CPqD e Harris vencem licitação para implantar sistema de gerenciamento dos ativos de navegação aérea do país

Campinas, 27 de julho de 2015 – O CPqD, em parceria com a Harris Comunicações e Participações do Brasil, foi o vencedor da licitação realizada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para o fornecimento da solução a ser adotada no novo Sistema de Gerenciamento Técnico (SISGTEC), que vai monitorar os ativos de navegação aérea do país. Concebido para ser a principal ferramenta do Centro de Gerenciamento Técnico do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) – que está passando por um processo de modernização e evolução -, o  SISGTEC terá como usuários o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgãos regionais (como os CINDACTAs), a Infraero e o Centro Geral de Navegação Aérea.

“O Centro de Gerenciamento Técnico do SISCEAB tem a missão de monitorar continuamente o estado dos recursos de infraestrutura de suporte ao Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e de  disponibilizar informações, em tempo real, aos seus diversos usuários”, explica o Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Júnior, vice-presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). Entre os recursos a serem monitorados pelo novo sistema, destacam-se ativos de rede (roteadores, switches, etc.), sistemas de vigilância (como radares), de auxílio à navegação, comunicações móveis e fixas, canalizações contratadas de terceiros e sistemas de comunicação em geral (satélite, enlaces de rádio e de fibra óptica, entre outros).

O objetivo, com a implantação do SISGTEC, é permitir a rápida localização das causas de possíveis falhas em qualquer um desses recursos e, portanto, agilizar o reparo de problemas na rede. Para isso, será adotada a solução CPqD Intelligent Management, plataforma de gerenciamento de redes e serviços que já vem sendo utilizada por grandes operadoras de telecomunicações. A Harris contribuirá com a operação do sistema e a prestação de serviços técnicos especializados, no consórcio formado entre as duas empresas para a execução do projeto.

“O CPqD tem grande experiência na implantação de sistemas de suporte a operação (OSS) em empresas de telecomunicações, não só no Brasil como também em outros países, principalmente da América Latina”, afirma o presidente Sebastião Sahão Junior. “É essa experiência, somada a uma solução consagrada no mercado, que será empregada para dar mais eficiência ao gerenciamento dos equipamentos e sistemas responsáveis pelo controle do espaço aéreo brasileiro”, acrescenta.

“A Harris provê soluções de comunicação altamente seguras e confiáveis para clientes em mais de 120 países no mundo, incluindo a Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos”, enfatiza Reinaldo Rezende, presidente da Harris Brasil. “Estamos comprometidos em trazer novas tecnologias e recursos para clientes no Brasil, na medida em que as necessidades de evolução da infraestrutura e das comunicações do país continuarem aumentando.”

Com duração prevista de dois anos, o contrato firmado com a CISCEA envolve o fornecimento da licença de uso do CPqD Intelligent Management, a instalação e configuração da solução, a construção do conjunto de regras de correlação e alarmes, a atualização das licenças, além de treinamento, operação assistida e uma série de outros serviços. Uma etapa importante do projeto, também incluída no contrato, é a integração do novo sistema ao SILOMS – Sistema de Informações Logísticas, que possui as informações relativas aos diversos equipamentos do SISCEAB.

A integração com outros sistemas de gerência existentes é um dos pontos fortes da solução CPqD Intelligent Management, na medida em que propicia uma visão integrada de toda a rede. Além disso, com a ajuda do módulo de correlação de eventos, a solução permite localizar a origem da falha com agilidade e precisão, o que facilita a correção do problema.