Voa J 11B equipado com motores produzidos na China

j-11b-1Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Sugestão: Dragão Vermelho

Um caça J-11B da Força Aérea PLA foram equipados com motores fabricados na China, segundo informou  um aviador de uma divisão  da Força Aérea PLA. Um caça J 10 B realizou uma demonstração pública de sequenciadas manobras que atestarama capacidade da motorização.

A exibição ocorreu em Changchun, província de Jilin nordeste da China, em 10 de setembro de 2015, durante o qual o J-11B da Força Aérea PLA realizou três vôos de demonstração. Ao executar uma série de manobras que exigem  sustentação potência e alteração de padrões operacionais, o caça convenceu as autoridades que assistiam a demonstração de que a China pdoe ter alcançado o tão desejado status no desenvolvimento e produção de moteres militares de alto desempenho.

O J-11B é bastante atualizado em comparação com os modelos de caça anteriores, possui uma otimizada interface homem máquina com reduzida carga de trabalho à tripulação. O caça é otimizado a operar sob quaisquer condições meteorológicas em missões de combate ar- ar, ar-mar e ar- terra e seu sistema de arma integra as mais avançadas  armas de curto alcance e médio alcance ar-ar  além disso, ele também pode levar o novo tipo de munições ar-terra recentemente desenvolvidos o que amplia o seu envelope e capacidade de combate em relação aos modleos anteriores.

Um oficial da PLAAF relatou a imprensa local após o evento que os aviadores chineses estão mais orgulhosos e motivados, pois sabem que os seus caças estão sendo equipados com motores de produção própria chinesas, aliando isso as novas armas que foram desenvolvidas especialmente para os caças de novas gerações, ampliando e atualizando as suas capacidades.

26 Comentários

  1. …..ha algum tempo os chineses copiaram com êxito e 100% de nacionalização a turbina inglêsa Rolls& Royce Spey Mk 202 a qual batizaram de WS-9 Qinling,l sendo usada no caça JH-7…..agora com o J-11 passaram a perna nos russos copiando suas turbinas e tbm o seu caça SU-27……..

  2. A versão atualizada desses caças, o J-11D, já possui protótipos voando. Em breve deverão entrar em produção.

    Os J-15 (versão naval) e J-16 (caça bombardeiro) também estão utilizando este motor, o WS-10a Taihang. Nos fóruns chineses cogita-se para breve a sua atualização, o WS-10g.

  3. Até 1959 a China vivia na idade média. Hoje, 56 anos depois, estão pondo medo nos USA. Enquanto isso o Brasil, babaovo dos USA desde a proclamação da república continua na idade média, devendo até os cabelos da cabeça. Pergunta-se qual a melhor aliança com os USA (que não deixam ninguém crescer) ou com a Russia? a China que o diga.

    • Quer saber o que acontece com quem baba ovo DE VERDADE do Tio Sam?

      Acontece isso aqui ó, olha só, que pobreza:

      http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/01/1576599-com-crescimento-economico-forte-panama-deve-se-tornar-tigre-latino.shtml

      Infelizmente a verdade é que jamais “babamos-ovo” do Tio Sam.

      Pelo contrário, sempre mantivemos – principalmente no Regime Militar – nosso ufanismo bocó e quintomundista, e nosso atávico e imbecil antiamericanismo, para gáudio das elites nacionais que o manipulam até nos escorcharem sem dó.

      É isso aí: povo marcado, povo feliz… 😉

      • Bem…,
        .
        Tudo na vida é escolha.
        .
        Tem gente que não se importa…, e até se sente relaxado, mas…
        .
        Também tem aqueles, que… , de forma alguma…, a pretexto de qualquer vantagem ou “conforto”…, aceitariam usufruir das supostas benesses de um — “cômodo confortável sobre o talo” — do colo do “tinhoso”.
        .
        Mas…, vivemos num mundo onde “todos” têm – LIVRE-ARBÍTRIO.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • É isso aí Konner, melhor um país pobre, fudido, atrasado, burro e miserável, com o povo sendo assaltado desde a conta bancária, e chacinado nas ruas das cidades, mas orgulhoso, do que aliar-se com quem manda no mundo de verdade e usufruir das inúmeras benesses da pax americana, né? 😉

        Realmente, questão de livre-arbítrio. Qualquer um pode optar por ser pobre, burro, atrasado, miserável, fudido e na m. pelo resto da vida.

        Mas me parece que numa democracia se deva respeitar a vontade da maioria. E, vai por mim, a ESMAGADORA maioria do povo brasileiro está cansado de ser pobre, fudido e na m. para sempre, só para sustentar o discurso ufano-socialista de meia dúzia de ladrões e uma legião de idiotas úteis. O povo de verdade está se lixando para discursos vazios e sem conteúdo, que mais se aplicariam ao séc. XIX do que ao XXI.

        O povo tá viajando pra fora. O povo tá lendo. O povo tá estudando. Tá discutindo. Tá acessando a internet. E tá vendo como é a realidade do mundo lá fora; não dá mais pra esconder. E tá a cada vez mais ficando indignado. Tá cada vez mais se importando menos com o orgulho, que não se come nem paga conta alguma, do que com o seu bem-estar.

        E quando se criar a massa crítica para a mudança ela VIRÁ meu caro, tão certo como a Lua gira ao redor da Terra. E NINGUÉM, nem os “ixpertos no pudê”, nem a catrefa de idiotas úteis, irá conseguir pará-la.

      • É isso aí Vader,
        .
        É por isso que o povo do Brasil optou por uma forma de governo chamado — DEMOCRACIA.
        .
        Nas próximas eleições, exerçam seu LIVRE-ARBÍTRIO e escolham o que melhor lhes convém.
        .
        *Obs.: Só achei engraçada a forma como você colocou as coisas.
        .
        — Comentário Vader => 1 de outubro de 2015 at 10:36
        .
        — (…) “ ESMAGADORA maioria do povo brasileiro está cansado de ser pobre, fudido e na m. para sempre, só para sustentar o discurso ufano-socialista de meia dúzia de ladrões e uma legião de idiotas úteis.” (…)
        .
        Nos meus mais de 50 anos de Brasil, já vi por muito mais anos, tempos muito piores e muito mais difíceis do que a ultima década.
        .
        Mas, é claro, estou me referindo ao “povão”, “à maioria”, a “grande massa”, não a grupos e elites.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Vader – Comentário: => — 1 de outubro de 2015 at 10:36
        .
        Vader => É isso aí Konner, melhor um país pobre, fudido, atrasado, burro e miserável, com o povo sendo assaltado desde a conta bancária, e chacinado nas ruas das cidades, mas orgulhoso, —- “do que aliar-se com quem manda no mundo de verdade e usufruir das inúmeras benesses da pax americana, né? “(…)
        .
        Leva mal não sujeito:
        .
        Mas…, papo de quinta coluna mesmo.
        .
        Agente infiltrado.
        .
        Traidor da Pátria.
        .
        Vendido.
        .
        Agente estrangeiro a serviço de outro governo.
        .
        Acredite: VOCÊ NÃO É BRASILEIRO!!!
        E se está, não deveria nem pisar este chão.
        .
        konner

      • O discurso é mentiroso quando comparado com a realidade dos fatos. A hoje oposição reinou absoluta, privatizou grande parte das riquezas nacionais, não fez qualquer obra que tenha deixado lembrança, pagou os maiores juros na SELIC, quebrando todos os records nesse quesito, fudeu sem dó com todos nós, por isso foi escorraçada do poder e sabe ser impossível retornar pelo voto, por isso tenta seu velho método, o golpe, agora no estilo judicial midiático paraguaio.

        A única forma de fazer bons acordos com os americanos é possuir cartas para negociar bem. Ter outros clientes e fornecedores pelo mundo, outros parceiros no desenvolvimento de tecnologias, etc.

        Mas evidente que não precisamos e não queremos ser inimigos dos americanos, temos identidade cultural, religiosa, étnica e histórica.

        Temos gigantescas parcerias, em todas as áreas.

        Assim, nem tanto lá nem tanto cá, devemos buscar todas as parcerias que sejam vantajosas e descartarmos o que não convém.

      • Walfredo, me explique uma coisa… como países extremamente desenvolvidos como os EUA, Coreia, Japão, entre outros, não possuem empresas estatais em número expressivos e nem por isso são taxados de países entregues ao capital explorador e bla bla bla ???… e graças a Deus que suas empresas não são estatais… assim evitam o constrangimento que estamos passando como a Petrobras e os PETRALHAS…

      • Olha só caro Konner, eu não tenho que provar nada pra ninguém mas já servi (por mais de uma vez) e ainda sirvo (e quanto…) à minha pátria.

        Acho que teu problema então é esse: seu mais de meio século de Brasil. Você deveria passar um tempinho lá fora, que ainda dá tempo de “abrir” sua cabeça. Ver como o mundo inteiro funciona redondinho, e é praticamente só aqui no Bananão que ficamos com bossas ufanistas e “contra-cultura” como estas suas…

        Mas se você já morou lá fora acho que de fato não tem salvação. Paciência…

        Console-se com o fato de que a molecada que vai mandar nesse país assim que caras como eu e você forem embora NÃO viveu os anos 70, os 80 e muitos nem mesmo os 90, e estão fazendo e andando montes pro que gente como eu e você pensa do passado e do presente.

        Eles querem o Brasil pronto AGORA, para ELES, e estão dispostos a matar e morrer por isso.

        São eles que irão fazer a revolução que este país precisa pra atingir suas aspirações.

        E NADA que eu ou você fizermos irá mudar isso.

      • Apenas pegando o seu gancho Milorde, e tendo em vista a falação deitada pelo sujeito, eu bem que gostaria de saber desde quando rasgação de calcinha para os russos é certificado de patriotismo no Brasil?

      • Essas perguntas embucetantes, meu caro, esses mórbidos VERMElhinhos não respondem… aliás, não tem resposta… 🙂

  4. Ah claro, voar até o papagaio voa. Aliás, um motor aeronáutico a jato-puro (erroneamente denominado por aí de “turbina”, quando esta é apenas uma parte do motor) em si não é algo do outro mundo, o princípio na realidade é mais simples do que o do motor a pistão.

    O problema da PRC Vermelha não é fazer um motor que faça o caça voar em regime supersônico. Isso eles já fizeram. O problema deles e o de todo o mundo, com exceção de EUA, GB, França e Rússia, é fazer um motor CONFIÁVEL, que garanta o vôo em combate em todos os regimes de vôo e clima, e que dure 2.000 horas de vôo até a primeira TBO. Isso os vermelhos não conseguiram até hoje, mesmo com todo o copy & paste que fizeram nos motores russos, e mesmo colocando rios de dinheiro no desenvolvimento indígena.

    Então apesar de copiar descaradamente o caça russo, e de tentar descaradamente copiar os motores russos, os comunas ainda insistem na aquisição de motores a jato russos sobressalentes pra sua frota de Su-27 “paraguaios” e de caças russos para complementar a frota (desta feita a versão melhorada do Su-27, denominada Su-35).

    Espera-se que o russo não seja estúpido de vender mais caças/motores para os vermelhos da PRC, porque tão certo como o comuno-socialismo é uma doença moral, eles SERÃO copiados.

    O resto do comunicado é peça de propaganda comunista bem pouco fiável, como soe ocorrer em tal espécie de regime tirânico.

Comentários não permitidos.