O Grumman F-14 Tomcat foi um caça supersônico, impulsionado por dois motores, provido de asas de geometria variável e tripulado por dois elementos. Projetado e produzido pela Grumman Aerospace Corporation para a Marinha dos Estados Unidos, ele foi criado para suplantar o McDonnell Douglas F-4 Phantom II. Ao longo de trinta e cinco anos de serviço ativo, a bordo dos porta aviões norte americanos, foi provavelmente o caça de superioridade aérea mais importante da chamadaguerra fria. Responsável pela defesa aérea da frota, tinha como missão secundária a escolta de outras unidades aéreas em missão de ataque e já no final da sua vida operacional veio a revelar ser uma extraordinária plataforma para a função de ataque ao solo com precisão. Já retirado do inventário da Marinha dos Estados Unidos, desde o terceiro trimestre de 2006, continua em atividade no Irã, contudo são desconhecidos o número de unidades operacionais, bem como em que condições se encontram.
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1tfpVkb” standard=”http://www.youtube.com/v/Y45rzmDaABI?fs=1″ vars=”ytid=Y45rzmDaABI&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep4333″ /]
O meu caça preferido.
Um avião fantástico.
O desenvolvimento de caças com geometria variável terminaram na década de 70 ??? Não me lembro de outro caça com essa característica desenvolvido a partir da década de 80 que tenha entrado em produção.
Sds
A partir dos anos 80 a ênfase passou a ser a furtividade. Ademais a asa com geometria variável tem algumas desvantagens ligadas a complexidade do sistema.
O histórico de vitórias desse caça-interceptador sobre as aeronaves iraquianas, em sua maioria de origem soviética e francesa, é incrível. E é incrível também o fato dos iranianos conseguir mantê-los em voou porque a complexidade desse projeto, principalmente da asa e motores, é alta.
o q esse editor anti USA pretende escreveno sobvre o tom cat ???