Vídeo: Tupolev Tu-95MS Bear

Para quem é fã dos aviões que foram símbolos da Guerra Fria ,  confira o  a uma rara oportunidade de ver um  Tupolev Tu-95MS Bear operando, com uma privilegiada visão de seu interior. Equipado com quatro motores turboélices Kuznetsov NK-12  com enormes oito pás (quatro por motor) contra-rotativas, o bombardeiro soviético sempre marcava a presença de forma explícita. Confira o ruído!

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1Vu4Uku” standard=”http://www.youtube.com/v/q-2dfEc70gU?fs=1″ vars=”ytid=q-2dfEc70gU&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4757″ /]

 

16 Comentários

    • Se Você quer vê um voando .. é só ir até o Alaska ou a Inglaterra …estes dinossauros, tem uma rota exclusiva e ininterrupta a estes dois lugares ..rsrsr…. levando muita “emoções” em suas barrigas … para aqueles que ficam no solo . 😉

  1. Que avião formidável !!!

    OFF TOPIC:

    Os prostíbulos fecharam as portas novamente, agora os abutres estão do jeito que eles gostam, sozinhos dentro do reduto destilando suas urucubacas a vontade, se achando a última bolacha do pacote !!!

    Igualmente o verme da goiaba acha a sua fruta podre a melhor coisa do mundo e não troca aquilo por nada.

    Saudações.

  2. Afirma-se que o TU-95 e seu irmão TU-142 são tão barulhentos que podem ser ouvidos pelo sonar dos submarinos da OTAN a quilômetros de distância

  3. Para assistir o Vídeo, o cara tem que colocar um abafador … show … dá uma certa ideia …. como alguém dentro dele e esse alguém depois de anos viajando nele … O quê ? … não ouvi ? … O quê … heim !! .. . 😀

  4. Fernando esta característica dos Bear era reconhecida até mesmo pelos russos:

    “A construção dessas hélices e a grande potência do motor fizeram com que o Tu-95 fosse uma das aeronaves mais barulhentas do mundo, cujo som era captado até mesmo pelos sistemas sonar de submarinos.”

    Leia a reportagem: http://gazetarussa.com.br/ciencia/2013/11/15/o_simbolo_mais_barulhento_da_guerra_fria_22825

    E olha que a fonte é russa.

    Fica a dica mesmo que eu não soubesse modelos de sonar usados pelos americanos, ingleses, franceses, suecos, dinamarqueses, etc., bastara pesquisar na net e teria acesso a uma lista completa com os modelos as capacidades etc., infelizmente a net transforma qualquer um num especialista.

    Mas já lhe afirmo não passo de um mero entusiasta.

    • Um sonar emite pulsos sonoros e atraves das ondas refletidas calcula a distancia do alvo com base na velecidade de propagação do som na agua, por isso não faz sentido nenhum, pra mim, um sonar detectar um avião.
      E no meu comentario anterior eu não me referi a vc , mas sim a quem diz que um sonar pode detectar um avião, o que não faz sentido pra min.

      • Fernando, na prática um sonar passivo poderia sim escutar o foxtrot, ja que esse tipo não emite ping e sim apenas trabalha captando as emissões, desde que o sub esteja acima da camada termal de refração e/ou reflexão acústica, em profundidade de periscópio, onde as ondas acústicas não são totalmente dispersas e distorcidas… há também o banco de dados do computador que reconheceria o avião.

  5. Fernando o sonar não apenas capta os sons decorrentes de suas emissões, mas também capta as vibrações sonaras do mar ao redor do aparelho, mesmo que estas fontes não sejam geradas pelo sonar, tanto é que a maioria dos submarinos usa seu radar de forma passiva na maior parte do tempo.

    Da mesma forma, a principal base de submarinos russos durante a Guerra Fria er a Base Naval de Murmansk, sendo que os submarinos russos para adentrar ao Oceano Atlântico obrigatoriamente tinham de navegar pelo denominado Mar da Noruega, razão pela qual a OTAN espalhou pela área uma grande quantidade de equipamentos hidroacústicos de forma captar a passagem dos submarinos russos

    Assim uma das funções dos TU-142 irmão gêmeo do TU-95 era de manter livres de submarinos as rotas usadas pelos submarinos soviéticos, sendo que diversas vezes o som de seus potentes motores era captado pelos equipamentos da OTAN.

    Iso, não quer dizer que o TU-95 ou o TU-142 sejam aviões obsoletos, ou desprezíveis de valor militar, muito pelo contrário, ambos são uma constante dor de cabeça para os estrategistas militares, já que ambos podem utilizar de misseis de cruzeiro convencionais ou nucleares e atacar seus alvos fora do alcance das defesas.

    Bem como não foram poucas vezes que os americanos foram surpreendidos com voos de bombardeiros russos por sobre navios de sua frota, ou até mesmo sobre a Ilha de Guam e outras instalações militares.

    Apenas para constar há na Rússia a previsão de somente aposentar definitivamente os BEAR em 2040, quando terão completado quase 100 anos de excelentes serviços prestados, o que demonstra a excelência do projeto, sendo ainda que um BEAR com seus quase 8.000 km de alcance pode alcançar qualquer lugar do Hemisfério Norte usando as diversas bases áreas russas, bem como os BEAR estão capacitados para operar no Ártico, o que certamente expande suas possibilidades.

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: Tupolev Tu-95MS Bear | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.