Índia adquire mais UCAV israelenses

herontp1021-745x483

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Governo indiano aprova plano de aquisição de mais dez aeronaves não tripuladas de combate de procedência israelense. A proposta de US $ 400 milhões prevê a compra de aeronaves Heron TP armados foi liberada na segunda semana de Setembro, relatou The Economic Times.

Estes novos drones serão operados pela Força Aérea Indiana (IAF), que já possui uma significativa frota de aeronaves de vigilância SearcherHeron I de reconhecimento. Ambos são produzidos pela Israel Aircraft Industries (IAI). A IAF também possui uma frota de UAV do modelo Harpy , concebidos como armas anti radar e de supressão de defesas. Além disso, a Índia opera o Harop, uma variante spin-off da arma, projetado para atacar outros alvos de superfície. (Ambos Harpy e Harop também são produzidos pelo IAI).

A venda proposta do Heron TP para a Índia tinha sido anunciada desde 2012, mas, somente após a eleição do novo governo ela recebeu o apoio político necessário para se concretizar.

A IAF tem procurado, uma capacidade de ataque de precisão com veículos não-tripulados tratando como questão de alta prioridade. Mas a transferência de tais sistemas de fornecedores estrangeiros foi bloqueado pelo artigo II do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR), o que limita a transferência de meios não-tripulados capazes de transportar cargas úteis de mais de 300 kg ou a distâncias superiores a 500 km.

A DRDO Indiano tem vindo a trabalhar no desenvolvimento de uma aeronave armada de reconhecimento por vários anos, o Rostum II (foto a seguir) que tem tido inúmeros atrasos e que não deverá atingir o status operacional em um futuro previsível.

rustom-2

Rentemente alguns itens antes proibidos pelas restrições do tratado de não proliferação de armas nucleares foram revistos e foram excluídos da lista devido ao fato de que eles não podem transportar uma única carga deste tamanho. Esta revisão pavimentou o caminho para a exportação para clientes estrangeiros dos UCAV  Heron TP israelense e do norte americano Predator B (Reaper), bem como alguns drones chineses capazes de desempenho semelhante.

Tais drones podem ser operados em missões de reconhecimento armado com um conjunto completo de sensores, permitindo operações em dia, noite e sob condições climáticas adversas.

O Heron TP está operacional na Força Aérea de Israel desde 2012, mas não foi exportado até agora. Ele pode transportar uma carga útil de 1.000 kg. Tanto internamente como  sob as asas. Suas opções de carga incluem o novo sistema eletro-optico de longo alcance M19HD l que permite a vigilância e aquisição de alvos em grandes altitudes. O Heron TP também pode transportar um radar de vigilância SAR para fornecer capacidades semelhantes em todas as condições de tempo, permitindo que o drone possa localizar  alvos mesmo através de nuvens densas.

A IAI também oferece uma versão de alcance estendido de Heron I que já está operacional na Força Aérea Indiana, no Exército e na Marinha. Esta ‘Super Heron’ também é configurado para transportar cargas externas, embora menos do que TP, aeronave com mais capacidade .

Militares indianos sofreram ataques transfronteiriços repetidos na região montanhosa do Himalaia no norte da Índia, onde falta ao Exército e a Força Aérea, as capacidades de dissuasão ou de retaliação. Um ataque recente em Manipur em junho 2015 tirou a vida de 18 soldados indianos. Os militares indianos consideram os drones armados como o meio adequado para prevenir esses ataques.

O Paquistão recentemente enviou a campo seu próprio veículo aéreo não tripulado armado chamado de Burraq, que recentemente foram implantados em sua primeira missão de combate contra as forças talibãs no norte do Paquistão. A China também está usando uma versão armada do seu UAV, equivalente ao Predator MQ-1.

A IAI armou Heron TP para um número de clientes internacionais, sendo o mais recente a Real Força Aérea Australiana, que atualmente opera os drones Heron I. A Austrália está considerando a possibilidade de atualizar sua capacidade de sistemas não-tripulados, com a implantação do sistemas Medium Altitude-Long Endurance (MALE) e atualmente analisa o Heron TP israelense e o Predator B como duas alternativas possíveis. A Alemanha e Polônia também estão considerando o Heron TP como um sistema MALE futuro.

Fonte: Defense-Update

1 Comentário

Comentários não permitidos.