Síria afirma haver acordo entre EUA e Rússia para conflito

Khaled al-Hariri/Reuters
Cartazes do presidente Bashar al-Assad em uma rua de Damasco, na Síria

Cartazes do presidente Bashar al-Assad: “Os Estados Unidos reconhecem agora que a Rússia tem um conhecimento profundo da região e avalia melhor a situação”, acrescentou porta-voz

Da AFP

A conselheira do presidente sírio, Bashar al-Assad, Busaina Chaabane, afirmou nesta quinta-feira que há um acordo tácito entre Estados Unidos e Rússia para resolver o conflito na Síria, segundo declarações recolhidas pela agência oficial Sana.

“A administração americana quer encontrar uma solução para a crise na Síria. Há um acordo tácito entre Estados Unidos e Rússia para alcançar uma solução”, disse Chaabane em declarações à televisão síria.

“Os Estados Unidos reconhecem agora que a Rússia tem um conhecimento profundo da região e avalia melhor a situação”, acrescentou Chaabane, afirmando que “o clima internacional atual se dirige à distensão e à resolução do conflito” graças à “mudança das posições ocidentais”.O conflito na Síria, que começou em março de 2011 como uma revolta contra o regime de Assad, deixou mais de 240.000 mortos.

Na quarta-feira, o presidente francês, François Hollande, pediu uma nova conferência da ONU sobre a Síria após as duas conferências de paz de 2012 e 2014, que fracassaram pelas divergências sobre a questão sobre se Assad deve ou não seguir no poder.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também pediu nesta quinta-feira a retomada do diálogo com o presidente sírio.

Fonte: Exame

17 Comentários

  1. As vezes eu penso uma coisa:

    Quando Putin toma essas atitudes relâmpago que ele costuma tomar e que muda tudo.., fico imaginando a Inteligência do Pentagono, Diretores, Generais, OTAN, Casa Branca todos até altas horas da noite em mesas enormes, em silêncio com a mão no queixo tentando resolver ao menos minimamente a confusão que essa ação causou…., até que um quebra o silencio e diz “Shit”.
    rsrs

    Sério..em estrategia os russos dão um verdadeiro baile.

    • Exatamente, a escola de inteligência russa manteve o padrão da antiga URSS, o mesmo padrão estratégico de ensinamento seus lideres, já os EUA parecem ter perdido a capacidade de elaborar estratégias mais minuciosas, tudo o que eles fazem o fazem descaradamente, talvez pelo nível de poder econômico e militar imaginavam que nunca teria alguém para rivalizar, só que quando o assunto vai pro xadrez, as coisas complicam, pois estratégia sempre vence números, por isso o enorme número de derrotas norte americanas nesses últimos anos frente a Russia.

    • Não é bem isso. Ocorre que o Estado americano historicamente tem compromisso com a paz mundial e a democracia, amarras estas que o Czar da Rússia não tem.

      Além do mais, governam hoje os EUA uma súcia de incapazes bastante parecidos com os que nos governam cá em Banárnia, guardadas as proporções, a começar pelo Comandante-em-Chefe, um estrangeiro, comunista e sarraceno.

      Aí, com um bando de democratas luluzinhas no poder e um Obama como presidente, fica difícil agir contra estrangeiros, comunistas e sarracenos…

    • PURA VERDADE… os russos ainda estão sob o tacão dos totalitaristas que somente mudaram o regime econômico daquela ditadura monstruosa… porém há alguns aspectos de Putin que admiro… a luta contra o secularismo e a putaria do politicamente correto me agradam…

      • Putin tem mais admiradores entre os os grupos de extrema direita europeia e mesmo entre grupos de conservadores ianque, Paul Craig e Jim Willie nao sao casos isolados, e so ler o Zero Hedge, do que entre os grupos de extrema esquerda. As facoes do meu ex-grupo, estao divididos. A maioria sao contra Assad a apoiam uma suposta”revolucao” que estariam ocorrendo na Siria, que so eles veem e dao cobertura tatica a politica de intervencao humanitarian. A maioria da extrema esquerda abandonou o campo da luta anti imperialista na Guerra da Libia, quando eles apoiaram a chamada “intervencao humanitarian contra Kadafi. Como disse o Professor Oliveiros S Ferreira, ex redator chefe do Estadao, esta dificil saber o que e direita e o que e esquerda nos dias atuais.

  2. “”“Os Estados Unidos reconhecem agora que a Rússia tem um conhecimento profundo da região e avalia melhor a situação”, acrescentou Chaabane, afirmando que “o clima internacional atual se dirige à distensão e à resolução do conflito” graças à “mudança das posições ocidentais”.””

    “””Na quarta-feira, o presidente francês, François Hollande, pediu uma nova conferência da ONU sobre a Síria após as duas conferências de paz de 2012 e 2014, que fracassaram pelas divergências sobre a questão sobre se Assad deve ou não seguir no poder.

    A chanceler alemã, Angela Merkel, também pediu nesta quinta-feira a retomada do diálogo com o presidente sírio.”””

    C H U P A !!

    E a notícia nem veio da ‘sputinice’ rsrsrsrsrs!!!

    😀

  3. ,..“Os Estados Unidos reconhecem agora que a Rússia tem um conhecimento profundo da região e avalia melhor a situação”, acrescentou Chaabane, afirmando que “o clima internacional atual se dirige à distensão e à resolução do conflito” graças à “mudança das posições ocidentais”.O conflito na Síria, que começou em março de 2011 como uma revolta contra o regime de Assad, deixou mais de 240.000 mortos.,…Essa atitude dos Russos nós ñ esperávamos, parecem dispostos a iriam até ao inferno p defenderem seus objetivos…Melhor continuar c n feijão c arroz…E desse jeito,Quem viver verá.Sds. 😉

Comentários não permitidos.