O Su-30SM foi desenvolvido pelo bureau de projetos JSC Sukhoi atendendo aos requerimentos do Ministério da Defesa da Rússia. O caça multifuncional Su-30SM é o mais novo desenvolvimento da família de aviões de combate Su-30MK. O caça foi projetado de acordo com requerimentos da Força Aérea Russa relacionados aos sistemas de radar, de rádio e de reconhecimento, aos assentos ejetáveis e a diversos sistemas de apoio. A aeronave também traz mudanças na configuração de armamentos.
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1OKfcJB” standard=”http://www.youtube.com/v/lSkdEXkyZ_w?fs=1″ vars=”ytid=lSkdEXkyZ_w&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep3459″ /]
O Piloto da banana Hight-tec ( F-35 ) tem que pedir a D’us para não se cruzar com essa belezinha ….vamos dá uma colher de chá para o ” Buck Rogers” vai …..um SU-24 …já tá bam da conta, vai …. rsrsrsr
lucena,
Eles dificilmente vão se cruzar… É improvável que um Flanker irá ter a chance de se aproximar de um F-35 sem levar um petardo de um Eagle ou Raptor…
E se um dia um Flanker se aproximar de um F-35, é bom o piloto do Flanker rezar pro F-35 não estar armado com AIM-9X e JHMCS, pois aí esse mundarel de piruetas vai ser de muito pouca serventia…
Não sou de dar pitaco se tratando de caças…
Mas, e as contramedidas do Flanker?? E manobrabilidade vai ajudar muito depois que o míssil for disparado, até pq o flanker não vai estar desdentado.
JHMCS num vai ser muito útil ao meu ver, já que o F-35 manobra menos que um F-16 full load, não são palavras minhas são fatos reais do próprio piloto de teste.
http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2015/07/f-35-high-angle-of-attack-operational.html
Ai nada melhor que os próprios americanos pra criticar o F-35.
http://www.americanthinker.com/articles/2015/03/the_disappointment_that_is_the_f35.html
Não concordo com vc não…
Pronto senhores…o senhor RR encontrou a solução para os nossos problemas..basta equipar nossos F-5s com AIM-9X e JHMCS e ficaremos na vanguarda…..afrente até do abacaxi já que foi projetado mesmo para ser meia boca em tudo…. 😉
Não, meu caro Máquina…
JHMCS seria inútil ao F-5M, se este não tiver os sensores que lhe proporcionam dados. E instalar um DAS ou coisa que o valha em um F-5 certamente é tarefa ingrata.
Fora isso, a aeronave está no crepúsculo operacional, o que torna esse modificação sem qualquer sentido…
Não vejo de onde você tirou essa de que o AIM-9X e o JHMCS vá dar toda a vantagem para o F-35, primeiro que estes equipamentos nao tem nada de especial que os tornem superior aos seus similares russos, segundo que a carga normal ar-ar do F-35 e de apenas 4 AIM120-D sem espaço para o AIM-9X ou seja, se o F-35 nao resolveu a parada na arena BVR ele so tem duas opçoes voltar pra casa ou terminar o serviço com o canhao, se o piloto escolher a segunda opçao ele vai ele vai ser completamente surubado pelo Flanker.
Alem do que a prioridade do programa F-35 foi o desenvolvimento de uma aeronave de ataque, com uma capacidade segundaria o combate ar-ar usando sua furtividade e armas de longo alcance, para vencer o inimigo a longa distancia.
Fernando,
O AIM-9X será integrado ao F-35 da mesma forma que o AIM-120… O MBDA Meteor também está previsto… Isso posto, diversas combinações de armas podem ser feitas, mesmo considerando as limitações das baias do F-35…
O JHMCS é algo completamente diverso dos HMDs disponíveis hoje… Ele proporciona ao piloto não apenas uma mira, mas põe a altura do olhar todos os dados indispensáveis ao engajamento. Recebendo dados dos IRSTs e FLIR, é possível proporcionar ao piloto uma consciência de tudo o que está a volta, num cenário virtual. Que eu saiba, russos não tem nada similar a isso…
RR
Transportar o AIM-9X(2 por exemplo) significaria no maximo 2 AIM-120D nas baias internas.
Quanto ao capacete do piloto, que eu saiba todos os HMDs mais modernos e recentes proporcionam ao piloto as informações do vôo(velocidade, altitude e etc…)mira, alem dos dados sobre os alvos e engajamento, a unica novidade do JHMCS e a capacidade ver através da fuzelagem sendo que os proprios pilotos de testes do F-35 afirmam que preferem simplesmente olhar pra fora do avião do que confiar nesse recurso.
Fernando
Um HMD convencional proporciona dados de voo e para o combate WVR, mas mantem a visão do piloto de dentro do cockpit. O HMDS vai um passo além…
Justamente esta capacidade do JHMDS ( aliás, o F-35 utilizará um HMDS ainda mais avançado que a variante já empregada nos EUA hoje ) de projetar a imagem dos sensores é que é o ‘X’ da questão, quebrando o paradigma da limitação da visão do piloto. Tanto que o F-35 não prevê a adoção de HUD…
Uma coisa é o que diz um piloto de testes. Outra são os pilotos que voarão com essa aeronave em combate…
A rigor, o maior problema hoje é com relação a treinamento. O piloto terá que ser preparado para utilizar esse recurso com o máximo de eficácia.
RR
Todos os HMDs mais modernos passam as informações mais ecenciais para a visão do piloto, fazendo com que ele não prescise ficar olhando direto para as telas ou o HUD, praticamente todos os caças de 4,5 geração podem operar somente com o capacete sem o auxilio do HUD, a unica novidade que eu vejo no JHMCS é a capacidade de ver através da fuzelagem. Esse recurso pode se tornar descisivo em combate? Pode,so acho que as chances de esse capacete mostrar o seu valor em combate sejam poucas.
MalEx,
Warpath,
Os testes realizados a pouco com o F-16 o foram sob condições restritas, e com uma aeronave de desenvolvimento ( salvo engano, um dos primeiros exemplares produzidos ), não sendo, portanto, uma verdadeira aeronave de série… Logo, não creio que se possa tirar muitas conclusões acerca disso…
Os novos mísseis de quinta geração, dotados de empuxo vetorado, podem puxar manobras de dezenas de Gs… De fato, aeronave nenhuma vai manobrar mais que um míssil… E uma das funções do JHMCS é justamente compensar qualquer falta de manobrabilidade, “escravizando” o míssil ao olhar do piloto…
Em verdade, quem tem primeiro uma solução de tiro, normalmente ganha…E se o conjunto DAS-AN/ASQ-239 efetivamente se tornar operacional com o F-35, então é teoricamente possível uma solução de tiro para o caça stealth em 360 graus, sem necessidade de encaldar ou mesmo colocar o caça adversário no cone do radar ( pode permitir que o caça opere passivamente )… E isso, se funcionar a contento ( e testes até aqui mostram que a coisa funciona ), pode colocar em risco letal qualquer aeronave que se aproximar buscando o WVR.
Logo, não digo que manobrar é inútil. Mas em se tratando de WVR onde houverem presentes esses elementos, a capacidade de manobra acaba tendo sua influência drasticamente diminuída…
Onde acredito que entra a capacidade de manobra e a velocidade é no inicio exato do combate, onde é interessante se posicionar taticamente melhor para fazer uso dos sensores; ou então para desengajar o mais rapidamente possível, caso se esteja sob forte ameaça…
Quanto a contramedidas, elas podem ter efeito inverso se o adversário empregar técnicas “track on jam”; isto é, rastreando a própria interferência gerada pelo ECM…
As críticas ao F-35 são saudáveis, pois ajuda a manter o programa sob rígido controle. Contudo, muitas delas são injustificadas… Aliás, curioso que o F-16 passou por críticas similares em sua época. Mas bastou entrar em combate pra que elas desaparecessem…
Interessante:
http://breakingdefense.com/2015/07/dunford-mulls-f-35b-ioc-decision-4-bs-take-out-9-attackers/
Seria interresante se eles divulgasem quais eram os 9 caças inimigos, alem das taticas e configuração de armamentos da aeronaves.
Que interessante, você escolhe o adversário SU-30 aeronaves única quinta geração F-35? mas que sobre o Rafale-Evrofaytr-F-16-15-18? ))))
porque o SU-30 rasgá-los em pedaços!
“_RR_
28 de julho de 2015 at 11:12
MalEx,
Warpath,
Os testes realizados a pouco com o F-16 o foram sob condições restritas, e com uma aeronave de desenvolvimento ( salvo engano, um dos primeiros exemplares produzidos ), não sendo, portanto, uma verdadeira aeronave de série… Logo, não creio que se possa tirar muitas conclusões acerca disso…”
senhor RR foi pré requisito que o caça não fosse full stealth….foi pré requisito que o caça não tivesse super manobrabilidade….estas coisas foram pré requisitadas antes deste abacaxi começar a ser desenhado…além de que foi pré requisito que varias coisas prometidas para este caça fossem canceladas/abandonadas devido a cortes/estouros no orçamento……o que piorou ainda mais tudo…repito, reitero e ratifico…ainda existe algum sentido para continuar com este abacaxi?!….só para a empresa corrupta por trás deste projeto e seus políticos lobistas teleguiados…é um grande esquema…e o que esta gente esta faturando por trás disso tudo não esta no gibi….é esquema para deixar qualquer escândalo de Petrobras ou odebrecht no chinelo….
Não, senhor Máquina…
Houve, isso sim, uma diminuição dos requisitos cinéticos, mas isso nada tem a ver com a capacidade stealth em si…
Tudo o que foi pedido para o F-35 está sendo entregue ( com atraso devido a problemas de desenvolvimento, mas está sendo… ), principalmente o DAS e o HMDS, sendo este ultimo já presente desde o final do ano passado…
Por fim, o F-35B, que é o mais complexo, está prestes a entrar em operação, restando apenas uma ultima bateria de testes… Provavelmente já estará com o IOC em 2016…
Sem palavras, um lindo vídeo sobre um lindo caça, a pintura ficou tinindo, e os upgrades são de ultima geração, tornando este vetor a ponta da lança russa junto ao Su-35.
Caso a Venezuela planeje futuramente upgradear seus MK para a versão SM no futuro teremos um caça pra rivalizar no hemisfério sul com nossos NG’s.
Аро
___
MK e SM é completamente diferentes planos, plantas diferentes! para que você não pode transformar o MK em SM!
Caro Rustam, segundo algumas fontes aqui no Brasil o Su-30 SM é uma versão posterior e “upgradeada” do Su-30 MK1, inclusive há blog’s que divulgam isso, vc teria alguma matéria sobre?
* Caro no lugar de Carolina… maldito editor automático.
https://www.facebook.com/rustam.bogaudinov/posts/931868253526135
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=932022416844052&set=pcb.932022786844015&type=1&theater
Arc 28 de julho de 2015 at 17:42
___
Mais uma vez eu digo SM fabricados em Irkut! MK2 fabricada em KnAAPO
CM (MKM proroditel MKI malaia e indiana) motores é controlada, bares radar e HUD Francês
http://www.youtube.com/watch?v=qBR7WeG5TFI
olha o fim você gosta!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=931867643526196&set=pcb.931868253526135&type=1&theater
SU-30SM centímetros destruir qualquer aeronave Ocidental quarta geração, fácil
também competem com o F-35 e F-22
P.S- Sim, e custa 50 milhões, em oposição a 300 milhões aperto (GRIPEN NG)
Rustam meu caro.
Sempre a melhor oferta ao brasil foi a Russa.
Alem de um consecionamento aberto como jamais a Russia ofereceu ainda a ninguem ofereciam tambem assessoria para planejamento,desenvolvimento e fabricação de caça 5.0 totalmente nacionalizado.
Acontece meu caro que o brasil tem grande atraso tecnologico e necessita pular etapas e por isso tem necessidade de acesso a propriedade intelectual da tecnologia.
A Russia aceitou tudo menos abrir a propriedade intelectual.Aceitou repassar codigos fontes.
Seria um SU35BM co-produzido no Brasil e seria produto Brasileiro.
Alem tambem da Russia ter necessidade imediata do dinheiro referente.
O Gripen NG como pacote tecnologico do FX2 JA ESTAVA ESCOLHIDO DESDE 2012.Mas ate o ultimo momento o Brasil aguardou o entendimento com os Russos.
Agora o governo Brasileiro escolheu seu pacote tecnologico totalmente aberto a nós e caças Russos para o Brasil dependem de joint ventures entre empresas privadas Brasileiras e a estatal Russa.
Todos os escandalos de corrupção no Brasil entre governo e priovados esta sendo usado tambem para desestabilizar todas as possibilidades de interação em defesa do brasil coim os BRICS.
Ate nosso meio militar meu caro vislumbra com interesse a tecnologia Russa e tambem a Chinesa.
lindo aviao!
,..Sem dúvidas uma arma de alta quali// já e um ponto a favor,e, esse caça e sem dúvidas um dos maiores pontos…já e quase a garantia de exito de qlq força armada..meu sonho p a FAB e os SU-33 na MB…falta coragem…Sds. 🙂
É um belo avião esse SU-30SM!
Passou… sem nem ser considerado no FX2!
Fazer piruetas até o F5 faz. Primeiro vou do 20 de maio de 1977. Realmente, o SU30, SU35 irão acabar com o F35. Vão fazer picadinho do F35. kkkkk
Russos e Chineses são exagerados, Soltam um Pum e dizem que conseguiram feder 10 quarteirões.
e mesmo com exageros os fodoes colocam 30paises contra a russia kkkkk
Realmente se o F-35 não resolver a parada na arena BVR ele vira picadinho na mão do flanker.
Engraçado…
Os boys acham que só o F-35 é o fodidão no BVR… esquecem-se que o novo R-77 Adder tem seeker dual (IR e radar ativo) e é imune a interferência DRFM pois usa combinação de dois sensores para trackear sua presa ficando imune a empastelamento de seu radar…
esquecem-se que ele tem 150 km de alcance… o radar AESA do Su-30 muito mais que isso, esquecem-se que ele tem 12 pontos duros e é concebido para superioridade aérea e não uma coisa que não é verdadeiramente bom em coisa alguma como o problemático F-35.
Portanto ele pode muito bem transformar uma esquadrilha inteira de F-35 em pop corn sem que mesmo saibam o que lhe F@d{u !!!
O UNICO MONO-TURBINA FODÃO kkkkk que necessita de vaquinha e pressões para ir a frente kkkk.