DOCUMETÁRIO BOPE 2015

A ideia de criar o BOPE surgiu após o trágico desfecho da ocorrência com reféns no Instituto Penal Evaristo de Moraes, conhecido como “Galpão da Quinta”, em 1974. Na ocasião o diretor do presídio, o Major PM Darcy Bittencourt, que era mantido refém pelos criminosos que tentavam fuga, foi morto juntamente com alguns presos após a intervenção da força policial. O então Capitão PM Paulo César de Amêndola, que presenciou o gerenciamento daquela crise, propôs ao Comandante Geral a criação de um grupo de policiais que fossem especificamente treinados para atuar em ações de extremo risco. Dessa forma, em 19 de janeiro de 1978 foi criado o Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), instalado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap.

Os policiais que formaram o NuCOE eram voluntários, dotados de comprovada integridade moral e alguns possuíam especialização nas Forças Armadas, tais como o Estágio de Operações Especiais, Curso de Guerra na Selva ou o Curso de Contra Guerrilha – CONGUE (origem do Curso Especial de Comandos Anfíbios – ComAnf). Em 1982, o núcleo mudou sua designação para Companhia de Operações Especiais (COE), passando a funcionar nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), no Estácio. Após seis anos, o COE transformou-se na Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), porém sua instalação continuou sendo dentro do BPChq.

Finalmente em 1º de março de 1991 foi criado o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ficando extinta a CIOE, mas permanecendo no interior das instalações do BPChq. Somente em dezembro de 2000, a unidade ganhou instalações próprias, um antigo prédio abandonado no alto da comunidade Tavares Bastos, em Laranjeiras. Em 2011, o BOPE passou a fazer parte do Comando de Operações Especiais (COE), que também inclui o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Grupamento Aeromóvel (GAM) . Por conta dos planos de segurança para a Copa de Mundo e Olimpíadas, a sede da unidade tem previsão de mudança para a região de Ramos, na área de um antigo quartel do Exército, com localização estratégica na cidade, tendo ligação direta com as principais vias expressas da cidade.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1FFfOei” standard=”http://www.youtube.com/v/aZYh0xBEaFM?fs=1″ vars=”ytid=aZYh0xBEaFM&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1121″ /]

Site Oficial da Tropa

35 Comentários

  1. O mundo está mais inseguro, 2016 vai ser um ano duro para a Segurança Pública de todas as cidades envolvidas nas Olimpíadas, precisaremos do BOPE e de todos …

    http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3156-jogos-rio-2016-terao-a-maior-operacao-de-seguranca-da-historia-da-cidade

    https://www.youtube.com/watch?v=52lj5YhbjQo

    http://imguol.com/2012/06/27/27jun2012–salva-vidas-estao-de-prontidao-na-areia-da-praia-de-copacabana-1340831868638_956x500.jpg

    … terroristas atacam em todas as frentes.

    • A questão é inteligência e punição para combater o terrorismo … a PF ainda esta despreparada para combater os terroristas, basta vê como os terroristas que inundam as redes sociais usando-a para fazer ameaças contra autoridades constituída.
      .
      Se tiver uma instituição republicana e constitucionalista que considera os ideais democrático ….. o terrorismo nunca terá êxito, basta vê como os terrorista atuam na Síria e no Iraque.
      .
      .
      .
      Seria interessante para o BOPE ter uns “treinos” com os comandos anti-terrorismo; Spetsnaz … SWAT na frente do Spetsnaz, são uns escoteiros. 😉
      .
      .
      ********************
      .
      Conheça alguns membros das Forças Especiais Russas (Spetsnaz) que participaram das Guerras do Afeganistão e Chechênia
      .
      O ano de 2009 marcou o 30º aniversário da invasão soviética do Afeganistão e 15 anos da primeira ofensiva na Chechênia. Em ambos os conflitos, as Forças Especiais russas desempenharam um papel fundamental. Eles são a elite das Forças Armadas da Rússia – as tropas mais persistentes e adestradas participam apenas das operações militares mais secretas e perigosas. Esta série retrata os altos oficiais das Forças Especiais que lutaram no Afeganistão, Chechênia, os quais participaram das mais famosas operações anti-terroristas, incluindo a tomada de reféns em um teatro de Moscou e da escola de Beslan.

      .
      (*)fonte: [ codinomeinformante.blogspot.com.br/2013/09/conheca-alguns-membros-das-forcas ]

      • Ué mas não são os estrangeiros principalmente os Americanos pra voce os melhores.
        Esta vendo como voce se contradiz.

      • De forma alguma! Fosse assim não reconheceria a expertise da EMBRAER. Ao contrário do que o cidadão disse o BOPE em termos de tropas policiais é uma das melhores do mundo. Não fica em nada devendo a SWAT e jamais faria o papelão que a polícia russa fez naquele teatro quando matou os terroristas (chechenos) e também os reféns.

      • Nossas tropas nada devem a ninguém Lucena, na minha opinião, se você disser que falta investimento em inteligência , eu concordo.
        Claro que as possíveis ameaças contra Rússia e EUA são muuito maiores que as possíveis ameaças em território brasileiro, mas são ameaças reais e tem que ser tratadas com absoluta seriedade … em todas frentes … sem misericórdia .

      • Vi esse vídeo, não podia deixar de comentar RRss.

        Precisando de um bom marreteiro pra quebra piso, parede tijolo.

        Já sabe onde procura.

      • A coordenação da inteligencia ja é desde antes da copa das confederações comandada pelo exercito Brasileiro e todos os demais orgãos de segurança inseridos nesse contesto e assim sera nas Olimpiadas meu caro.
        Não existe melhor e mais capacitado orgão de inteligencia no brasil que o exercito Brasileiro que ja trabalha a tempos coordenando e colaborando com todo o complexo de inteligencia de estado.

  2. Se a ONU resolve-se por fim ao conflito na Síria, logicamente precisaria de unidades experientes em ambientes de conflito urbano o BOPE estaria pronto a realizar tais operações naquele TO da guerra Síria, eu acho que se os resultados fossem positivos seria o coroamento dessa unidades.

    • Deixe nossos guerreiros fora dessas aventuras meu caro mal temos recursos para cuidarmos da nossa segurança e de nossas fronteiras.

  3. Agora sim vejo uma materia fundamentada sobre o BOPE.
    Sim surgiu no final dos anos 70 como NuCOE Nucçleo Comando de Operações Especiais e foi formado por integrantes principalmente do EB recem saidos das forças armadas.
    Mataram pra cacete kkkk e usavam armamento pesado.
    Teve uma operação noturna no inicio dos anos 80 em um conjunto habitacional onde havia a suspeita de uma reunião de bandidos em um apartamento.Alguem dentro desse apartamento foi olhar pela greta da janela e tomou um tiro de bazuca por dentro da cara kkkkk e foramk extintos.
    Entãop formou-se o COE Compania de Operações Especiais e ficou com essa denominação durante muito tempo ate ser criado uma unidade maior a qual chamamos hoje de BOPE.
    Hoje se encontram na categoria de FORÇA ESPECIAL podendo ate mesmo serem inseridos dentro das forças armadas caso necessario dado a operacionalidade e diversidade de especializações.
    Hoje eles dão aulas ate mesmo de medicina em combate a forças de segurança e tambem forças armadas de muitos paises.
    O BOPE é o orgulho da segurança publica do Estado do Rio de Janeiro e um modelo para o mundo em segurança publica.
    Não é constituido por Deuses mas por seres humanos bem condicionados mas humanos.

  4. Mas então recordemos kkkkk.
    MEGA OPERAÇÃO 01 de maio 2007.
    Integrantes da elite da SWAT estava no Brasil e foram convidados pelo BOPE para os acompanharem em uma operação policial no complexo da Penha onde haviam 5 anos que a policia não conseguia entrar.
    Ao verem a intensidade do confronto e um caveirão ser virado de cabeça pra baixo ao receber um projetil de lança rojão frontal e ter que se estender a operação simplesmente para resgata-lo a equipe de elite da SWAT Americana entrou correndo em seu furgão e saiu espavorida gritando que aqilo era uma guerra para ser contida por forças armadas e não por policiais kkkkkk.
    A operação estendeu-se por varios dias.
    Nem se mencionou na midia que o Caveirão havia recebido um projetil de rojão e sim que ele estava enguiçado no interior da comunidade.
    Na foto da viatura percebe-se sua dianteira quase totalmente destruida e suas laterais e teto bem amassados.
    6 dias ininterruptos de operações.
    https://www.youtube.com/watch?v=40c-_qAUktM

  5. O que faltou ao governo federal e estadual para liberarem Tucanos e Helicopteros do EB e hoje não seriam 600 fugitivos e sim 600 defuntos pois melhor oportunidade do que aquela jamais houve e jamais havera mas mesmo assim nossos guerreiros abatiam quantos podiam embarcados em helicopteros comuns e a uma distancia tão longa que deixou especialistas impressionados com o grau de precisão de tiro a distancia embarcado.
    Ate hoje é uma incognita se era uma equipe do BOPE ou uma equipe da CORE.Mas provavelmente era uma equipe do BOPE ou mesmo da MB ou EB pois nessa operação era o BOPE e nossos FZos Navais que estavam de frente.Os comentarios no video são de um Brasileiro especialista da SWAT Americana
    https://www.youtube.com/watch?v=KpSHO58OSSc

    E o que dizer desse video heim kkk Ate hoje o MP e os defensores de bandidos querem saber quem foi kkkk
    -um dois tres oh o outro alah mané que delicia. kkkk
    https://www.youtube.com/watch?v=Tauja9OB9kk
    e o que dizer deesse video heim

  6. Esse então é frenético.Mostra equipe de atiradores elite da PMERJ abatendo um chefe do Narcotrafico Carioca que fugia de carro.
    https://www.youtube.com/watch?v=TTSaQZVwGpI

    Esse outro é uma equipe de atiradores de elite da CORE matando o narco-traficante Matemático.
    Essa operação foi a noite e o nivel de precisão é de fazer inveja e a governos de todo o mundo.
    https://www.youtube.com/watch?v=LDCQ0YPGTS8

    Muito falam mal da nossa policia mas ela é constituida de bravos guerreiros que não deixam a desejarem a fdorça de segurança nenhuma de nenhum lugar do mundo.
    Poderiamos termos uma policia muito melhor se investissemos mais nela em todos os sentidos e se dermos mais dignidade a nossos bons policiais.
    Um povo unido e bem formado fazem uma nação forte livre e independente.

    • Agora vejam o mesmo video que no caso é o segundo citado acima ja com a demagoga hipocrisia que sente-se especialista e dona da verdade.
      É muito facil depois do ocorrido observar minuciosamente os fatos e apontar erros.Dificil é no calor do evento ter de raciocinar e processar em frações de segundos toda uma complexa siotuação.
      Era chefe do narcotrafico e foi abatido obrigado Policia do Rio de Janeiro menos um nas ruas a degradar e a destruir a nossa sociedade.
      https://www.youtube.com/watch?v=ghrL-M_DxkM

      • Voces poderiam terem passado o rodo tambem nos 5 cabeçudos presos no interior de uma casa no complexo do Cavalão portando inclusive .50.
        Eu particularmente sempre defenderei o bom soldado e o bom guerreiro.
        Vivemos uma guerra contra nossa sociedade e nossa liberdade e soberania e quem bate de frente contra elas não é a hipocrisia demagoga sociologa e sim voces que fazem o trabalho imundo o qual essa aristocrasia hipocrita vira as costas.
        Larga o aço sem dó e nem piedade e quando os prenderem vivos entreguem-nos a esses hipocritas para que eles os recebam em suas casas.
        Voces prendem e eles soltamj.Enxugar gelo não resolve o que resolve é atitude.Se a propria sociedade se deixa manipular pela inoperante e falha lei ultrapassada que so serve para punir trabalhador ou se elimina o inimigo ou sera por ele derrotado e subjugado.
        Voces tem o apoio da maioria do povo trabalhador decente deste pais.

  7. Outro fato é a necessidade de endurecer frente a narco-estados fronteiriços ao enves de sermos coniventes e ainda alimentarmos estes vermes.

  8. O que dizer da intervenção no presidio Galpão da Quinta Da Boa Vista.
    Ou se tomava a atitude que se tomou ou os presos de mais alta periculosidade da epoca fugiriam e não houve outra alternativa que não fosse o cerol geral e foram todos de ralo.
    Aqueles caras não poderiam fugir de jeito algum.
    Pesquisem a lista de bandidos de alta periculosidade que estavam nesse evento o cerol foi necessario.

    • E não digam que a operação do Galpão da Quinta da Boa Vista foi desastrosa porque não foi.Eles cumpriram ordens superiores e as mesmas eram que nenhum bandido de alta periculosidade conseguisse fugir mesmo que custasse as vidas dos refens.
      Se voce ensina a não reagir voce ensina a se subjugar e a aceitar as condições do inimigo.Se voce aceita as condições do inimigo voce abre espaços para desvios de conduta,envolvimentos e degrada o meio.
      Guerra é inferno e guerreiros são demonios mesmo e so demonios sobrevivem no inferno.
      A demagogia hipocrita so realoca e estende os problemas e nunca os resolvem e quem os resolvem são voces guerreiros.

  9. Todo policial militar do RJ é treinado no CEFAP.O NuCOE surgiu estabelecido no local onde era a antiga Invernada de Olaria e não dentro do CEFAP.

    • Receberam treinamento como todo policial militar recebe no CEFAP e depois foramk desiguinados para o local que citei antiga invernada de Olaria onde foram constituidos como NuCOE e ali treinados com instrutores da policia militar e do Exercito Brasileiro.

  10. Agora ouçam esse audio envolvendo bandidos de facções inimigas e policiais banda podre.
    O audio contem expressões de baixo calão e mostram que a ousadia te se banhar de fuzil na piscina foi apenas para afrontar facção rival por ela esta em area dominada por outra facção contraria.
    Ou se toma uma atitude realmente efetiva não so contra o narco-trafico mas tambem contra o crime organizado que envolve politicos,empresarios e policiais banda podre o qual chamamos de milicia e que envolvem inclusive outros propositos tambem ou farão realmente do Brasil um narco-estado sem lei onde nossa população de bem ja vive reclusa em celas residenciais.
    https://www.youtube.com/watch?v=9w4DtJBM2FM

    • Esses audios foram interceptados e ajuntados atravez de serviço de inteligencia.
      O serviço de interceptações de inteligencia é digno de louvor.
      Aos poucos aos trancos e barrancos com todas as dificuldades e contra todos adversos seguimos numa luta sem fim para livrarmos nosso pais de toda essa multiplicidade adversa.
      O que seria do brasil se não fossem nossos fiéis e bons guerreiros ????
      Os bons porque os maus para mim tambem são bandidos e bandido bom é bandido morto dentro de uma vala cheia de merda com a cara rasgada por aço.

    • “tomar attitude realmente efetiva nao so contra o narco-trafico mas tambem contra oo crime organizado” so em sonho. Mussoline com todo aparato policial de um pais facista totalitario, nao eliminou o crime organizado na Italia. Prendeu uns mafiosos, mao nao eliminou a Mafia. O crime organizado e parte constituinte de quase todos os paises do mundo. O goveerno norte Americano tentou acabar com a MOB e a Mafia. Nao o conseguiu e percebeu que era mais conveniente coopta-los. A MOB, a Mafia que desde 1940 operam sob protecao dos Servicos de Inteligencia dos EUA. CIA, SI da Marinha, Aeronautica e Exercito. Esses SI servem-se do crime organizado para traficarem armamentos e narcoticos. A CIA controla o trafico mundial de narcotic. No Japao o Yakuza faz parte do aparato do prorio imperador. O mesmo ocorre com a TRIAD na China, seja na Chamada China comunista, seja na China em Formosa. O mesmo ocorre na Russia, ocorre em Israel. Franca e Inglaterra. Na Franca, o maioria dos membros do seu SI sao membros da Mafia de Marselha ou Corsiga. Inglaterra, onde o trafico de narcotico sempre foi controlado pelos proprios membros da Monarquia, praticamente nao existe MOB, que seja separado dos servicos se seguranca do pais. estao totalmente integrados .Na decada de 1980, o governo ingles querendo pacificar a comunidade jamaicana, foi buscar na Jamaica membros da Mafia local para introduzirem Cocaina e craque na comunidade. Esses jamaicanos criminosos receberam visas, e foram levados em caros policiais chapa frias nas diversas comunidades negras do pais, Receberam toda protecao policial para introduzirem narcoticos e armas de fogo na comunidade. O governo ingles e mestre nessa arte. Enfim nao vejo como o Brasil, um pais mais desorganizados que esses paises que citei, possa suceder onde esses paises fracassaram, isto em eliminar o crime organizado e o trafico de narcotico. Digo mais, se alguem querer tentar eliminar o trafico de narcotico vai ter que lutar nao so contra os Dons Corleones do mundo, mas contra a CIA, o Mossada, o MI6 e o Servico Secreto frances. Nao vai ser facil.

      • Porque acabam fazendo o jogo meu camarada.
        Onde foram parar os 600 evadidos do Penhão que foram para o Alemão e la se juntaram com uns 400 ? Deveria ter la encima de 100 a 1200 homens.E vove acha que tudo o que foi apreendido e apresentado era so aquilo que la existia ? Sabe de nada inocente !
        Releia materias antigas sobre esse tema e os comentarios vera que na noite anterior a invasão do Alemão quando a tropa ja estressada aguardando ordens dos burocraticos eu alertava “os ratos estão no esgoto” e alguns deles estavam nesse momento fugindo pelo esgoto e este espaço sofreu um bloqueio que não foi possivel postar mais nada ate de manhã.
        Depois de tudo ocorrido escuta realizada pela inteligencia do Exercito e pela PF flagrou a negociações dos caras com a banda podre pra qual eles perderam muito ouro dinheiro e armamentos de ponta.
        A maior parte do armamento capturado era armamento que estava em manutenção.Onde estavam os fuzis,pistolas e metralhadoras banhadas a ouro e ate cravejadas de pedras preciosas.Melhor parar por aqui.
        Então tenha a certeza que em determinado momento Mussolini tambem fez o jogo.
        Ah esqueci de citar que as escutas constataram que muitos assim como parte do grosso armamento desceram embarcados em viaturas.
        Depois da heroica tomada pelo BOPE com a participação de nossos Fuzileiros Navais a demora na decisão do Alemão evidenciava que algo rolava por baixo dos panos.
        O hasteamento da Bandeira na caixa dagua e a fanfarronice que fizeram foi realmente de envergonhar aqueles que se doam com as proprias vidas para defenderem a nossa sociedade.

      • Todo um complexo de fuga ja havia sido montado desde a inicio das obras do governo Federal no complexo.Os bandidos determinaram onde muita coisa deveria passar e lhes foi repassado mapa minucioso de toda a rede de escoamento e de esgoto.
        Sabe de nada inocente.

  11. ATENÇÃO SENHORES EDITORES :
    O BOPE jamais teve a designação de NuCOE.
    O BOPE ou melhor o COE Compania de Operações Especiais da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro surgiu de uma unidade que chamava-se BPAE Batalhão Policia Atividades Especiais que era constituido na Antiga Invernada de Olaria.
    Este batalhão o BPAE era formado em sua maioria por ex-integrantes das Forças Armadas.
    Apos sua extinção no começo do anos 80 os integrantes restantes formaram a Compania de Operações Especiais.
    Eram voluntarios por aceitarem o serviços MAS ERAM ESCOLHIDOS A DEDO dentro do quadro da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro e completado por ex-integrantes das Forças Armadas.

    O NuCOE é uma unidade de elite dentro do Batalhão Toneleiro que engloba as unidades de elite do Corpo de Fuzileiros Navais.

    • So existem pretos e pobres nas favelas ?
      O numero de pobres não negros no Brasil é bem superior que os pretos.
      Mas agora existe a filosofia de que passou de branco preto é né !
      Morrem muitos inocentes sim infelizmente e não so da covardia policial como voce insinua.
      Mas todo aquele que agride e degrada a sociedade e pega em armas e não se rende para ser preso pelo poder do Estado e investe contra a segurança do mesmo pondo tambem em risco as vidas de outros deve ser mesmo executado sem dó e nem piedade.
      Isso é um contesto de defesa e segurança e tambem lei i9nternacional.Tirar a vida daquele que põe em risco para salvar as vidas de outros.
      Veio pra cima toma é aço por dentro da cara mesmo.
      Depois vai la chorar na Anistia Internacional.

    • Mais um babaca que considera crime ferramenta revolucionária.

      Sabe porque a caozada não gostou que a policia subiu o morro?
      Porque acabou o baile Funk na porta da casa de trabalhador ate 5 da manhã, acabou motinho roubada pra pagar de gatinho na comunidade, acabou trampo de vaporzinho do trafico, acabou gatonet, acabou maquina de lavar e mico ondas pra tia que ninguém sabe de onde veio, acabou churrascão par malandragem com carga roubada.

      E você acha que policial vem de que classe social? dazelites? Policial e povão, na verdade e pobre preto matando pobre preto, o que tem que ser quebrada a cultura do crime, e isto o que na verdade oprime e estigmatiza a maioria negra, parda das comunidades carentes.

      mas vcs querem isto? nada, o revolução precisa de martiries coitadistas, onde vemos um assalto como um malandro que dorme te meio dia roubando o bem suado de um trabalhador, vcs enxergam um
      “agente revolucionário periferico expropriando um pequeno burguês”

      E o trabalhador humilde?
      Vcs enxergam um “robozinho do sistema”

      Vá se tratar demente, ANTIFA Né? Saudades do quando eu usava a cara de punk fedorento para lustrar meu coturno no centro de SP, bons tempos. 3:)

1 Trackback / Pingback

  1. DOCUMETÁRIO BOPE 2015 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.