AVICOPTER-MI e o Futuro helicóptero de ataque Chinês?

model-of-the-38-ton-heavy-helicopter

 

E.M.Pinto

O site chinês Huanqiu. mil apresentou uma série de imagens de um modelo em escala da provável configuração do futuro helicóptero pesado Sino-Russo de 38 Toneladas cujo modleo foi exposto no evento Tianjin 2015.

Heli Sino Russo (3)

Diferente do que se esperava o modelo difere e muito do helicóptero russo Mil Mi 26 do qual acreditava-se ser a aeronave a qual o projeto se basearia. Entretanto, segundo a divisão de helicópteros da AVIC a AVICOPTER, o desenho da aeronave será totalmente novo.103923751

Dados preliminares dão conta de que a aeronave possuirá dois motores propulsores baseados na motorização russa Aviadvigatel PD-14 (RD-14?), ex PS-14  motor  que está sendo desenvolvido pela Aviadvigatel para se tornar uma das opções da motorização do jato de transporte de passageiros   MS-21 da  Irkut.

Heli Sino Russo (4)

Está previsto desenvolvimento de uma versão do turbofan da famíli aPD-14 expandida o PD-18R, com um impulso de 18.000 a 20.000 kg.

Heli Sino Russo (1)

Na exposição foi apresentado um infográfico comparativo entre as maiores aeronaves de asas rotativas existentes, e o projeto a qual a AVICOPTER pretende desenvolver conjuntamente com a sua  contraparte russa.

Na tabela que segue as informações referentes aos modelos

Massa /Ton Velocidade / km/h Teto de serviço /m Alcance /km Tripulação
CH 53

33

278 5160 1000

3

Mi 26

56

295 4600 800

2

CH-47

22

260 5640 741

2

AVIC -Mi

38

300

5700

630

2

 

Heli Sino Russo (2)

E não foi apenas esta a surpresa…

Novo Helicóptero de ataque?

AHX

…Pois  bem… saiu na Reuters (clique aqui para ler ) citando o “China Daily” a informação de que a China já começou a desenvolver uma nova geração de helicópteros de ataque e reconhecimento armado e furtivo, esperado para depois de  2020.

Segundo a nota, a notícia surgiu nos meios de comunicação oficiais da China, inclusive no “China Daily” que na sua versão em inglês, citou o  presidente da AVIC Lin Zuo Ming  como o autor da notícia.

“A capacidade furtiva dos helicópteros  de combate permitirão ao PLA uma renovação e superação de poder“.

A imagem apresentada é meramente ilustrativa, mas segundo algumas fontes, dão a ideia de como deve se alinhar o projeto de uma aeronave mais furtiva e veloz que os atuais modelos incorporados no PLA o WZ-10 e Z-19.  A fonte cita ainda a possibilidade da aeronave possuir rotores coaxiais contra rotativos, com carregamento interno de armas e desenho mais “limpo” de modo a  reduzir as emissões RCS e IR, tal como o modelo apresentado na concepção.

Leia também:

Tianjin 2015: Rússia e China juntas em 2016 para o desenvolvimento de um Helicóptero pesado

Novo helicóptero pesado Sino-Russo

Rússia e China avançam em projeto conjunto de helicóptero pesado

10 Comentários

  1. Não acho que seja muito confiável a imagem do helicóptero de ataque. Me causou estranheza a presença do anti-torque em uma aeronave com rotor duplo coaxial. Parece ser obra de algum “artista” que não tem muita noção sobre o funcionamento de um helicóptero.

      • Na imagem está claro q é um rotor duplo coaxial. Em todo helicoptero o(s) rotor(es) principal(ais) são responsáveis tanto pela sustentação quanto pelo torque. Nesse tipo de configuração é redundante a presença do rotor de cauda já q os rotores giram em sentido oposto, um anulando o torque gerado pelo outro. Um exemplo bem conhecido desse tipo de configuração de rotor principal é o ka 52 alligator.

      • Konner, infelizmente o link não abre, além de não haver dúvida alguma da minha parte, deixei o comentário por ter conhecimento suficiente para deixar minha opinião, sou piloto de helicóptero.

      • Konner, talvez o rotor q está na cauda não seja um rotor de cauda, mas sim uma hélice propulsora, e o protótipo chinês seja uma copia militarizada do demonstrador de tecnologia da Sikorsky, o X2. Nesse caso, deveria ter os estabilizadores horizontais bem avantajados, ou até mesmo asas, para gerar sustentação em altas velocidades pois o que limita a velocidade no helicoptero, por se tratar de aeronave com asas rotativas, são o estol de pá (onde o aumento da velocidade da aeronave acaba diminuindo muito a velocidade do vento relativo na pá que está recuando, fazendo cauda da aeronave afundar), que nessa aeronave, pelo fato de ter rotor duplo coaxial, vai ter apenas perda de sustentação, não tendência de afundar a cauda. e o estol de mach(onde a velocidade da pá que avança alcança a velocidade do som, já que a resultante é a soma da velocidade de rotação com a velocidade de deslocamento) que causa descolamento da camada de ar que deveria gerar sustentação, fazendo com que a frente da aeronave afunde, (com rotor duplo coaxial a perda de sustentação é igual em ambos os lados eliminando a tendência é gerando apenas perda de sustentacao). No meu entender seria a única explicação plausível para aquilo ali na cauda. De qualquer forma, estaria sacrificando a capacidade de carga para ter um ganho na velocidade de deslocamento(o que em uma aeronave de ataque não seria muito lógico).

    • Marcelo, a primeira vista me pareceu ser um antitorque e estar na posicionado alinhado ao eixo longitudinal, só depois fui perceber se tratar de uma hélice propulsora, por algum motivo seu comentário demorou a aparecer aqui.

1 Trackback / Pingback

  1. AVICOPTER-MI e o Futuro helicóptero de ataque Chinês? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.