Colômbia acusa Venezuela de invadir espaço aéreo do país pela segunda vez

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 A Força Aérea da Colômbia acusou a Venezuela nesta segunda-feira (14) de uma nova violação a seu espaço aéreo. Desta vez, um avião militar teria invadido o território colombiano na noite deste domingo (13).

Segundo o comandante da Força Aérea, Carlos Bueno, a aeronave venezuelana teria invadido dez quilômetros do território colombiano às 22h09 locais (0h09 em Brasília), em zona de floresta de Nueva Antioquia (a 723 km de Bogotá).

Xinhua
O comandante da Força Aérea da Colômbia, Carlos Bueno, denunciou uma nova intrusão venezuelana
O comandante da Força Aérea da Colômbia, Carlos Bueno, denunciou uma nova intrusão venezuelana

Depois da invasão, o avião fez um giro de 350 graus e voltou ao território venezuelano. A intrusão ocorreu dez minutos após a Colômbia alertar os pilotos de dois aviões venezuelanos que se aproximavam muito da fronteira.

No contato, os pilotos disseram que investigavam uma aeronave que sobrevoava a área. Depois da invasão, os militares colombianos reclamaram com os pilotos, que disseram ter sido obrigados a invadir devido ao mau tempo.

Conforme acordo militar entre os dois países, qualquer entrada no espaço aéreo deve ser solicitada via rádio ao vizinho. Neste caso, segundo as autoridades colombianas, isto não aconteceu.

A região onde ocorreu a invasão faz fronteira com o Estado venezuelano de Apure, que não está na área onde vigora o estado de exceção declarado pelo presidente Nicolás Maduro em agosto.

A invasão acontece após outras duas aeronaves venezuelanas terem entrado no território colombiano no sábado (12). Na ocasião, os pilotos sobrevoaram um povoado e uma base do Exército em Majayura.

A localidade fica ao lado do Estado venezuelano de Zulia, que entrou no estado de exceção na última terça-feira (8). No domingo (13), a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, disse que não há provas da invasão.

Para a ministra, a denúncia do Exército colombiano é uma tentativa de impedir um encontro de Maduro com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, com mediação da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).

“Vemos com preocupação a sistemática tendência do governo colombiano de inventar incidentes que não existem para afetar as relações. Não existe prova alguma, além de uma invenção para frustrar uma reunião presidencial.”

IMPASSE

Rodríguez refere-se à reunião de chanceleres da Unasul pedida pela Venezuela no final de agosto, mas que ainda não tem data definida. Enquanto isso, os dois países recebem oferta de mediação de outros países.

Na semana passada, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, ofereceu a mediação em visita aos dois países com seu colega argentino, Hector Timerman. Ao mesmo tempo, Juan Manuel Santos recebia uma oferta de mediação do Uruguai.

A Venezuela não deu resposta a nenhuma das mediações. Antes das negociações com os chanceleres, a Colômbia tentou negociar o assunto na OEA (Organização dos Estados Americanos), mas a proposta foi rejeitada.

A crise provocada pelo fechamento unilateral da fronteira pelo governo de Nicolás Maduro chega a sua quarta semana. O governo venezuelano disse tertomado a medida para evitar a ação do contrabando e de grupos paramilitares.

Isso levou ao êxodo de 18 mil colombianos, dos quais 1.400 foram deportados. Nesta segunda, o Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu o fim das violações dos direitos humanos cometidas pela Venezuela no caso.

Dentre as denúncias apresentadas pelo conselho, estão a separação de pais e filhos, destruição de casas dos colombianos no lado venezuelano da fronteira e falta do devido processo legal de deportação.

Fonte: FSP

17 Comentários

  1. dois pavão Venezuela e colombia , mas a colombia deu uma resposta muito fraca sobre quem teria atacado o posto de controle de fronteira venezuelano ,matando militares daquele pais

    a colombia todos sabem que é sim um pau mandado dos estados unidos e ate e espaço aéreo foi delegado aos gringos
    provando que esses políticos colombianos conseguem ser mais privateiros do que os daqui

    a Venezuela vendo que a colombia fez pouco caso para o ataque paramilitar ao seu pais fechou as fronteiras por precaução

    qualquer pais faria a mesma coisa

    sobre quem ira intermediar as negociações tanto brasil chile Uruguai ou argentina ,tem moral suficiente para não deixar esses acontecimentos chegarem as vias de fato rs

  2. Primeiro eles tentaram provocar os EUA, que nem deram trela, agora cutuca a Colômbia. O importante é procurar um inimigo externo. Sempre um inimigo externo. A Venezuela está afundando há 17 anos, o culpado da vez é a Colômbia.
    E assim vão tentando enrolar o povo por mais alguns meses. Pena que essa palhaçada toda não resolva o problema do povo, tanto o revolucionário quanto os que produzem. Lamentável.

    • Perfeito cara, me vem a mente agora a imagem do maduro querendo dar refugio a sirios fugidos de conflitos, mas uma semana atráz expulsou refugiados colombianos fugidos de regiões dominadas pelas FARCs, que coisa não ?!

  3. “Vemos com preocupação a sistemática tendência do governo colombiano de inventar incidentes que não existem para afetar as relações. Não existe prova alguma, além de uma invenção para frustrar uma reunião presidencial.” SIM PODE SER MENTIRA E ORQUESTRAÇÃO.SO ACUSAR NÃO PROVA NADA.

    A Venezuela não deu resposta a nenhuma das mediações. Antes das negociações com os chanceleres, a Colômbia tentou negociar o assunto na OEA (Organização dos Estados Americanos), mas a proposta foi rejeitada DOIS TURRÃOZINHOS E NADA SE RESOLVERA NA OEA SO PELA SIMPLES PRESENÇA YANKE.

    A crise provocada pelo fechamento unilateral da fronteira pelo governo de Nicolás Maduro chega a sua quarta semana. O governo venezuelano disse tertomado a medida para evitar a ação do contrabando e de grupos paramilitares PAISES TEM SOBERANIA PARA FECHAREM SUAS FRONTEIRAS A HORA QUE BEMN ENTENDEREM.

    Isso levou ao êxodo de 18 mil colombianos, dos quais 1.400 foram deportados. Nesta segunda, o Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu o fim das violações dos direitos humanos cometidas pela Venezuela no caso.
    Dentre as denúncias apresentadas pelo conselho, estão a separação de pais e filhos, destruição de casas dos colombianos no lado venezuelano da fronteira e falta do devido processo legal de deportação. ISSO SIM É GRAVE DENUNCIA E MADURO SIMPLESMENTE FAZ ISSO PARA DESVIAR A ATENÇÃO EM OUTRA FRENTE JA QUE TINHA SIDO ADVERTIDO PELO BRASIL NA ULTIMA REUNIÃO DE CHEFES DE ESTADO NO MERCOSUL DE QUE NÃO SE TOLERARIA MAIS REPRESSÃO TRUCULENTA CONTRA O POVO VENEZUELANO.

  4. Não acredito até que mostrem as fotos e provas do ocorrido, palavras são vento, e por mais que eu ache o Maduro um péssimo jogador político, não creio que ele faria tamanha burrice.

  5. Para mim ambos os países deveria cuidar melhor de suas fronteiras, a Colômbia, grandemente defendida pelos yanke dependentes (que continua uma potencia na produção e distribuição de Coca para o Mundo, tendo os yankes como grandes consumidores), deveria evitar a continuada proliferação desse produto de alto poder agregador em sua economia, e a Venezuela, para evitar virar corredor de trafico e ainda servir de fonte de intriga e futrica com seus vizinhos. Deveriam na verdade se juntar para combater seriamente o trafico em seus países, evitando a interferência lucrativa da CIA. Rsrsrsrs.

    • O Exercito Colombiano tem o maior efetivo da America do Sul meu caro.So perdem para o nosso em mobilização de contingente por termos uma população bem maior que eles.

      • Com isso você só confirma que a farta produção de coca serve a interesses bem maiores que apenas aos das FARCs. Rsrsrs. Tem muitos outros carroços dentro desse angu. Rsrsrs.

      • Em guerra pelo mercado. Rsrsrs.
        Ou você desconhece que muitos militares estão envolvidos nesse comercio? Inclusive, que até presidente conservador é conhecido em seu país por ser um grande produtor. Não se esqueça meu caro, quem fez o Gen. Noriega no Panamá, que foi de parceiro a traficante, isso durou enquanto atendeu aos interesses de determinado país. Na Colombia heróis e anti heróis podem mudar conforme o interesse e a disposição de cooperar com o formador de opinião, lá são todos muito parecidos. Lutam mais por comercio que por ideais.

    • Sim, ele é um péssimo estadista, a Dilma pode até ser uma governante fraca-mediana (levando em conta diversos pontos e classificações) mas Maduro é péssimo.

  6. quando será que as autoridades daqui acusarão formalmente as forças especiais estadunidenses de se movimentarem em nosso território corriqueiramente via Colômbia?!..

    • Eles tem ate forças paramilitares que tem permissão de estarem em territorio que o Exercito Brasileiro nem tem permissão de entrar simplesmente para patrulhar.

    • O que eu faria logo la é expulsar todas as ONGs e mandar passar o cerol em todo aquele que estivesse armado sem estar vestido com a farda do Exercito Brasileiro.

1 Trackback / Pingback

  1. Colômbia acusa Venezuela de invadir espaço aéreo do país pela segunda vez | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.