E.M.Pinto
Sugestão: Dragão Vermelho- Taiwan
Após o incidente da queda por falha de super aquecimento dos motores de um helicóptero de ataque chinês WZ-10, a CAIC introduziu novas melhorias no projeto do helicóptero.
As primeiras imagens divulgadas recentemente dão-nos uma dica do que foi introduzido ao projeto. De acordo com as fotos publicadas no Huanqiu em sua página dedicada ao universo militar. é possível observar a presençã de um sensor fotoelétrico semelhante em forma ao utilizado pelo helicóptero de ataque dos Estados Unidos AH-64 Apache.
Ademais, é notória as mudanças na posição de seu motor e escape cujo bocal de escape direciona os gases para longe da fuselagem da aeronave. Adicionalmente e certamente a mais perceptível modificação introduzida fica por conta da malha de furos acrescentada a traseira da fuselagem, que segundo alguns especialistas locais Taiwaneses, devem ser provisórios e servem apenas para testar a estrutura da fuselagem.
O WZ-10 é o mais novo helicóptero ataque chinês. Seu desenvolvimento teve início em meados da década de 1990. O Protótipo do Z-10 fez o seu voo inaugural em 2003 e as primeiras unidades foram entregues ao PLA ainda em 2009.
O helicóptero foi desenvolvido para ser a principal arma anti-carros do PLA porém possui ligeira capacidade de combate ar-ar. O seu desenvolvimento contou com a participação dos escritórios de projetos russos, Kamov Design Bureau. A aeronave possui configuração padrão, com assentos em tandem onde o artilheiro fica posicionado à frente e o piloto no assento traseiro.
O WZ-10 foi concebido dentro da filosofia de uma aeronave ligeiramente furtiva, sua geometria e materiais aplicados na fuselagem reduzem a seção transversal de radar, ou RCS e emissões infra vermelho.
É igual celular chinês… por fora é bonito e parece muito bom, daí você compra e quando vai usar descobre que é uma porcaria frágil, ruim, tela resistiva, camera míope, sem android, processador lento, etc…