Israel, Rússia e o novo Oriente Médio

Durante visita ao Kremlin, Netanyahu levou a Putin sua preocupação de que a ajuda russa ao governo sírio afete a segurança israelense. Envolvimento de Moscou na região cresce – e pode agradar até a Obama.

0,,18727272_303,00

 

A priori, é necessário que haja um acordo, tanto político como militar. Caso não isso ocorra, a coisa pode ficar perigosa. Então, caças russos e israelenses podem se confrontar no ar – acidentalmente, fruto de um simples mal-entendido. É por isso que é necessário que tudo seja combinado. E um tem que conhecer os planos do outro.

O que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou em Moscou não foram grandes desejos. A Rússia decidiu se envolver militarmente de forma mais forte do que nunca na Síria e, aparentemente, Putin não se deixa dissuadir por ninguém. Nem pelos Estados Unidos, nem por Israel. Então, Netanyahu tinha que conseguir que a Rússia desse ouvidos à principal preocupação israelense: a segurança nacional, tanto no aspecto tático como estratégico.

Taticamente, para que o alto comando militar de ambos os países evite possíveis colisões acidentais, especialmente no ar. Israel se acostumou nos últimos anos com os sistemas técnicos dos russos. Os mísseis antiaéreos SA-22, que a Síria comprou na Rússia, foram por muito tempo um desafio para a Força Aérea israelense. Mas, mesmo assim, um dia ela voltou a estar em condições novamente de, caso necessário, realizar ataques no território do seu vizinho do norte.

Mas agora esses mísseis serão operados por russos. Como eles vão lidar com essas armas? Como e quando eles as colocarão em operação e, sobretudo: como eles identificarão aviões no espaço aéreo sírio, como os israelenses poderão se identificar para os russos? Isto é ainda mais importante diante da possibilidade de a coalizão anti-EI ser ampliada, incluindo outros países. Todos têm que se coordenar entre si.

Descarregamento de avião russo com ajuda humanitária na Síria
Descarregamento de avião russo com ajuda humanitária na Síria

Interesses estratégicos

Estrategicamente, Israel tem preocupações de que as armas russas caiam em mãos erradas. A Rússia não tem mísseis SA-22 não só na Síria, mas também os vendeu ao Irã. Israel quer impedir a qualquer preço que essas armas caiam nas mãos do Hisbolá. Já várias vezes o Irã tentou enviar tais mísseis a seus aliados libaneses.

A Rússia também vendeu à Síria novos sistemas bélicos inteiros, que são muito mais evoluídos do que os mísseis SA-22. “Estas armas são altamente eficazes e precisas. Elas atingem seus alvos com extrema precisão”, afirmou um militar sírio não identificado ao jornal Jerusalem Post. “Temos todos os tipos de armas. Aquelas para se lutar no ar, e aquelas para a terra.”

Essas armas poderiam limitar significativamente as manobras militares israelenses. Para Netanyahu, outra coisa importante é que a Rússia se envolva na Síria não só como potência militar, mas também como influência moderadora.

“Um posto militar na Síria também pode promover a estabilidade na região e impedir um confronto entre Israel e os radicais xiitas no Líbano”, escreve o especialista em defesa israelense Ron Ben-Ysihai, em artigo para o portal i24news.tv.

O mesmo se aplica com respeito ao Irã. Por um lado, o país foi capaz de aumentar o seu peso político tanto através de suas estreitas relações com a Rússia, como com a conclusão dos acordos nucleares. Através dos postos militares russos, ele agora poderia chegar ainda mais perto de Israel. Por outro lado, a Rússia também poderia exercer uma influência moderadora sobre Teerã.

Alívio para os EUA

Ben-Ysihai sugere que Netanyahu também deve ter ido a Moscou porque a Rússia, aparentemente, pretende a partir de agora assumir um papel de liderança na guerra Síria. Até agora, os EUA não conseguiram muito resultado na luta contra a organização terrorista “Estado Islâmico”. Há poucos dias, o secretário de Defesa americano, Ashton Carter, pediu a seu colega russo, Sergei Shoigu, que coordene os ataques aéreos americanos contra o EI.

0,,18268147_401,00
Disparo de míssil antiaéreo russo SA-22: desafio para Israel

Na verdade, segundo o jornal árabe Al Haya, os Estados Unidos não querem buscar a liderança na luta contra o EI. “O presidente americano está pensando se ele realmente quer entrar na crise síria. É algo que está tentando evitar há anos. Por isso, ele deve mesmo dar sua bênção à luta da Rússia contra o EI. Pelo menos enquanto Putin não cobrar que os Estados Unidos também aprovem sua aliança com Assad.”

O Al Hayat opina que a Rússia ganha cada vez mais prestígio político através de seu possível futuro papel de liderança. “Putin”, escreve o especialista israelense de defesa Ben-Yishai, “fala com todos, e todo mundo está falando com ele – pelo menos quando se trata do Oriente Médio.” Isso é, segundo o especialista, algo que Obama não pode dizer de si.

Considerando o instável equilíbrio de forças na região, é provável que Netanyahu tenha um interesse fundamental na manutenção de um bom relacionamento com Putin. Caso a Rússia realmente consiga fazer o EI se retrair ou mesmo destruí-lo, será necessário um posterior envolvimento político de longo prazo, no qual será de fundamental importância tentar levar o Irã e o Hisbolá a ter um novo tipo de relação com Israel. Netanyahu também deve ter conversado sobre isso com Putin.

Fonte: DW

29 Comentários

  1. Novo Oriente Medio né !
    Eles que não fiquem quietinhos senão o Urso entra em Jerusalem.
    O recado ja foi dado para os EUA.Se invadirem a Siria a Russia invade Israel.

    • O Urso vai entrar em Jerusalem sim, mas e apertando a mão da judeuzada agora que os EUA estão sob a batuta de um demente jihadista.O Urso vai estar visando cooperação em termos tecnológicos com um dos países mais avançados do mundo no campo da pesquisa militar, medica e de comunicações.ou acha que um estrategista como Putin vai se aliar a lixo islamita do Hamas? A Russia vai ganhar o que com esta merda?
      Vces fanáticos pelo terror revolucionário acham que a Russia ainda e aquela do Sec. XX cheia de mentes movidos por ideologias tolas coletivistas fanáticas. O povo Russo foi o que mais se fod$u com a merda vermelha, sentiram na carne a porcaria que é o socialismo e hj mais que ninguém querem distância desta joça.

      • Cara voce esta virando uma verdadeiora diarr´´eia a rtepetir teu proselitismo diario ideologico.
        O Illuminatti-Maçonico comeu mesmo seu cerebro e voce agora e xerox dele kkkkk.

      • O que faltou no Oriente Médio até hoje foi justamente um líder ou potência que contingenciasse os atritos e ideologias locais fazendo com que abdicassem da estupidez pela paz e progresso local. Diversos players sempre inflamaram os ânimos na região e certos peões como Egito,Turquia e Arábia Saudita se incumbiram de abastecer sutilmente os conflitos. Putin conhece todas as manhas dos jogadores deste tabuleiro e este poderá ser seu trunfo para, ao pisar no Oriente Médio, não sair mais. Só espero que consiga, após exterminar os radicais e mercenários, apaziguar a região e não explodi-la de vez.

    • Ja escrevi aqui no Plano Brasil, que Israel assinou contrato com a GASPRON para explorar o gas descoberto na costa maratima israelita.e China entra como financiador. Quando Obamas telefonou indignado ao Primeiro Ministro israelita, Bibi teria lhe ditto: business is business my friend, sorry!

    • Não sei de onde o maluquinho tira essas bobagens.

      O cara erra todas e continua.

      “”O recado já foi dado para os EUA.Se invadirem a Siria a Russia invade Israel.””

      Grande asneira. mais uma.

      Israel e Rússia são amigos, e se não fossem a Rússia não tem a menor condição de invadir Israel.

      Mentira furada de quem errou e não tem coragem de assumir que falou bobagem. Sem noção…

      A OTAN continua bombardeando a Síria…

      • quero saber se você vai colocar deagol nos outros dois avatares seus pinguim

        esse ai todo mundo já sabe que era seu

        pinguim com cidadania de poodle europeu

  2. Radicalismo é sempre igual seja ele árabe ou judeu e uma mudança na região saindo os EUA e entrando a Russia coloca a atual politica israelense em cheque.

    • Fato.
      Mas sabe como é né ! O Vampiro fragilizado cede espaço para quando tiver revigorado retornar a sugar e escravizar.
      O mundo esta chegando a uma inevitavel guerra mundial mas o cenario da mesma podera vir a ser bem mais diferente do que sempre imaginaram.
      Quem ganha com isso ? Ninguem ! Pois as chances de um consenso e concordia poderão serem suplantadas por outra ganancia de poder.

  3. Yesterday, 26.09..2015, the rocket fired from the territory occupied by the Syrian army, exploded in the northern part of the Golan Heights without causing damage. In response, Israeli aircraft attacked the positions situated therein Syrian division. As always, such cases Israel has not commented. In the case of aggressive actions by Russia and Iran, it will be the same, but much more …

    • Eu li essa noticia no Yahoo news, que diz que um portavoz do exercito israelita, Peter Lerner escreveu no Twitter que se um agressao contra Israel partir da Siria, o governo sirio e culpado e isso da o direito de Israel retribuir atacando bases militares siria. Isto e se os rebeldes sirios, muito deles treinados, apoiados pelo governo israelita, pelo Mossada, atacar provocativamente Israel, este ira retribuir atacando os militares sirio. Escrevi em um outro comentario de hoje, que Putin parece ter se mancado, que ele nao tem parceiros no Ocidente e decidiu ser mais agressivo na defesa do governo Sirio. Parece-me quie precipitei e disse coisas sem ter lido propriamente o noticiario do dia. Eu tive de ir trabalhar e regressei nao faz muito tempo., Sei que isso nao e desculpa, falha minha.Os jornais estao declarando que Putin nao vai enviar tropas para Siria, que ele esta buscando coordenacao com os paises do Ocidente em atacar o ISIS/DAESH/EI. Mas e sabido por todos, que os paises do Ocidente nao estao atacando os “rebeldes” islamitas, ao contrario, estao lhes protegendos, lhes armandos e financiando., E agora ocorreu esse ataque contra Israel partindo da Siria. E claro que isso e provocacao, e Israel agiu atacando o Exercito Sirio, Eu escrevi dois ou tgres dias atras que eu quero ver uma batalha aerea entre esses dois povos do Caucasus, russos contra os kazars. Ja disse Kazars contra semitas palestino, egipcio, jordanienses, sirios, nao tem graca, e so massacre. Mas Kazars, isto e turcos convertidos ao judaismmo, hoje denominados israelitas contra russos e outra historia. Pago para ver. No seculo XII foram os russos que comecou a destruicao do Imperio dos Kazars, que ate entao incluia terras hoje parte da Ucrania. Os russos conquistaram Ucrania, enfraquecendo o imperio dos Kazars, e depois os mongois terminaram com o que restou do unico Imperio no mundo que adotou a religiao judaica..

  4. SÓ PARA OS QUE CREEM:

    “Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e dize: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal.
    Far-te-ei que te volvas e te conduzirei, far-te-ei subir dos lados do Norte e te trarei aos montes de Israel.
    Tirarei o teu arco da tua mão esquerda e farei cair as tuas flechas da tua mão direita.
    Nos montes de Israel, cairás, tu, e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; a toda espécie de aves de rapina e aos animais do campo eu te darei, para que te devorem.
    Cairás em campo aberto, porque eu falei, diz o SENHOR Deus.
    Meterei fogo em Magogue e nos que habitam seguros nas terras do mar; e saberão que eu sou o SENHOR.
    Farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel.
    Eis que vem e se cumprirá, diz o SENHOR Deus; este é o dia de que tenho falado.
    Os habitantes das cidades de Israel sairão e queimarão, de todo, as armas, os escudos, os paveses, os arcos, as flechas, os bastões de mão e as lanças; farão fogo com tudo isto por sete anos.
    Não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; saquearão aos que os saquearam e despojarão aos que os despojaram, diz o SENHOR Deus.
    Naquele dia, darei ali a Gogue um lugar de sepultura em Israel, o vale dos Viajantes, ao oriente do mar; espantar-se-ão os que por ele passarem. Nele, sepultarão a Gogue e a todas as suas forças e lhe chamarão o vale das Forças de Gogue.
    Durante sete meses, estará a casa de Israel a sepultá-los, para limpar a terra.
    Sim, todo o povo da terra os sepultará; ser-lhes-á memorável o dia em que eu for glorificado, diz o SENHOR Deus.
    Serão separados homens que, sem cessar, percorrerão a terra para sepultar os que entre os transeuntes tenham ficado nela, para a limpar; depois de sete meses, iniciarão a busca.
    Ao percorrerem eles a terra, a qual atravessarão, em vendo algum deles o osso de algum homem, porá ao lado um sinal, até que os enterradores o sepultem no vale das Forças de Gogue.
    Também o nome da cidade será o das Forças. Assim, limparão a terra.
    Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o SENHOR Deus: Dize às aves de toda espécie e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde, ajuntai-vos de toda parte para o meu sacrifício, que eu oferecerei por vós, sacrifício grande nos montes de Israel; e comereis carne e bebereis sangue.
    Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros, dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos engordados em Basã.
    Do meu sacrifício, que oferecerei por vós, comereis a gordura até vos fartardes e bebereis o sangue até vos embriagardes.
    À minha mesa, vós vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o SENHOR Deus.
    Manifestarei a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado.
    Desse dia em diante, os da casa de Israel saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus.
    Saberão as nações que os da casa de Israel, por causa da sua iniquidade, foram levados para o exílio, porque agiram perfidamente contra mim, e eu escondi deles o rosto, e os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos eles caíram à espada.
    Segundo a sua imundície e as suas transgressões, assim me houve com eles e escondi deles o rosto.
    Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Agora, tornarei a mudar a sorte de Jacó e me compadecerei de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome.
    Esquecerão a sua vergonha e toda a perfídia com que se rebelaram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os espante,
    quando eu tornar a trazê-los de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e tiver vindicado neles a minha santidade perante muitas nações.
    Saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, quando virem que eu os fiz ir para o cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para voltarem à sua terra, e que lá não deixarei a nenhum deles.
    Já não esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o SENHOR Deus.”

  5. A Russia regurgitou por muito tempo a intrusão em seus territórios de terroristas patrocinados pelas articulações ocidentais. Esperou pacientemente o momento oportuno para afirmar sua estratégia e ainda se firmar como um defensor de soberanias e de regimes constituídos, um discurso que perdurou por muito tempo nas bocas exclusivas dos estadunidenses fazendo deles, para as mentes assimiladas pela yanke dependência, os arautos do direito e da liberdade. Os herói exclusivos, senhores dos destinos. Acabaram por sucumbir ante a hipocrisia com que vestiam seus interesses. A Russia país de história e povo de personalidade, percebeu a estratégia e uniu os pontos com tantas “coincidências” e partiu para confrontar os fatos com o propagandeado, e acabou por despir os arautos do bom mocismo. Resultado está mostrando ao mundo o que realmente esses são hoje, conspiradores, expropriadores e oportunistas, que doutrinam, como parte de sua filosofia, grande parte dos que lhes admiram pelo mundo afora para simplesmente dividirem para conquistar. Precisam disso como vampiros precisam de sangue, precisam alimentar seus vampiros e seus corvos. Como se isso fosse novo no mundo.

  6. According to Syria, a few hours ago, the Israeli army fired missiles at two positions of the 90th brigade of the Syrian army near the town of Quneitra. Explosions were heard. Strikes Damage to prevent further provocations by the Syrians and warning to all other participants of military operations …

  7. Arab media reported that the deputy brigade commander of the Syrian army was among the victims of the fire, which Israeli forces launched two military targets in response to the Syrian army to break into Syrian Golan shell.

  8. Finalmente o cenário está sendo montado para a guerra contra Israel, e as nações árabes juntamente com os russos serão aniquilados nos campos de Megido em Israel, O protocolo Sansão será ativado e todo o exército inimigo será totalmente destruído em uma hora de batalha, Israel é a nação que usará sem medo as suas armas nucleares e não sobrará pedra sobre pedra só um monte de ferro retorcido. Quem viver verá… Viva a Israel, glórias ao único Deus, o Deus de Israel.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e virara uma enorme cratera kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk CERTO MESMO ESTAVA JESUS,NÃO RESTARA PEDRA SOBRE PEDRA e eu vou mais alem,não restara espaço onde acente-se uma molecula de poeira.
      Que a neo-nazista Israel use suas armas atomicas e veremos quantas outras mais eles tomarão por dentro das fuças e quais as direções que elas virão kkkkk Gogue Magogue kkkkkk.
      Certo é o Padre Quevedo,entorte com seu poder meu dedinho mindinho que eu quero ver kkkkkk

  9. isruela putenfia atacou os soldados sírios e deixa os talibans numa boa

    e ainda quer ter razão

    sobre o iranianos eles estão a comprar armamento russo

    essa de apoiar os islâmicos que matam cristão foi a ultima de israel duas caras !!

    deus da asas a cobra so pra ela voar bem alto la em cima ele tirá as assas dela .

    e vai se esborrachar no chão

Comentários não permitidos.