KFX sobre risco

KFX1

E.M.Pinto e Dragão Vermelho

É cada vez mais crescente a preocupação de militares e executivos das indústrias de defesa Sul Coreanas com o desenrolar do programa KF-X. Em uma declaração à imprensa local Sul Coreana, um alto executivo da Korea Aerospace Industries (KAI) indicou que a impossibilidade de transferências sensíveis presentes nos caças de 5ª Geração Lokheed Martin F-35 Lightening II inviabilizaria o desenvolvimento no cronograma do projeto KF-X, em causa estariam em negativa quatro tecnologias sensíveis e imprescindíveis para o programa Sul.

KFX3

Por seu lado, a Defense Acquisition Program Administration (DAPA), afirma que a Coréia do Sul se lançará ao mercado internacional na busca de potenciais parceiros para cooperação e que estas tecnologias poderão busca por empresas parceiras estrangeiras ou de forma autônoma tentar desenvolver essas tecnologias. No entanto, um oficial da DAPA afirma que o multibilionário programa pode sofrer atrasos consideráveis e que isto pode comprometer a sua viabilidade.

Parlamentares do Comitê de Defesa da Assembleia Nacional e observadores de defesa ressaltaram que a impossibilidade de receber as quatro tecnologias chave causaria um aumento nos custos de produção e provavelmente esbarraria na impossibilidade de interoperabilidade com outros equipamentos, sistemas e tecnologias principalmente de origem Norte Americana.

KFX4

O projeto KF-X destina-se a desenvolver aviões de combate na categoria dos caças F-16, Mirage 2000, JAS 39 e Mig-29 com o intuito de substituir na Força Aérea da República Sul Coreana, a frota de caças F-4 e F-5. As perspectivas iniciais apontam para a necessidade de cerca de 120 caças até o ano fiscal de 2025.

A Korea Aerospace Industries (KAI) iniciou oficialmente o projeto em março de 2015, baseando-se num plano de garantia de assistência tecnológica da gigante de defesa dos EUA Lokheed Martin. O Tot (transferência de Tecnologia) foi garantido ao DAPA no ato de assinatura em setembro de 2014 da compra de 40 caças F-35 para a Coréia do Sul, em questão as compensações comerciais abrangiam a cedência pela Lockheed Martin de 25 tecnologias sensíveis presentes no projeto F-35.

No centro das discussões estão no entanto as quatro principais tecnologias das quais o grupo liderado pela KAI não possuem. São elas:

  • Active electronically scanned array (AESA) radar,
  • Infrared search and track (IRST),
  • Electronic optics targeting pod (EOTGP),
  • Radio Frequency jammer.

KFX2Para se ter uma ideia, representantes do setor industrial Sul Coreano embasados pela declaração de um militar de alta patente envolvido no programa alertam que dependem do desempenho do radar, mas que desenvolver um radar AESA pode demorar cerca de 20 a 30 anos.

A DAPA afirma que as tecnologias podem ser  desenvolvidas com base os avanços nos programas KT-1, KT-50 e KUH, mas que faz-se necessário adotar medidas para garantia da transferência de tecnologia por parte dos parceiros americanos é imprescindíveis para o programa.

Parlamentares e especialistas críticos do programa, destacam que mesmo que a Coréia Do Sul venha a desenvolver as tecnologias chaves, haveria um problema de incompatibilidade com as demais 21 tecnologias de origem norte americana. Por seu lado, Observadores da defesa ressaltam que o possível problema de interoperabilidade também se aplica se a nação receber tecnologias de outras empresas e parceiros estrangeiros.

Eles acrescentam ainda que quando a Coreia concluir o desenvolvimento das quatro tecnologias, restarão mais dúvidas quanto à forma de integrá-los ao sistema de guerra eletrônica, armas, gestão ECM dos aviões.

A negativa americana em ceder estas tecnologias poderia desferir um revés para o projeto KF-X, afirmou Hong Sung-pyo, comentarista de Defesa da rede KBS News que espera que este tema seja resolvido na próxima Cimeira de Seul-Washington, ou programa como um todo pode ser comprometido.

31 Comentários

  1. bem feito para a correia do sul, confiar em americano da nisso.kkkkk pior e que tem brasileiro que quer que o brasil farça parceria na area militar.pois esses americanos nos sabotou a nossa base de alcantra.abraços

  2. Com os EUA é sempre assim, mesmo com seus aliados.
    .
    A parceria sempre será…, parceria: — “CARACU”.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  3. Com os EUA é sempre assim, mesmo com seus aliados.
    .
    A parceria sempre será…, parceria: — “CARACU”.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Com Israel inverte a parceria Caracu, com eles os americanos costumam entrar com a parte final da Caracu agindo sempre como CORNO MANSO !!!

    • ANTIAMERICANISMO INFANTIL DETECTADO… vc repassaria de graça tecnologias bélicas sensíveis que acaso o Brasil desenvolvesse a terceiros que não merecem ???… no seu caso acho que sim… desde que fosse aos seus amigos bolivarianus e cubanos, não é mesmo ???… típico de entreguista ideológico…

  4. Essas tecnologias podem ser desenvolvidas localmente mas levaria tempo demais atrasando muito o projeto. Tenho a impressão que a Coréia do sul nunca conseguirá desenvolver este avião, não por falta de tecnologia ou fundos, mas por que os EUA não deixariam outros países desenvolver tecnologias chaves para construção de caças modernos, alterando a geopolítica mundial, afinal eles tem os melhores aviões do mundo e através de vários meios controlam o que os outros podem ter como armamento …. No inicio do projeto a Coréia tinha menos de 50% da tecnologia necessária para construir o avião, hoje tem 80% pois desenvolveu tecnologia enquanto o projeto se arrastava ao longo do tempo … Sinceramente acho que o país conseguirá construir seu avião de um jeito ou de outro, pois na pior das hipóteses tem os russos que já se associaram com os coreanos no passado para passar tecnologia e nesse jogo aproveitaram para desenvolver tecnologia própria usando dinheiro coreano, como no caso do vityaz que os russos desenvolveram com tecnologia eletrônica coreana enquanto ajudavam o país a desenvolver o radar multifunção do KM-SAM. Sem fundos a rússia adoraria desenvolver pesquisas em conjunto com a coreia usando dinheiro alheio …

    • Modelo — “CARACU” – com os EUA…???
      .
      CHEGA…!!!! — NÃÃÃÃOOOOOO!!!!! — Para, pelo amor de Deus…, Para…, por favor…, para…
      .
      O do Brasil já tá ardendo…, se não…, em carne viva.
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Se vc pudesse só manteria alinhados ideológicos capados e adestrados como ficou o espaço por algum tempo, não é ???… saudações…

      • Então, o que impede a tropa de esquerdalhas que nos governam tomar o caminho que vc tanto admira ???… estão no poder a décadas e até hoje não os vi transformarem esse país no paraíso que vcs tanto almejam… será que estão do lado que vc acha ou queria que estivessem ???… o enganado aqui não sou eu, amigo… porque não compraram os Su-35 equipadinhos que vcs tanto queriam ???… e por ai vai… talvez os tenham comprado, mas não vieram parar em solo pátrio… talvez estejam “caindo” em outras regiões da AL… saudações realísticas…

      • Definitivamente quero deixar claro que:
        .
        — Não tenho filiação partidária, não defendo este ou aquele partido, e julgo mal o caráter de qualquer homem que se envereda pelos caminhos da politica.
        .
        Preocupo-me apenas com o que é o melhor para o Brasil.
        .
        E interesso-me apenas por geopolítica, porque não tem como defender os interesses do Brasil sem observar as atitudes dos países no mundo.
        .
        A meu ver, mostra-se infantil, extremamente simplista e às vezes até patética, a visão de muitos neste espaço quando discutem politica.
        .
        Na minha pouca atenção, no que tange a politica nacional, discute-la em termos de “Vermelho” e “Azul” – “Direta” e “Esquerda” nos dia de hoje, é de uma ingenuidade/falta de conhecimento intolerável.
        .
        Definitivamente o meu interesse é no que é melhor para o Brasil, venha deste ou de quaisquer outros pais.
        .
        Agora, que para mim é um — FATO HISTORICO INCONTESTAVEL —, é que deste o fim da segunda Grande Guerra, o Brasil fez de tudo para desenvolver uma relação próxima e amigável com os EUA, e tudo que este fez, foi nos ignorar, e quando nos dispensava alguma atenção, era com o mais puro intuito de nos chantagear/atrasar/usurpar.
        .
        Pra os que não sabem disso, pesquisem se quiser a história recente (pós Segunda Grande Guerra) na relação Brasil/EUA e tire suas conclusões.
        .
        Cansei de ver estes – ‘ GOVERNOS ’ DOS EUA, PIRATA E MAU CARATER –, ficar “posando de bom moço”, à custa de muita propaganda e desinformados totalmente leigos em historia.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Talvez se o Brasil tivesse desenvolvido relações “carnais/ carnalíssimas” com a URSS/ Rússia talvez fôssemos hoje “PuTênfia”….Mas antes, que tal perguntar nos países do Leste Europeu como se dava essa relação com a amada mãe Rússia…

      • Em tempo… minha pergunta vc não respondeu… porque até hoje, com tudo na mão, o governo esquerdista que ai está não comprou os Su35 que a Rússia tanto insistiu para comprarmos ???… desde já agradeço sua resposta…

      • É aquela velha mania dos marxistas… negar até a morte que, apesar da marca de batom na cueca, EU NÃO TENHO PARTIDO E NEM IDEOLOGIA… talvez isso advenha do fato que, apesar de tentarem o enfrentamento direto, até hoje, não conseguiram destruir os impérios ocidentais pela força… sobrou a destruição pela desmoralização interna… por isso NÃO SE ASSUMEM para poderem coexistir entre os BURGUESES CONSUMISTAS QUE SÓ PENSAM EM TRABALHO E RIQUEZA… mas eles se entregam ao defenderem a mãe Rússia ex-comunista de maneira uterina e demonstrarem rancor visceral pelos EUA e sua democracia capitalista… mas é direito deles, assim como o nosso, nos posicionar ou não… só que, eu particularmente, não tenho vontade alguma de esconder minhas posições… saudações…

  5. Os entreguistas de plantão tem que entender que a Rússia não é mais a poderosa União Soviética , tem tantos problemas quanto os países do Ocidente .

1 Trackback / Pingback

  1. KFX sobre risco | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.