Reveja as suas fontes: Sim, você viu isso no Plano Brasil – Jacques Wagner no Iraque

E.M.Pinto

Estimados leitores.

Peço-lhes a licença para informá-los sobre boatos e “conversas de Facebook” que rodam a cerca do Plano Brasil e do seu corpo editorial.

Pois bem, como é de conhecimento de todos, este é o único espaço na internet referente aos temas, defesa, geopolítica e tecnologia militar que lhes garante o pleno direito à postagens e expressão de suas opiniões. Local o qual abre espaço para participação de leigos e especialistas em assuntos, críticos ou não do Site/Blog.

Por esta razão, nem sempre os embates e discussões são permeados por conteúdos à altura dos temas abordados e como todo e qualquer meio de comunicação, a nossa função é informá-los e trazer-lhes o que há de novidade nesse universo de temas. E como todos os demais, está sujeito a falhas e equívocos, algo que assumimos com orgulho, uma vez que sempre buscamos a melhoria, ao contrário de outros…

Por vezes e porque não dizer, mais frequentemente nos dias atuais, as informações divulgadas no site têm recebido críticas e são tratadas com desdem por uma fração do público leitor, deste e de outros meios de comunicação.

Antes de mais nada, como editor do Blog/Site quero dizer-lhes que a crítica sempre foi a nossa maior arma, pois a permitimos e, nos fortalecemos com elas. Críticas fundamentadas sempre foram bem vindas e absorvidas no PB.

Porém, ultimamente temos recebido uma chuva de agressões e comentários desnecessários contra os editores e ao Site/Blog . Para esclarecimento de todos, gostaria de deixar aqui afirmado que grande parte delas tem surgido especialmente de grupos de pessoas que estão incomodadas com o que o Plano Brasil tem divulgado.

Estas pessoas covardemente se escondem atrás de Fake names, o que por si só, já demonstra o seu grau de coragem. Essas críticas sem conteúdo, não serão absorvidas por nós do Plano Brasil, uma  vez que fixam-se em atacar pessoas e não idéias, não contribuem em nada nem mesmo para o progresso dessas pessoas que as proferem.

Ademais, demonstram apenas o estado de incomodo e despreparo de alguns grupos que se auto intitulam “especialistas” nos assuntos, mas que mesmo tendo aqui a possibilidade de refutá-los, apontar  falhas e esclarecê-las, não o fazem e só nos confirmam a certeza que temos, tratam-se de pessoas de má fé, má índole e vazias dos conteúdos os quais tanto necessitam defender serem “especialistas”.

Pois bem, o mais recente e infundado ato dentre muitos, foi interpelado ao colunista e Jornalista Roberto Lopes, cuja coluna (INSIDER) criada recentemente, lhe confere o direito pleno de expressar e publicar seus artigos e notícias sem nenhuma inferência ou influência do pensamento ou mesmo concordância dos Editores do Site.

Tanto o INSIDER, como qualquer espaço do site é livre e de responsabilidade dos seus autores, o Plano Brasil não os limita ou interfere em suas publicações. Todo o seu conteúdo é de livre expressão e especificamente ao ato de provocação ao R. Lopes, este foi acusado nas mídias de inventar matérias tal como a do furo da visita do Ministro Jacques Wagner ao Iraque, o que incomodou muita gente, como era de se esperar e este não foi o único fato isolado.

A Matéria foi criticada e escrachada por muitos, porém como nossos leitores agora veem, após publicar exclusivamente e em primeira mão o conteúdo em português, o PB e o INSIDER sofreram inúmeros ataques de comentários que foram sumariamente excluídos sem prévio aviso por se tratarem de conteúdo de baixo calão e vazios de argumentos.

Para os nossos leitores, a quem verdadeiramente temos o compromisso de informar, honramos aqui o nosso compromisso, não queremos seguidores, não estimulamos doutrinações ou promovemos filiações. Abstenham o que quiserem e refutem o que não quiserem.

Aproveito para lhes enviar o vídeo da visita, tirem suas próprias conclusões a respeito das razões pelas quais estes ataques andam ocorrendo. Pois, nos dias 11 e 12 de Agosto de 2015, o Ministro da Defesa, Jacques Wagner, em retribuição a um convite feito pelo Ministro da Defesa Iraquiano, esteve em Bagdá em visita protocolar e de promoção comercial. Tal como foi noticiado no INSIDER em primeira mão, assim como em inúmeras outras matérias que temos publicado desde a existência do PB.

Aos que pensam que estes ataques nos incomodam, saibam que assim como as verdadeiras críticas, esses atos apenas nos fortalecem e nos impulsionam a seguirmos o nosso caminho rumo aos nossos objetivos. Deixo a vocês o desafio, apresentem algo melhor e percam seus tempos fazendo algo de útil, pois o nosso não será perdido com vocês.

Tenho dito.

Edilson Moura Pinto

73 Comentários

  1. Continue seu ótimo trabalho Edilson, esses ataques apenas mostram que seu trabalho está sendo muito bem feito.

  2. Caro, continuarei como fiel leitor de seu site. Até onde entendo escolhemos os canais de comunicação que queremos nos informar. Graças à internet podemos fazer essas escolhas. Continue mantendo o nível elevado dos comentários e matérias publicadas.

  3. Edilson, Conheço o conteúdo e a seriedade sua e de seus colaboradores. O problema é que tem certas pessoas que não aceitam o sucesso e a felicidade de outras… Pior é que este tipo de gente gosta de se arvorar de “senhor da verdade”… Dito isso, meu amigo, recomendo obedecer a quela frase que comumente ouvimos no GPS: – Siga em frente… A gente só deve confiar e temer “aquele” que até o vento e o mar lhe obedecem… Abraço e sucesso!

  4. vou ser curto, grosso e direto:

    “O termómetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes”

    Salvador Dalí

      • Auto respeito é o fruto da disciplina……O senso de dignidade cresce com a capacidade de dizer para si “não”…..

    • Estas pessoas covardemente se escondem atrás de Fake names, o que por si só, já demonstra o seu grau de coragem. Essas críticas sem conteúdo, não serão absorvidas por nós do Plano Brasil, uma vez que fixam-se em atacar pessoas e não idéias, não contribuem em nada nem mesmo para o progresso dessas pessoas que as proferem.

      • “David Bowman
        19 de agosto de 2015 at 14:45

        Estas pessoas covardemente se escondem atrás de Fake names, o que por si só, já demonstra o seu grau de coragem. Essas críticas sem conteúdo, não serão absorvidas por nós do Plano Brasil, uma vez que fixam-se em atacar pessoas e não idéias, não contribuem em nada nem mesmo para o progresso dessas pessoas que as proferem.”

        As Regras da Desinformação: Conheça 15 Maneiras de Suprimir a Verdade

        Construído em cima das “Treze Técnicas para Suprimir a Verdade” de David Martin a lista que se segue pode ser útil para o iniciado no mundo de verdades veladas e meias verdades, mentiras e supressão da verdade, que acontecem quando crimes graves são discutidos em fóruns públicos….Isto infelizmente inclui todos os meios de comunicação de hoje em dia que são as maiores fontes de desinformação….Sempre que o crime envolver uma conspiração ou uma conspiração para encobrir um crime haverá invariavelmente uma campanha de desinformação lançada contra aqueles que procuram descobrir e expor a verdade e/ou conspiração…..

        Os artistas da desinformação e aqueles que os controlam (aqueles que irão sofrer se o crime for resolvido) devem procurar evitar um exame completo e racional de qualquer cadeia de provas que fosse incriminá-los…Uma vez que fatos e verdades raramente caem por conta própria eles devem ser superados com mentiras e enganos….Aqueles que são profissionais na arte da mentira e do engano como a comunidade de inteligência, as autoridades governamentais e obviamente a mídia corporativa, tendem a aplicar neste processo ferramentas razoavelmente bem definidas e observadas…No entanto o público em geral não é bem armado contra essas armas e é muitas vezes facilmente enganado por essas táticas…..Surpreendentemente nem os meios de comunicação nem as autoridades legais foram treinados para lidar com estas questões….Na maior parte do tempo apenas os desinformantes compreendem as regras do jogo:

        1. Não ouça o mal, não veja o mal, não fale do mal.

        Independentemente do que você sabe, não discuta, especialmente se você é uma figura pública, âncora de TV, etc. Se você não for informado é porque não aconteceu, e você nunca terá que lidar com os problemas.

        2. Torne-se incrédulo e indignado.

        Evite discutir os principais problemas e ao invés foque em questões laterais que podem ser utilizadas para mostrar o tema como sendo crítico de algum grupo ou tema intocável. Este método é também é conhecido como o “Como você se atreve!”.

        3. Crie boateiros.

        Evite discutir os problemas, descrevendo todas as acusações, independentemente das provas, como meros rumores e acusações selvagens. Outros termos depreciativos mutuamente exclusivos da verdade podem funcionar muito bem. Este método funciona especialmente bem com a silenciosa imprensa, porque a única maneira que o público poderá conhecer os fatos são através destes “boatos incertos”. Se você puder associar o material com a Internet, use isto para certificar a acusação como uma “fofoca” que não pode ter base na realidade.

        4. Use um “espantalho”.

        Ache ou crie um elemento do argumento de seu oponente que você possa facilmente derrubar para você se sair bem e o seu adversário ficar em uma posição desfavorável. Ou então crie um problema que você possa implicar com segurança que exista com base na sua interpretação do adversário, nos argumentos do adversário ou da situação, ou então selecione o aspecto mais fraco das acusações mais fracas. Amplifique o seu significado e as destrua de uma forma que pareça desmentir todas as acusações, reais e as fabricada, enquanto na verdade evita a discussão das questões reais.

        5. Desvie os adversários através de xingamentos e ridicularização.

        Isso também é conhecido como o estratagema do “ataque ao mensageiro” , embora outros métodos qualifiquem como variantes dessa abordagem. Associe adversários com títulos impopulares, como “malucos”, “de direita”, “liberal”, “esquerda”, “terroristas”, “teóricos da conspiração”, “radicais”, “milícias”, “racistas”, “religiosos fanáticos “, “drogados”, “desviados sexuais”, e assim por diante. Isso faz com que outros removam o seu apoio com medo de receber o mesmo rótulo, e assim você evita lidar com os problemas.

        6. Bata e Corra.

        Em qualquer fórum público, faça um breve ataque ao seu oponente ou a posição de adversário e em seguida pule fora antes de que uma resposta possa ser dada, ou simplesmente ignore qualquer resposta. Isso funciona muito bem em ambientes de internet e em cartas ao editor, onde um fluxo constante de novas identidades podem ser utilizadas sem ter que explicar o raciocínio crítico – simplesmente faça uma acusação ou outro ataque, nunca discutindo as questões, e nunca respondendo a qualquer resposta posterior, por que isto dignificaria o ponto de vista do oponente.

        7. Questione os motivos.

        Distorça ou amplifique qualquer fato que possa insinuar que o adversário opera a partir de uma agenda oculta pessoal ou esteja sendo tendencioso de qualquer outra forma. Isso evita discutir as questões e força o acusador a ficar na defensiva.

        8. Invoque autoridade.

        Reivindique para si mesmo autoridade ou se associe com autoridade e apresente seu argumento com o “jargão” ou “minúcias” o suficiente para ilustrar que você é “quem sabe”, e simplesmente diga que não é assim, sem discutir as questões ou demonstrar concretamente o porquê ou citar fontes.

        9. Banque o idiota.

        Não importa o argumento de que a evidência ou lógica é oferecido, evite discutir questões negando que elas têm qualquer credibilidade, fazem qualquer sentido, fornecem qualquer prova, contém ou esclarecem uma questão, tem lógica, ou dão apoio a uma conclusão. Misture bem para ter o máximo efeito.

        10. Associe as acusações do adversário com notícias antigas.

        Normalmente um derivado da estratégia do “espantalho”, em qualquer assunto de grande escala e alta visibilidade, alguém irá fazer acusações no início que podem ser ou já foram resolvidos facilmente. Se futuras acusações forem previsíveis, faça o seu lado levantar uma questão “espantalho” e a trate no início, como parte dos planos de contingência. As acusações subseqüentes, independentemente da validade ou mesmo que cubram novas descobertas, elas geralmente podem ser associadas com a acusação inicial e refutadas como sendo uma simples repetição que pode ser refutada sem a necessidade de abordar as questões atuais – ainda melhor quando o adversário está ou esteve envolvido com a fonte original.

        11. Estabeleça posições onde você possa retroceder.

        Usando uma questão ou elemento menos importante dos fatos, aja com classe “confesse” com franqueza que algum erro inocente, em retrospecto, foi feito, mas que os adversários aproveitaram a oportunidade para colocar tudo fora de proporção e implicam criminalidades maiores que, simplesmente “não é assim.” Outros podem reforçar isto em seu nome mais tarde. Feito corretamente, isso pode angariar a simpatia e o respeito de “jogar limpo” e “reconhecer” os seus erros, sem abordar as questões mais graves.

        12. Enigmas não têm solução.

        Inspirando-se na cadeia de eventos em torno do crime e da multiplicidade de participantes e eventos, pinte todo o assunto como muito complexo para ser resolvido. Isso faz com que aqueles que acompanhem o assunto comecem a perder o interesse mais rapidamente sem ter que resolver os problemas reais.

        13. Lógica da “Alice no País das Maravilhas”.

        Evite o debate das questões raciocinando de trás para a frente com uma aparente lógica dedutiva de uma forma que deixe de fora qualquer fato material real.

        14. Exija soluções completas.

        Evite as questões exigindo de seus opositores a resolução do crime atual completamente, um truque que funciona melhor para itens que qualifiquem-se para a regra 10 (Associe as acusações do adversário com notícias antigas).

        15. Encaixe os fatos em conclusões alternativas.
        Isto requer um pensamento criativo, a menos que o crime tenha sido planejado com conclusões de contingência.

  5. Prezado Edilson Moura Pinto, saudações.

    Acompanho o Plano Brasil assim como outros sites nacionais e internacionais observando e cruzando noticiais. Todos o veículos, que inclui os mantidos por entusiastas e amadores, possuem inegáveis qualidades e contribuem como formadores de opinião e vetores de estimulo ao debate e o interesse pelo tema defesa.
    Em relação a coluna INSIDER acredito que o desconforto em relação ao articulista ocorra em função aparente da necessidade do mesmo de ”produzir furos” em uma corrida contra outros sites (corrida esta que de fato deve existir somente na imaginação do Sr. Roberto Lopes). Também e lamentável que o referido cidadão escreva sobre a Marinha do Brasil como se tomasse cafezinho todos os dias no Almirantado. Quem conhece a Instituição sabe da ogeriza que seu nome causa em alguns setores da mesma.
    Claro que e compreensível que um jornalista com o curriculum do Sr. Roberto Lopes se sinta frustrado por ter que escrever em sites de qualidade duvidosa, caso do Poder Naval, não ser convidado para eventos pelas FFAA’s e não possuir credibilidade entre a BID, Talvez estar no PB possa ser o resgate de seu brilho, mas para isso e preciso calçar as ”sandálias da humildade”.
    Em relação ao ”furo” da visita do JW ao Iraque a mesma consta da agenda oficial do ministro divulgada pelo MD.
    Em relação aos leitores do PB todo o tempo dos mesmos e útil e deve ser respeitado. Este respeito a opinião e ao tempo que cada um leva na leitura e na elaboração de um texto, mesmo que seu conteúdo não seja agradável a quem se refere, e separa o amador do profissional ou seja ” o joio do trigo”.
    Parabéns e sucesso ao Plano Brasil.

    Sinceramente,

    Ricardo Rademacker

  6. Eu sou leitor do PB há muito tempo, e posso afirma que o blog é o mais democrático de todos que tratam do assunto defesa,aqui nós brigamos,discutimos sem censura, ou seja somos livres para debater,mas uma coisa é discordar outra é caluniar,e sei que o PB pode até cometer erros como todos cometem,mas inventar mentiras isso não !

  7. No Brasil há expressão popular que cabe muito bem nessa matéria. Pena que eu não me lembre bem, só sei que fala de uma cobra e um pau 🙂

  8. “Porém, ultimamente temos recebido uma chuva de agressões e comentários desnecessários contra os editores e ao Site/Blog ”

    Mentes Brilhantes Descutem Ideias…Mentes Medianas Descutem Eventos E Fatos……Mentes Pequenas Discutem Pessoas…..

    Transforme as pedras que atiram em você nas pedras de sua escada… 😉

  9. A matéria original vem ilustrada com uma foto de Jacques Wagner com o ministro iraquiano, no Iraque, por isto caso julguei a matéria, pelo menos a visita, procedente desde o início…

  10. Edilson,
    Eu certamente não concordo com tudo o que vocês publicam, e já afirmei isso aqui algumas vezes. O Roberto Lopes é uma pessoa de personalidade forte e está no mercado há bastante tempo para saber que o meio não precisa do seu estrelismo. Ao contrário, por sua vez, seu profissionalismo é muito bem vindo. Se existe resistência ao nobre jornalista, isso fica por conta de seu narcisismo. Quando ele quer ser bom, ele é muito bom. Sobre a visita de Wagner ao Iraque, não vejo qualquer equívoco cometido na matéria. Como eu falei antes, o problema que que o Roberto já blefou tanto que hoje em dia tudo o que ele escreve é visto com desconfiança. Quem sabe aqui no Plano Brazil ele acerte o rumo.

  11. Inclusive tem 2 comentaristas assíduos aqui do Blog que adoram ir a outros canais ficar fazendo troça do BLOG, o nome deles todos aqui já sabem inclusive recentemente mudaram o seu Nick name, achando que passariam despercebidos dos nossos olhos

    • Tiroleza é um nick falso, por exemplo.
      Feito por implicância com o Tireless.

      E todos estão vendo, não está enganando ninguém…

      Não se preocupe, os editores sabem quem é quem aqui.
      A gente sabe reconhecer as pessoas, mentira tem perna curta.

  12. Sobre o Sr. RL a última matéria não tem que tirar nem por do que foi escrito. E NESSA eu discordo da posição do governo, pois se querem realmente ajudar a combater o ISIS essas armas tem que ser vendidas ao Irã ou Síria, e não aos incompetentes iraquianos.
    Sobre as 2 matérias sobre a compra do Sirocco acho que ele mandou mal

  13. pinto , o roberto criou para si essa imagem e dps q si misturo com aquela genti do poder naval , soh pioro . quau a nessecidade de criar artigos q c mostrao falsos ? qr exemplo ? as contantes compras de avioes pela argentinma , q todo mundo veh q eh fake ! e vc nao pode quere c serio dando espaco a uns loco q soh veem aqi pra falar mal dos USA , como ese loco do sorriso loco !

  14. Sou leitor do PB assim como de outros sites relacionados ao tema, sendo este o meu preferido, e estou pouco ligando para opiniões ou críticas exacerbadas. Ninguém chuta cachorro morto.

  15. Continuem assim adms. do PB Se estão atacando quer dizer que estes estão descontentes com as verdades aqui ditas.Pode até haver algum erro..normal somos humanos e erramos …porem este é um site democratico (de verdade).

  16. eu já pensoda seguinte forma ,não tenho facebook nem sei o que estão escrevendo por la

    mas aqui no site não vi ninguém desacreditando da matéria sobre o ministro da defesa Jaques wagner ter isso ido ao iraque

    aqui no site não vi ,mas como não acompanho o facebook não sei o que escreveram

    o facebook é um lugar que tem muito zepovinho

    existem diversos outros apps que a pessoa pode usar no sentido de uma rede social mais equilibrada

    o plano brasil esta de parabéns ,consegue varias matérias interessantes

    sobre o autor inside também não tenho nada contra ,apenas ele tenta colocar títulos de matérias com intuito chamativo

    mas as fotos sempre de qualidade e vai atrás da noticia

    sobre a democracia do site um dos melhores que já conheci .

    nota 10

    vamos pensar da seguinte forma os sites de defesa e seus editores não podem entrar no mérito de desunidos
    e sim lutar para o assunto defesa seja mais difundido

    e não entrarem em farpas entre eles mesmos
    antes não existiam quase nenhum

    e hoje tem e eles parecem que criticar um ao outro

    dividir para conquistar

    os sites tem que ser unidos ou pelo menos não se criticarem

    deixa isso para as pessoas que comentam nos sites não os editores entrarem em desentendimento

    mas valeu pelo editores do plano brasil nos deixarem a par do que acontece nas entrelinhas
    e com certeza o facebook é o lugar certo para a pessoa se enforcar na corda da liberdade

  17. Caro editor, “os cães ladram e a caravana passa”. O trabalho está correto, o conteúdo é relevante e todas projeções são pertinentes. O Plano Brasil, é o melhor, não tem rabo preso com ninguém e não puxa o saco de autoridades como outros sites. Como sugestão proponho que os comentaristas que postam palavrões ou textos sem conteúdo (flood) sejam impedidos de postar.
    Abraço

  18. Grande PB!! 🙂

    Parabéns à toda equipe do Plano Brazil e continuem firme no trabalho de vocês.

    Abraço e sucesso a todos.

  19. Parabéns pelo trabalho realizado, principalmente, por conseguir manter um espaço democrático e de diálogo.

    Que possamos contribuir para um Brasil mais forte e soberano.

  20. Prezado Edilson Moura, julgo como oportunos e importantes os esclarecimentos por você apresentados. Sirvo-me ainda da ocasião para deixar registrado que tanto os espaços críticos democrático criado por você e por outros congêneres para tratar de tão importantes e atrativos temas relacionados a defesa social e nacional, dentre outros, merecem ser ocupados com opiniões serenas e com a seriedade necessárias a formação ou complementação cultural dos seus seguidores.

  21. A temperança do Plano Brasil é um dos pontos que me fazem seguir e defender esse espaço a ponto de ajudar a difundindo, mesmo que seja como testemunha BA de suas boas reportagens e publicações.
    A única coisa que posso dizer é parabéns, parabéns aos editores, inclusive ao novo editor ROBERTO LOPES, que mesmo diante da falta de ética e respeito de alguns continua fazendo o que acredita ser o certo e mesmo tendo minhas divergências quanto a alguns assuntos reconheço sua autoridade e conhecimento no assunto de defesa, e como diz os escritos sagrados “dai honra a quem merece honra”. Quanto ao see mais editores alicerces desse espaço tenho muito a agradecer pelos acréscimos de conhecimento em diversas áreas, aprendi muito neste espaço, culpa de vcs rsrs.
    Parabéns ao PB, sucesso e prosperidade.

    • E desde já, queria amaldiçoar meu corretor ortográfico e o dos demais comentaristas que sempre se irritam como eu em ver nossos comentários borrados de coisas sem sentido rsrs.

  22. É de se compreender. Muito obrigado por sua dedicação e esmero, li a matéria citada à mim me pareceu normal. Grato Generson de Gois haSefaradí.

  23. Caro Edilson, este é o site mais democrático da net, pois nele opinam pessoas que entende de defesa e leigo também, é um site aberto a todos, e não a um grupo fechado, ideias são debatidas, algumas mais calorosas que outas, mais somente nas opiniões, nada pessoal. Só atiram padras em arvores que dão frutos, e pelo visto a sua está carregada! Parabéns pelo trabalho de todos que fazem este espaço acontecer, é uma honra poder postar minhas ideias por aqui, um abraço a todos, cabeça erguida, e vida que segue.

  24. Essa coisa do facebook é bem chata. Tem uma meia dúzia de eminências pardas lideradas por um tal de professor que tem um grupo que o que eles fazem a falar mau das pessoas. Toda a intriga que existe no meio sai dali. Falam mau de todo mundo e acham no direito de julgar quem presta ou não. A existência desse grupo não é segredo p ninguém. Enquanto tiver plateia p esse tipo de coisa, vai ter intriga entre as pessoas.

    Voltando a falar sobre o Roberto Lopes, como já disse antes, quando ele quer ele sabe ser bom, mas as pessoas já tão cansadas dele. Tinha q ter visto isso antes né?

  25. senhores editores a base/o fundamental é sempre manter a humildade e a simplicidade….não se deixar levar pelo o sucesso e passar a se perder pelo o ego, narcisismo e soberba…valorizar e respeitar quem valoriza e respeita o trabalho de vcs….todo e qualquer leitor/participante de seu blog….pois é um vicio/mania que existe neste pais que sempre que alguém faz sucesso ou sobe de alguma forma na vida o nariz empina…fica abusado……e o egocentrismo, a prepotência, o narcisismo e a soberba se instalam e tomam conta….

    • e quando digo todo e qualquer leitor/participante de seu blog…me refiro a todo e qualquer leitor/participante que valoriza e respeita vcs…que valoriza e respeita o trabalho de vcs editores…não importa se o indivíduo as vezes fuja um pouco da conduta ou que comente “bobagens”…porque ele valoriza e respeita vcs….valoriza e respeita o trabalho de vcs….e valorizar e respeitar quem se importa e valoriza vcs é se valorizar…se respeitar…se dar aos respeito…ao contrario de quem só valoriza/se importa com os outros…este é o grande problema deste pais…este é o problema central deste pais…esta é a raiz/origem de todos os problemas deste pais…o viralatismo latino americano…e eu não me canso de dizer isso…jamais me cansarei…a maioria desta gente desse pais se importa sempre mais com os outros de com os seus….sempre valorizam e se importam só com os outros e nunca com os seus….

      veja por exemplo o forista Deagol…ele só comenta bobagens por aqui….mas é um cara legal…ele é meu amigo….eu gosto de debater/discutir com ele aqui…

  26. Edilson,

    Eu sou só um leigo e estou a pouco tempo acompanhando os eu trabalho… o site é ótimo, vejo que você se esforça bastante para fazer postagens muito boas mas vou ser sincero para você meu camarada, acho que você deveria cobrar da galera que posta aqui para melhorar um pouco o nível das discussões, inclusive de mim se for o caso, pois o site acaba perdendo um pouco da credibilidade devido as muitas imbecilidades que eu já vi sendo discutidas aqui sem qualquer intervenção da moderação de sua parte, nessa parte você peca, não me leve a mal parceiro, eu pelo menos tento não entrar em discussões tolas e procuro colaborar o máximo possível nas postagens com comentários com informações adicionais e técnicas para enriquecer o tópico para outros leitores que venham a seguir, e continuarei fazendo isso, mas vejo muitos outros que só esculhambam os comentários literalmente estragando toda a postagem e desconstruindo o que poderia ser um bom debate… acho que você deveria ficar mais atento a isso.

    Valeu Edilson.

  27. “….especificamente ao ato de provocação ao R. Lopes, este foi acusado nas mídias de inventar matérias tal como a do furo da visita do Ministro Jacques Wagner ao Iraque, o que incomodou muita gente…”
    ——————————-

    Bem, em relação a ser um “furo”, discordo, pois como já observou o Ricardo Rademacker em “19 de agosto de 2015 at 13:44”:

    “…a visita do JW ao Iraque a mesma consta da agenda oficial do ministro divulgada pelo MD”

    Sendo que o Ministério da Defesa informou sobre a visita justamente em 17/08, mesmo dia que o Sr. Lopez publicou a noticia aqui no PB às 20:01.

    Más isto não tira o mérito de sua matéria, que traz informações sobre a visita que não foram disponibilizadas pelo MD.

    Agora, só o tempo dirá se a “fonte” do jornalista dentro do Ministério da Defesa disponibiliza informações fidedignas…

  28. PARABÉNS PLANO BRASIL….!!!! …. vocês que fazem o plano brasil estão de PARABÉNS .. 😀 😀 😀

  29. Ola Edson acompanho o Plano Brasil a anos e o que posso afirmar é que este é um dos únicos locais onde podemos expressar nossas opiniões e refutar aquilo que achamos incorreto.Isso nos faz ler não somente as matérias mas também os comentários dos leitores.Em alguns outros locais se torna impossível ler comentários por motivos vários aqui conhecem.
    CONTINUEM COM O BOM TRABALHO!!!

  30. Essa coisa de furo e exclusivo não é única do Roberto Lopes. Aqui no PB eles usam muito esses termos. Me lembro quando eles anunciaram o furo da venda do JF-17 p Nigéria, que até hoje não se confirmou. Teve um assunto de um drone chines essa semana, que foi noticiado como exclusivo do PB. Como é exclusivo se o assunto está na internet, em outros sites. Pode até ser exclusivo no Brasil, porque ninguém se interessou em divulgar isso. É importante o PB continuar divulgando essas coisas que ninguém divulga, pra mim, esse é o grande diferencial do site.

    O colega Topol disse uma grande verdade sobre o nível dos comentários. Esse tipo de coisa prejudica muito a credibilidade de todo o conjunto. Creio que o exemplo pode partir de vcs. Sendo mais seletivo com o que vcs publicam, filtrando as loucuras divulgadas na internet como se fossem verdade, e cuidando para que os comentaristas melhorassem o nível. Seria uma boa prática acabar com essa conversa fiada de “furo” e “exclusivo”. Isso não se aplica ao que é publicado aqui, pois na internet se acha a mesma informação em outras fontes. Por isso os leitores de bom senso se cansam, e os loucos começam a fazer as tais críticas.

  31. Parabéns ao Plano Brasil: que excessos sejam corrigidos e que se continue o espaço mais democrático da área militar na internet.

  32. Salve EM;

    Acompanho/frequento o PB há muito tempo, provavelmente desde o início e o considero o melhor espaço para se debater/informar.

    Mesmo as discussões mais acaloradas ou a zoação/tiração de sarro funcionam bem. Às vezes não acrescentam nada mais dou muita rizada, me divirto mesmo, e, não vejo de que forma isso tira a credibilidade do PB, no máximo tira a credibilidade de quem postou. Por isso, sou a favor da liberdade de expressão encontrada aqui.

    O mesmo espaço encontrado pelo patriota também existe para o apátrida e os embates são muito bons (rsrsrsrsrsrsrs).

    Parabéns ao PB, eu, sou um leigo civil que se interessou pelo tema defesa graças ás matérias postadas aqui neste espaço e as utilizo como fonte de informação à muitos dos que me cercam.

    Grande abraço a todos.

    VAndrade;

  33. Edilson.
    Voce
    é o unico na blogosfera do genero que não tem constrangimento de se expressar humilde e ate reconhecer erros.
    A tua cara sempre foi a cara do PB e invejosos sempre houveram e sempre haverão.
    Quanto ao editor em questão eu não conhecia seu trabalho em outros espaços.Mas percebo que no rastro dele vieram muitos contra ele e ele ainda contribuiu um pouco com algumas materias contendo um pouco de ideologismo o que sempre repudiamos aqui.
    Ai juntou o util ao agradavel não so para os invejosos mas para muitos aqui que não curtem ideologismos.
    Nossa diferença dos demais espaços sempre foi a tolerancia e a multiplicidade o que sempre nos diferenciou das CONFRARIAS que são a maioria dos outros espaços do genero.

  34. Edilson, o PB é muito bom, mas precisa de uma aparência mais profissional. Creio que se o site parecesse mais sério, na aparência mesmo, ele causaria uma impressão melhor nos leitores e as questões sobre veracidade do conteúdo diminuiriam. Também acho que os posts de diferentes editores deveriam ser mais homogêneos, poderia haver um padrão de postagem. A fonte de alguns posts também são bem questionáveis, fazer referência a blogues obscuros apenas prejudica a credibilidade do PB.

    • “Belgrano
      21 de agosto de 2015 at 19:53”

      ou seja/resumindo ….vc quer que o blog não seja imparcial e independente e que siga a mesma “linha editorial”/cartilha que a concorrência né…… 😀

      • Não. Como o sr. chegou a essa conclusão? Pelo “padrão de postagem”? Se foi, o que quero dizer é que posts de editores diferentes deveriam ser estruturados da mesma forma; acho que poderia haver um modelo para a assinatura do editor, para as tags do post, para citação de fonte externa etc.

      • Perderia de cara a nossa cara meu caro.sempre fomos diferentes dos outros e por isso as confrarias desdenham e nos invejam.
        O PB é o que ele é e todo aquele que aceita vir pra ca deve compreender e aceitar nossas diversidades.
        Aquele papinho de que um mundo multipolar é inconsebivel e inaceitavel e que o mundo deve mesmo permanecer unipolar cabe so mesmo na cabeça de um Willian Waak da vida.

      • to take seriously someone who uses the image of a thug and has the nickname the meaning of the purest Trolling ???

      • ““David Bowman
        19 de agosto de 2015 at 14:54

        vc nao pode quere c serio dando espaco a uns loco q soh veem aqi pra falar mal dos USA , como ese loco do sorriso loco !””

        Os loucos as vezes se curam…..Os imbecis nunca….. Oscar Wilde….

  35. Caro Edilson nosso PB é sem dúvida um dos melhores, o mais democrático e tolerante. Parabéns pelo trabalho, um abraço.

  36. Sumido mas não morrido,

    Um grande abraço a todos… Administradores, a velha guarda Pesito, Maluquete etc, e aos mais novos comentaristas.

    Furo de reportagem, ou até meio furo, sempre causa inveja de doer na concorrência, normal até.

    Quanto a Facebook, Sap Sap, Twitter, instagram, ninguém que realmente tenha o que fazer perde tempo com essas redes sociais, nas quais os conectados se abrem para o mundo (óhh!) e se fecham para o ser humano do lado; a pessoa tem cem mil amigos-seguidores virtuais e nenhum em carne e osso.
    Claro que há empresas e gente séria com páginas no Face, porém não faço parte e me contento com a internet trivial pura e simplesmente.
    Mesmo porque não concordo em ter arquivos e agendas pessoais devassadas por esses aplicativos sem minha autorização.

    O PB está muito acima de qualquer picuinha abestada que circule por essas redes sociais (ou seriam na verdade antissociais?).

    Não tenho mais comentado, ainda estou cheio de tarefas particulares, mas seguidamente frequento esta democrática e informativa casa para ler as ótimas matérias produzidas e seus comentários.


    PS: Grande Pesito me mudei, agora estou a cerca de 2km da Indianopolis… te cuida, não vem fazer traquinagem por aqui, tou de olho! rsrsrs!


    Saudações!

    • kkk abandonou a vizinhança da indianopolis .

      então o facebook é um exemplo de rede social que faz experiências psicológicas nas pessoas e todos que tem ele assinaram o termo ,aquele que ninguém para para ler

      nos estados unidos tem processo em cima dessa rede justamente pela populaçao se sentir uma cobaia

      eu também não uso esse app

      mas uso outros menos badalados mas com muita tecnologia dentro deles é so procurar

      valeu BR

  37. Edilson Moura Pinto.

    Tenho contato com alguns editores no Facebook e nunca recebi nenhum tipo de mensagem ou convite com a finalidade de prejudicar ou desqualificar o PlanoBrazil.

    Criticamos sim o Sputnik e muitos de seus leitores, não todos.
    Mais ou menos o que já escrevi aqui outras vezes.

    Nunca chegou até mim qualquer tentativa de prejudicar ou sabotar o PB.
    Minha opinião sobre seu trabalho já foi explicada por e-mail meses atrás.

    Infelizmente, ALGUNS comentaristas trazem grande prejuízo.

    Já foram feitas críticas ao PB, mas foram pontuais e sem forma organizada para prejudicar ou destruir. As críticas mais severas que vi vieram de minha parte e são aquelas a que todos tiveram acesso.

    Nunca fui procurado por ninguém com a intenção de prejudicar seu trabalho, inclusive as pouca vezes que conversei com outros editores no Facebook, por e-mail, e outro meios particulares o PlanoBrazil jamais foi mencionado.

    Tenho evitado este espaço, pois essas brigas não trazem benefício a ninguém e alguns (5 ou 6) insistem no erro e na falta de compromisso com a verdade.
    Nada contra os editores além de questões pontuais.

    Tudo o que foi dito e chegou ao meu alcance foi dito em espaços abertos para todos verem.

    Fora da questão Sputnk e trolagem, nada chegou até nós.
    Minha opinião já foi dita por e-mail tempos atrás.

    Abraço!

    • Nas poucas vezes em que conversamos seu ponto de vista foi parecido com o meu, o que me trouxe grande satisfação. Jamais contribuirei para qualquer tipo de jogo nas sombras, aliás nunca vi nada disso em relação a qualquer blog.

      Tens os meus emails para qualquer esclarecimento.

      Saudações.

    • A vMarréquinha da Lagoa dos cPatos bateu em retirada e voou kkk E agora mudou de nickname e qual sera sua nova sutileza lagartix pois embora tente a todo instante se camaleão e adaptar-se ao meio ambiente e tirar vantagem da camuflagem sempre deixa o toinzinhu na reta.

    • “JPC3
      23 de agosto de 2015 at 0:53”

      mas quanta falta de alegria na vida senhor Deagol…tira a maldade do coração…. hihihihihihi….hehehehe…. 😀 DP

  38. Parabéns Edilson pelo espaço democrático de verdade que se tem por aqui, deixe que reclamem, no fim é só inveja ou não aguentam debater ideias mesmo!

    Valeu!

  39. no minino os comentarios vazios d argumentos e criticas contra o governo pt vao acontecer amigo PB. sao pessoas q tem implicancia ao governo pelas conquistas sociais e pelo q faz as nossas forças armadas mesmo sobre crise politica e mais a midia. psdb quebrou o Brasil, quebrou nossas forças armadas, so atrasou a petrobras etc… nao reconhecer o q o governo faz so pq se tem implicancia é perigoso. Gosto do teu site e visito diariamente abraços meu, teu amigo do parana…

    • Aqui nem ligamos para os que gostam e os que não gostam do governo.Na verdade não gostamos de nenhum deles e nos importamos somente com a autosuficiencia Brasileira independente de corrente politica no poder.
      Aqui tratamos de assuntos militares e correlacionados somente.

1 Trackback / Pingback

  1. Reveja suas fontes: Sim, você viu isso no Plano Brasil – Jacques Wagner no Iraque | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.