Defesa & Geopolítica

Agora é oficial- China confirma a construção do seu segundo Porta Aviões

Posted by

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Na passada quinta-feira 30 de Julho o periódico Huanqiu, a versão local em língua chinesa do Global Times, publicou um documento interno da China Shipbuilding Industry Corporation o qual afirma que as “missões prioritárias” da empresa são de construir submarinos nucleares e um porta-aviões. Ele também menciona que o progresso desses projetos tem sido constante.

De acordo com uma tradução fornecida pelos meios de comunicação de Taiwan.”As missões prioritárias da construção do porta-aviões e submarinos nucleares foram realizados sem problemas e com excelentes resultados”, afirma o documento.

O artigo de Taiwan sugere que o primeiro Porta aviões projetado e construído inteiramente na China seja de propulsão nuclear.

Da mesma forma, em janeiro 2014 relatos da mídia na China ciaram que o Chefe  do partido Liaoning Wang Min, dizendo que os trabalhos no segundo porta-aviões da China haviam começado na cidade de Dalian, Pequim e em última análise espera-se a construção de quatro porta-aviões. Estes artigos, no entanto, foram rapidamente removidos pelos censores da China.

O Departamento de avaliação do poder militar chinês dos EUA observou que, “a China continua a perseguir um programa de porta-aviões indígena e poderia construir vários porta-aviões ao longo dos próximos 15 anos.”

O relatório do Pentágono continua a mencionar que os porta aviões produzidos localmente na China “seriam capazes de melhoria da resistência, bem como de transportar e lançar os mais variados tipos de aeronaves, incluindo aeronaves de guerra eletrônica, alerta antecipado e anti-submarino, aumentando assim o poder de ataque potencial da  Marinha do PLA.

Assumindo que permanece on-line, a publicação do documento interno CSIC do Global Times “é, portanto, a confirmação mais próxima de que a China está construindo atualmente um porta-aviões.

Fonte: Defence Talk

shared on wplocker.com