Síria e ” Aliados” se preparam para uma grande ofensiva no Norte da Síria

T90Tradução e adaptação: E.M.Pinto

BEIRUTE / MOSCOU: Segundo afirmaram nesta Quinta-Feira fontes do Exército Sírio , centenas de tropas iranianas chegaram à Síria para participar de uma grande ofensiva terrestre em nome do governo do presidente Bashar Assad, confirmando o mais claro sinal da rápida internacionalização de uma guerra civil na qual todos os principais países da região tem uma participação.

Aviões de combate russos bombardearam um acampamento administrado por rebeldes treinados pela CIA, afirmou o comandante do grupo após o ataque, colocando Moscou e Washington em lados opostos em um conflito no Oriente Médio pela primeira vez desde a Guerra Fria.

Os EUA e as forças armadas russas se reuniram às 11 horas (1500 GMT), através de um link de vídeo para buscar maneiras de manter as suas forças armadas à par dos eventos e coordenar as campanhas paralelas de ataques aéreos na Síria, disse uma autoridade da defesa dos EUA.

Caças russos atacaram alvos próximos às cidades de Hama e Homs na Síria ocidental, nesse que é o segundo dia oficial da campanha aérea surpresa lançada nesta quarta-feira.

Moscou afirmou que os alvos são posições do ISIS, mas a área onde os ataques foram deflagrados é dominada por uma aliança insurgente rival, que ao contrário ISIS é apoiado por aliados dos Estados Unidos, incluindo os Estados árabes e Turquia.

Hassan Haj Ali, chefe do grupo rebelde Liwa al-Jabal Suqour, disse à Reuters  que um dos alvos atacados foi a base de seu grupo na província de Idlib, atingida por cerca de 20 mísseis e bombas em duas missões separadas. Seus combatentes haviam sido treinados pela CIA no Qatar e Arábia Saudita como parte de um programa de Washington que afirma ter por objetivo apoiar grupos que se opõem tanto ISIS quanto à Assad.

“A Rússia está desafiando à todos e  dizendo que não há alternativa se não Bashar”,

disse Haj Ali ressaltando que os jatos russos tinham sido identificados por membros de seu grupo, que antes serviam como pilotos da Força Aérea Síria.

Duas fontes libanesas informaram à Reuters que centenas de soldados iranianos chegaram à Síria nos últimos 10 dias, estas unidades pesadamente armadas estão se preparando para montar uma grande ofensiva terrestre. Eles também seriam apoiados por aliados libaneses do Hezbollah pelas tropas de Assad e por milícias xiitas de combatentes no Iraque, enquanto os russos forneceriam apenas o apoio aéreo.

“A vanguarda das forças terrestres iranianas começaram a chegar na Síria:.. Soldados e oficiais especificamente preparados para participar nesta batalha, nãos e tratam de conselheiros … queremos dizer, com centenas de equipamentos e armas que serão seguidas por muito mais”,

Afirmou uma fonte.

A súbita decisão da Rússia de se juntar à guerra com ataques aéreos em nome de Bashar Assad, assim como o crescente envolvimento militar do Irã, poderia marcar um ponto de viragem crucial em um conflito que tem atraído a maioria das grandes potências militares do mundo.

Com os Estados Unidos liderando uma aliança travando uma guerra aérea contra os combatentes ISIS, as superpotências da Guerra Fria outrora inimigos, Washington e Moscou estão agora empenhados em combater no mesmo país com objetivos antagonicos, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Ambas potências afirmam enfrentar os mesmos inimigos  o grupo ISIS de militantes muçulmanos sunitas que proclamaram um califado em todo leste da Síria e norte do Iraque. Porém, ambos possuem também distintos aliados e visões nitidamente opostas de como resolver o conflito e guerra civil que já dura 4 anos e que já ceifou a vida de mais de 250.000 pessoas, conduzido mais de 10 milhões ao exílio e refúgio em territórios estrangeiros.

Washington e seus aliados se opõem tanto ao ISIS quanto à  Assad, acreditando que ele deve deixar o poder em qualquer acordo de paz. Washington acredita que uma parte central de sua estratégia é a construção de insurgentes “moderados” treinados para lutar contra ambos, Assad e ISIS, embora até agora as tentativas de treinar e preparar estes combatentes tenha resultados pífios.

Por sua vez, Moscou apoia o presidente sírio e acredita que o seu governo deveria ser a peça central dos esforços internacionais para combater os grupos extremistas. Moscou parece estar usando a campanha contra ISIS como um pretexto para atacar também os grupos apoiados por Washington e os seus aliados, como uma forma de defender o governo de Damasco com que Moscou tem sido aliado desde a Guerra Fria.

Os ataques russos representam um movimento ousado pelo presidente Vladimir Putin para afirmar a influência para além do seu próprio território: é a primeira vez que Moscou ordenou suas forças em combate fora das fronteiras da ex-União Soviética desde a sua desastrosa campanha no Afeganistão na década de 1980.

JOGADOR DESAFIANTE

No segundo dia de ataques, a Rússia informou que lançou oito missões com caças bombardeiros Sukhoi  Su-24 e Su-25 durante a noite, acertando quatro alvos do ISIS. No entanto, nenhuma das áreas informadas dos ataques é dominada pelo ISIS.

Al-Mayadeen, do canal de televisão Sírio  pró-Damasco e baseado no Líbano, disse que os caças russos realizaram pelo menos 30 ataques contra uma aliança insurgente conhecida como o Exército da Conquista. A aliança inclui a Frente Al Nusra, ramo sírio da Al-Qaeda, mas que não se trata do ISIS.

A intervenção russa e iraniana em apoio Assad vem num momento em que o impulso no conflito havia balançado contra seu governo Sírio e parecem destinadas a reverter os ganhos dos insurgentes.

“Os ataques russos são um divisor de águas. Damasco está fora do gancho”, disse um diplomata rastreamento Síria.

O Exército da Conquista, em particular, tinha obtido significativos avançando contra as forças do governo no noroeste da Síria e é uma das unidades apoiadas pelos países regionaise  que se opõem tanto à Assad quanto ao ISIS.

A Rússia afirma que seus ataques aéreos, ao contrário dos de Washington, são legítimos, porque eles têm a solicitação e autorização de Assad, e ressaltam que tem sido mais eficazes, porque estes podem ser coordenados com as forças do governo Sírio em solo de modo à encontrar e travar alvos.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que os caças Sukhoi-24M e aviões  de ataque Sukhoi-25 atingiram um depósito de munição perto de Idlib, um prédio de três andares que funcionava como centro de comando do ISIS perto de Hama e uma fábrica de carros-bomba no norte de Homs.

O canal de notícias libanesa informou que os aviões russos bombardearam áreas rurais perto da cidade de Jisr al noroeste de Shughour, esta região é controlada pelo Exército da Conquista. Os ataques também atingiram outras áreas na província de Idlib, incluindo a região montanhosa de Zawiya, bem como áreas na província de Hama ao sul.

O canal anti-Assad Orient News também confirmou que os ataques russos tinham atingido posições rebeldes no campo Hama. A província de Idlib controlada pelos insurgentes é de particular importância estratégica para o governo sírio, pois fica próximo ao coração de Assad na costa do Mediterrâneo, onde a Rússia também instalou a sua única base naval do Mediterrâneo, Tartus.

Uma fonte militar síria, informou nesta quinta-feira que o apoio militar russo traria uma “grande mudança” no curso do conflito, em particular, por meio de recursos avançados de vigilância que poderiam localizar alvos insurgentes.

Fonte: DailyStar

48 Comentários

  1. Tomara que a operação expanda para o Iraque poiis unidos russia iraque síria e hezbollah tem força para derrota o estado islamico

  2. Admirável todo o desenrolar dessa guerra, o Oriente médio estava perdido, em desatre, e inimigos se alegravam com a desgraça da Siria, que é uma das piores da história da humanidade. A Rússia é o pastor nessa ocasião, Irã, Líbano, e demais aliados sao aliados que viram força no Urso pra se levantarem contra a desgraça promovida pelo Ocidente, e torço para que a Síria consiga superar isso, e que o OM mostre ao mundo junto a Rússia que o jeito americano é apenas um grilhão com nome de liberdade, e que cada povo tem o direito de reger seu próprio destino.
    Quem diria, vivo a geração que assiste o OM lutar por sua liberdade, nao uma vendida por ocidentais, mas a sua própria liberdade.

    • Quando o povo da Síria tentou se libertar das garras de um ditador o bom pastor da Vodka blindou o todo poderoso e santo Assad…

      • Acredito que você esteja enganado, quando se iniciou a Guerra Civil na Síria, o governo russo em conjunto com o governo Sírio, foi oferecido uma transição de poder, com a saída do Assad, mas infelizmente a coalizão ocidental não aceitou.
        E, você queiro ou não, a Líbia e o Iraque são os maiores exemplos, com o vácuo de poder criado o extremismo religioso se aflorou na forma de Estado Islâmico, Jabah Al Nusra e adjacências.
        Isso também é culpa dos russos?

      • Povo da Síria, sei…aquele povo financiado pelos EUA e formatado pelo vírus da primavera árabe, sei, conheço esse povo, que mata o próprio povo, e pra piorar ainda estão se unindo ao outro povo “livre” financiado pelos EUA, o EI, enfim, Assad não é santo, mas está muito longe de ser o maior culpado desse desastre na Síria, pois antes dessa revelia louca, tudo estava normal, só foi o chicleteiro pirracento do norte se meter e olha onde eles estão.

      • Quantos ditadores os EUA ajudaram a chegar e a manter-se no poder… Assad é pior ou igual a um Pinochet. ou Stroessner ou a junta militar Argentina? Assad tem lá seus defeitos mas não matava ninguém por ser Cristão ou xiita…

      • O que muitos ocidentalistas não consideram ao criticar os governantes orientais, é a cultura ideologica deles, eles são um povo totalmente diferente no modo de pensar, de sentir, enfim, o que parece ser absurdo para nós, é normal as vezes para eles, idem aos governantes do OM, que tinham e tem seus defeitos, todavia sabiam por em ordem seu país (alguns claro).

      • Qual a diferença entre o Assad e o Rei da Arabia Saudita?
        Por que o rei saudita merece o poder e o Assad não?
        Quem deve resolver seus problemas são as populações fo país, a ingerenvia yanke não se dá por motivos nobres, pode ter certeza. Só os muito idiotas para acreditarem que existe nobreza em apoiar grupos extremistas traidores com dinheiro e armas.

  3. mas a área onde os ataques foram deflagrados é dominada por uma aliança insurgente rival, que ao contrário ISIS é apoiado por aliados dos Estados Unidos, incluindo os Estados árabes e Turquia.

    Isso aí, mande todos os rebeldes pro saco, o governo laico tem que sobreviver custe o que custar!

    Morte aos jihadistas, sejam eles apoiados pelo ocidente ou não!

    Valeu!

  4. eu vejo assim faz 4 anos que os estaos unidos dizem combater o estado islâmico dando armas para a oposição síria e essa dando armas para o estados islâmico

    agora yanke é a vez da russia em menos de 6 meses acho que o estado islâmico não terá o tamanho nem de um BAIRRO islâmico rsrs

    estados unidos e quem defende esses psiscopatas mundiais são um bando de hipócritas

    DEIXA A RUSSIA TRABALHAR rs

  5. Isso, fogo nesses terroristas. Qualquer um que pegar arma para lutar contra as forças de seu país é terrorista…. Tem que mandar todos eles pro saco.

      • ERRADO, os heróis do araguaia lutavam contra a malta de bandidos fardados que assaltaram o poder legitimamente eleito no Brasil com apoio militar e financeiro dos gringos do norte. Foram derrotados militarmente, mas venceram nas urnas, pois sempre estiveram do lado de nosso povo e não de corporações bilionárias.

      • Ahh sim Os que lutaram contra a ditadura aqui foram “heróis”, lá os que combatem a ditadura do então “presidente” Assad são extremistas, rebeldes que merecem a morte…

        Quanta hipocrisia…

      • Se oriente, caro estafeta sindical… tem que ser muito DESONESTO INTELECTUAL pra assinalar que os BANDIDOS MARXISTAS que formaram a guerrilha do Araguaia tinham por escopo a formação de um estado democrático no Brasil… sério que vc acha isso mesmo ???… se for assim, sugiro uma tomografia cerebral URGENTE… 🙂

  6. O governo americano afirma que os ataques russos foram dirigidos contra rebeldes treinados pela CIA,ora todos os rebeldes lutando contra o governo na Síria foram treinados,armados e financiados pela CIA,inclusive o EI. Logo a Rússia está certa em atacar todos eles. Mais o que eu queria de verdade,era um ataque mesmo que por engano entre russos e americanos,só para ver como os tanques se comportariam diante de um exército de verdade,o russo.

  7. Senhores,

    a uma serie de fatores que envolvem a dramática decisão dos russos de entrarem com tudo no conflito sirio.

    Pra começar a Rússia está presa em negociações com a UE e a Ucrânia, com receio de mais sanções e um aumento de apoio militar da Casa Branca a Kiev, e está tentando forçar os Estados Unidos para conversações sobre a Síria, ao mesmo tempo que discutem o conflito na Ucrânia…

    Devemos observar que, tendo recebido do Conselho da Federação permissão para usar tropas russas no exterior, o Kremlin colocou sobre os ataques aéreos não só terroristas do Isis, mas imediatamente locais da oposição síria, que são declaradamente apoiadas pelos Estados Unidos.

    Ao meu ver esta evolução demonstra que a Rússia está tentando iniciar uma nova fase de diálogo com o Ocidente e a prova disso é o renascimento da atividade diplomática entre Moscou e Washington após os ataques aéreos na Síria. O Secretário de Estado dos EUA John Kerry e seu colega russo, Sergei Lavrov, realizaram na quarta-feira várias reuniões privadas…

    Vejam bem a Rússia nunca declarou a sua intenção de limitar a aplicação de ataques aéreos apenas sobre posições do Isis, e a decisão do Conselho da Federação não indicaram que a Síria será o único local para as operações militares…(vemos já o Primeiro Ministro iraquiano aventando a possibilidade de uma eventual ajuda russa no Iraque também…).

    Em primeiro lugar, com uma operação militar na Síria, a Rússia está ajudando o presidente Bashar al-Assad a reforçar sua posição e forçar seus oponentes à mesa de negociações.

    Em segundo lugar, a Rússia prossegue em um amplo objetivo estratégico.

    Vejamos, após a assinatura do acordo nuclear com o Irã, a posição da Rússia no Oriente Médio ficou enfraquecida. Portanto, garantir a manutenção dos alauítas no poder, independentemente de se eles vão manter a Assad ou não, ele permitirá que a Federação russa preserve a sua relação com a parte Alauíta da Síria. E isso, por sua vez, vai dar um impulso para uma cooperação mais estreita entre o Irã e a Rússia na questão da Síria.

    Em terceiro lugar, Putin salienta ao Ocidente que a despeito dos EUA, o único país, com o consentimento das autoridades da Síria, é a Rússia, desta forma declara-se como líder global e um dos jogadores mais importantes na cena internacional,.

    E neste caso, verifica-se que os EUA e seus aliados, que estão lutando contra o Isis na Síria são eles próprios os agressores…

    Assim, com a intervenção na Síria, o Kremlin reforça a posição de Bashar Assad e, cassifa sua posição na mesa de negociações com os EUA para resolver a situação na região do Oriente Médio, e por tabela alavanca as negociações sobre a Ucrânia…

    Moscou espera que, forçando Washington a iniciar as conversações sobre a Síria, será capaz de discutir o aspecto militar do conflito sobre o território da Ucrânia.

    Vejamos agora se os EUA vão dançar esse baile…

    Grato.

    • Você esquueceru de um outro personagem importante, a Europa.

      Em termos de Ucrânia por exemplo, EUA já foi posto quase que totalmente de lado. O próprio tratado de Minsk foi uma tentativa de resolver sem os americanos, e de fato resolveu. Penso que a Europa está mudando sua visão em relação aos americanos, e mudando para pior. Voce deve lembrar que os Estados Unidos já tentou antes formecer armas a Kiev e a Merkel barrou de forma tão ativa que Obama recuou.

      As consequências das sanções para a economia europeia, o embargo de alimentos, a crise de refugiados entre outros, coisas que pesaram MUITO para a Europa e pouquíssimo para EUA.

      E a Europa já deu sinais de que está entendo as coisas.
      Vários sinais.

      Então

      Não acho q a Rússia está jogando para os americanos
      Acho que ela esta jogando para os europeus.

  8. Eu sinceramente não cmpreendo ainda a estrategia. Numa opinião de leigo, pensei que a Rússia iria focar de fato no EI o emmpurranndo para a confrontação com os rebeldes amigos do Ocidente, pois estes são únicos pelos quais o EUA insistem na deposição de Asaad, sem estes rebeldes “amigos”, EUA não tem mais o que fazer na Síria.
    Mas penso que esses rebeldes deveriam desaparecer “de causas naturais” para o ocidente não por culpar ninguém.

    Atacando diretamente esses rebeldes, a Rússia faz uma confrontação direta aos EUA, num jogo o muitíssimo arriscado a meu ver.

    E apesar disso, Washington tem se comportado surpreendetemente tolerantes.

    • Não se engane Valdez, a Rússia não está li para defender a liberdade, nem para livrar a síria da tirania, eles estão defendendo seus interesses que tem por preceito manter Bashar Assad no poder, e para isso bombardearão os rebeldes bonzinhos, os rebeldes malvados e quem mais estiver em seu caminho e ousar atrapalhar seu objetivo.

  9. ,..Veremos agr a qualidade do material militar Russo em mãos dos próprios , e a tomada de experiência real em guerra pelas tropas de Ivan, simétrica e assimétrica, vão lembrar do Afeganistão…E Agr, vão acabar de x c os rebeldes n cidade e manter um Estado Laico, q é o certo…Vai correr mt sangue. Quem viver verá.Sds. 🙁

  10. Valdez,

    na Síria não existe oposição moderada.OS EUA usam esse termo para não dizer que patrocinam terroristas. São esses tal de rebeldes que a CIA usa para atacar o governo Sírio indiretamente.São treinados armados e financiados pelos EUA e os países do Golfo Pérsico.
    Esses terroristas treinados pelos EUA possuem centro de comunicações e recebem apoio de inteligência dos EUA sobre a movimentação do Exército Sírio afim de armar embosca. Esse tipo de coisa é uma ameaça para os Russos e por isso a Rússia precisa varrer esse terroristas financiadas pela CIA para abrir caminho para combater Estado Islâmico.

  11. os Russos não tem escolha senhores…eles sabem que o próximo alvo das movimentações daqueles mercenários teleguiados(EL) seriam a região da Chechênia…já que possui uma população muçulmana predominante…e a república é estratégica em razão da passagem de oleodutos dos poços de petróleo da região do Mar Cáspio à rede de dutos da Rússia…parte significativa do petróleo que a Rússia exporta para a Europa vem do Mar Cáspio e passa por esta região….

    mas vcs se lembram daquele espião Russo capturado né?!…que botaram uma criança para executa-lo né?!….vão pagar….vão pagar muito caro agora….verão bem com quantos paus se faz uma canoa…verão só o que aguardam…

    https://www.youtube.com/watch?v=nL4ckHJ4dZA

    • Tai… falou com coerência… a mãezona Rússia tá na briga por prevenção e não por voluntarismo como querem os cabeças e koleston vermelhos… os russos estão tão somente sendo pragmáticos como os yankes… mas a torcida rubro-chinesa vai a loucura no Maracanã sírio… 🙂

  12. não entendo esses fanboys americanos.Qd dos eua,sobre a democracia,soberania,liberdade,etx,aplaudem.Qd se trata dos russos,metem o pau.Americanos estão matando inocentes a rodo faz muitos anos,bem antes da guerra no iraque e ninguem fala nada,agora com a possibilidade de matar os “mocinhos” treinados da cia,estao revoltados!Gente,democracia,soberania,liberdade,serve para todo mundo!

    • Explique ai, então, qual os motivos dos russófilos serem tão arraigados a essa admiração para com a mãezona Rússia ???… tem ai alguma explicação plausível, senão a dependência química de seus miolos contaminados pelo antiocidentalismo ???… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Síria e ” Aliados” se preparam para uma grande ofensiva no Norte da Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.