmico.

    • Você se refere aos termos israel e Sionismo nas mesmas circunstancias.

      Você defende a destruição do estado de Israel e o extermínio de seu povo como prega o Hamas e a Al Quaeda?:

      • O mais engraçado nisso pulguento … que o Hamas, Al-Qaeda e até o ISIS … foram criados pelos sionistas … más é isso nazistinha tem mais que defender os sionistas afinas são as mesmas coisas …mudaram só de nomenclatura más continuam atacando semitas(árabes,palestinos ),negros,índios .. etc.
        .
        Aonde tem um sionista( nazista ) tem alguém sofrendo,sendo perseguido …tu sabe como é né. 😉

      • Sim idiotas judeus se alto matavam na segunda guerra.
        Há e verdade, vcs conspiracionistas nerds virjões de fundo de apartamento tem a convicção extrassensorial de que nenhum judeu morreu no holocausto, inventaram tudo aquilo

      • O que queres insinuar com isso? Que apoio a escória da humanidade chamada EI? Que compactuo com os ideais de “liberdade” que eles buscam? Oras… qualquer um tem o direito a opinião (seja ela o mais extremista ou fanboy que o for, caso de muitos neste blog) assim como toda unanimidade é burra, agora tentar distorcer fatos para caluniar a opinião de alguém é digno da vergonha.

      • Eu diria que sou mais um a mostrar o quão patético e vc e suas opnioes, meu caro paradigma.
        E a julgar pelos seus comentarios, acho que sua menta está em estado de deteriração.

      • O que eu quero dizer com isso?
        Que é hipocrisia criticar o apoio russo ao Assad ao mesmo tempo em que vc fica em silencio em relação ao finaciamento americano ao EI.

      • Olha o nível… acredita em conspirações que lê no vermelho.org e na voz da Rússia e quer dar uma de entendido… pior que vc nessa matéria só os sofríveis JOJO e KONNER que se colocam como profundo conhecedores de informações que somente eles tem acesso… é quase uma religião agnóstica conspiratória o que eles professam… rsrsrsrssrsss… mas não esquente… pior que vcs só o 1maluquinho… mas ele o próprio nickname explica… 🙂

      • Tem terabytes de materias, videos, noticias na internet que provam que o apoio americano ao EI não é conspiração e sim um FATO.
        Mas se vc prefere continuar a bancar o ignorante diante da verdade… o problema é seu.

    • “Bardini
      2 de outubro de 2015 at 16:33

      Como é engraçado ver pessoas apoiando uma ditadura…’

      vc esta falando da ditadura da Síria ou da Arábia Saudita?….rs…

      moral da historia do Bardini….Ditadura sanguinária/tirana pode desde que esteja do lado dos eua/ocidente né..

      • Os países islâmicos não funcionam civilizadamente sem um controle militar rígido, a natureza cultural deles e o extremismo, somente a ordem unida militar pode por freio nisto>
        Veja o que houve no Egito com os assassinos da irmandade muçulmana chegando ao poder ‘ os estupros e execuções de ‘infiéis” corriam em praças publicas, como governo fazendo vistas grosas e com a conveniência internacional do maior cavalo de Troia no ocidente dos últimos seculos,o Lixo islamita incubado chamado Barak Hussein Obama e sua maldita primavera Árabe.

        Imaginem se no Paquistão os militares perdem a influência de poder que tem? Agora imaginem um Taleban nuclear? talvez o sonho de muitos jihadistas, e ateístas anti cristãos ideológicos por cá também, mas não de gente sensata.

      • Graças aos céus os milicos egípcios botaram a irmandade muçulmana para correr, os tratando como realmente são, terroristas.

      • Há um certa diferença entre se ter um rei no comando de um país e em se ter um “presidente” eleito democraticamente por seu pai.

        Pode ser difícil de ver a diferença… Mas ela existe…

      • Sobre a Árabia Saudita… Aquilo lá é outro antro de conservadorismo que mais cedo ou mais tarde vai ruir. Em que pese sua história de união entre tribos para se proclamarem independentes, o assunto religião lá é tratado até mesmo com a pena de morte em alguns casos, e há a velha rixa entre sunitas e xiitas que corrói o OM desde que Maomé se foi. Não pense que um tal de tio Satã veja isto com bons olhos. O fato é que lá ( Árabia Saudita) a maioria da população esta de acordo com o governo que tem… E em caso de instabilidade, não pense que EUA, Rússia e afins irão apoiar alguém que não lhes convém…

        No OM o que prevalece são interesses econômicos. Não o interesse da população. A Síria é o exemplo mais atual disto.

      • ora pombas senhor Bardini…se o tio Satã veem com maus olhos aquele regime Saudita então porque que eles não fazem campanha pelo fim daquele regime maldito como fazem com o Sírio?!…porque que não fazem campanhas contra os massacres perpetrados por esta gente lá no Iémen?!…porque que esta sua gente só late aqui contra regimes não apoiados pelo os eua/ocidente?!… qual é a diferença entre o regime Sírio e o Saudita?!…agora existe diferença entre ditaduras é?!…a minha é ditadura e a sua ditamole é?!…rs….ditadura é ditadura senhor Bardini…regime é regime..para inventar e enrolar por aqui…para de tomar esta sua cachaça escocesa senhor Bardini…que vc esta viajando nestas suas falácias…

        não gostou?!…então pula no meu peito porra:

        https://www.youtube.com/watch?v=AqLAsRIbWns

      • Tudo bem senhor dono da verdade… Se lhe incomodo a ponto de quereres a violência física, então nada mais falarei…

        Apenas aprenda a diferenciar torcedores de pessoas como eu, que não são fanáticos por país R ou E ou muito menos por ideologias ultrpassadas. E de quebra, aprenda interpretação de texto:

        “No OM o que prevalece são interesses economicos. Não o interesse da população. A Síria é o exemplo mais atual disto”

        A Árabia Saudita pode ser o próximo… O que sustenta o reinado lá, é a aprovação da população. Caso contrário a Síria.

      • “Bardini
        3 de outubro de 2015 at 9:05”

        deixa de ser cínico e cara de pau sujeito..toma vergonha nesta sua cara…seja homem de cara limpa senhor Bardini…eu vou dar um pau em vc sim porque eu sou super dotado e vc é um cachaceiro sem vergonha que vive com um copo de Scott na mão…vc se ligue viu porque eu levanto mais peso que o Ilya..eu levanto o triplo que ele…um trem se choca em mim e se espatifa todinho…

        Vcs militantes de direita só se indignam contra atrocidades perpetradas por regimes não apoiados/alinhados pelo os eua/ocidente…tal mentalidade revela o coração e a mente de um atroz…E depois ainda quer falar de Stalin ou Coreia do Norte quando está em um nível mental ainda pior que ditador soviético…. aí vc acaba com a falsa civilidade das potências corsárias…Eles baseiam suas ações no falso moralismo e nas intervenções humanitárias….

        https://www.youtube.com/watch?v=78U6Xjp9DUM

      • (…) Há um certa diferença entre se ter um rei no comando de um país e em se ter um “presidente” eleito democraticamente por seu pai. (…)
        .
        .
        Hahahahah …é cada doido que bate panela que se vê hoje … hahahahah … e para o Rei … quem seria ?… Hahahah ….o rei Roberto Carlos, o rei Pelé ..ou o rei Momo .. hahahah … e para a rainha já sei .. é a XUXA, a rainha dos baixinhos … hahahahah …alôuuu … enfermeira !!! …traga as pílulas … hahahahaah..

  7. Podem espernear, meus caros MAVs… o ocidente vai ganhar mais essa… é questão de capacidade de assimilação estratégica… só para os entendidos… 🙂

  8. Capa Preta,..

    EU não defendo destruição do Estado d Israel, muito pelo contrário, acho que tem direito de existir como também os seus vizinhos como a Palestina, Líbano , Síria tem direito também de existir como estado soberano. Mas, não é isso que estamos vendo, vemos Israel destruir a Palestina num ritmo acelerado , expulsando seus moradores e construindo assentamento nos territórios dos Palestinos a força bruta.

    Tem muitos sionistas declarados pela web comemorando o possível destruição da Síria. O Estado de Israel está trabalhando silenciosamente para isso possa acontecer, financiando grupos terroristas com armamento, treinamento, inteligência e tratamento médico. Israel faz isso, mas defende o direito de existir ao mesmo tempo que trabalha para destruir a Síria .

  9. Pra tanta gente ficar tão nervosinha/neurótica, sinal de que falei a mais pura e dolorosa VERDADE.

    Não preciso falar mais nada. 😉

1 Trackback / Pingback

  1. Quem luta contra quem na guerra da Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.