Defesa & Geopolítica

71 anos da morte de Michael Wittmann (The Black Baron)

Posted by

Wittmann posa sobre a torre de um Tiger. Foto: Bundesarchiv – Bild 101I-299-1802-08

Por MessiaH para o Plano Brasil

Há 71 anos morria em combate na França, Michael Witmann (22.04.1914 – 08.08.1944), oficial alemão “Hauptsturmfüher” (patente equivalente a capitão) a quem é creditado a destruição de 138 tanques, além de significativa quantidade de outros alvos entre armas anti-tanque e veículos.

Wittmann é considerado o segundo maior tanquista da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, atrás apenas de Kurt Knispel a quem é creditado a marca de 168 tanques destruídos. Famoso após executar a façanha de emboscar unidades da 7ª Divisão Blindada Britânica (British 7th Armoured Division) no dia 13 de junho de 1944 durante a Batalha de Villers-Bocage na França, destruindo 14 tanques, 15 veículos de transporte e 2 armas anti-tanque no curto tempo de 15 minutos.

Destroços da coluna britânica engajada por Wittmann

Até hoje sua morte é controversa, não se tem um parecer definitivo sobre o quê ou quem realmente atingiu o  Panzerkampfwagen VI Tiger 007, matando Wittmann e sua tripulação. Entretanto, a hipótese mais provável é a de que foram mortos durante um embate com blindados britânicos e canadenses. Atribuí-se o “hit” a um artilheiro de Sherman Firefly do 1st Northamptonshire Yeomanry, Joe Ekins; porém alguns historiadores sugerem que blindados canadenses também podem ter sido os responsáveis pelo acerto mortal ao Tiger 007.

Os detalhes sobre episódio indicam que um incêndio inciado após o Tiger ser atingido avançou sobre o paiol de munições provocando a explosão instantânea do blindado matando toda a tripulação.

Fotografia exibindo os destroços do Tiger 007 em um campo próximo a Gaumesnil. Foto: Serge Varin

Lápide de Michael Wittman no cemitério La Cambe na França. (Recentemente essa lápide foi furtada)

Michael Wittman está enterrado na França, no cemitério de guerra alemão de La Cambe, juntamente com a sua tripulação do Tiger 007: Unterscharführer Karl WAGNER – Observador; Unterscharführer Heinrich REIMERS – Motorista; Sturmmann Gunther Weber – Municiador; Sturmmann Rudolf “Rudi” HIRSCHEL – Operador de Rádio.

 

FEUER !!!

shared on wplocker.com