Veja o tamanho do problema que é o EI para o Oriente Médio

 As tentativas do Estado Islâmico (EI) de estabelecer um califado noIraque e na Síria parecem estar se consolidando. É o que mostram dados compilados pelo Institute of the Study of War (ISW), uma organização independente dedicada à análise de assuntos militares.

De acordo com um estudo de Jessica Lewis McFate, diretora de pesquisas do ISW, o período que compreendeu os meses de junho e setembro de 2014 foi decisivo no que diz respeito à conquista de objetivos militares no Iraque.

“O EI conseguiu obter o controle de 11 cidades, incluindo grandes centros como Mossul, Tikrit, Baiji e Hawija”, explicou. Armados e bem organizados, os militantes montaram as bases de sua infraestrutura a partir da captura de usinas no rio Eufrates, pontes e campos de extração de petróleo, que acabaram por se tornar suas maiores fontes de renda.

Ao longo do caminho em solo iraquiano, o grupo aos poucos conquistou bases militares e colocou as mãos em equipamentos poderosos que foram então rapidamente manobrados em direção ao outro lado da fronteira, na Síria.

Em meados do ano passado, o EI já controlava áreas na Síria próximas de Alepo e Raqqa, cidade que se tornou conhecida informalmente como a capital do califado. A partir de Raqqa e Al Hasaka, passou a expandir para Deier ez-Zor.

Formava-se um cinturão de controle que, por sua vez, ligava-se aos corredores no Iraque. Com a queda de Mossul, ainda na metade de 2014, os militantes do EI intensificaram os ataques na região do Curdistão iraquiano e também no norte sírio, mais especificamente em Kobane.

Após meses de violentas batalhas contra os curdos da Síria e do Iraque, que agiram com o auxílio de bombardeios da coalizão, os jihadistas foram expulsos de Kobane em janeiro de 2015. Nesta semana, contudo, retornaram para tentar novamente assegurar uma faixa de controle na fronteira com a Turquia.

O mapa abaixo, produzido com dados do ISW, destaca os locais no Iraque e na Síria nos quais o EI já exerce a sua influência e mostra qual a extensão do domínio garantido pelo grupo nestes países em junho de 2015.

isis

Fonte EXAME.COM

11 Comentários

    • PROFECIAS SE CUMPRINDO
      .
      .
      Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.” 2 Tessalonicenses 2.7-10
      .
      .
      .
      ***********************
      .
      Confrontos em Jerusalém continuam depois de israelenses terem violado acordo de 50 anos
      .
      Na segunda-feira (28) aconteceram novos confrontos entre a polícia israelense e grupos de palestinos junto à mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém Oriental, segundo as mensagens da mídia.
      .
      (*)fonte: [ br.sputniknews.com/ ]
      .
      .
      .
      *****************
      .
      (…)O monte do Templo (em hebraico: הר הבית, transl. Har Ha-Bayit), em alusão ao antigo templo, conforme é conhecido pelos judeus e cristãos, também chamado Nobre Santuário (الحرام الشريف, transl. Al-Haram ash-Sharif) pelos muçulmanos, é um lugar sagrado para muçulmanos, cristãos e judeus, sendo também um dos locais mais disputados do mundo. Lá se encontram a Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha, construídos no século VII e que estão entre as mais antigas estruturas do mundo muçulmano.[1] Por essa razão, o lugar é também referido pela imprensa como Esplanada das Mesquitas.
      .
      .
      O lugar da “pedra do sacrifício” (a Sagrada Pedra de Abraão) foi eleito pelo rei David para construir um santuário que albergasse o objeto mais sagrado do judaísmo, a Arca da Aliança. As obras foram terminadas por Salomão no que se conhece como Primeiro Templo ou Templo de Salomão e cuja descrição só conhecemos através da Bíblia (…)
      .
      (*)fonte : pt.wikipedia.org/wiki/Monte_do_Templo

    • A PRESA DO REI.
      .
      .
      Quando um rei saia para caçar um determinado animal, como por exemplo um leão … os que seguiam o rei nessa caçada, o máximo que estes podiam fazer era acossar a caça para que o rei o abatesse … era punível de morte quem abatesse a caça do rei … só ele podia fazer.
      .
      A caça do Rei, não era qualquer caça …ela tinha que ser forte e magnífica afinal era uma caça digna de um rei .
      .
      O Faraó no tempo de Moisés,tinha um exército fabuloso para aquela época,e D’us o endureceu seu coração para mostrar para o homem que embora D’es seja misericordioso .. Ele também implacável e justo para com os presunçosos que se acham superior ao trono de D’us…fez de exemplo o faraó daquela época, que se achava o dono do mundo, se achava como um deus.
      .
      Nenhum exército de homens poderia vencer o exército do faraó pois bem,… a presa do Rei foi levada para o abate pelos seus que o seguiam e a presa do Rei, com todo seu poder efêmero; foi humilha e abatida .
      .
      A História irá se repetir .. com todo seu exército poderosos, com todas as sua proezas em tecnologia, com toda os seus ouros.. uma força imbatível para os humanos .. eis a atual presa do Rei, com toda a sua vã glória, soberba,hipocrisia,iniquidade será definitivamente humilhada assim como foi com o Faraó do Egito.
      .
      .
      O inimigo só tem esses objetivo; MATAR,ROUBAR E DESTRUIR.

      • .NOVO ESTUDO DA AUTÓPSIA DE JFK REVELA FALSIFICAÇÃO DOS RAIOS-X
        .
        Autópsia JFK Nova análise forense revela décadas de provas falsas
        .
        (*)fonte: [ verdademundial.com.br ]
        .
        .
        (…)A seguinte notícia de última hora trata de Jim Marrs, um dos mais agudo diligentes jornalistas investigativos que vivem hoje.
        .
        Para Marrs, a elite que controla o mundo, não importa de quais países, detém os meios para manipular fatos e promove conspirações em escala global ou local, onde sejam necessárias, para manter-se no poder.
        .
        Para ele, desde militares de alta patente a membros graduados de governos, passando por autoridades religiosas, cientistas lidando com tecnologia de ponta, grandes conglomerados bancários e instituições jornalísticas, há muita gente graúda conspirando para dar ao mundo uma imagem da verdade que lhes interesse. (…)

  1. O “Estado Islâmico” só se mantem por causa do apoio logístico e financeiro de alguns países que por financiar e apoiar secretamente o EI podem ser considerados participantes do EIXO DO MAL usando uma expressão do buch pois patrocinam o terrorismo mundial.

  2. este “califado” que eles querem estabelecer no oriente médio é o mesmo feito no Iraque, no Paraguai, em Honduras e na Líbia senhores….e brevemente aqui neste pais também… 😉

  3. Eventos no mundo árabe e ao colapso de alguns dos “artificial” dos Estados Árabes, vai continuar no futuro. A fim de garantir a sua segurança, Israel decidiu aumentar o número de aeronaves F-35 “Adir” 100 Uma unidade e criar quatro esquadrões de combate, em vez de três …

    • “oleg7700
      28 de setembro de 2015 at 12:52

      Eventos no mundo árabe e ao colapso de alguns dos “artificial” dos Estados Árabes, vai continuar no futuro. A fim de garantir a sua segurança, Israel decidiu aumentar o número de aeronaves F-35 “Adir” 100 Uma unidade e criar quatro esquadrões de combate, em vez de três …”

      não se preocupe senhor oleg7700….tudo acabara bem…. 😉

      senhor oleg7700…o senhor conhece a “diplomacia Bulava”?!….o senhor já ouviu falar da “diplomacia Bulava” criada pelos Russos?!…..a “diplomacia Bulava” foi uma forma de diplomacia pioneira desenvolvida pelos Russos especialmente para o ocidente/Otan….os cientistas políticos e militares Russos observaram, estudaram e chegaram a conclusão de que esta gente só entende uma linguagem….concluíram que eles só entendem de uma linguagem…eles traduziram esta linguagem e em cima deste aprendizado desenvolveram esta forma de diplomacia que dialoga/lida eficazmente com as ações e posturas desta gente…não se preocupe com o oriente médio e com aqueles “grupos fundamentalistas islâmicos”…este método de diplomacia Russo esta sendo posto em ação neste exato momento lá na Síria..quando começar a ser posto em ação na Arábia Saudita como fizeram lá no Iraque…todos estes conflitos, guerras, genocídios, massacres, caos, desestabilizações, golpes de estado, “grupos terroristas” (EL, Isis, Boko Haram) cessarão e sumirão de pronto imediato..e tudo acabara bem….a paz e a amizade voltara a reinar entre os povos….e viveremos todos felizes para sempre…We Are The World…Peace…. 😀

      • PS:

        e no caso da Arábia Saudita nem precisarão elaborar um factoide como no Iraque sobre armas químicas/armas de destruição em massa… 😉

  4. Caro A Maquina Troll! Obrigado pela sua atenção para a minha pequena mensagem. A resposta de Israel aos acontecimentos no mundo árabe não é certamente a “diplomacia”, mas apenas “senso de auto-preservação.” Em apenas alguns anos, temos feito bem em TV (pré-aviso de TV infantil …) que os muçulmanos estão fazendo com seus correligionários. Portanto, nós, os judeus, não têm ilusões e agradecemos a Deus que eles são capazes de se defender. KGB tenente-coronel sorrir no seu avatar não augura nada de bom. Acredite em mim, tendo vivido na parte URSS boltshuyu de vida. Os melhores votos …

    • “oleg7700
      29 de setembro de 2015 at 12:57

      Caro A Maquina Troll! Obrigado pela sua atenção para a minha pequena mensagem. A resposta de Israel aos acontecimentos no mundo árabe não é certamente a “diplomacia”, mas apenas “senso de auto-preservação.” Em apenas alguns anos, temos feito bem em TV (pré-aviso de TV infantil …) que os muçulmanos estão fazendo com seus correligionários. Portanto, nós, os judeus, não têm ilusões e agradecemos a Deus que eles são capazes de se defender. KGB tenente-coronel sorrir no seu avatar não augura nada de bom. Acredite em mim, tendo vivido na parte URSS boltshuyu de vida. Os melhores votos …”

      nada poderá proteger seu povo do que esta por vir senhor oleg7700….

      https://www.youtube.com/watch?v=M9BNoNFKCBI

      enquanto houver petróleo no oriente médio…seu pais recebera religiosamente o apoio e a ajuda financeira/militar que recebem da grande babilônia/EUA…para estabelecer através/por meio de vocês presença, influencia e controle na região..enquanto for estratégica a região do oriente médio nunca vivera em paz…e será sempre alvo de maquinações/movimentações atrozes e obscuras..pois a ajuda/apoio que vocês recebem daquela gente não é por caridade ou bondade…e sim por obediência irrestrita em troca…Israel não passa de um pais fantoche…a serviço dos interesses dos eua na região…

1 Trackback / Pingback

  1. Veja o tamanho do problema que é o EI para o Oriente Médio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.