Síria recebe seis caças Mig 31

MiG-31E.M.Pinto

Em cumprimento ao acordo assinado em 2007 entre a Rússia e a Síria, na manhã de domingo, 16 de Agosto de 2015, chegaram ao solo Sírio em Damasco, seis aeronaves Mig 31 de um lote total de oito caças encomendados.

Nesse exato momento, a Rússia está pressionando as nações por uma ampla coalizão internacional na luta contra o auto proclamado “Estado Islâmico”, que se instalou e reclama territórios o Iraque e Síria.

O fornecimento dos caças ao governo de Damasco sinaliza um novo posicionamento da Rússia em relação ao conflito, que se alastra a quase meia década na Síria. O Ministro dos Negócios Estrangeiros  (Relações exteriores) russo, Sergei Lavrov, recebeu hoje o seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif para dar início aos diálogos sobre a questão que deve envolver uma participação russa mais enfática e presente na luta contra a expansão e pela extinção do grupo extremista  Islâmico.Mig 31

As aeronaves fornecidas ao estado Sírio não desequilibram o poder aéreo regional e é previsível que apenas sustentem a capacidade de defesa aérea combalida pela perda de bases aéreas importantes.

O Mikoyan MiG-31, Foxhound é um interceptor supersônico desenvolvido para as forças aéreas soviéticas. A aeronave foi projetada pelo departamento do projeto Mikoyan como um substituto para o MiG-25 “Foxbat” do qual herda inúmeras características. O caça possui a distinção de ser considerado o avião de combate mais rápido do mundo e o que voa mais alto.

Não se tem informações se as aeronaves cedidas a Síria sofreram algum tipo de atualização tal como os modelos que estão retornando a ativa na Força Aérea Russa, porém, o simples fato da entrega das aeronaves ocorrer neste momento, indica que de uma certa forma, Moscou parece declinar da posição de neutralidade frente ao conflito do qual as potências mundiais exitam em se envolver diretamente.

Fonte: World.BGN

74 Comentários

  1. Será que dessa vez a Síria vai impedir os voo dos caças israelenses no seu território sem serem incomodados? Pois os mísseis BVR AA-9 Amos tem alcance de 200 km. Se caso esses Migs-31 que chegaram forem na versão BM Israel vai ter que mudar suas táticas mesmo que sejam 8 Migs-31 no total podem impor restrições as incursões dos caças F-15/16 já que podem ser alvejados a 200 km de distancia.

    • Isso não tenha dúvidas Sr. Argus … os Russos e os Iranianos vão armar o Assad e se bobear, os hutús do Iemêm para o desespero dos Sauditas e do Bibi .

    • O SU-25 seria uma boa se o Estado Islâmico não tivessem uma força aérea a sua disposição … rsrsr … isso sem falar de possíveis misseis FIM-92 Stinger doados pelo maior estado terrorista do planeta terra … os EUA.

    • Foi a primeira coisa que pensei também… Embora também seja interessante para a Força Aérea da Síria prover o país com a capacidade de defesa aérea que 6 (e que em breve serão 8) Foxhounds proporcionam…

  2. SERIA MAIS UTIL NO MEMENTO COMPRA SU-25 DE ATAQUE AO SOLO!!! ISSO SIM PARA COMBATE O EIL ISIS ETC.
    MAS PARECE QUE ELES ESTAO COM MEDO DE ATAQUES AREOS DOS EUA E OTAN!!!

      • “JPC3
        19 de agosto de 2015 at 16:56

        O Kleslei é um comentarista honesto que não escreve mentiras maquina troll”

        que ele se candidate a político então …rs…

        “Deagol
        30 de junho de 2015 at 11:16

        “”Inteligência russa identificada logo no início do novo milênio que as armas do futuro seria mísseis””

        Por isso que eles compram tecnologia de porta aviões franceses…
        Esse russos…

        Rafa_positron
        30 de junho de 2015 at 12:47

        Que porta aviões cara?

        O mistral é porta helicópteros…”

        https://www.youtube.com/watch?v=RS5mvJHPp4o

      • RAFA??? AGORA TEM REGRA PRA FALA SEM CAIXA ALTA??? E SO MEU JEITO DE ESCREVE!!! PORQUE TA COM CAIXA ALTA NAO QUE DIZE QUE ESTOU GRITANDO

    • Tem razão Kleslei.

      Uma dúzia de Mig-31 não vai salvar Assad de Israel e muito menos do Estado Islâmico.
      No momento, qualquer aeronave com boa capacidade de ataque ao solo seria muito mais útil, muito melhor um Mig-35 com bombas de precisão.

      O Mig-31, por seu tamanho e velocidade é o caça mais difícil de manter da atualidade, será um poço sem fundo de dinheiro e não terá quase nenhuma utilidade contra o EI.

      • O que tem a ver seu tamanho com a dificuldade de se manter?

        Aliás, pode ser verdade sim, dá mais trabalho para lavar e encerar…

        E é óbvio que esse caça interceptador supersonico não deverá ser usado em combate direto contra o EI e sim para prover o país com capacidade de defesa aérea perdida devido a várias de sua bases terem sido tomadas pelos extremistas, dessa forma o MIG-31 pode se valer de sua grande autonomia, velocidade e das qualidades do Zaslon em formação Zveno linkados entre si para dar cobertura quase que total do espaço aéreo do país que não é assim tão grande…

        Está no texto : “As aeronaves fornecidas ao estado Sírio não desequilibram o poder aéreo regional e é previsível que apenas sustentem a capacidade de defesa aérea combalida pela perda de bases aéreas importantes.”

      • Topol,

        Via de regra, quanto maior a aeronave, maior o esforço para realizar quaisquer trabalhos e maior o gasto para mante-la.

        Toda a infraestrutura deve estar apta a recebe-lo, o que requer investimento ( e o Mig-31 não é um Gripen, que dá pra operar e manter em qualquer canto ).

        Quanto maior a aeronave, mais poderoso deverá ser seu conjunto motopropulsor e outros sistemas, o que implica em gasto maior com combustível, lubrificantes e, normalmente, com peças.

        Também não é incomum que sistemas mais complexos exijam mais horas de trabalho, afetando a disponibilidade e aumentando ainda mais os gastos…

        Por tanto, manter um Mig-31 é sim tarefa hercúlea, e talvez além do que os sírios sejam capazes de fazer por agora…

      • Para RR,

        A manutenção do MIG-31 não é novidade nenhuma que já não tenha sido realizada milhares de vezes…

        Combustível e graxa? pelamordedeus RR, isso não é argumento .

        E o mais provável que os russos que são os pais da criança acompanhem a introdução do vetor na Força aérea da Síria até que eles possam se virar sozinhos, fornecendo a eles os macetes e as ferramentas específicas para substituição e aferição de componentes críticos…

        Do jeito que o amigo fala parece que o MIG-31 é um monstro gigante que necessita uma infraestrutura de instalações toda exclusiva para ele o que não é verdade, qualquer hangar ou barracão é capaz de comportar esse caça.

      • Topol…

        Combustível, lubrificantes, hora trabalhada na manutenção, tudo isso implica no custo de operação… E pode esperar um belo custo pra aquele monstrengo enorme e beberrão…

        E manter esse Mig vai muito além de coloca-lo no barracão ou dos “macetes” que os russos possam ensinar… Só fico imaginando a odisseia que deve ser realizar uma troca de motor desse bruto…

        Enfim, apenas estou dizendo que manter o Mig-31 não é tão simples quanto os outros caças menores os quais os sírios dispõem…

      • Puro achismo de sua parte RR, não é nada fundamentado…

        O consumo extra de combustível sai baratinho se comparado com o serviço de primeira qualidade que esse caça vai prestar.

        E ao contrário do que você pensa, quando se trata de serviços de manutenção, o “macete” conta e conta muito meu amigo, acredite em mim, já passei 8 horas desmontando uma peça do dia que era a folga do meu parceiro mais experiente, me lasquei o dia inteiro e no outro dia o cara riu de mim e mostrou que se tivesse usado o “macete” certo (para não entrar em detalhes) teria feito o serviço em 20 minutos. As ferramentas específicas para manutenção de cada equipamento também ajudam e muito, muito mesmo.

        Já vi vídeo dos caras trocando o motor de um F-4 phanton em um hora, o projeto do avião desde a prancheta já é pensado para facilitar na hora da substituição dos componentes críticos, por que você acha que com o MIG-31 seria diferente, é um pouco mais pesado sim mas quem vai erguer vai ser a talha e a ponte rolante, a empilhadeira, o macaco, o transpalete, quem ergue uma tonelada ergue duas…

      • Topol…

        Fosse como você pensa, e não haveria tanta diferença de um tipo para outro no custo operacional…

        Recomendo ao amigo que pesquise sobre esse assunto e descubra por si mesmo os fundamentos do que digo… Vai ver a discrepância enorme que existe nos custos de uma aeronave para outra, e que isso é derivado direto dos mais diversos fatores, o que inclui os trabalhos específicos que são realizados nas aeronaves, atrelados as especificidades de cada uma, passando por peças específicas, feitas para motores e outros sistemas específicos…

        Não pra menos se busca a padronização de meios, padronizando o treinamento e as técnicas de manutenção como forma de baixar custos ou minimamente mante-los em padrões aceitáveis…

        E não disse que macete não conta. Disse que ele não é tudo; que a coisa vai além dele…

        Cê não quer comparar um J79 com um D-30, não é…? É como comparar um motor de um Fox com o do M1 Abrams, em todos os sentidos…!

  3. parabens ao plano brasil por essa sputinice ! caiu no conto da carochina . se fosse o koner/ gost ficaria soh rindo mas foi o e.m. pinto
    isso eh uma farsas jornalistica

    Syria was reported to have ordered eight MiG-31 combat aircraft as part of a wider defence deal with Russia in 2007. Although this deal was confirmed at the time by the head of the United Aircraft Corporation (UAC), Alexei Fyodorov, it was later denied by Anatoly Isaykin, director of state arms export bureau Rosoboronexport, who in 2010 described the sale as “a journalistic hoax”. Neither the Russian nor the Syrian authorities have so far commented publicly on the reported deliveries.

    • ora pombas Deividi…mas não foi vc e sua gente que vomitou tanto as 4 cantos num certo blog propaganda da Dassault que esta venda dos Mig-31 aos Sírios era tudo invenção e boato do Sputinik?!.. este referido post provou que quem realmente promove “sputinices” pela net mesmo são é vcs…colocou com maestria por terra todas as falácias e mentiras perpetradas por sua corja……David Bowman…..Nobody can with the force of Trolls….Succumb before the power of the Trolls…..All kneel to Trolls…hahahahaha(risos maléficos)…. 😛

      • “”Senhores, acalme-se, acho que e brincadeira de alguem ou falsa sobre o MiG-31 na Siria))), por exemplo, somos surpreendidos (embora talvez)A Siria e mais importante para obter as armas encomendadas Yak-130 e MiG-29m2 de tocar no solo, gerenciados e nao gerenciados

        Eu acho que e a partir da mesma serie como o SU-24 para Argentina””

        Cometário do Rustam em outro blog!!!
        Tá bom senhor troll??

        Ou quer que eu repita?

      • “JPC3
        19 de agosto de 2015 at 17:36”

        e por acaso esse Rustam virou agora o guru/porta voz/autoridade da rosoboronexport é?!…esse cara esta sempre por fora de tudo…até do que acontece no país dele…não sabe nada…. 😀

      • Segundo o Rustam a nossa gente estava certa.

        E lá ninguém tentou pregar mentiras como você faz aqui máquina, que mentiu sobre o PAK-FA e sobre ter conhecido Hitler pessoalmente (ridículo).

        Depois de tantas outras mentiras suas descobertas você deveria mudar de nickname e fingir que é outra pessoa.

        Da mesma forma que fez em outros blogs e te descobriram no mesmo dia. Se lembra???

        Mentira tem perna curta máquina, não te ensinaram?

      • “Mentira tem perna curta máquina, não te ensinaram?”

        Verdade. Vc mesmo disse que sairia do PB pq aqui só dá maloqueiro e mimimi… não durou um mês e olha vc aqui novamente rsrsrsrs!

        P.S. – “”O objetivo do argumento, ou de um debate, não deve ser a vitória, mas o progresso.”” – Joseph Joubert

      • Engraçado é que você estava igualmente sumido mas inexplicavelmente reapareceu após as manifestações pelegas de ontem. O que houve? Estava com carência de proteína e carboidratos e teve de suprir a carência com Pão com Mortadela?…rs!

      • É o mesmo warpath que falsifica os nicknames dos outros?

        É o único que utiliza vários nicknames e tenta fingir ser outra pessoa, sempre fracassando é claro.

        E vem falar de honestidade…

      • Amigo JPC 3, por acaso quem vende sua consciência por um pão com mortadela e defende um governo e ParTido que se esfarelam em público é honesto?

  4. “Síria recebe seis caças Mig 31

    Em cumprimento ao acordo assinado em 2007 entre a Rússia e a Síria, na manhã de domingo, 16 de Agosto de 2015, chegaram ao solo Sírio em Damasco, seis aeronaves Mig 31 de um lote total de oito caças encomendados.

    Nesse exato momento, a Rússia está pressionando as nações por uma ampla coalizão internacional na luta contra o auto proclamado “Estado Islâmico”, que se instalou e reclama territórios o Iraque e Síria.

    Fonte: World.BGN”

    https://www.youtube.com/watch?v=J_xJUQxE9tY

    https://www.youtube.com/watch?v=EEVlafWZwak

    https://www.youtube.com/watch?v=BSoS6TZKaBQ

    Nobody can with the force of Trolls….Succumb before the power of the Trolls…..All kneel to Trolls……. 😀

  5. “Moscou parece declinar da posição de neutralidade frente ao conflito do qual as potências mundiais exitam em se envolver diretamente.”
    ————————————————–

    Esta frase é um primor de enganação,
    EUA, Israel, Turquia, Arábia Saudita…estão todos envolvidos até o pescoço com as organizações islâmicas extremistas que atuam na Síria.

  6. Como as dimensões e distancias da Síria são pequenas, não enxergo muito espaço para atuação dos MIG 31, o tempo de reação é muito curto.

    Outra questão é que dadas as pequenas distancias entre as fronteiras sírias e suas instalações militares,
    forças aéreas agressoras externas podem lançar suas bombas guiadas e mísseis sem sequer penetrar no espaço aéreo sírio, como Israel já fez diversas vezes… Atingindo Damasco e outros locais, seja a partir da fronteira Libanesa ou de Golã…

  7. Pelo que entendi os Russos estão cumprindo um contrato de 2007, quando a Síria era um país e tinha um espaço aéreo para defender, agora só existem escombros, se tivessem intenção de ajudar enviariam material de combate para o exército

  8. Na verdade os EUA , Israel e Turquia estão violando o espaço aéreo da Síria coletando informações e repassando o grupo de rebeldes treinados por EUA para combater Exército Sírio…

    Com esse MIg 31 as coisas vão ficar mais complicadas.

    Isso é um gesto muito importante por parte do governo Russo para Síria. È a demonstração que a Rússia está comprometida em ajudar a Síria.

    Eu me lembro que muita gente dizia que a Rússia iria abandonar a Síria a sua própria sorte quando começou a guerra.

  9. Tão de saca, exitam se envolver diretamente? Esses caras da reportagem estão se dirigindo a quem? Os States usam as bases Turcas para atacar a Síria, segundo eles contra o EI, a Alemanha usa a Turquia inclusive com seus Patriots, a propria Turquia que lutava de araque com o EI, dando mole para eles disimarem os Curdos. Só mesmo os muito idiotas dirigidos para engolirem esse papo de dissimulação a serviço da mentira. A Russia sempre apoiou o governo Sírio, nunca titubeou em afirmar esse apoio. Quem se surprende ou está prestando serviço ou é indigno de fazer imprensa séria.

  10. Os russos estão dando presentes ao governo sírio para que este aceite os “planos” que Washington desenvolveu para a sucessão política no país. Os russos falam em “não desequilibrar” o poder militar da região, mas permitem aos EUA invadirem com mercenários e aviões para matar o povo sírio… Esses míseros caças não servirão de nada, pois não livrarão o povo sírio das infiltrações políticas dos inimigos dentro da estrutura governamental síria patrocinada pelos EUA e facilitada pela Rússia.

  11. A se confirmar isso, olho atentos sobre a Síria!

    Há uma possibilidade de que essa aeronave engaje tipos de quarta geração e além.

    Vai ser interessante ver o que o radarzão desse bruto pode fazer contra as aeronaves de baixo RCS… E vai ser mais interessante ainda ver o que o R-37 ( ou o R-33… ) pode fazer…

    Vale dizer: se essa aeronave operar dentro de um sistema integrado de defesa, ela pode sim conseguir algum êxito.

    • _RR_,

      Com certeza vai ser muito interessante,caso a versão entregue for a BM Israel vai ter que mudar suas táticas de incursão no território sírio pois o radar do Mig-31 pode detectar alvos aéreos até uma distância de 320 km (200 milhas) podendo detectar 24 alvos e engajar 6 deles.Só o fato de se pensar de serem alvejados a 200 km pelos R-33 e R-37 deve causar um frio na espinha para os pilotos dos caças F-15/16 de Israel.

      • marcio,

        É certo que a introdução desse aparelho causaria uma revisão nas táticas da IDF. Mas ainda assim esta ultima teria suas vantagens, com a introdução do F-35 e a utilização de armas guiadas avançadas de longo alcance.

        Mesmo considerando um cenário ideal para os sírios, as possibilidades de se usar esse Mig são limitadas, estando abertas somente durante uma pequena janela de oportunidades, o que seria enquanto a infraestrutura para opera-lo ainda existisse ( e isso considerando que não sejam todos pegos no solo )…

        E seja como for, essa aquisição por agora não creio fazer sentido… A Síria precisa hoje de Yaks e Frogfoots, e não Foxhounds… Logo, considero improvável que venham realmente…

    • Esperanças vãs?
      .
      Os caças norte-americanos F-35, que acabaram de passar testes de combate aéreo de proximidade, parecem não corresponder às expetativas dos especialistas militares.
      .
      (*)fonte: [ br.sputniknews.com/charges/20150818/1893009.html ]
      .
      .
      (…) O mais recente modelo do avião F-35 da empresa norte-americana Lockheed Martin, chamado de “computador com asas”, ficará atrás, em condições de combate aéreo, dos russos MiG-29 e Su-27, segundo um relatório da organização não-governamental estadunidense Rede Nacional de Segurança (National Security Network). (…)

  12. ,..Srs. o MIG-31BM veio p impedir entrada de caças iankss/judeuss e seus bombardeios, pq por terra logo logo poderão chegar os Su-25, e o sistema Anti Míssil @-300 e ou S-400 ai vai ser passeio…E ñ ekeçam q o sistema de varredura dos Russos vão estar ligados “olhando” às ações dos “aliados” q combatem o DAESH e deixa cair bombas sobre os soldados de BemAssado…Quem viver verá.Sds. 😉

  13. Pessoal, vale ressaltar que essa aeronave é de rápida reação, e com certeza foi enviada nessa época para limitar o céu sírio a qualquer aventureiro que tente penetrá-lo. Hoje, Israel teria sérios problemas se seus caças fossem percebidos pelos radares do MIG-31, a valer do armamento BVR que esse monstro carregar, poderá ser um perigo enorme para F-16, e por aí vai.
    E temos que considerar que a Síria é aliada do Irã, podendo ter apoio aéreo e outros mais do país vizinho.

  14. Sinceramente não entendo que contribuição o Mig-31 dará no combate ao Estado Islâmico. Que se trata de um grande interceptador não há duvida. Mas vai interceptar o que? Pombos correios?

    Isso não faz muito sentido, muito mais útil seria a aquisição de alguns Su-25 modernizados, ou blindados rápidos.

    O que a Síria precisa mesmo é gente no chão para combater de casa em casa. Essa compra me parece ter outra função. Talvez ajudar a controlar o espaço aéreo Sírio contra incursões de outros países, uma vez que o céu da Síria ta virando “terra de ninguém”.

    • O Mig-31 na força aérea russa tinha a disponibilidade de um B-1B nos melhores momentos da USAF.

      Ter 12 Mig-31 significaria ( com sorte) ter 2 ou 3 no ar o tempo todo, em termos de disponibilidade é a pior opção, além de não servir para nada contra o EL.

      Possivelmente mais um caso de avião russo mal utilizado com desempenho ruim por causa do treinamento e sistema de comando e controle. Ainda mais agora que os F-15 Israelenses estão recebendo radares mais modernos.

      Não será meia dúzia de aviões que vão proteger a Síria, o inimigo tem milhares de mísseis de cruzeiro.

      Isso se a notícia for verdade, o que não deve ser.

      • Deagol , de onde você tirou esses dados que você apresenta sobre a disponibilidade do MIG-31 ? Nos mostre por favor, tenha a gentileza…

        E é bem verdade que 8 Foxhounds não irão “salvar a Síria” mas para quem está sem nada é um auxílio e tanto… Se Israel quiser continuar fazendo seus voos de reconhecimento para passar informações ao terroristas do EI terão que empregar táticas mais dispendiosas, a farra vai acabar com certeza…

        Ah, e o MIG-31, apesar de não ter na função de bombardeiro sua principal característica, também pode realizar ataques de precisão com bombas KAB de diversos tamanhos, portanto dizer que não servirá de nada contra o E.I. é uma falácia TAMBÉM

      • Topol,

        Teria alguma fonte fidedigna dessa informação acerca desse “auxilio” de Israel…?

        Queira desculpar, mas isso não tem o menor cabimento. Vai contra a lógica…! Entre Assad e o EI, Israel não ganha nada com Assad e só tem a perder com o EI.

        Quanto ao Foxhound, questão de custo/benefício… Não faz sentido usar um Mig-31 para realizar o trabalho de um Frogfoot… Ter esse Mig agora é um desperdício de recurso…

      • Não, não tenho, é só uma afirmação intuitiva minha mesmo, você não é obrigado a concordar com ela…

        E já dissemos que é improvável que o MIG-31 va fazer close air suport, já dissemos no que ele vai servir e já dissemos que se precisar ele pode atuar em bombardeio de precisão.

      • Não acho que seja um caso de aeronave mal aproveitada, ta mais para o caso de desculpa mal ajambrada para aproveita-la em outra situação. Não faz nenhum sentido dizer que estas aeronaves serão usadas para combater o EL.

        Muito provavelmente serviria como controle do espaço aéreo Sírio> Não que vá entrar em combate e interceptar F-15s etc… Mas ao menos para dizer que tem gente tomando conta.

        Isso claro se essa historia for verdade.

        Nos tempos da URSS provavelmente essa aeronaves seriam pilotadas por pilotos soviéticos e as aeronaves continuariam propriedade soviética.

  15. Fazem de tudo para mostrar que as capacidades BVR do F-22 e do F-35 não funcionam tão bem, ao mesmo tempo acreditam na utilidade do Mig-31 e seus mísseis especializados em bombardeiros lentos sem agilidade?

    Contra Israel que tem uma das maiores capacidades de ECM e ECCM do mundo?

    Deixa ver se eu entendi! Quando o míssil é russo ele funciona, quando é americano a agilidade é mais importante?

    • Caro JPC3 não creio ser isso, pelo menos de mim, acredito que se a Síria viesse a receber tais aeronaves equipadas com o melhor que há para elas no inventário russo, seria sim um avanço formidável, capaz de creditar a Síria a capacidade de negar espaço aéreo a Israel e até outros países que poderiam sofrer perdas, humilhação e outras coisas mais. Todavia, vale ressaltar que tais aeronaves são poucas e só dariam a capacidade da Síria de defender seu espaço aéreo, não de atacar, até porque teria que enfrentar a eficaz força aérea israelense, muitos anos a frente da Síria.

    • “Deixa ver se eu entendi! Quando o míssil é russo ele funciona, quando é americano a agilidade é mais importante?”

      É só vc fazer um paralelo ao seu raciocínio anti-russo: “o que é Russo é inferior ao Americano”.

      Aí vc entendera….rsrs!

1 Trackback / Pingback

  1. Síria recebe seis caças Mig 31 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.